A derrota de Ana Júlia III: Governo com obras e sem marketing ...é derrotado

No terceiro texto sobre as razões da derrota do governo Ana júlia, analiso como um governo com obras e serviço pode ser derrotado, quando a população não tem percepção dessas realizações. Veja aqui

A derrota de Ana Júlia II: E Ana...sentiu-se vitoriosa

Ao reconhecer que Jatene ganhou a disputa eleitoral de 2010, Ana Júlia afirmou peremptoriamente que sentia-se vitoriosa, pelos projetos estruturantes que havia implantado no Pará. Parece que Ana júlia ainda não começou a fazer autocrítica do desatre que foi o seu quadriênio à frente do governo do Pará. Veja minha análise a este respeito, aqui

Mestrado em Ciência Política: sai Edital 2011

Saiu o Edital do processo seletivo do Mestrado em Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA. Veja aqui. As inscrições vão até 08 de novembro.

A derrota de Ana Júlia: Por que Ana Júlia foi derrotada I

A partir de hoje passo a fazer algumas reflexões sobre as razões da derrota do governo Ana Júlia. Inicio tentando entender a racionale do secretariado político de Ana Júlia, o conhecido núcleo duro, formado por Maurílio monteiro, Marcílio Monteiro, Cláudio Puty e Carlos Botelho. Nos próximos dias analisarei as políticas objetivas deste governo expurgado do poder pelo povo do Pará. Veja minhas reflexões iniciais, aqui

As pesquisas eleitorais e o Laboratório de Ciência Política da UFPA

Já estamos começando a preparar os financiamentos públicos para as eleições de 2012 e 2014. Lembro que as coligações que nestas eleições vindouras aparecerem em baixa nas sondagens de opinião pública, detestarão os resultados das pesquisas. Queremos que a Ciência Política da UFPA tenha em períodos eleitorais um dos momentos chave para a realização de suas Oficinas Eleitorais, no contexto de construção de nosso Observatório Eleitoral.

Mestrado em Ciência Política: Inscrição vai até o dia 08/11/2010

No dia 08/11/2010 é o prazo limite para a inscrição à seleção do Mestrado em Ciência Política da UFPA. Qualquer aluno graduado, de qualquer área do conhecimento, e que tenha talento para o estudo da Ciência Política pode se candidatar à seleção pública.

Os resultados de 2010: as análises começam

Pretendo emitir minhas opiniões acerca dos seguintes temas: a disputa pelo comando da Alepa. Coligação eleitoral e coalizão de governo. Como explicar a derrota do governo Ana Júlia? Podemos afirmar que o governo Dilma é mais homogêneo que o governo Lula no congresso nacional? qual o perfil do Brasil que emerge das urnas? Como Jatene poderá driblar a tática de guerra dos petistas no estado e fazer um bom governo?

Estes são temas que pretendo debater nos próximos dias. No final da noite começarei a emitir opiniões sobre estas temáticas. No momento estou em plena atividade profissional. Este blog não é profissionalizado, para o bem ou para o mal, sou eu quem o produz integralmente.

LCP/UFPA/Veritate e a pesquisa de segundo turno no Pará.

Nossa segunda pesquisa, realizada entre os dias 23 e 28 de outubro apresentou o seguinte resultado. Sabendo de antemão, que as pesquisas são fotografias de momentos, e sua principal finalidade é apresentar as tendências de votos do eleitorado.

Margem de erro 2,5% para mais ou para menos.

Pesquisa LCP/Veritate: Jatene votos válidos da pesquisa 58.7% - o resultado esperado, dentro da margem de erro. O resultado esperado seria entre 56,2% e 61.2% ---Resultado do TRE para Jatene : 55.74% - diferença entre a pesquisa do LCP/Veritate e o resultado do TRE, na votação de Jatene: 56,2 - 55,74 = 0,46

Pesquisa LCP/Veritate: Ana Júlia- votos válidos da pesquisa 41.3%- o resultado esperado dentro da margem de erro. O resultado esperado seria entre: 38,8% e 43.8% ... O resultado do TRE para Ana Júlia: 44,26% - diferença entre a pesquisa LCP/Veritate e o resultado do TRE, na votação de Ana Júlia: 44.26 - 43.8% = 0, 46

Ou seja, apesar de nossa pesquisa ter fechado a coleta de campo no dia 27 de outubro, e ter fotografado as intenções de votos há 4 dias do pleito, a diferença na margem do erro entre nossa pesquisa e o resultado do TRE foi de 0,46 tanto para a votação de Jatene como na votação de Ana Júlia.

E mais importante de tudo, nós acertamos, com precisão, as tendências do eleitorado. A pesquisa só tende a acertar no ponto exato, quando a mesma é realizada um dia antes do pleito, ou na boca de urna.

As eleições 2010 no Pará e as avaliações

As avaliações políticas começarão a ser emitidas nos próximos. dias. Hoje, só quero descanso. Vcs não imaginam o nível de pressão que fomos submetidos devido a nossa decisão de produzir oficinas eleitorais no curso de uma eleição para o governo estadual. O Programa de Pós Graduação em Ciência Política- PPGCP acertou em todas as tendências eleitorais apontadas e foi quem mais se aproximou do resultado das eleições no Pará. O PPGCP/UFPA se transformou num ator respeitado no contexto das disputas eleitorais no estado do Pará.

Eleições 2010 no Brasil: a apuração

Veja o andamento das apurações, aqui

Jatene é eleito governador do Pará

Com 56% dos votos, Simão Jetene é eleito governador do Pará.

Dilma é a primeira presidente do Brasil

Veja a trajetória da primeira mulher a presidir o Brasil, aqui, aqui e aqui

Eleições no Brasil: acompanhe on line

Quer acompanhar as apurações com informações instantâneas pelo Brasil? então clique aqui

Eleições no Pará: Jatene deve ser eleito governador

Hoje (31) , de acordo com as pesquisas eleitorais, Jatene deve ser eleito governador do Pará. Esta é a tendência majoritária presente nas aferições por parte dos Institutos de Pesquisas.

Eleições no Pará: entrevistas

Hoje estarei às 10 hs na Rádio Liberal/Rede Globo- AM 900, e a partir das 19hs, estou convidado para comentar as eleições, na TV RBA- canal 13.

Eleições no Pará e informações instantâneas

Estarei hoje, munido de note book e internet móvel. Quem tiver informações das regiões e municípios pode repassar que nós a reproduziremos, na chamada de capa, aqui no Bilhetim.

A história das eleições no Brasil

Quer acumular conhecimento sobre a história das eleições no Brasil? então leia aqui

Mais 6%: Quem ganha com as abstenções de segundo turno no Pará

As abstenções devem aumentar entre 5 e 6% no Pará, neste segundo turno. Normalmente o aumento das abstenções é em torno de 4%, mas estou inferindo que o feriadão aumentará, mais dois pontos o número das abstenções.

Quem ganha e quem perde com a abstenção?

Quem perde mais é Jatene, pois tem os maiores percentuais nas intenções de votos. Nas regiões urbanas, onde existe maior número de uma classe média formada a partir de funcionários públicos, como Belém , perde mais Jatene. Porém, na região rural, principalmente nas ilhas e longíquos distritos rurais, perde mais Ana Júlia. Esta perda deve-se ao fato de que a coligação de Ana Júlia articulava 14 partidos, e como tal, tinha quase quinhentos candidatos proporcionais (deputados federais e estaduais), e esta rede de candidatos foi desmontada, diminuindo, por conseguinte, os tentáculos de Ana Júlia, pelo interior do Pará.

As abstenções que foram de 21% no Pará, no primeiro turno, pelas minhas inferências, baseadas em eleições passadas, as abstenções deverão atingir o percentual de 27%, no segundo turno, no Pará.

Eleições 2010: as últimas pesquisas

Veja as últimas pesquisas pelo Brasil. Clique aqui

Hoje (31) tem eleições no Pará e no Brasil: o segundo turno

Veja o resumo da corrida eleitoral em segunto turno no Brasil. Veja aqui