Debate RBA: Jetene ganhou de Ana e juvenil

Na minha opinião foi Jatene quem dominou o debate, se o compararmos com Ana e Juvenil. Juvenil se apresentou vacilante na articulação do discurso e demonstrou pouca capacidade de enfrentamento perante aos ataques recebidos. Já Ana Júlia, apresentou-se defensiva frente ao ataque tucano. A petista demonstrou fraqueza tanto na afirmação de propostas e projetos como na hora de fazer frente à investida de Jatene. Enfim, globalmente, Ana foi chacinada politicamente , pelo PMDB, PSOL e PSDB, no debate da RBA.

Debate da RBA: F.Carneiro melhor desempenho individual, mas não disputa

Fernando Carneiro-PSOL foi sem dúvida nenhuma quem obteve 0 melhor desempenho individual no contraditório. Mas F.Carneiro não tem voto e não apresentou propostas, apenas desconstruiu os discursos de juvenil, Ana e Jatene. Carneiro, de fato, não está na disputa.

Debate da RBA: Linchamento de Ana

Parecia um linchamento político o debate da RBA. Era Juvenil, Jatene e F.Carneiro batendo na Ana Júlia. Não houve aprofundamento das propostas de curto e médio alcance, enfim, Ana tentou prestar contas de seu governo e os oposicionistas buscaram maximizar os pontos negativos do governo petista.

SINTUFPA: chapa 1 vence

Por uma diferença de 79 votos, a chapa dirigida pelo PSTU/PSOL ganhou as eleições para o SINTUFPA. Neste biênio, a turma trosca completará oito anos à frente do sindicato. Nossa entidade vem perdendo sócio de forma acelerada, e este movimento fortalece o controle partidário repetido de nosso sindicato. O caos está a caminho.

Rejeição: a sinuca de bico de Ana

Os marqueteiros de Ana Júlia estão numa sinuca de bico: precisam diminuir a rejeição da governadora e precisam, ao mesmo tempo, aumentar a rejeição de Simão Jatene perante o eleitorado. Acontece que no momento em que a candidatura Ana começar a bater em Jatene, receberá como resposta, de um lado, o aumento da rejeição de Jatene, e de outro, terá de troco automático uma boa parcela de rejeição, pelo simles fato de bater. E para quem já está com uma rejeição nas nuvens, vive diante de...uma escolha trágica.

A única solução, seria Ana usar uma outra candidatura para baixar o sarrafo em Jatene. Mas custaria...muito caro. Ou seja, Ana não depende de sí só para criar rejeição em Jatene.

Ana na TV: parece que está na frente

A tranquilidade e o ufanismo da campanha de Ana Júlia na TV, tenta passar a imagem de uma situação política sob controle. Esta postura tende a afundar ainda mais a campanha, do que reverter o grave quadro de rejeição da governadora. Mais parece o sorriso de aeromoça, para tranqulizar os passageiros, quando o avião está em queda. Este comportamento poderia ser resumido na seguinte frase: "Vamos fingir para o eleitorado que tudo está bem, que tudo ficará maravilhoso". Enquanto Jatene, na TV, está esmurrando o governo Ana e o PT , por outro lado, a candidatura Ana Júlia nada faz para relembrar aspectos negativos dos governos tucanos de 1994/2006.

Quem está fazendo pesquisas no interior das coligações sabe da rejeição estratosférica de Ana Júlia (58% no estado e 52% em Belém) e que Jatene vem liderando com folga, de pelo menos 15 pontos esta corrida governamental.

Então, a campanha de TV de Ana deveria centrar em duas direções simultâneas: de um lado resgatando a imagem pessoal da governadora que foi detonada pelo acúmulo de alguns escândalos, como: Os assessores da beleza, A menina presa com 20 homens na mesma cela em Abaeté, o namorado nomeado para dirigir o setor de aeronaves do estado, os kits escolares, o aluguel de 450 palios por 20 milhões e o relatório da Auditoria geral do estado. E de outro, divulgando, como prestação de contas, o que o governo fez e o que a governadora conquistou junto ao governo Lula, para nosso estado.

O problema da campanha na TV de Ana, é que seus marqueteiros acham que divulgar as obras federais no estado, capitalizando-as, removerá, teleologicamente, a rejeição da governadora. Ontem foi divulgado o investimento federal no nordeste do Pará, segundo o programa, a pedido de Ana, porém os marqueteiros não relacionaram a criação de ocupação produtiva de 13 mil famílias com a dinamização da economia no comércio, no emprego, na indústria das cidades do entorno, diminuindo o potencial de fazer a população urbana da região sentir-se contemplada com a iniciativa.

Caso a direção de marqueting de Ana continue ignorando esta altíssima rejeição, como se ela não existisse, a rejeição cairá muito pouco nas próximas semanas. Quem tem mais de 45% de rejeição nunca ganhou eleição, em segundo turno, numa disputa para governo estadual, principalmente no Pará, aonde 2/3 do eleitorado se concentra no interior.

Ahh... nenhuma candidatura está discutindo um projeto de médio e longo alcance para o estado, relacionado a: segurança, saúde, interiorização do desenvolvimento, infraestrutura para o desenvolvimento industrial como: ferrovia, rodovia, aeroportos, energia, transporte urbano, etc.

SINTUFPA: Sede "socializada" à marambaia

Andando pelas ruas da cidade hoje ouví um carro som noticiando uma grande festa, neste sábado, na séde do SINTUFPA. A festa será comandada pelo Tupinambá e custará a entrada de R$ 3,00 (três reais). Além da séde ter sido expropriada dos servidores, parece que vem sendo usada para fazer arrecadação financeira. Quem tentar entrar deve pagar. Note, qualquer festa semelhante custa pelo menos R$15,00 (quinze reais) a entrada.

Será que nossa séde está sendo transformada em local para agradar o proletariado da marambaia? seria para ganhar votos e de quebra fazer uma finançazinha? Uma coisa é certa, há muito os servidores deixaram de frequentar a outrora desejada séde campestre.

Dia 26 tem eleições, será a hora de ajuste de contas.

Enquete sobre o desempenho da diretoria do SINTUFPA

Os internautas da UFPA foram desafiados a concederem uma nota à diretoria do SINTUFPA neste final de seis anos de mandatos consecutivos. O resultado fala por sí mesmo:


9- 10 (nota Excelente) 14%

7- 8,9( nota BOM) 3%

5- 6,9 (nota Regular) 1%

0- 4,9 (nota Insuficiente) 80%.

Eleição de 2010: A imagem de Ana

Quer ver uma interessante análise do perfil da governadora Ana Júlia segundo os eleitores paraenses? então leia o texto do marqueteiro Dornélio Silva, aqui

IBOPE/VOX POPULI e o PPGCP e as pesquisas no Pará

Esta semana o IBOPE está fazendo pesquisa eleitoral no Pará. No dia 01 de setembro será a vez do VOX POPULI. Como checador destas duas pesquisas está a pesquisa do PPGCP que estará nas ruas a partir do dia 02 de setembro. O PPGCP/UFPA com esta postura estará contribuindo para minar com pesquisas que venham a ser manipuladas nas margens de erros, a custas de milhões. É nossa maneira de contribuir com a democracia no Pará.

PPGCP: Política em foco

O programa política em foco que pretendia ser uma ação multidisciplinar entre o Programa de Pós Graduação em Ciência Política (PPGCP) e a Faculdade de Comunicação da UFPA , não contará mais com a FACOM. O colegiado da faculdade decidiu não entrar nessa. As conversas estavam avançadas e só faltava o - sim- do colegiado.

Agora o "Política em Foco" deverá ser patrocinado somente pelo PPGCP.

SINTUFPA: 78% arrasam com diretoria cansada

Depois de seis anos consecutivos, solitariamente dirigindo o Sintufpa, os militantes do PSTU/PSOL parecem cansados. O sindicato está imobilizado perante a categoria, a séde campestre terceirizada para a marambaia e o serviço médico quase desativado. A enquente que está finalizando no Bilhetim revela que 78% de nossos internautas dão nota entre 0 - 4,9 à diretoria em ocaso. É reprovação pura. será que a enquete refletirá as urnas no dia 26 de agosto?

FACOM/PPGCP: Política em Foco

A partir do dia 14 de setembro deve estrear na TV paraense um programa chamado Política em foco. Esta é uma iniciativa da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós Graduação em Ciênica Política da UFPA. No primeiro programa está previsto a presença dos candidatos ao governo apresentando suas propostas sobre segurança pública. Nos programas os doutores do PPGCP debaterão as propostas destes candidatos. O programa deverá ir ao ar na terça feira à noite(14). Os convites aos candidatos estão sendo expedidos. As entrevistas individuais serão previamente gravadas nos comitês de cada candidato.

UFPA nas eleições 2010

Dia 02 de setembro o Laboratório de Ciência Política colocará nas ruas a pesquisa de opinião estadual sobre as disputas para o governo estadual. Os resultados serão divulgados para todo a estado do Pará. Acabaremos com a caixa preta das informações eleitorais.

Eleições 2010: a surpresa chamada Juvenil

Ninguém parece acreditar que Juvenil está começando a corrida eleitoral com 13% das intenções de votos. Todos, espantados, me perguntam: mas o Priante terminou as eleições de 2006 com 12%, como o Juvenil está iniciando com 13%? Pois é, Juvenil surpreende a todos com este desempenho inicial. Caso Juvenil cresça mais 5 pontos percentuais nas próximas duas semanas, o negócio pode vir a esquentar para a candidatura Ana.

Mestrado: Humbertinho (Cunha) defende dissertação nesta quinta (26)

Nesta quinta feira (26) no auditório do IFCH as 15 hs o mestrando em ciência política da UFPA Humberto Lopes Cunha defende sua dissertação de Mestrado denominada: O Sistema Partidário Eleitoral do Pará: fragmentação e volatilidade nas Micro-regiões do Pará: 1990/1994/1998/2002/2006. Humbertinho é meu orientando e revela interessantes aspectos das disputas partidárias pelo interior do Pará. É estudo inovador.

Pará: Quem chegará ao senado?

Creio que o favorito ao senado, pelo Pará, neste momento à primeira vaga é Jáder. A segunda vaga está neste momento, com Paulo Rocha. Mas se Flexa Ribeiro vir a surfar na alta e longa onda Jatene em gestação, Paulo Rocha pode vir a ser supreendido na reta final desta disputa senatorial.

Paulo Rocha, ao deixar em aberto a segunda vaga de sua chapa ao senado, corre um sério risco. Este risco se conforma devido ao perfil ideológico dos eleitores do PMDB e do PSDB. De um lado o segundo voto de Flexa e de Jáder, tendem a ser conservador, ou seja, tendem a evitar Paulo Rocha e se auto-completar. Já o segundo voto de Paulo Rocha seguirá a orientação partidária, ou seja, na direção de Jáder. O PMDB de Jáder não tem organização política e ideológica suficiente para centralizar o segundo voto ao senado em Paulo Rocha.

Assim, Jáder sairá locupletado de votos, e Flexa possivelmente herdará a maioria do segundo voto dos eleitores de Jáder, devido ao perfil ideológico semelhante entre os eleitores de Jáder e Flexa.

Portanto, faz falta a Paulo Rocha uma aliança fechada à segunda vaga ao senado, de ideologia de centro direita, como F. Yamada, que teria um potencial enorme de votos, tendo como ponto de partidas, suas empresas e o ramo supermercadista.

Em síntese, se a eleição fosse hoje, seriam nossos representantes no senado: Jáder e Paulo Rocha. Mas no dia 03 de outubro, a provável onda Jatene pode puxar a candidatura de Flexa.

Eleições no Pará: ser cientista é ter a ética da convicção.

Segundo weber, o cientista deve ter a ética da convicção e procurar expressar o mundo como ele é. Minhas informações sobre a corrida eleitoral de 2010 no Pará tem machucado muitos amigos que sempre torceram pelo PT.

Neste contexto de desinformação dolosa, os blogs tem de romper o silêncio da grande mídia e oferecer uma luz aos eleitores paraense. Da mesma forma que antecipei em 10 dias a grande chance de Dilma vir a ser eleita no primeiro turno, estou, aqui no Pará, informando há seis meses a enorme rejeição da governadora do estado, que vem oscilando entre 55 e 60%. Creio que após três semanas de horário eleitoral gratuito, começa a cair a rejeição de Ana, devido as prestações de contas de seu governo que vem sendo realizada.

Quando Ana começar a crescer nas pesquisas e diminuir sua rejeição, não tenham dúvida, eu darei a devida divulgação, aqui. Mas neste momento, Jatene tem as maiores chances de chegar ao palácio dos despachos. Dentro de duas semanas, informarei se Juvenil tem potencial de disputar a passagem ao segundo turno.