EUA vão permitir o envio de celulares a Cuba

da Reuters, em Washington
da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou na quarta-feira (21) que o país vai permitir que os emigrantes cubanos possam enviar celulares a familiares em Cuba. O objetivo é, supostamente, acelerar as reformas na ilha.

O presidente cubano Raúl Castro, que assumiu em fevereiro, liberou em abril a venda de telefones celulares a particulares. Castro autorizou também a venda livre de computadores, DVDs e microondas, além de liberar o acesso a hotéis e o aluguel de carros, direitos antes concedidos apenas a estrangeiros.

Apesar de esses serviços custarem caro em um país em que o salário médio é de aproximadamente US$ 18, muitos têm acesso a dólares por meio do mercado negro, remessas de seus familiares no exterior, por trabalhar para uma empresa estrangeira ou receber estímulos de entidades estatais.

Raúl Castro, que prometeu "mudanças" dentro do socialismo, assumiu o lugar de seu irmão Fidel, que deixou o cargo após quase meio século no poder, devido a seu estado de saúde debilitado.
"Se Raúl leva a sério as chamadas reformas, terá que permitir que esses telefones cheguem aos cubanos", disse Bush, em evento na Casa Branca para comemorar o primeiro Dia da Solidariedade com o Povo Cubano. Washington mantém um embargo contra a ilha há mais de 45 anos e resistiu várias vezes a suavizá-lo.

Problemas globais, problemas locais




A primeira imagem ilustra o problema na cidade de Nápoles (Itália). A segunda publicada no jornal O Liberal (21/05/08), mostra rua na Cidade Nova V (Ananindeua).

Confira O Liberal
Confira Estadão

Agressão no Pará não vai atrapalhar discussão sobre Belo Monte, avalia Eletrobrás

A agressão a um engenheiro da Eletrobrás no município de Altamira, no Pará, ocorrida na terça-feira (20), foi classificada como um caso pontual pelo diretor de tecnologia da empresa, Ubirajara Rocha Meira. Segundo ele, o episódio não irá atrapalhar a discussão sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). De acordo com o diretor, a Eletrobrás “lamenta veementemente” o ocorrido e está tomando todas as providências para identificar e punir os culpados.

“A Eletrobrás espera que haja bom senso por parte de todos e que entendam que a empresa, mais que ninguém, está preocupada com o meio ambiente”, disse Meira, que participa, em Foz do Iguaçu (PR), do Fórum Global de Energias Renováveis.

O diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, minimizou o episódio. “Os excessos sempre são ruins, mas sempre ocorreram, não podemos achar que isso é o fim do mundo”, avaliou. Para ele, as hidrelétricas são fundamentais para possibilitar o crescimento do país, mas devem ser construídas procurando respeitar o meio ambiente.

O engenheiro Paulo Fernando Rezende, coordenador dos estudos de Belo Monte, foi ferido com um golpe de facão no braço por índios da etnia Caiapó, durante um evento em Altamira que discutia a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Índios divulgam documento contra as barragens

Representantes dos 24 povos indígenas da bacia do Xingu foram recebidos na Justiça Federal de Altamira nesta quarta-feira (21/05) pelo juiz federal Antonio Carlos Campelo. “A Justiça Federal considera os povos indígenas como irmãos e compreendemos os anseios de vocês, porque a Constituição garantiu seus direitos e isso não pode ser ignorado”, disse o juiz ao recepcioná-los. O encontro foi acompanhado pelos procuradores da República Felício Pontes Jr e Marco Antonio de Almeida e fazia parte da agenda do Encontro Xingu Vivo para Sempre, promovido por organizações não governamentais, movimentos sociais e pelos próprios índios.

As lideranças se revezaram falando ora em sua própria língua, ora em português, mas pedindo unanimemente para que o rio Xingu não sofra barramento em nenhum ponto. “Não somos contra o desenvolvimento do país, somos contra projetos que vão dar lucro apenas para algumas empresas, alguns empresários e deixar índios e ribeirinhos na miséria. Isso está errado e contamos com a justiça do nosso país para não deixar violar os direitos indígenas, como brasileiros que somos”, resumiu Gercinaldo Sateré-Maué, coordenador da Confederação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Os indígenas entregaram um documento ao juiz, que se comprometeu a encaminhá-lo ao Presidente da República, ao Vice-presidente da República, ao Presidente do Congresso Nacional e à Presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Os índios também presentearam ao juiz uma borduna - espécie de porrete feito artesanalmente. “É uma grande satisfação conhecê-los, vocês são pessoas gentis e muito inteligentes, são brasileiros que todos os brasileiros deveriam conhecer”, despediu-se Campelo.

Inquérito

O Ministério Público Federal acompanha o inquérito, instaurado a pedido do procurador Marco Antonio Almeida, em que se apura o incidente da terça (20), quando o engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, foi ferido depois de uma confusão com índios de várias aldeias. O inquérito tem prazo de 30 dias para ser concluído e deve ser acompanhado por antropólogos.

Fonte: Pará Negócios (com informações da Agência Brasil e da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Pará)

Nos bastidores da Juventude... (parte II)

Na UFPA, estas são as chapas que disputam o DCE:

Chapa 1 - "ARRAIAL DOS ESTUDANTES - OPOSIÇÃO", com 1.089 membros (UJS/PCdoB, Campo Majoritário/PT, BEC/PT, PDT, PPS)
Chapa 2 - "SEMPRE EM FRENTE", com 225 membros (PSTU/Conlute)
Chapa 3 - "APENAS COMEÇAMOS...", com 1.621 membros (PSOL)
Chapa 4 - "O MOVIMENTO - OPOSIÇÃO", com 104 membros (DS/PT e Marcha Mundial das Mulheres)

A atual gestão do Diretório é, majoritariamente, composta por membros do PSOL. A maioria desses militantes, segundo os próprios, vivem lutando, pois só aparecem nas salas de aula da UFPA durante as eleições (CA's e DCE). Será que eles seguem a risca a frase "não deixe a escola atrapalhar seus estudos", ou será mera confusão?

A Democracia Socialista (DS), tendência do PT, segue isolada nessas eleições. Será que existe esperança?

Eis as questões...

Nos bastidores da Juventude...

Cássio Nogueira, 23 anos, estudante de ciências sociais na UNAMA, diretor de Políticas Públicas de Juventude na UNE, é o novo secretário da juventude no PT. Este, membro da tendência PT Pra Valer - Juventude da Revolução Democrática, venceu seu adversário (de mesma tendência - Juventude Cabocla Socialista do Pará) sob diferença de 16 votos (88 x 72).

Enquanto isto na UFPA, os movimentos (todos separados) continuam na batalha por votos para o Diretório Central dos Estudantes. Dizem que isto PODE significar as prévias para a eleição à reitoria. Será?

Marituba é a primeira Cidade Digital do Pará

Da Redação
Agência Pará


Com a implantação da Cidade Digital, mais de 30 pontos estão interligados em Marituba

Marituba, na Região Metropolitana de Belém, é a primeira Cidade Digital do Pará. A instalação de dois infocentros, a interligação, por cabos de fibra óptica, dos principais serviços públicos nas áreas de educação, saúde e segurança, e a instalação de um sistema que possibilitará o acesso gratuito à internet em plena praça pública são ações do Navegapará, programa de inclusão digital que deverá beneficiar mais de 2 milhões de pessoas até o fim deste ano.

A governadora Ana Júlia Carepa inaugurou, na manhã deste sábado (17), o Infocentro Mãe da Divina Providência, no bairro Novo Horizonte, onde moram mais de duas mil famílias. De lá, ela seguiu para o Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), onde conheceu a base da rede que possibilitou a implantação da Cidade Digital em Marituba. Segundo o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, são mais de 30 pontos interligados em Marituba.


“A instalação dos infocentros é um marco, porque garante acesso gratuito e irrestrito da população à internet e, por conseguinte, todos os serviços que hoje em dia podem ser utilizados por meio dela, sem contar a quantidade de informação disponível na rede. Jovens poderão usar os computadores dos centros e aprender tudo sobre informática e as ferramentas da tecnologia da informação”, disse o secretário.


Cada infocentro tem três monitores, pessoas da própria comunidade, treinadas pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). O outro infocentro de Marituba fica na comunidade Marituba 1. “São comunidades que têm direito de acesso a essa tecnologia, que ansiavam por melhores condições de comunicação e acessibilidade”, completou o secretário.


Inaugurando o novo serviço, Ana Júlia Carepa pôde conversar, diretamente do Iesp, em Marituba, com o delegado geral de Polícia Civil, Justiniano Alves, que estava na sede da Polícia Civil, em Belém. A conversa em tempo real, explicou Maurílio Monteiro, é apenas um dos recursos de que poderá dispor qualquer pessoa em Marituba com um computador e os equipamentos necessários.


Eqüidade - Para uma platéia de líderes comunitários e autoridades, a governadora lembrou que a instalação da primeira Cidade Digital do Navegapará em Marituba, município cujo prefeito, Antônio Armando (PSDB), é de oposição ao governo do Estado, é a prova de que “esta administração atua em parceria com todas as prefeituras, sem discriminação de partido, credo ou filosofia”. Disputas políticas, lembrou, não podem penalizar o povo.


A instalação dos infocentros, destacou ainda a governadora, gera oportunidade de emprego e renda para as comunidades carentes, já que os monitores recebem qualificação profissional e uma bolsa no valor de um salário mínimo. As Cidades Digitais, ressaltou, também trazem ferramentas que são poderosos aliados da educação. “Teleconferências, telecursos, educação à distância, palestras, tudo isso vai ser somado às atividades na escola e nos centros de formação”, acentuou.


Para a saúde, os avanços também são enormes. Será possível, por exemplo, nos mais longínquos lugares do Estado, conseguir para um paciente uma segunda opinião médica, por intermédio da comunicação on-line. Exames e outros procedimentos médicos poderão ser processados digitalmente.


Ampliação - O governo do Estado vai inaugurar, até agosto deste ano, mais 13 Cidades Digitais, dentro do programa Navegapará, executado em parceria com a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e a Rede Metrobel. São mais de 1,8 mil quilômetros de fibra óptica da estatal e outros 30 quilômetros da rede. No interior do Estado, desprovido de diversos órgãos, as Cidades Digitais terão telecentros de negócios e centros para teleconferências. Além disso, serão inaugurados mais de 100 infocentros.


Graças a um convênio com o Ministério da Educação (MEC), mais 39 municípios serão beneficiados com o uso de um sinal de rádio que cobrirá de Santa Maria do Pará a Bragança, totalizando mais de 600 escolas interligadas ainda este ano.


Texto: Luiz Carlos Santos - Secom