ITEC: Terrorismo eleitoral

A turma do candidato à reeleição, prof. Barreiros construiu uma central de fofocas que visa afastar os Técnicos da chapa da prof. Emília. Imaginem que estão espalhando que a prof. Emília colocaria relógio de ponto para controlar os servidores, caso venha a ser eleita.

Outro boato dá conta de que Emília traria de volta ao Instituto uma funcionária detestada pelos técnicos.

Caramba, Barreiros quer ficar 10 anos à frente no ITEC, já está há seis anos. Por que será que Barreiros quer tanto ficar no ITEC e não abrir espaço para mais ninguém?

Sucessão no ILC

Segundo informação de professores bem articulados do ILC, alguns professores já lançaram candidatura em caráter oficial para as Eleições do Instituto de Letras e Comunicação. A suposta Candidata à Direção do ILC é a Profª. Drª. Fátima Pessoa e Otacílio da Comunicação Social para Vice. Desconheço o cenário de expectativa de votos dos candidatos entre as três categorias, mas levando em consideração a última eleição para reitor, acredito que a professora em questão tenha a maioria dos votos entre a categoria Docente, já que apoiava o Magnânimo Alex Fiúza, porém entre a categoria Técnico-administrativa perderá, pois não é aclamada; Entre estudantes, há uma incógnita, já que a Profª. Rosa Brasil é muito bem acolhida, entretanto, se consideramos o resultado das eleições para o Centro Acadêmico, continuaremos com uma invariável: PSOL - 214 votos; PT - 210 votos; PSTU - 67 votos. Vamos esperar para ver no que vai dar. De acordo com outras fontes de professores bem informados, após uma reunião que ocorreu ontem teremos outra candidatura, a ser lançada na segunda-feira. O fato é que a professora Rosa Brasil é temida por todos os outros candidatos, não só pelos estudantes (ela deve ter 70% do seu lado), mas também por ser ponto de pauta em todas as reuniões informais de articulação entre Professores, Técnicos e Alunos.

ITEC: Barreiros só tem peso dentre os Técnicos

As notícias que chegam do ITEC dão conta de que o atual Diretor Prof. Barreiros só tem chances de ganhar as eleições do dia 18 de março se tiver 80% de adesão dos servidores técnicos-administrativos. Caso Barreiros vença terá contra sí uma grande maioria de docentes e de estudantes. De fato o ITEC ficará ingovernável na Congregação e mais, será uma vitória de Pirro...ganhará mais não governará...coitado do ITEC se isto vier a ocorrer. Dizem que Barreiros fez de Maneschy seu principal desafeto nos últimos seis anos.

UFPA recebe visita da Federação de Indústrias do Estado

Amanhã, a partir das 7h30, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá a visita de uma instituição importante para o desenvolvimento das ações universitárias: a Federação de Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). A programação começará com um café da manhã, que será oferecido no Espaço do Vadião, e seguirá por várias áreas do campus em um passeio chamado de Universitur. Dentre os locais visitados, estarão o Laboratório de Biotecnologia, o Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis (LAPAC) e o Parque Tecnológico, dirigido pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA.

Segundo o reitor Carlos Maneschy, que guiará a Federação com os pró-reitores e diretores dos institutos, a visita é uma excelente oportunidade para aumentar o contato entre a Universidade e as empresas do Estado do Pará. “Queremos que exista uma aproximação realmente institucional, com ações efetivas e duradouras, não apenas pontuais”, anuncia o reitor.

A Agência de Inovação Tecnológica, dirigida pela professora Geisa Bassalo, é o órgão responsável pela mediação entre a UFPA e as indústrias paraenses. Segundo a diretora, a ocasião será, também, a primeira oportunidade de divulgar as ações da Agência para o empresariado, como a Incubadora de Empresas e o Parque Tecnológico do Guamá.

A FIEPA estará representada pelo presidente José Conrado Santos e pelos diretores da entidade. Empresários da indústria paraense também comporão o grupo de, aproximadamente, 30 pessoas. Após conhecerem o trabalho dos laboratórios citados, todos serão encaminhados ao auditório da Secretaria Geral, onde a UFPA, a Associação de Amigos da UFPA (AAUFPA) e a FIEPA apresentarão seus posicionamentos e propostas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Serviço Social da Indústria (SESI), a FIEPA apresentará para os representantes da Universidade e empresários o guia “Pará Investimentos – Oportunidades e Desafios (2010-2014)”, que mostra o volume de recursos anunciados para os próximos cinco anos no Estado, e que gira em torno de R$ 105 bilhões. “Precisamos nos relacionar mais com o meio acadêmico, com o propósito de mostrar quais serão as novas demandas da indústria nos próximos anos”, afirma José Conrado.


Texto: Abílio Dantas – Assessoria de Comunicação da UFPA

Edital prevê apoio à qualificação de docentes e técnicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), da Universidade Federal do Pará, lançou, na segunda-feira, dia 1º de março, o primeiro Edital do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFPA (PADT). A publicação ocorreu após uma série de reuniões da unidade com representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior (Sindtifes). O Edital encontra-se disponível na página www.propesp.ufpa.br.

O documento prevê a concessão de equipamentos aos Programas de Mestrado e Doutorado da UFPA que abrirem turmas especiais para docentes e técnicos da própria Instituição. O PADT substitui o antigo PIQD (Programa Institucional de Qualificação Docente), para atender, também, servidores técnico-administrativos. O objetivo é promover a capacitação de pessoal da UFPA e contribuir para o crescimento profissional de seus servidores.

Segundo o pró-reitor Emmanuel Tourinho, outro aspecto previsto no PADT diz respeito à exigência de abertura de turmas especiais para os servidores (docentes e técnicos) da UFPA, além de ações voltadas aos servidores que já realizam cursos de pós-graduação na Universidade. Os Programas de Mestrado e Doutorado têm até o dia 19 de março para aderirem ao Edital da Propesp e até o dia 31 de março para publicarem o Edital de Seleção dos Alunos.

As turmas criadas nos Programas de Pós-Graduação devem ser iniciadas entre março e agosto de 2010 e disponibilizar, pelo menos, seis vagas destinadas a docentes e/ou a técnicos da UFPA. O ingresso dos alunos poderá ser na condição de alunos regulares ou na condição de alunos especiais. Caso o Programa opte pelo ingresso dos alunos na condição de alunos especiais, fica obrigado a efetivá-los na condição de alunos regulares a partir da aprovação no Exame de Qualificação.

A concessão do apoio será efetivada após a informação à PROPESP da matrícula dos alunos da turma especial oferecida aos docentes e a técnicos da UFPA. Ao Programa de Pós-Graduação que criar uma turma especial de mestrado, serão concedidos 8 computadores, com configuração típica, incluindo gabinete completo, monitor, teclado e mouse. Os que criarem doutorado receberão doze computadores; e os que abrirem turmas de mestrado e doutorado ganharão vinte computadores. As propostas serão avaliadas com base no cumprimento do calendário e na apresentação dos documentos especificados no Edital. A PROPESP divulgará os apoios concedidos em sua página eletrônica e em outros espaços institucionais.


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Erick na coordenação do PDI

O professor Dr. Erick Pedreira, Pró-reitor de Planejamento da UFPA e coordenador da região norte do FORPLADES será o coordenador da PDI da UFPA 2011-2020. Erick deverá montar uma comissão de alto nível para dar consequência à determinação do Reitor para que a UFPA tenha um novo projeto de médio alcance com as diretrizes institucionais.

STF: Arruda preso e a Câmara do DF sob pressão

O governador do DF José Roberto Arruda, que já conta com 23 dias de prisão por corrupção explícita pode ficar preso por até 90 dias. É que a prisão preventiva pode ser prolongada até por 3 meses. Independente do destino final de Arruda, se renuncia ou se é cassado,o poder judiciário do DF está dando uma lição ao poder legislativo do DF, que se omitiu por dois meses, de enfrentar o problema. A dependência estrutural do legislativo ao executivo está na raiz da prostração dos deputados do DF ao governador Arruda. Agora os deputados não tem outra escolha: ou cassam Arruda ou a Câmara será cassada pela intervenção federal.

TSE: fim do sigilo das doações de campanha

O TSE aprovou o fim do sigilo nas doações de campanha. Até hoje os doadores privados doavam ao partido e o partido dirigia os recursos aos parlamentares sem revelar a fonte do financiamento. Com isso não se poderia fazer a conexão entre doador e prestações de serviços aos executivos, por parte das empresas.

A tendência do mundo ocidental é de se acabar coma doações de empresas. A doação deverá no futuro ser feita apenas por pessoas físicas, no limite de 10% de seu faturamento bruto. O cerco fecha-se contra a promiscuidade criminosa entre partidos, candidatos e empresas, tendo como único financiador o dinheiro público, superfaturado. E assim o poder judiciário vai fazendo a reforma política e eleitoral, pouco a pouco E o congresso? dorme como um brontossauro em temas de transformação do sistema político brasileiro.

06-03 Almoço no TIQUIN

Jefferson está preparando um belo almoço no TIQUIN para a turma vitoriosa da UFPA. Será no próximo sábado a partir das 12.30 hs.

A viúvas rosnam e o andor passa

As viúvas estão rosnando em postagens seguidas. São duas pessoas que vem fazendo 30 postagens dia. Estão escaladas para desconstruir o trabalho inciante da nova gestão.

A despedida de Puty

Assim foi a queda de Puty.


Cena 1- Dois garotos do PróJovem entram no palco e lhe entregam duas flores em agradecimento pelos benefícios.

cena 2- Puty relembra à governadora que foi a primeira pessoa a dar parecer favorável às suas candidaturas ao sindicato dos bancários e à disputa para vereador em 1992.

cena 3- Puty afirma que o governo mobilizará e levantará todo o estado contra a ALEPA em defesa dos 366. Detalhe, este governo não está empolgando nem a "moderna" militância petista, recrutada sob o peso de empregos e DAS. Os petistas históricos sentem vergonha da gestão DS à frente do governo paraense.

cena 4- Puty, muito orgulhoso lembra seu grande sucesso político à frente da Casa Civil ao ampliar a base de sustentação da governadora com os seguintes partidos: PMN, PT do B, PSC, PV e PP. De todas estas sopas de legendas só o PV tem dois deputados estaduais e que está vacilante sobre o apoio em 2010. Puty não fala que afastou o G8 e o PMDB e fez "luta de classes" contra o PSDB e se isolou de todas as tendências petistas, que acabaram por pedir sua cabeça. Era Robespierre caindo e - dizendo- estou de pé. Puty hoje não tem mais poder da caneta, viverá das influências de conselheiro da governadora.

De fato foi patético a queda.

A rejeição de Ana e o dilema de Jáder

Jáder vive o dilema hamletiano de ser ou não ser...candidato. Os números da rejeição de Ana o animam a sair candidato ao governo. Jáder sabe que a máquina federal e estadual deverão colocar Ana no segundo turno. Acontece que Jáder não sabe, com certeza, se derrotaria Jatene no primeiro turno. Por outro lado todos sabem que num eventual segundo turno entre Jáder e Ana, Jatene jamais apoiaria o PT.

Os com CD de ontem e os sem CD de hoje

Os com CD de ontem e os sem CD de hoje não cansam de xingar através de postagens anônimas. Devo dizer que apoiei as duas eleições de Alex para a reitoria. Jamais fui desleal enquanto Alex exerceu o reitorado. Não acompanhei Alex em sua sucessão. Mas eu não tinha nenhum compromisso em apoiar o candidato de Alex. Não ocupei nenhum cargo durante os oito anos de Alex, como não ocupo hoje na gestão Maneschy. Não apoiei estes candidatos atrás de cargos, apoei-os porque achei que eram o melhor para a UFPA. Ontem, como hoje tenho bom trânsito com os reitores, e daí? apoei Lourenço, Nilson, Ximenes, Alex e agora Maneschy. E apoei acompanhado de muitos amigos...daí termos sido decisivos nestes embates.

Almoço no TIQUIN é no sábado (06/03)

Neste sábado no TIQUIN teremos o almoço mensal. O encontro mensal aos sábados é um espaço para reencontrar os amigos, jogar conversa fora e manter a "liga" nas relações políticas e sindicais na UFPA.

HUJBB: Crise no comando?

Internauta informa que Diretor e vice do HUJBB estão com relações estressadas e enfrentam dificuldades para ação coletiva.

ICS: Medicina é um mega problema

A grave crise enfrentada prlo curso de medicina deve entrar na agenda pessoal do Reitor. Parece que a Diretora do ICS está mostrando pouco despreendimento para enfrentar esta questão.

A SESU e o elogio à UFPA

O Pró-Reitor Eric foi o encarregado de trazer o elogio por escrito da Secretária de Educação Superior do MEC ao Reitor da UFPA pelo excelente desempenho na execução orçamentária durante o ano de 2009.

UFPA: PDI em construção

O Reitor Maneschy acaba de editar normatização criando mecanismos para iniciar as ações para a realização do PDI 2011-2020. Esperamos que a participação das comunidades internas e externas ( inclusive do interior) estejam garantidas.

FORPLADES: Eric em ascenção

O Pró-Reitor de Planejamento da UFPA acaba de ser eleito pelo Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração do Brasil para ser o coordenador da região norte. Eric está entre os 10 Pró-Reitores que coordenarão esta ação entre as 54 IFES em nosso País.

Vestibular da UFPA: Novidades para 2011

A UFPA estará debruçada nos próximos dias sobre os estragos que o vestibular trouxe à imagem da instituição em 2010. Estará sendo examinada a possibilidade de finalização do vestibular em moldes atuais e a possível opção pelo ENEM como mecanismo de acesso à instituição. Uma coisa é certa, difilmente a atual equipe do CEPS continuará. Sabe-se que "rola" uma disputa entre setores da PROEG e a direção do CEPS, e o reitor já saberia disso. Muitas cabeças rolarão.

PMDB: blefe ou sinalização política?

Que a garotada da DS, que faz parte do núcleo duro fez muita tolice política nas relações executivo-lagislativo e partido-partido, não é novidade para os bem informados. Eu mesmo denunciei, aqui, esta irresponsabilidade nos últimos 36 meses.

O PMDB vem radicalizando contra os interesses do governo nos últimos dois meses, sendo o empréstimo 366 o mecanismo de pressão. Parece que o PMDB quer aproveitar este momento para fazer um acerto geral com o governo. A DS está sem interlocução com o PMDB. Zé Geraldo foi escalado para dar um pito nos jaderistas e Parsifal responde aos ataques pelo PMDB.

Caso Jáder unifique PMDB, PTB, PR, PDT, este bloco tem grande chance de estar no segundo turno, e mais, caso passasse ao segundo turno este bloco e Ana Júlia, Jatene decidiria o jogo em favor de Jáder. Neste desenho, Jáder seria o candidato a governador, O PR indicaria o vice e Duciomar seria o candidato ao senado.

O crescimento de Dilma e as possibilidades de Serra

Minha visão é de que as eleições de 2010 serão muito difícil de serem prognosticada. Serra é o candidato mais conhecido e com excelente história administrativa, possivelmente é o "bola da vez". Dilma reflete o peso de Lula, 34% querem continuidade total e 29 querem pequenas mudanças com continuidade.

Serra é o candidato mais leve e conhecido, Dilma nunca disputou uma eleição. No Brasil, de 1946 para cá, nunca um presidente elegeu seu sucessor. Lula pode vir a ser o primeiro, mas a densidade da candidatura Dilma só poderá ser testada após o mês de setembro. Dilma pode até ganhar as eleições, mas eu diria que o PSDB tem o candidato mais competitivo hoje e que tem mais história administrativa e eleitoral. Eu, pessoalmente torço para que o projeto Lula vença, mas entre minha torcida e a realidade político-eleitoral existe uma grande diferença.

Transição na UFPA e a posse de Maneschy

está aberto um debate sobre o tema, caso o debate seja de alto nível, aceito publicar com nome de fantasia. Aceito texto com no máximo uma lauda ( 60 toques e 25 linhas). Creio que será claro a ausência de transição orçamentária, relacionada a correlação entre recursos e projetos em andamento na UFPA. Qualquer recurso federal do REUNI só pode ser acessado mediante projeto específico, e localizar estes foi um "Deus nos acuda", ninguém sabia informar quase nada de nada.

Bilhetim: o direito de moderar

A responsabilidade pelas postagens anônimas são minhas. Portanto publicarei todas as postagens que produzem debates reflexões e críticas substantivas. Ataques pessoais não publico, aliás publicarei desde que o autor se identifique com o número do SIAPE.Após identificação com o número do SIAPE, telefonarei pessoalmente para confirmar a autoria. Não se brinca com a honra e com o prestígio dos outros.

Quem lê o Bilhetim não tem idéia dos níveis dos ataques pessoais que deixo de publicar.