IFPA: Edson Ary dá show de bola

É grande o prestígio do atual reitor do IFPA junto ao MEC. Novos campi estão sendo implantados pelo interior, com a garantia antecipada de vagas para docentes e técnico-administrativos.

ITEC-UFPA: Barreira versus Maneschy

O atual Diretor Barreira do ITEC desafiará o poderio da administração central da UFPA.

Junho: o mês fatídico na política

Até o mês de junho saberemos como se desenharão as alianças para 2010. É do desempenho nas pesquisas de opinião pública que o governo estadual demonstrará ou não fôlego para agregar alianças. Uma coisa é certa, com o grau de rejeição, que hoje chega a 55% Ana Júlia dificilmente atrairá o PMDB no primeiro turno. Luis Otávio já aquece as turbinas.

Feliz 2010 na política

O que eu gostaria de ver em 2010:

1- Uma mídia série e comprometida com as informações
2- Que a classe média baixa e a classe trabalhadora pobre não trocasse seu voto por boca de urna, em eleições proporcionais
3- Que o governo não monopolizasse todas as mídias em ano eleitoral
4- Que fosse aprovada uma lei que endurecesse contra o crime de colarinho branco
5- Que os Ministérios Públicos fossem independentes
6- Que fosse expropriado todos os bens públicos apropriados pelos corruptos.
7- Que cargos técnicos não fosse ocupado por despreparados
8- Que o financiamento de campanha eleitoral fosse público
9- Lista fechada em eleições proporcionais
10- Que os candidatos majoritários à reeleição saissem dos cargos 6 meses antes do pleito
11- Que houvesse controle de obras e serviços in loco com a participação da oposição.
12- Que fosse aprovado o recall para remover governantes e parlamentares corruptos ou irresponsáveis, a qualquer momento.
13- Que fosse aprovado o orçamento impositivo, acabando com a tutela orçamentária do executivo sobre o legislativo.

O congresso jamais aprovaria muitas destas medidas. A incerteza dos detentores de cargos eletivos proporcionais os conduzem ao conservadorismo institucional. Só uma constituinte exclusiva poderia alçar estes vôos.

SETRAN: PT pra Valer rifado?

Corre nos círculos mais fechados da política que o governo Ana estaria oferecendo a SETRAN ao PMDB a partir da saída de Ganzer para a disputa eleitoral de 2010. Com as pesquisas que Jáder têm nas mãos a turma da DS tem de oferecer muito mais. Nada como um dia atrás do outro. Definitivamente, o governo estadual não depende mais de sí próprio para garantir a reeleição.

AS IFES e a cobrança nos cursos de especializações

Acho uma confusão teórica alguém achar que os cursos de especializações nas IFES devem ser gratuitos. Defender a gratuidade na pós-graduação strictu senso, tudo bem, é para formar pesquisadores. As especializações se dirigem à capacitação do graduado para a atuação individual no mercado. Observem que os especialistas são os profissionais mais caros no mercado. Seria complicado a universidade pública capacitar estes profissionais gratuitamente e depois vê-los longe da prestação de serviços públicos e gratuitos, ou da oferta de serviços a baixo preço. Creio que o governo poderia oferecer cursos gratuitos de especializações em saúde coletiva a profissionais do ministérios da Saúde, das Secretarias de Saúde estaduais e Municipais. Este raciocínio serve para pensarmos outras modalidades de especializações, mas sempre conectados ao interesse da população mais pobre ou excluida do mercado econômico.

Creio que a defesa da gratuidade nas especializações, de forma generalizada, é confundir alhos com bugalhos.

DINTER em Odonto

Está em processo final a estruturação o doutorado inter-institucional em Odontologia da UFPA/USP. Maneschy e Armando Chermont estão na proa desta iniciativa.

Emendas Federais 2007/2008/2009: Incompetência generalizada

Fontes bem informadas do mundo da política dão conta de que o governo estadual não conseguiu gastar as emendas parlamentares federais nos anos de 2007/2008/2009. Para gasta-las o governo deve apresentar projetos específicos para garantir os convênios para viabilizar os repasses junto aos respectivos ministérios. A oposição nada falou mas guardou toda a munição para uma minuciosa prestação de contas em 2010. O R70 de ontem já deu o primeiro toque. Em 2010 todas as emendas coletivas foram destinadas a rubrica 90 (é o próprio governo federal quem executa as obras), ninguém mais confia em destinar as verbas à rubrica 40 (que é destinada para o governo do estado acessar e executar). Quanta incapacidade gerencial.

Google Blogspot fora do ar

Não conseguí alimentar o Bilhetim entre os dias 25 e 29 de dezembro. Deu tilt no cyberspace.