Lançamento de Maneschy

Será dia 17 de outubro a partir das 12 hs, na UFPA o lançamento do candidato Carlos Maneschy.

Maneschy: reunião na saúde bombou

Mais de cinquenta pessoas estiveram presentes na reunião do candidato Maneschy na saúde.Inclusive estiveram representados os centros acadêmicos de medicina e de odontologia.

Vereadores do PT que vêm aparecendo nas pesquisas

Estes são os candidatos petistas que vêm liderando as intenções de votos em várias pesquisas: Alfredo Costa, Marquinho, Apolônio e Jorge Cruz.

Funcionária assediada moralmente no local de trabalho.

Uma funcionária da PROGEP assedia diariamente uma técnica que trabalha na prefeitura, esta diretora da PROGEP chegou a ponto de exigir do chefe imediato que redimensione a referida funcionária. Esta técnica ameaçou com processo judicial por assédio moral. Parece que a dita cuja está mais calma agora. Que é isso gente, vocês estão queimando um projeto importante para a UFPA.

Lourenço será Reitor da UFOPA?

Corre solto por Santarém que o ex-Reitor da UFPA e presidente da comissão de implantação da UFOPA, Seixas Lourenço, seria após a implantação da universidade, efetivado Reitor. Esta medida visa criar uma rotina administrativa e acadêmica e não seria superior a uma gestão. A experiência e o currículo de Lourenço dispensam comentários.

Marapanim: PMDB na frente

Ribamar do PMDB está na frente de Raimundo Luiz do PSDB, diferença está acima da margem de erro. Sílvio Gama, atual prefeito, está em terceiro. O PT está apenas com 3.8% e o PC do B com 3.0%.

Mojú: PMDB na frente

Se as eleições fossem hoje, Iran Lima do PMDB ganharia de Iê-Iê do PSDB com grande margem de diferença.

Laboratório de mecânica: Reunião ordinária

Hoje às 15 hs reunião ordinária do comitê Maneschy, em pauta definição de datas para apresentação do primeiro esboço do programa que está sendo construido por comissões temáticas. Também será escolhida a data de lançamento oficial da candidatura.

Saúde: Maneschy reúne com lideranças acadêmcias

Hoje as 10.00hs no ICS Maneschy participa de uma reunião que deve estruturar o comitê da área espera-se pelo menos 20 pessoas. Na agenda discussão sobre um programa mínimo e urgente para resgatar a medicina.

Mário, Priante e Valéria embolados

Todas as informações de bastidores também apontam num único sentido: a queda contínua e acentuada de Valéria. Isto posto, podemos concluir que quem tiver partido, militância e máquina será o desafiante de Dudu. Ou seja, Mário, Priante e Valéria brigarão cabeça a cabeça pela segunda vaga, neste primeiro turno.

Dudu está no segundo turno

Todas as informações de bastidores confirmam Dudu está no segundo turno.

Ananindeua: IBOPE beneficia Helder

O IBOPE divulga, possivelmente amanhã ou depois pesquisa em Ananin, Helder 53% Pioneiro 35%. Quem vive em Ananin sabe que a cidade vive a secessão.

Marituba: Bertholdo e Naldo empatados

Em Marituba a novidade chama-se Naldo Bastos. Na reta final o candidato de Antônio Armando ameaça Bertholdo, que mantinha uma liderança folgada.

Luis Carlos na PROPESP

Anônimo bem informado afirma: Luis Carlos vai para a PROPESP na chapa de Regina, se depender do lobby dos pesquisadores. Parece que a maioria dos diretores dos antigos centros sobrarão mesmo.

Tucurui: houve manipulação na divulgação do resultado-IBOPE

Recebo informação em primeira mão do comando da campanha em Tucurui que houve manipulação na divulgação dos resultados em Tucurui. O candidato Sancler divulgou nos meios de comunicação o resultado de 36 a 24% sobre Joilson. Quando a turma do PT foi ver a pesquisa no cartório eleitoral, o resultado real, da pesquisa deles era Sancler 26, Joilson 24. Na verdade o que os manipuladores divulgaram como resultado da pesquisa foi a seguinte pergunta: quem voce acha que vai ganhar as eleições em Tucurui? Aí o Sancler obteve, na pesquisa dele, 36 a 24% sobre Joilson. Posso afirmar que as eleições em Tucurui estão empatadas em intenções de votos, até hoje. Há 08 dias Joilson estava com 29 e Sancler com 27%, como a margem de erro foi de 4% por cento, não tem outro diagnóstico, a eleição está empatada. Só nos próximos dias, com os arranjos de última hora, poderá ocorrer a definição do quadro para o dia 05 de outubro em Tucurui.

Entre docentes cisão significa corpo mole

A cisão entre docentes que ocupam cargos de dirigentes em nada se parece com os rachas partidários. Qualquer diretor que se sentir excluído, nada fará, nada falará publicamente, simplesmente fará de conta de que está na campanha e nada mais. É aí que mora o perigo.E os CD's são tão escassos na UFPA.

Chapa de Tancredi pode vir com três técnicos

Tendo como base analítica a composição das chapas mais à esquerda ao longo dos últimos 24 anos, onde os partidos tem grande presença e a geopolítica é levado em conta, até com certo exagero, não será estranho se a chapa de Tancredi apresentar três técnicos em sua composição: Na Prefeitura, na PROGEP e na PROAD. Assim teríamos 4 professores e dois técnicos nas Pró-Reitorias, além de mais um técnicos na Prefeitura dos campi.

PROPESP deve ficar com pesquisador de peso

É uma tradição na UFPA que a PROPESP sempre fica com pesquisador reconhecido em nossa instituição e que tem trânsito nacional, na CAPES e no CNPQ. Qual dos diretores de institutos tem este perfil? parece que Regina terá mesmo grandes dificuldades em montar sua chapa, sem cisão interna. Esta é uma análise contextual e tendencial, e não um agouro.

Peso de Técnicos na chapa poderá sinalizar à categoria

A presença de técnicos em Pró-Reitorias de peso poderá ser uma excelente sinalização à categorias dos servidores da UFPA. Com efeito, esta categoria vota em peso nas eleições para a reitoria. Quem quizer demonstrar poder de competitividade, neste segmento, deverá mostrar, objetivamente, a representatividade desta corporação nas diversas chapas. E a necessidade desta tática eleitoral deverá ser o calcanhar de aquiles na montagem da chapa de Regina.

Chapa de Regina poderá ter maiores dificuldades na montagem

A chapa da prof. Regina poderá ter maiores dificuldades em sua montagem, devido a gênese desta articulação estar umbilicalmente ligada aos diretores de institutos. Como estes senhores dificilmente abrirão mão de estar presentes na chapa como Pró-Reitores, muitos professores ou técnicos, de qualidade e representatividade, estarão de antemão, descartados desta composição política. Portanto, dificilmente teremos mais de um técnico presente na chapa de Regina. Este técnico deverá estar representado na PROGEP. Assim como não deveremos ter a presença de professor, outsider, aos diretores, compondo as Pró-Reitorias, sob pena de cisão. Creio que esta é uma tendência majoritária na montagem da chapa de Regina e que acaba por diminuir a capacidade competitiva desta candidatura.

Geopolítica e a chapa dos candidatos

A enorme capacidade competitiva dos três candidatos a reitores, até agora lançados, por certo prejudicará a qualidade das chapas. Explico, num contexto de muita disputa os componentes das chapas serão convidados combinando, necessariamente, qualidade acadêmica com o potencial de representatividade eleitoral. Caso este pressuposto seja levado em conta, os maiores institutos terão de estar representados nas três chapas, assim como os campi do interior deverão, necessariamente, estarem contemplados.Portanto, excelentes nomes, de diferentes faculdades, de um mesmo instituto, dificilmente poderão compor uma mesma chapa, devido à problemática geopolítica da disputa.

Programa e perfil são pressupostos para discussão de nomes

Embora estejamos divulgando os diversos nomes de grandes militantes da vida acdêmica e administrativa da UFPA, devo ressaltar que a discussão programática e o perfil deve anteceder qualquer afirmação de nomes. Por certo a UFPA têm muitos nomes para compor qualquer cargo interno e até mesmo nos órgãos governamentais, mas quando colocamos a especulação de nomes antes dos debates programáticos, estamos colocando a carroça na frente dos bois. Mas saibam que não deixarei de noticiar as discussões de bastidores. O objetivo do TIQUIN é socializar com a comunidade um tipo de dicussão que sempre atingiu apenas as lideranças políticas e acadêmicas. Por isso o TIQUIN buscará sempre revelar os conchavos de bastidores.

PROAD: João Cauby na cabeça de fãs

O Nome do administrador e advogado João Cauby, ex-assessor da PROAD na gestão Murilo Morhy, também tem sido muito citado pelos internautas, como uma boa opção para a PROAD.

PROAD: Jorge Nogueira está sendo lembrado

O colega e contador Jorge Nogueira está sendo lembrado pelos internautas como uma excelente opção para a PROAD.

Em Tucurui IBOPE apronta

O IBOPE divulgou uma pesquisa que coloca o candidato apoiado pelos tucanos 12 pontos na frente do candidato petista Joilson. Fazem 10 dias que fiz uma pesquisa em Tucurui e constatei naquela ocasião a liderança, apertada, de Joilson do PT. Estarei este final de semana em Tucurui fazendo nova aferição. Creio que o IBOPE mais uma vez faz traquinagem. Auditarei a situação de Tucurui, sem manipulações.

TCM- A derrota do governo

Luis Cunha era o candidato do governo ao TCM, mas quem levou foi o deputado Colares do PSDB. O G10 ganhou uma vaga no TCM, o PSDB ganhou um deputado fiel e o govern teve dupla derrota, perdeu a vaga do TCM e um deputado. A base aliada demonstrou que não tolera o governo. As relações executivo-legislativo estão de mal a pior. A Imprensa insinua que a culpa foi de Puty.

Reitoria- Ocupação ficou para a semana que vem

a ocupação da reitoria aprovada ontem na reunião da SINTUFPA ficou de ser materializada durante o encontro regional norte da FASUBRA, na UFPA, a ocorrer na semana que vem. Este movimento visa enfrentar as injustiças do redimensionamento.

Égua da Anônima Oficial

Tem uma anônima oficial que me xinga todo dia, a menor ofensa é v..., e ela quer que eu publique, égua da anõnima oficial.

Comissão eleitoral escolhida no CONSUN

As deliberações aprovadas pelo CONSUN do dia 22/09/2008, especificamente as mais polêmicas foram as seguintes:

1.Apenas um dia de eleição - 03/12/2008, das 8 às 21 horas.

2.Voto proporcional paritário e será considerado o universo de eleitores (técnicos, docentes e discentes) APTOS a votar.

3.Data limite de inscrição da chapa: 03/11/2008;

4.Escolha dos nomes que comporão a Comissão Eleitoral (9 membros titulares e 3 suplentes) que foram os seguintes: definidos por categorias

Técnicos - Angela Maria Rodrigues Santos (AUDIN), Margaret Refskalefisky (Conselheira) como titulares e Beneilde de Fátima Chagas Teixeira (ICEN) como suplente.
Docentes - Francisco Rodrigues de Freitas (ICJ) e Petrus Agripino (Conselheiro) como titulares e Jane Beltrão (IFCH) como suplente.
Docentes pela ADUFPA - 1 titular e 1 suplente -não foi infromado na reunião.
Técnicos pelo SINTUFPA - 1 titular e 1 suplente -não foi informado na reunião.
Discentes pelo DCE - 3 titulares e 1 suplente- nomes não informados.
5. Aposentado não vota e nem cedidos para outros órgãos tanto da UFPA como de outros órgãos.

6. Será homologado pelo CONSUN os resultados da Consulta e a lista tríplice será encabeçada pelo mais votado nas urnas.

Nomes cotados para a chapa de Regina

Reitora- Regina, Vice- Licurgo, Pró-Reitora de Ensino- Ney Cristina, Pró-Reitora de Administração- Sibele Caetano, Pró-Reitora de Pessoal- Mônica Atanásio, Pró-Reitor de Planejamento- Paulo de Tarso, Pró-Reitor de Pesquisa- Geraldo das Virgens, Prefeito- Luis Otávio Campos, Pró-Reitor de Extensão- Afonso Medeiros Fadesp- Roberto Dallagnol.

Chapa Oficial: nomes poderão determinar cisão

Numa rodada de analistas no vadião houve um consenso: quando for anunciado a chapa da prof. Regina ocorreriam muitas cisões internas a esta articulação. É que muitos Diretores estão afirmando que se não forem contemplados estarão fora da disputa. Sugestão...crie-se o cargo de 10 Pró-Reitorias adjuntas, aí todos estarão contemplados e não haverá racha. As vaidades estão a 100 por hora no Palácio de Deus.

Marquinho cotado pra PROAD

Quem está muito cotado para compor a chapa de Maneschy na PROAD é o ex prefeito do campus Marcos Vinícius Neto.

Schneider está em Santarém.

Cumprindo agenda acadêmica, mas aproveitando para ampliar seu raio de ação, o candidato convidado para ser vice na chapa de Maneschy, Horácio Schbeider, está hoje em Santarém.

Fernando Arthur cotado para a PROEX

O doutorando Fernando Arthur, professor de história é um nome muito cotado para compor a chapa de Maneschy na PROEX. lobinho para os velhos amigos, fez um excelente trabalho na interiorização da graduação do curso de História, quando foi coordenador do colegiado.

No sábado farei uma pesquisa em Ananin

Neste sábado, atendendo às necessidades acadêmicas de minha linha de pesquisa, Partidos e Eleições, farei uma pesquisa de opinião em Ananindeua. No domingo à noite ou no mais tardar na segunda, divulgarei os resultados, aqui.

120 funcionários redimensionados participaram da assembléia

dos 200 funcionários redimensionados, 120 compareceram, nesta terça, da assembléia do SINTUFPA. A UFPA está se transformando em um barril de pólvora.

NPI- Técnicos entram na Justiça Federal

Os 22 técnicos redimensionados do NPI entraram na justiça federal contra o redimensionamento. Nesta terça, em assembléia do SINTUFPA, os funcionários decidiram fazer , em bloco, uma visita, em apoio político aos 22.

Redimensionamento: Assembléia do SINTUFPA decide ocupar a Reitoria

Estas foram as decisões da assembléia do SINTUFPA Hoje, no hall da reitoria:

1- Convidar o Reitor para uma audiência pública para debater o redimensionamento.
2- Mandar uma carta a todos os sindicatos das universidades do Brasil, à ANDIFES e ao MEC dando a versão dos funcionários redimensionados, sobre os critérios deste redimensionamento, em sua maior parte injusto, unilateral e impositivo.
3- Ocupar, a partir de amanhã a reitoria, até que o Reitor volte atrás e mande suspender imediatamente o redimensionamento.

Gráfica: Reitor não aceita pedido de demissão de Jefferson

O Reitor Alex não aceitou o pedido de demissão de Jefferson Galvão da gráfica. Alex afirmou que se o motivo para Jefferson sair for a questão da opção eleitoral em Maneschy, isto não seria motivo para abandonar um trabalho em andamento. Alex foi o m aior apoiador das transformações tecnológicas pelo qual a gráfica passou nos últimos três anos. Foi este Alex que conhecí e conviví nos últimos oito anos. Jefferson está analisando o pedido do Reitor.

Maneschy deverá rever o redimensionamento

Caso venha a ser eleito Carlos Maneschy deverá rever todo o redimensionamento para corrigir as injustiças que vêm sendo cometidas.

Edilza, Roberto Ferraz e Fernando Arthur maltratados

Os professores Edilza Fontes, Doutora em História, Roberto Ferraz, Doutor em Matemática, Fernando Arthur, Doutorando em História, foram maltratados em reunião com Cláudio Puty, Chefe da Casa Civil do governo do estado. Explico, um importante competidor das eleições para Reitor, pediu uma audiência com Puty e quase não falou nada, além de: Roberto não tem mais peso em exatas, porque perdeu as eleições para Diretor, Fernando está afastado para estudar e Edilza só está apoiando Maneschy porque quer apoio para deputada em 2010, portanto, estes três não pesam nada na universidade.
Esta pessoa estava mal informada sobre o peso desta turma dentro do governo e...da universidade. Tanto é, que a notícia vazou em detalhes.

A máquina administrativa e as eleições

A equipe de informantes do TIQUIN estará presentes em todos os encontros institucionais que ocorrerem e forem promovidos nos próximos 60 dias. Quando algum candidatos9(Reitor, Pró-Reitor) forem "homenageados" nestes eventos, registraremos o uso, objetivo, da instituição para fins nada institucional.

Candidatos deixarão a máquina?

Todos os candidatos já declarados aos cargos de Reitor, vice e Pró-Reitorias deixarão os cargos que ocupam? É o mínimo que a comunidade espera, para que haja isonomia de disputa. Estamos de olho.

CONSUN: Eleições em 3 de Dezembro

O CUNSUN aprovou para o dia 3 de dezembro a eleição para Reitor com Paridade entre as três caridades.

Paulo Amorim cotado para Pró-Reitoria

O Prof. Dr. Paulo Amorim é um dos nomes mais cotados, nos bastidores, para estar compondo a chapa do Prof. Dr. Carlos Maneschy. Amorim foi Diretor da Saúde e estava construindo um legado acadêmico para aquele Instituto, e,em especial para rejuvenescer a medicina. Amorim, apesar de ter sido majoritariamente votado pelo Conselho de Centro foi preterido na hora da nomeação. Hoje todos sabemos como se encontra a Faculdade de Medicina perante a avaliação do MEC.

Carlos Maneschy: comitê defende voto paritário

Em Defesa do Voto Paritário

Hoje, 22 de setembro de 2008, o Conselho Universitário-CONSUN começa a discutir o regimento eleitoral que vai disciplinar a consulta à comunidade universitária para a escolha do próximo Reitor da UFPA.

Um dos pontos centrais da minuta de regimento apresentada diz respeito à proporção conferida a cada segmento da comunidade universitária (professores, técnico-administrativos e estudantes) na contagem dos votos.

O Comitê Maneschy Reitor, entendendo a importância deste momento, vem apresentar as razões que embasam sua opção em defesa do voto paritário, que destina o mesmo peso eleitoral aos três segmentos:

1-A paridade de votos, ao valorar de forma equânime no colégio eleitoral as distintas categorias, garante maior estabilidade ao processo de escolha, conferindo ao Reitor eleito segura representatividade acadêmica e política.

2-A votação universal, ou a de peso 70% para a categoria docente, reproduz acentuado desequilíbrio participativo e gera espaço político para legítimos questionamentos, na medida em que concede maior interferência na decisão a uma parcela da comunidade.

3- Na última eleição para Reitor da UFPA, realizada sem qualquer atropelo em janeiro de 2005, foi aplicado o formato da paridade, que precisa ser mantido para ganhar maturidade e consolidação institucional. Nada pior para os processos democráticos do que mudanças em suas regras sem a mais ampla discussão e tempestiva decisão.

4. O sólido argumento da quebra de legalidade imposta pela instituição do voto paritário deve ser analisado à luz de certa relativização. As válidas experiências de diversas universidades, incluindo a nossa de 2005, em que a escolha de Reitor se deu por meio dessa forma de votação afirmam o caráter indiscutível de suas legitimidades.

Comitê Maneschy Reitor

Ananindeua.

Independente do resultado que o IBOPE divulgará nos próximos dias, podem crer, as eleições em Ananin seguem emboladas, e bota embolado nisso.

Hoje tem CONSUN

HOje o CONSUN discute o Regimento Eleitoral para as eleições de Reitor da UFPA. As grandes polêmicas: tipo de voto, quem vota? data das eleições, Se eleições ou consulta? Fórmula eleitoral. Do aquário do CONSUN esta reunião vai ser muito brechada.

Poder, mas que Poder?

Tenho recebido muitas postagens dizendo que eu sou capaz de vender minha alma ao diabo em troca de poder. Eu pergunto, mas que poder e ou cargo eu tenho ou tive nas estruturas acadêmicas da universidade, principalmente nestes últimos doze anos? Acho que muita gente anda enganando pessoas de boa fé, ao contar esta mentirinha básica, de que eu tenho algum tipo de poder na UFPa.

Foucaul, diz: O poder não é um bem que se ocupe nem uma propriedade que se aproprie, o poder se ocupa com idéias e com instituições. Não me consta que eu dirija ou ocupe qualquer instituição nesta universidade. Sou sim, um professor e pesquisador aplicado e cumpridor de suas obrigações. Agora, que gosto de participar das disputas universitárias ...pode apostar, eu gosto

O resto é...queimação...Hoje sou má companhia... ao Maneschy.

Mas que diabo de oportunista eu sou, que largo... a ilusória mamata...para ir para um candidato que só tem o nome...e apoiadores, a máquina está toda contra este candidato. Essa gente (instrumentalista) pensa que a comunidade da universidade não pensa.

Ahhh, já avisei não parciparei de nenhum cargo executivo ou de assessoria, caso Maneschy venha a vencer e ser nomeado o próximo Reitor. Não é por atitute defensiva, é que pretendo dar boas respostas no laboratório de pesquisa, pode ser que nos próximos dez anos eu venha a me dedicar a atividades administrativas, mas não agora.

Soube outro dia, que numa rodada de pessoas da universidade, alguém, muito invejoso falou... O Edir usou o movimento para subir na vida...Como? Se a melhora em minha vida foi conseqüência de meu mestrado e doutorado? Todos podem seguir este mesmo caminho, sem vender a alma a qualquer diabo, seja diabo de direita ou de esquerda.

Maneschy: Emanuel Tourinho super cotado para a PROPESP

O prof. Dr. Emanuel Tourinho (IFCH) é o nome mais cotado para compor a chapa do Dr. Maneschy na PROPESP.