Reitor terá candidato

De acordo com entrevista do Reitor Alex no jornal Beira do Rio da UFPa, este dirigente máximo de nossa universidade terá candidato na próxima sucessão. Alex é claro, reafirma que não usará a máquina da universidade em favor de seu candidato. A pergunta que não quer calar: Alex exonerará seus auxiliares que não apoiarem o candidato oficial? A minha interpretação é clara: O Reitor ao afirmar que terá candidato está mandanto um recado a qualquer um de seus auxiliares recalcitrantes: manquem-se, e entreguem o cargo aquele assessor que não acompanhar a minha decisão. Não importa se o contrato das eleições de 2005 devesse valer até julho de 2009.

Deve ficar a lição à todos os negociadores em política, seja ela acadêmica ou partidária. Quando fechar um acordo aliancista pré-eleitoral. deve ser prevista a validade do acordo, se durante toda a gestão ou o acordo deve durar apenas três anos.

Regras garantem tranquilidade à continuidade institucional da UFPa.

As regras que definem pré-condições para a definição de quem pode candidatar-se à reitoria das universidades brasileiras garantem tranquilidade de continuidade institucional. Reitor e Vice, tem de ser pelo menos professor associado ou doutor, e normalmente a equipe vem composto em sua maioria de doutores e mestres. É por isso que só acadêmicos podem dirigir as universidades federais. Portanto, está afastado qualquer possibilidade de discurso terrorista contra qualquer uma das candidaturas, hoje em construção na UFPa. Claro, nestas eleições teremos candidaturas acadêmicas mais ou menos à esquerda. e o critério ideológico nunca foi motivo de preconceito em nossa instituição. É só lembrarmos das eleições de 2001, quando a professora Tancredi derrotou eleitoralmente a professora Marlene Freitas nas eleições para a Vice-Reitoria da UFPa. Ahh, o governo FHC não nomeou a mais votada.

Diretor do Instituto de Geociências se afasta do processo sucessório

Depois de idas e vindas na definição do candidato oficial para disputar a reitoria o prof. Dr. Geraldo das Virgens parece que perdeu a paciência. Num dia o candidato era Marlene Freitas, noutra semana o candidato era Silveira e fnalmente surge a candidatura Regina Feio. Desgastado com tanta indefinição, este diretor tem confidenciados a amigos que se retirou do processo.

O jogo de Licurgo

Depois do jogo político protagonizado pelo prof. Licurgo, à revleia da Administração Superior, existe pouca dúvida de que este professor está se credenciando para ser vice da chapa de Regina Feio. O problema agora é: como Licurgo conseguirá finalizar este movimento sem perder o apoio do grupo de dirigentes dos campi, que quer uma candidatura independente da Administração Superior?

Dizem que há poucos meses atrás Licurgo recusou peremptoriamente ser o vice da prof. Regina, mas com o veto ao seu nome para a cabeça da chapa oficial, este professor agora pode ser o vice, ou quem sabe, mantém seu cargo de Pró-Reitor ou avança para conquistar a FADESP?

Caramba, não era esta imagem que eu tinha deste grande mestre das salas de aulas.

Bons governos salvam vidas: São Paulo diminuiu pela metade os assassinatos.

São Paulo diminuiu o números de mortos pela metade em dois anos, a receita: 1-Os Paulistas fizeram o georeferenciamento dos assassinatos.
2- Descobriram que 90% dos assassinatos não eram consequência de latrocínio, mas sim, em consequência de bebedeiras e uso de drogas mais pesadas.
3- Descobriram que a grande maioria dos cadáveres concentrava-se nas "biroscas"que são pequenos bares irregulares que habitam as periferias das cidades.
4- Fecharam as biroscas, ou impuseram a regularização, e concentraram as fiscalizações nestas áreas.
5- Impediram firmemente a presença de menores nas baladas e biroscas destas regiões.
6- Triplicaram o número de prisões, e mais importantes, mantiveram os bandidos e marginais "guardados" nas prisões.
7- Triplicaram o número de vagas nas prisões. Afirmou o especialista, no mais recente encontro da Associação Brasileira de Ciência Política em Campinas: Prender mais e mante-los presos já diminuiu o número de assasinatos em 50% em São Paulo.
8- Claro, resolver em definitivo o problema da violência, só com políticas públicas estruturais que venham a corrigir 400 aos de abandono da população mais pobre do Brasil.
Estas ações determinaram a queda brusca do número de assassinatos

A situação dos eleitores de Ananin

Eleição empatada tecnicamente. 47% dos eleitores acham que a cidade está igual ou piorou. violência, saúde e água encanada são os principais problemas. Os eleitores dos bairros esquecidos são os mais céticos com a gestão do atual prefeito, em resumo, quer ganhar as eleições em Ananin? aposte nos bairros e distritos esquecidos.

Eleições- Mudar a Demos para melhorar a Pólis

Demos: são os cidadãos, as pessoas titularizadas, podem votar e serem votadas. Pólis é o Estado como um todo (executivo, legislativo e Judiciário). Como podemos querer uma Pólis Finlandeza com uma concentração de renda que supera tão somente Serra Leoa?

Quase 30% do povo brasileiro ganha até R$ 100,00 (cem reais por mês) e mais de dois terços da população ganha até três salários mínimos.

Mai de 50% dos parlamentares brasileiros se alimentam dos eleitores desesperançados com a atividade política e são eleitos com base na patronagem (troca de favores), com eleitores ou com prefeitos.

Para alterar este quadro: Mudar as regras da competição eleitoral (voto em lista, financiamento público de campanhas), Aprimorar as instituições que impeçam a corrupção política e penalizem os infratores de fato e, finalmente, distribua-se renda, aposte-se na educação ciência e tecnologia, descentralize-se o investimento industrial do País e aposte-se na organização autônoma da sociedade civil, principalmente a interiorana.

Marlene continua lembrada

Correu forte pelos corredores da UFPa, agora à tarde, a informação de que a ex Vice-Reitora Marlene Freitas continua sendo um sonho acalentado por importantes segmentos do status quo. Estes segmentos reconhecem a capacidade, da referida professora, em impor rítimos aos debates que tomarão conta da universidade no próxim o período. Logicamente que estes atores sonham que a prof. Marlene venha a defender sua tese até novembro. As eleições seriam então em abril de 2009.

Silveira teria constrangido Licurgo

Correu solto pelos bastidores da reunião dos apoiadores do prof. Licurgo um fato espantoso que teria ocorrido no último encontro entre o Reitor, Silveira e Licurgo. Nesta reunião de enorme tensão, Luiz Carlos Silveira, já convencido de que sua candidatura estava inviabilizada, fez uma ação imperiosa, desconcertante e no mínimo constrangedora: Silveira no momento de sua renúncia teria solicitado em tom imperial que Licurgo também renunciasse à sua candidatura em nome da unidade da Administração Superior. Então o professor Licurgo, ainda surpreso com tanta desinibição e ousadia, disse que primeiro teria de ouvir o grupo que o tinha lançado para depois informar a decisão. Segundo o relator do episódio, a renúncia de Silveira, e esta intimação, no mínimo inoportuna a Licurgo, mais parecia um jogo ensaiado visando a retirada da candidatura Licurgo.

A Aposta da Internauta

Uma internauta da UFPA, aposta em e.mail enviado ao blog, que estas serão as chapas que disputarão a reitoria: Regina/Afonso, Maneschy/Licurgo e Tancredi/Olgaizes.

Vírus na Net

U=R=G=E=N=T=Í=S=S=I=M=O !!!!!!!!!!! Fiquem atentos nos próximos dias!· Não abram nenhuma mensagem com um arquivo chamado ' invitation', Independente de quem a enviou.· é um vírus que 'abre' uma tocha olímpica que 'queima' todo o Disco rígido do computador. Este vírus virá de uma pessoa conhecida que tem seu nome em sua Lista· de endereços, por isso você deve enviar esta mensagem a todos Os seus contactos.· É preferível receber 25 vezes esta mensagem, do que receber o vírus e abrí-lo..· Se receber a mensagem chamada 'Invitation' não a abra e apague do seu computador imediatamente!· É o pior vírus Anunciado pela CNN e classificado pela Microsoft Como o mais destrutivo que já existiu . Ele foi descoberto ontem à tarde pela McKafee e não existe Anti-vírus para ele.· O vírus destrói o Sector Zero do Disco Rígido, onde as informações Vitais de seu funcionamento são guardadas.· ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS QUE VOCÊ CONHECE.

Esquerdistas acham que ganham a reitoria

Pelos corredores do vadião as análises otimistas se multiplicavam: ADUFPA sozinha controlaria 30% dos docentes, SINTUFPA sozinho controlaria no mínimo 30% dos funcionários, DCE sozinho controlaria no mínimo 20% do voto estudantil. Caso PSOL e PSTU lancem um(a) candidato(a) competitivo, carismático, no contexto de uma eleiçao paritária, a eleição para a reitoria já estaria 40% definida. Esta, naturalmente era a avaliação otimista da candidatura Tancredi (Olgaizes). É agora ou nunca...finalmente teremos uma reitoria classista?

Lançamento de Regina deflagra campanha

O lançamento da candidatura Regina Feio pela Administração Superior e parte de diretores dos Institutos da capital deve deflagrar a campanha eleitoral na UFPa. Seguramente após o próximo feriadão estas articulações virão à tona.

Paulo Amorim declara apoio a Maneschy

O prof. Dr. Paulo Amorim, ex-diretor do CCS, hoje Instituto, declarou apoio e engajamento total na campanha do prof. Carlos Maneschy. Amorim tem grande apoio de vários grupos de docentes nos cursos de Medicina, Odonto, Enfermagem, Nutrição e Farmácia, além de excelente relação com os líderes estudantis de medicina. Sem dúvida é um apoio de peso.

Professor Licurgo reúne grupo de apoiadores

Por todo o dia de ontem (13) o Pró-Reitor de Ensino Licurgo Brito reuniu o grupo de professores e funcionários que lançaram sua candidatura a Reitor. O objetivo do encontro foi avaliar a conjuntura da UFPa após a renúncia de Silveira. Para onde vai Licurgo e seu grupo. Uma coisa é certa, Licurgo se sente rejeitado, repetidamente, pelo status quo. Como pode um professor com este quilate jamais ter sido lembrado para disputar a reitoria pelo núcleo duro da Administração Superior?

O destino de Silveira

Possivelmente o ex-candidato Silveira, depois de levado a concluir que deveria renunciar à candidatura deverá acompanhar a candidatura Regina Feio. Mas o destino dos diretores que o seguem ainda é uma incógnita.

A campanha eleitoral municipal começa dia 19

Segundo pesquisas de opinião pública, de fato o eleitorado se liga no processo eleitoral nos 45 dias de campanha eletrônica. Grande parte do eleitorado só toma a decisão final do voto nos últimos 15 dias. Em média 30% do eleitorado pode mudar de opinião após uma escolha inicial.

Estou falando, naturalmente, de eleições majoritárias( prefeito, governador, presidente e senadores). Nas eleições proporcionais, 70% dos eleitores chegam no dia da eleição sem candidato. O problema se resume no seguinte: com mais de 600 candidatos, sem história política, desfilando promessas, e com a ausência da maioria dos parlamentares,depois de eleitos, por quatro anos, os eleitores têm péssima avaliação dos parlamentares.

Então a TV e rádio são decisivos para as eleições majoritárias. Candidato a vereador só tem voto garantido no corpo a corpo.

A Saúde virá com Regina Feio?

Seguramente a professora Regina Feio traz consigo a maioria do curso de Odontologia. A questão hoje é: Regina conseguirá atrair a maioria das lideranças acadêmicas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição?

Regina deve atrair parte da Esquerda

Outro fator positivo, para a Administração Superior, é que a candidatura Regina Feio, deve atrair parcelas da esquerda petista para a sua candidatura.

A Eleição deve ser em dezembro

A candidatura Regina Feio, por ser muito conhecida, na capital e no interior, deverá impulsionar a decisão da Administração Superior em direção ao mês de dezembro para a realização da eleição.

O Voto deve ser paritário

A candidatura Regina Feio sinaliza que a defesa do voto legalista(70%) deverá ser abandonado pela Administração Superior. Regina tem boa entrada entre os Técnico-Administrativo e entre os Docentes.

A nova candidata: Regina Feio

A professora Regina Feio deve ser a substituta de Silveira, como candidata da Administração Superior, com o apoio de parte dos Diretores de Instituto da capital. A atual Vice-Reitora tem bons serviços prestados à nossa universidade.

A questão é: a professora Regina ainda conseguirá costurar as fissuras produzidas neste vai e vem de candidatos?

Eu, como docente, pertencí ao mesmo departamento e a mesma disciplina (saúde coletiva) na qual a professora atua. Tenho enorme respeito e carinho pela professora Regina Feio e sempre a considerarei uma parceira e amiga. Nada, nem partidos, eleições ou diferenças políticas, fazem com que eu renegue minhas amizades. E mais, acho que esta professora é a mais competitiva, do conjunto de atores, com potencial para ser Reitor(a) que estão na Administração Supeirior.

A gora a Administração tem uma candidata pra valer.

A governadora fará campanha em 2008?

Os candidatos a prefeito do PT pelo interior estão se colando em Lula e evitando a todo custo colocar o nome e a foto da governadora em seus cartazes e folders. O motivo é pragmático, a governadora aparece em todas as pesquisas estaduais de opinião pública com rejeição acima de 60%.

O Pragmatismo definiria candidatura do status quo

Segundo analistas mais argutos a candidatura acadêmica desejada do núcleo da administração superior seria Silveira, mas sua candidatura só poderia ser viabilizada no contexto das eleições dentro da lei (70%). Como os 70% vêm se mostrando inviável dentro da própria administração, a regra da paridade parece ser o caminho natural do CONSUN, a tradição forçaria nesta direção, pois seria a opção menos traumática para as relações políticas na UFPa.

Nesta conjuntura a opção para a reitoria seria mais pragmática, a pergunta agora não é quem é o candidato ideal academicamente, mas, qual o candidato que poderia disputar melhor no contexto do voto paritário.

Então, possivelmente, seria o achômetro, de quem é mais carismático eleitoralmente, que poderia influenciar a decisão do núcleo duro da Administração Superior, em torno do nome mais competitivo que viria a disputar as eleições vindouras. Maneschy e Licrugo , mesmo cmpetitivos, nem pensar

A caneta maldita atuará em breve na UFPa?

Mais uma aposta foi solta ontem nos bastidores da UFPa. Será que nosso Reitor, eleito por 70% de cada categoria universitária em 2005, retaliará membros do atual mandato que não acompanharem sua decisão (em torno do nome do reitorável) neste pleito que se aproxima?

Não acredito que nosso Reitor tome esta decisão, afinal seu mandato ocorre entre 2005 e 2009, e seus apoiadores de 2005 tem estrito compromisso com o mandato atual até o mês de julho de 2009. Nada foi negociado a respeito de sua sucessão para o exercício 2009-2013. Não creio que Alex use a caneta para expurgar de seu mandato quem não vier a apoiar seu candidato a Reitor. Não creio que Alex tenha vocação para coronel. Afinal nosso Reitor sempre condenou esta prática. E uma coisa Alex sempre foi: coerente.

O Preconceito contra Maneschy

Durante o almoço de ontem no vadião um interlocutor noticiava que perguntou abertamente a um dos Diretores de Instituto, que não podem nem ouvir falar da candidatura Maneschy, o porque do veto, ao que o Diretor respondeu: porque ele se lançou sozinho e quer muito ser Reitor.
Aí todos (que estavam na mesa) se perguntaram, mas o que tem de errado de algum professor doutor querer ocupar o cargo mais alto da UFPa?

Quais foram, dos postulantes atual ao cargo de Reitor, que emergiram naturalmente das bases da universidade? Qual dos candidatos proposto dentro do fórum dos dirigentes representa unanimidade?

Qual o motivo real do veto ao prof. Maneschy? è necessário que concluamos que todos os professores doutores tem direito e portanto legitimidade de postular a candidatura a qualquer cargo acadêmico.

É verdade, existem divergências acadêmicas e políticas dentre os competidores e grupos que fazem as candidaturas a Reitor. Estas divergências devem ser explicitadas no processo eleitoral, para que a comunidade universitária escolha qual o melhor caminho para a nossa universidade. Abaixo a despolitização e a politiquinha.

A Candidatura Licurgo

Licurgo se lançou candidato a revelia do fórum dos dirigentes. Licurgo tem como incentivadores grande parte dos dirigentes dos campi avançados. No final do dia de ontem (11-08) corria solta as apostas pelo vadião de que agora o prof. Licurgo será levado (democraticamente) a concluir que sua candidatura é motivo de secessão dentro da Administração Superior. Será que Licurgo ( o esquecido e ignorado) abrirá mão de uma candidatura, cujos autores são os dirigentes dos campi da UFPa?

Silveira fora do páreo

Análise correta. Luiz Carlos Silveira desistiu da candidatura a Reitor. Silveira jamais foi levado a sério como candidato. Na verdade Silveira liderava um grupo de diretores que se moviam em direção da candidatura Maneschy. Silveira foi induzido a achar que poderia ser o candidato e acabou sendo picado pela "mosca azul" da disputa acadêmica. Esta tática objetivou evitar a possível hemorragia com a saída de pelo menos quatro Diretores em direção a candidatura Maneschy. A hemorragia foi aparentemente estancada, Silveira é levado a concluir que deve abandonar a candidatura em nome da unidade do grupo. Será que os Diretores acompanharão a decisão de Silveira?

Quem representa a unidade do grupo dos dirigentes da capital?

Eleição em Ananindeua

Continua empatadíssima as intenções de votos em Ananindeua.

Paulo Amorim no Ensino e Pesquisa da Santa Casa.

O prof. Dr. Paulo Amorim foi convidado e aceitou assumir a Diretoria de Ensino e Pesquisa da Santa Casa. Sem dúvida nenhum temos um quadro executivo e acadêmico ajudando a administrar esta importante casa de saúde. Boa sorte no trabalho.

Schneider defende voto paritário.

Na reunião deste final de semana em Mosqueiro o diretor do campus avançado de Bragança Prof. Dr. Horácio Schneider defendeu enfaticamente o voto paritário nas eleições para Reitor. Todos os diretores dos campi avançados têm a mesma posição.

A Mágoa pelo esquecimento- Licurgo se faz importante

A candidatura Licurgo Brito é uma clara interpelação ao grupo da capital que lançou unilateralmente a candidatura Silveira. Quais seriam as credenciais de Silveira que superariam a candidatura Licurgo?

Licurgo sente-se esquecido, secundarizado e portanto magoado com os articuladores políticos da capital. É do interior que vem o afago a Licurgo e a rejeição a Silveira. Será que Licurgo será convencido a ser vice de qualquer cabeça advinda dos articuladores da capital? E Silveira? aceitará passivamente um cenário já anunciado neste blog- Sua candidatura era para manter o grupo da capital unido enquanto costurava-se uma candidatura com potencial de voto e de aglutinação.

E os diretores que são apoiadores incondicionais de Silveira, aceitarão este jogo? Novos lances teremos até o final de agosto. Caso a administração superior feche uma candidatura forte, as eleições serão em dezembro, caso contrário, o pleito será em abril.

Reunião decisiva.

Marcado um encontro dos candidatos (Silveira, Licurgo, Regina e Afonso Medeiros) com o Magnífico Reitor, inicialmente marcada para segunda feira. Em pauta, encontrar uma solução negociada entre todos. Será que Alex operará esta façanha?

Há cheiro de fritura no Campus. Te cuida Silveira. O interior e a esquerda acadêmica (do fórum) pede tua cabeça.

Mosqueiro- Nada decidido

De acordo com fontes credenciadas não houve acordo na reunião de Mosqueiro. Licurgo não abriu mão da candidatura. O interior não aceita Silveira. Lançada a idéia de apontar Regina como o ponto de conciliação entre todos os candidatos do Fórum dos dirigentes. Silveira saiu fraco da reunião. Reitor não obteve acordo na defesa dos 70%.