Mário Couto e a candidatura Tucana de 2010

Mário já contaria com o apoio de Almir, Serra, Sérgio Guerra e Aécio. Só resta as pesquisas de opiniões pública estadual ao Jatene, já que até dentro do partido este estaria arrebentado. Creio que nada unirá a tucanada em 2010 no Pará.

E Maria Voltou

Santarém esta em festa com a vitória da prefeita Maria no STF. Aumenta a bola do PT e de Rocha e diminui o assanhamento do PMDB.

Greve na Seduc: Governo de esquerda e estilo conservador

Quando a Luiza Erundina enfrentou a sua primeira greve no município de São Paulo e os grevistas queriam aumento salarial superior a capacidade de pagamento, esta não titubeou. Chamou todos os segmentos sociais organizados da cidade, abriu o caixa e proclamou: aí está a conta da cidade, digam de qual setor deve-se retirar recursos e combine com este setor(es) esta retirada para eu transferir para vossos salários. Resultado, as entidades representativas dos diversos segmentos negociaram diretamente com os grevistas e chegaram a um acordo e a greve chegou ao seu final.

Ou seja, para repassar salário aos grevistas o governo teria de atrasar projetos em outras áreas como: construção de prédios para a saúde, urbanização etc. A partir deste acordo a prefeita bateu o martelo e a greve acabou.

No Pará, toda a opinião pública sabe que o governo está perdendo recursos em torno de quinhentos milhões/mês em função da crise global. Que o governo está repassando a inflação anual ao servidores estaduais. Mas a turma do PSOL que dirige o SINTEPP, está deitando e rolando e colocando o governo na defensiva. De fato este governo está precisando, urgente, de estrategistas políticos, e que este governo venha a conhecer a lógica do movimento sindical esquerdista, e mais, que estabeleça uma profunda ligação com o movimento social petista.

Esta turma do governo, a cada crise social ou política, demonstra enormes debilidades políticas e de análise.

Lembro que ao tempo o governo Almir Gabriel, quem fazia o meio de campo com a Alepa, era o ex-deputado Jorge Arbage. Um experiente político, macaco velho da cabeça pelada. Vcs sabem quem faz este papel no governo Ana? um garoto (assessor) que não tem qualquer trânsito com a classe política paraense.

A esquerda está devendo e os liberais são terríveis

Nada mais seníl do que ser liberal em tempos em os EUA fazem protecionismo contra o aço e suco de laranja brasileiro. Mas que o governo Ana precisa demonstrar o que está fazendo, ahh precisa. Não consigo defender este governo em nenhuma iniciativa de política pública essencial como: saúde, educação, segurança e política de mudança do perfil produtivo do estado.

BELÉM NA TERCEIRA DIVISÃO

Flávio Sidrim Nassar

Professor da FAU-UFPA


Belém foi "oficialmente" declarada integrante da terceira divisão das capitais brasileiras.
"Oficialmente" porque na prática, há muito, já se sabia.
As capitais da primeira divisão, desde o século 19, são o Rio e São Paulo.
Outras capitais se agruparam no segundo bloco: BH, Porto Alegre, Recife, Salvador e Belém.
Historicamente, na "terceirona" das capitais estavam Manaus, São Luís, Fortaleza, Natal, Curitiba, Cuiabá, Teresina, etc.
Na aurora do século 20, Belém vivia sua segunda idade do ouro. A primeira fora na última metade do século 18, sob Pombal. "A época de Landi".
Há cem anos o prefeito de Belém era Antônio Lemos e a cidade rivalizava com a capital federal na implantação de novidades e melhorias.
A Belém urbanizada que hoje conhecemos foi pensada naquele tempo. Os investimentos em infraestrutura urbana do período da borracha sustentaram a cidade até meados de 1960. Nesta época, o Brasil começava a ser predominantemente urbano, e a abordagem dos problemas das cidades saía da esfera da disciplina Desenho Urbano e passava para a era do Planejamento.
É quando as capitais que agora estão mais bem posicionadas que Belém começaram a se repensar.
Nos anos 60, São Luis criava um órgão de preservação de seu patrimônio artístico, Belém começava a destruir a Cidade Velha. Hoje o Centro de São Luis é patrimônio da Humanidade.
Nos anos 70, em Curitiba, já funcionava o Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana (IPPUC). O instituto elaborou os Planos de Desenvolvimento que nos últimos 40 anos transformaram a medíocre capital do Paraná em cidade referência internacional. Em Belém se incentivava a invasão das baixadas.
Nos anos 80, Salvador já fizera a recuperação do Pelourinho. Hoje o Centro de Salvador é tombado pela UNESCO, Salvador se tornou uma das mecas do turismo internacional e da cultura de massa. Em Belém não há bem tombado por agência internacional.
Nos anos 90, Fortaleza, Recife e Salvador começaram a implantar sistemas de transporte metropolitano e agora cuidam de metrô. Em Belém a única "inovação tecnológica" no transporte de massa foram as vans, as kombis, as bicicletas e os burros sem rabo, na contra mão.
No início do século 21, Fortaleza e Manaus são servidas diariamente por vôos internacionais e têm grandes redes de hotéis. Já Belém...
Agora, enquanto se chora o leite derramado, buscam-se desculpas: foi uma conspiração contra Belém; a decisão foi política; foi lobby; foi uma injustiça; bla, bla, bla. E apontam-se os culpados: foi o governo; foi a prefeitura; foram os dois; foi o Lula que não gosta da Ana Júlia.
A culpa é deste governo, desta prefeitura e de todos os outros que nos administraram a cidade e estado nos últimos 50 anos.
A culpa é de nossas elites políticas, sindicais, intelectuais, acadêmicas, empresariais, etc, etc, etc.
A culpa é da nossa geração de paraenses que achamos que "comendo de arremesso" "dormindo de balanço" vamos ter vida “de descanso”, porque só aqui tem açaí, tacacá e de quebra a Virgem de Nazaré para abençoar.
Esses mega eventos esportivos são sobretudo grandes negócios, para recebê-los as cidades têm que estar dentro do padrão globalizado. Têm que ser cidades globais, com segurança, infraestrutura aeroportuária, hoteleira, turismo receptivo, mobilidade urbana, qualidade de vida, etc.
Bairrismos de lado, tem alguém em sã consciência, e que tenha visitado pelo menos algumas das cidades escolhidas, que possa acreditar que Belém atende essas condições?(Vamos deixar Natal de fora, zebra é zebra).
A Fifa, tudo bem, é dirigida por um bando de safados como mostrou o Juca Kfouri, mas os critérios de escolha são objetivos.
A eliminação de Belém não foi um ato político, não foi conspiração, era previsível para um cidade que há décadas se recusa a pensar-se estrategicamente.
Que isso nos sirva de alerta, sempre é tempo de recomeçar.
A Universidade Federal do Pará, por meio do Fórum Landi, foi contratada pela Fundação Cultural do Município de Belém, para, com recursos do Ministério das Cidade, elaborar o Plano de Requalificação do Centro Histórico de Belém. Que toda a cidade participe, discuta, debata. Oportunidade haverá. Que depois do Plano do Centro possamos fazer um plano para a cidade, para a região Metropolitana.
Senão, como já previ na ficção, vão acabar desmontando a Basílica de Nazaré e a levando junto com o Círio para São Luís ou Manaus.

Pará na copa de 2014: a queda em sapato alto

Se fôssemos metaforizar o que ocorreu em nossa queda em direção a sermos uma das sedes da copa de 2014 diríamos o seguinte: nesta partida tínhamos em nosso favor a torcida, o juiz, os bandeirinhas e o tribunal e mesmo assim perdemos o jogo. É o que dá entrar em uma disputa de sapatos altos e contar mais com a força do irmão mais velho do que em sí próprio.

Erick e o Forplade

Viaja nas próximas horas em direção ao Forplade o futuro Pró Reitor de Planejamento da UFPa Erick Pedreira.

Nomeação de Maneschy e o birinaite

Quero saber onde será o encontro para aquele merecido e gostoso birinaite no dia em que o DOU publicar a nomeação do reitor eleito.

Zum zum zum de dentro da DS

Suely teria sido escanteada em sua candidatura à federal em prol de Puty e Edilza redimensionada para a candidatura de deputada estadual. Suely teria dito que nada e nem ninguém a faz desisitir da candidatura à federal. Vamos ver como esta informação se processa no mundo trotskista moderado e governista.

Walter Bandeira defenestrado no governo Ana?

Segundo o Repórter 70 de hoje, um dos primeiros atos do recém empossado governo Ana foi exonerar da rádio e TV cultura o radialista e cantor Walter Bandeira. Com a palavra os porta vozes da área de comunicação do governo Ana.

Puty governador?

Segundo as análises das hostes petistas, a eventual eleição de Puty federal em 2010 e a reeleição de Ana ao governo, colocaria Puty como o eventual sucessor de Ana em 2014 indicado pela DS e pela máquina do governo.

Setran e as verbas

Desde dezembro que o governo do estado não manda recursos para a Setran pagar seus fornecedores. Seria uma tática para minar a credibilidade de Ganzer, frita-lo e depois janta-lo?

Dica da tragédia do Airbus da Air France

Atravessar o atlântico durante 9 hs é perigoso.

Transação no terceiro escalão da Seduc?

Um dos mais escandalosos processos de malversação dos recursos públicos vem se dando na recuperação das escolas estaduais. O governo contrata a empresa terceirizada para executar as obras, as escolas não têm acesso às plantas da obra e não podem fiscalizar. Ao final do processo, por exemplo, um revestimento em porcelanato é feito com azulejo tipo C e o fiscal do meio físico da Seduc dá o OK. Hoje já se sabe que muitos dos fiscais do meio físico da Seduc estariam também na folha de pagamento destas empresas terceirizadas.

A corrupção na SEMA?

Se comprovados os indícios de corrupção na SEMA teríamos um excelente locus para estudar a corrupção nos órgãos públicos a partir da simbiose entre anel o burocrático e os lobbyes privados invisíveis. Seria o patrimonialismo reconfigurado e modernizado. Faoro estaria certo?

Gerontocracia sindical do SINTUFPA

Uma das imagens que melhor explicariam a desmobilização do movimento sindical do servidores da UFPa é a presença de sindicalistas cansados, quase senís na situação e na oposição. Falta renovação no movimento. Por que não renova? seriam os idosos que não deixam emergir novas lideranças ou não entrou nenhum quadro na UFPA nos últimos concursos?

As chuvas e a malha rodoviária no Pará

Seguramente fazer avaliação das estradas do Pará após seis meses de muita chuva é no mínimo querer ferrar o secretário. É o mesmo que querer avaliar a área física de Tucurui, nas vias inundadas, após a água baixar. Por que o asfalto é frágil? teríamos que começar analisando a qualidade do solo da região, a compactação e a pressa com que as obras, principalmente da alça viária, foram entregues há oito anos.

Dr. em Ciência Política: Renato Boschi em Belém

Está em Belém cumprindo uma agenda acadêmica no Programa de Pós Graduação em Ciência Política o prof. Dr. Renato Boschi. Boschi é um dos mais renomados pesquisadores do IUPERJ. Amanhã as 15 hs tem um debate político e acadêmico com Boschi e é promovido pelo PPGCP.


Ao convidar o Prof. Renato Boschi para participar de uma série de atividades na UFPA, o PPGCP - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, estará consolidando uma tradição na sua missão acadêmica para a qual seja a presença a cada ano letivo de uma personalidade do mundo acadêmico na Ciência Política, a realizar juntamente com docentes e discentes do Programa, atividades de intercâmbio científico. Em 2008, o convidado foi o Prof. Renato Lessa. Neste ano será o Prof. Renato Boschi - Cientista Político. No CNPq, ele é Bolsista de Produtividade em Pesquisa. É Professor titular do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, no qual leciona e orienta alunos de Mestrado e de Doutorado. Obteve o seu Doutorado em Ciência Política pela University of Michigan - Ann Arbor, Estados Unidos(1978) e o Pós-Doutorado pela Stanford University, Estados Unidos(1984). Além de sua qualificação ser compatível com o campo de ensino e pesquisa do PPGCP, o Professor Renato Boschi participou do processo de formação de Cientistas Políticos no âmbito da UFPA, pois aqui ministrou disciplinas para alunos de mestrado e doutorado, assim como orientou dissertações e teses, quando da realização do MINTER e do DINTER em Ciência Política.

Para participar no evento, veja a programação abaixo:


03/06/2009

9:30
Conferência do Ano Letivo de 2009: Variedade de Capitalismo, Desenvolvimento e Instituições na América Latina
Auditório do IFCH, Campus Básico. Cidade Universitária José da Silveira Neto

15:00

Reunião com o Corpo Docente do PPGCP

IFCH / Sala de Aula do PPGCP



04/06/2009



9:00
Mesa Redonda: Instituições Políticas e Federalismo no Brasil: Intermediação de Interesses, Regulação e Desenvolvimento.
Participantes: Prof. Dr. Renato Boschi (IUPERJ) / Profª Drª Nirvia Ravena (NAEA/UFPA) / Profª Drª Graça Campgnolo (PPGCP/UFPA) / Prof. Dr Roberto Correa (PPGCP/UFPA).
Moderador:Prof. Dr Alberto Teixeira: (PPGCP/UFPA)

Auditório Rio Guamá. CAPACIT, Campus Básico. Cidade Universitária José da Silveira Neto

Beira do Rio entrevista novo reitor

Na edição do jornal da UFPA Beira do Rio, Maneschy é apresentado como o novo reitor da UFPa. É assim que se demonstra espírito democrático: obediência às regras da competição e aceitação do resultado da disputa.

Governo Ana: O Liberal no ataque

O jornal O Liberal começa acreditar que de fato o governo estadual caminha para o crepúsculo. Se não acreditasse não estaria tão afoito nos ataques ao executivo. Não esqueçam do que acabou de acontecer nas eleições de Belém, e tem mais, 2/3 do eleitorado está no interior.

PSOL-PSTU crescem na representação dos Técnicos nos Conselhos.

Nas últimas eleições para a representação do corpo Técnico-Administrativo nos Conselhos Superiores o PSOL-PSTU que não tinham nenhum representante nos Conselhos Superiores passaram a ter cinco representantes. Isto é que é crescimento.

Eleição dos novos dirigentes intermediários e a ética da responsabilidade

Em nome da ética da responsabilidade as administrações intermediárias da UFPA devem esperar a posse do novo reitor para repactuar, via CONSUN, uma agenda para estas eleições. Afinal somente a partir de outubro os atuais titulares dos Institutos e congêneres terminam seus mandatos. Tem gente que já está fazendo eleições apressadamente. Que apego a cargos...isto não fica bem dentro de uma comunidade acadêmica e revela um espírito de muito apego a um micro poder. Que papelão.

Como previsto PMDB recua

Depois de um mês de intenso bombardeio na imprensa contra o governo Ana Júlia o PMDB diminue o ataque ao govern Ana. Para alguns analista, como eu, o ataque a Paulo Rocha e Waldir Ganzer, esticou tanto a corda que a rompeu com o PT. Creio que de agora em diante toda a aliança com o partido de Jáder depende mais da boa vontade de Brasília e da DS do que da dupla Ganzer e Rocha. Afinal, tudo tem limite, inclusive a fronteira entre a crítica política e o ataque à honra dos outros.

Charles Alcântara recomenda saida de Puty

Em entrevista à rádio Tabajara o ex-chefe da Casa Civil Charles Alcântara e atual presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda Estadual recomenda que se Cláudio Puty for de fato candidato a deputado Federal, como vem se comentando, o mesmo deve deixar a Casa Civil, sob pena de comprometer irreversivelmente a coordenação política do governo Ana Júlia.

Sucesso no aniversário de Ganzer

Mais de 2000 pessoas foram à Pororoca festejar o aniversário do deputado Ganzer no dia 30 de maio.

Nomeação de reitores em uma só canetada

Os jornais de hoje noticiam que todos os reitores do Brasil com nomeações pendentes devem ser nomeados de uma vez só. Dentre os novos nomeados está Carlos Maneschy. Creio que até o dia 15 sai a lista dos novos reitores do brasil.

Perda da copa: classe política auto-destrutiva

O governo leia-se PT e PMDB achavam que ganhariam a copa fácil, afinal Lula é do PT e Jáder seria amigo pessoal de Ricardo Teixeira. Desta falsa suposição sonhavam em faturar sozinhos, na campanha de 2010, a conquista da copa para Belém. Por outro lado a oposição PSDB e DEM, nada fizeram pela copa, lá no íntimo torciam contra, pois desejavam faturar na derrota do governo. O que a oposição não se tocou é que este resultado leva toda a classe política paraense para o limbo perante o apaixonado torcedor paraense..

De fato não viu-se a bancada federal unida e lutando pela copa. O que viu-se foi o governador do Amazonas assumindo pessoalmente a coordenação da luta política e de matketing em busca da copa. A escolha de Manaus foi política. Hoje a coordenadora do grupo de trabalho pró-copa Lúcia Penedo admite que o Pará "acreditou" em escolha técnica. Penedo afirma que o governo economizou nos gastos com marketing. Com certeza o time paraense jogou dividido e de sapato alto. Manaus agradece.

Não postei ontem(01-06)

Não consegui realizar postagens ontem porque estava de cama. Peço desculpas aos internautas.