Computer Store e a venda de um Notebook

Fui comprar um Notebook na Computer Store da Antônio Barreto. O valor à vista era de R$ 1.700,00 (hum mil e setecentos reais). Dei de entrada mil reais e fui financiar setecentos reais, de dez vezes. Para minha surpresa a funcionária do caixa registrou: uma entrada e mais dez, ou seja, eu pagaria juros sobre os mil e setecentos e sobre dez prestações. Resultado: rodei a baiana e cancelei a compra.

DCE-UFPA: Esquerda volver

PSOL e PSTU ganharam mais uma vez o DCE-UFPA. PT e Cia. já são fregueses.

UFPA: Secundaristas contra o ENEM

Ontem fui levar o recibo de meu plano de saúde na PROGEP. Ao chegar na reitoria, encontrei exatamente, 20 estudantes na porta principal da mesma. Ninguém podia acessar a reitoria por esta porta. Estes estudantes faziam um protesto contra a utilização da prova do ENEM na primeira fase do vestibular da UFPA. Note-se, as portas da reitoria estavam cerradas por faixas.

A organização "revolucionária" que reune este grupo de estudantes é o Partido Comunista Revolucionário-PCR, que dá seus primeiros passos rumo à implantação de uma célula no movimento estudantil da universidade. Para os leninistas as universidades são vistas como lócus para recrutamento de quadros oriundos da pequena burguesia. Este é o único e exclusivo objetivo destas organizações.

Castanhal-UFPA: encontro de coordenadores dos campi

Ontem e hoje está ocorrendo um encontro dos coordenadores dos campi da UFPA, em Castanhal. O reitor Carlos Manesky está participando deste evento.

Brasileirão: qual será o placar da final- Flu e Guaraní?

Quem acertar este bolão ganhará todas as despesas ( no limite de R$ 100,00) pagas na confraternização do dia 11-12, no Doca Boulevard

Novo Código do Processo Penal: Juiz de garantias- fortalece ou enfraquece a produção de justiça?

A criação do juiz de garantias pelo Novo Código do Processo Penal -PLS 156/09, está em questionamento pelos juizes federais. Esta criação institucional fortalece ou não a possibilidade de se evitar abusos do juiz de primeira instância? Saiba mais aqui

Governo Dilma: governadores de esquerda do nordeste querem 3 ministérios e 4 estatais

Para se contrapor ao apetite dos "imperialsitas" do sul-sudeste, três governadores do nordeste (PT-PSB) querem bancar três ministérios e quatro estatais. Parece que o nordeste quer poder de fato. E para tal, partidos diferentes aliançam-se e fazem lobbie junto à presidente eleita. Enquanto isso, o norte continua na periferia da periferia. Leia mais aqui

11-12-2010: Reunião de gente que ajuda e gosta de Maneschy

No sábado (11-12), os amigos de militância acadêmica do Maneschy, estarão fazendo uma singela confraternização de final de ano. Será no Doca Boulevard (Capital Steak Hall), a partir das 12hs.

Brasil: Estado empresário

Estudo publicado no Diário, mostra que o governo brasileiro é sócio de 119 empresas. Veja aqui

Santarém: Por que Ana perdeu de "lavada" na Terra de Maria?

Maria do Carmo foi reeleita em 2008 em Santarém. Por que Ana Júlia apanhou de goleada nas eleições de 2010 nesta cidade? Com a palavra os estrategistas vermelhos e os mocorongos.

PT: Tendências de volta à sociedade civil

Após perder o governo de Belém e do Pará, as tendências internas do PT devem fazer um movimento de volta à sociedade civil. Afinal, os DAS's do governo federal exigem perfil técnico e se for cargo político, só devem ser contemplados os caciques petistas. A militância deve lutar para reconquistar sindicatos, fundar ONGS ou adentrar as salas preparatórias de concursos públicos. É tempo de vacas magras.

SEDUC: Só se for Nilson

Nos bastidores da política ampliam-se os rumores de que o governador eleito convidou o deputado federal Nilson Pinto para a SEDUC. Mas Jatene estaria resistente em aceitar a indicação de um outro nome sugerido por este deputado para esta pasta. No fundo, o governador gostaria de agradar nomes importantes da coligação vitoriosa que estão na suplência da Câmara dos Deputados e que seriam beneficiados com a ida de Nilson para a SEDUC. A queda de braço continua.

Geração "Tela": jovens estão cada vez mais sedentários

Pesquisa mostra que os jovens preferem ficar na internet do que enfrentar o trânsito e outras modalidades de desconforto para visitar museus e ou ir para a academia. Veja mais aqui

COP 16: Cancún sob divergência

O método de financiamento ao combate à emissão de gases que produzem o efeito estufa está no centro das divergências da COP 16 que está se realizando no México. Veja mais aqui

Wikileaks: Embaixador americano relata corrupção e tráfico de influência no governo Lula

A organização Wikileaks que está divulgando na internet 250 mil documentos secretos dos governos mundiais, cita o diagnóstico que o embaixador americano no Brasil, faz entre 2008 e 2009, sobre o governo Lula, caracterizando-o como corrupto, que deixa-se dominar pelo tráfico de influência e que não enfrentou o problema do crime e da segurança pública. Veja mais aqui

Novo Ministério: PT e PMDB na bronca com Dilma e Lula

As bancadas federais do PT e do PMDB estão na bronca com o método das escolhas da nova equipe ministerial do governo Dilma. As bancadas ainda não emplacaram nenhum nome, e a cada dia, sabem pela imprensa ou correlatos, os futuros membros da equipe ministerial. PMDB já declara guerra e o PT, disciplinado, resmunga pelos corredores da Câmara dos deputados. Veja aqui

Novo Ministro da Saúde: PMDB apara "asa" de Sérgio Cabral

Tentando criar um fato consumado, o governador Sérgio Cabral, sem consultar o PMDB e nem o o vice presidente eleito, Michel Temer, anunciou o novo Ministro da Saúde do governo Dilma. Resultado, o PMDB vetou a escolha. Veja aqui

Parlamento Europeu: União Européia deve reconhecer casamento gay

Todos os países da União Eurooéia estão muito perto de virem a reconhecer o casamento gay. Veja aqui

Novo Ministério: Dilma tira Amorim das Relações Exteriores

A Ministra Dilma Roussef escolheu Antônio Patriota como novo ministro das Relações Exteriores. Celso Amorim deixa a pasta. Veja aqui

Pré-Sal: senado aprova e Lula deve vetar

O senado aprovou o marco regulatório do Pré-Sal que prevê a distribuição de recursos igualitária entre todos os entes federativos do Brasil. A União deverá cobrir as perdas dos estados produtores. O Presidente Lula deve vetar. Por outro lado, verbas para ciência e tecnologia, ensino superior e combate à pobreza ficou somente nas intenções. Veja mais aqui

DCE-UFPA: oposição tenta vencer chapa Trotskista

Hoje tem eleição para o DCE-UFPA. Essa entidade é controlada pela extrema esquerda há pelo menos 5 gestões consecutivas. Agora, estudantes ligados ao PT-PC do B- PPS -PMDB e PSDB tentam retomar a entidade vencendo a chapa do PSOL-PSTU. O DCE e suas diretorias continuam vivendo no passado, como se a agenda estudantil de hoje ainda fosse a macro política, que caracterizou a intervenção política na época da Ditadura Militar e da Redemocratização.

CACS-UFPA: PSOL/PSTU derrotados

Nas eleições para o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFPA a chapa de oposição formada por uma frente de PT-PC do B e independentes derrotou a chapa do PSOL-PSTU.

Magalhães Barata e Jáder: similitudes

Magalhães Barata imperou na política paraense entre 1930 e 1959. Claro, entre 1935-1943 este político esteve "exilado" fora do estado, depois da crise de 1935 na qual a família Chermont rompeu o pacto do PL pró Barata. Mas ao tempo em que esteve no Pará a partir de 1930, Barata jamais ficou sem um mandato eletivo, o que lhe permitiu sobreviver na política sectária que então vigía no Pará.

Entre 1930 e 1935 Barata foi interventor. Voltou nesta mesma condição em 1943, se elegendo senador em 1945 depois de ajudar eleger Moura Carvalho governador. Como senador, pode sobreviver à derrota para Assunção em 1950, vindo a se eleger governador diretamente em 1955, onde morreu no cargo em 1959.

Jáder tem mandatos ou cargos públicos no Pará desde 1966, quando elegeu-se pela prineira vez vereador de Belém pelo MDB. Jáder estréia em cargo executivo em 1982, quando elegeu-se governador. Em 1986, elegeu Hélio Gueiros governador. Quando Jáder sai do governo do estado em 1987, assume os ministérios da Reforma Agrária e da Previdência, no governo Sarney.

Em 1990, Jáder novamente se elege governador e em 1994 ganha eleição para o senado federal. Renuncia o mandato em 2001, mas em 2002 e 2006 se elege e reelege-se deputado federal.

Agora, novamente Jáder está sem mandato e assim deve permanecer até as eleições de 20012 ou 2014. Salvo, se as eleições para o senado forem anuladas no Pará e este vier a concorrer novamente, neste presumível pleito.

Mas uma coisa é certa, Jáder poderá ficar pela primeira vez em sua história política, alguns anos sem mandato político. Porém, Jáder deve sobreviver politicamente, pois conta em seu favor com um império de comunicação.

Enfim, os adversários e inimigos de Jáder ainda o suportarão por pelo menos mais uma década e meia na vida política do Pará. Independente do juizo de valor que se tenha sobre a vida política de Jáder, este poderá ainda se constituir no político com maior longevidade política no Pará, em cargos de mando, seja no partido ou em cargos executivos em nosso estado.

Pré-sal: PEC 300 empaca marco regulatório

A pressão pela aprovação da PEC 300 empacou a aprovação do marco regulatório do Pré-Sal. Veja aqui

Remo: quem presidirá?

Sérgio Cabeça presidirá o Clube do Remo.

Jáder: renúncia e objetivos

A renúncia de Jáder tem mensagens abertas e sub-reptícias: a mensagem aberta é que Jáder está afirmando para quem quiser ouvir, que continua na vida pública. Esta renúncia a poucos dias do final do mandato sinaliza para o PMDB, para o governo federal e para a sociedade, que Jáder continua respirando na política. Hoje (30) Jáder está nos principais sites do país e amanhã (01-12), estará em todos os principais jornais do país denunciando a cassação branca da qual foi vítima.

Este ato político denunciatório, indiretamente, deixa seus inimigos atônitos: Jáder, ao perder o fôro privilegiado, tem seu processo por improbidade administrativa retirado do supremo e enviado à justiça comum, onde recomeça a tramitar.

Enfim Jáder mata dois coelhos com uma só cajadada.

Pós-Graduação aos Técnico-Administrativos

Os Conselhos Superiores e a reitoria têm estimulado os programas de pós-graduações para que ofereçam vagas aos servidores de nível superior da UFPA. Os objetivos são claros: estimular estes servidores para que continuem a estudar para melhorar suas remunerações, ao mesmo tempo em que qualifica em nível de pós-graduação, seus recursos humanos.

Muitas concepções elitistas já se colocam contra esta política do reitor Carlos Maneschy. A maioria dos argumentos é de que os servidores só poderiam se pós-graduar em mestrados e doutorados profissionalizantes. Eu discordo peremptoriamente desta concepção elitista. Em primeiro lugar, acho necessário que os mestrados e doutorados profissionalizantes cheguem à UFPA, mas por outro lado, é possível conciliar a maioria dos mestrados com os interesses da UFPA e dos seus servidores. Querem um exemplo? Em Ciência Política, poderíamos produzir cientistas políticos oriundos dos quadros da UFPA, especialistas em políticas públicas, em suas diversas dimensões, como: formulação, processo decisório e implementação de políticas públicas, em educação, orçamento, finanças, gestão de pessoas, e assim por diante.


Um mestrado em Química poderia qualificar nossos técnicos de nível superior, tornando-os cientistas. Atualmente, no mestrado em Civil, o engenheiro Marcos Vinícius, o Marquinho, ex-prefeito dos campi, está inventando, nova modalidade de cimentos a partir da lama da bauxita, que é mais duro do que o cimento de caucário.

Servidores dos hospitais universitários poderiam fazer mestrado em Serviço Social ou Psicologia e assim por diante. Na Unicamp existem mais de 4.000 servidores com pós-graduação.


Creio que os argumentos elitistas não sobrevivem à realidade. As vagas destinadas ao público em geral não serão subtraídas.

ALEPA: Jáder aventa presidência de consenso

Quem leu a entrevista de Jáder sobre seu encontro com Jatene conclui que a presidência da ALEPA deve ser decidida em comum acordo entre Jatene e Jáder. Essa informação sinaliza que qualquer novo presidente da ALEPA, deve ter amplo trânsito entre Jatene e Jáder. Neste perfil se encaixam como uma luva, Pioneiro e Carmona.

Novo governo estadual: o pepino que Jatene encontrará

Jatene encontrará um estado com novas dívidas. Só de novos empréstimos foram dois bi e quatrocentos milhões. Não sabemos ao certo, quanto deste valor foi destinado a investimento em infra-estrutura econômica, o que poderá gerar retorno em médio prazo. Creio que o povo do Pará precisa saber como estes recursos foram gastos. Não estou preocupado em especular sobre nenhuma dimensão de "desvios", mas sim, quero saber quanto deste recurso foi em direção de gastos fixos e permanentes e quanto foi destinado para investimentos estratégicos para a economia do estado.

Creio que a governadora em mandato findante e ou o novo governador, devem informar ao povo do Pará, sobre o destino deste empréstimo bilionário que será pago por esse mesmo povo, nos próximos trinta ou quarenta anos.

NPI: Professora "mal humorada" pede desculpa pela metade

A Professora, após a coordenação do ensino fundamental do NPI ( Escola de Aplicação da UFPA), ouvir os estudantes da turma 504, da quinta série e estes confirmarem o bulling cometido pela professora Helenice Ribeiro de geografia, contra meu filho Rohuanhi, esta balbuciou, constrangida, as seguintes palavras; "descupem pelo mal entendido".

É consenso dentre os alunos, da turma 504, a idéia de que esta professora passa 90% de seu tempo junto a esta turma, de mal humor. Rohuanhi tem intercedido para que paremos por aqui e que venhamos a encerrar este assunto. Minha vontade seria levar esta docente às barras da justiça. Estou esperando a resposta do NPI e da ouvidoria da UFPA, para então tomar uma decisão final sobre esta agressão contra o meu garotinho.

Governo Jatene: Jáder junto com o PSDB

Em entrevista publicada no blog Perereca d a Vizinha, neste final de semana, Jáder confirma a ampla sintonia com o novo governador eleito, e parece confirmado que o PMDB fará parte da coalizão de governo que ajudará jatene, assim como garantirá estabilidade parlamentar, também conhecida como governabilidade. Veja mais aqui

Confronto na Ásia: China convoca cúpula contra a guerra

A China acaba de convocar uma reunião de emergência para tentar evitar uma corrida armamentista na região. Na semana passada a Coréia do Norte atacou uma cidade sulcoreana, deixando dois mortos. Veja mais aqui

Dívida com a União: IGP-DI arrocha estados

Como a dívida dos estados com a união está indexada pelo IGP-DI, que capta as variações do câmbio de das commodities internacionais, o resultado é um arrocho gigantesco contra os estados. Os governadores começam um movimento junto à Presidente eleita par alterar esta forma de indexação, leia mais aqui