Licença-maternidade

A governadora Ana Júlia deve anunciar amanhã, dia da mulher, proposta de alteração da licença-maternidade das servidoras públicas estaduais. A licença passará de 120 para 180 dias. Esta é uma medida apoiada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), uma vez que a convivência com a mãe nessa fase da infância é fundamental para o bom desenvolvimento da criança.

Interventor na UEPA

Segundo uma fonte do Palácio dos Despachos, a governadora Ana Júlia vai nomear um interventor para a reitoria caso o imbróglio envolvendo as eleições da UEPA não seja resolvido até o final de março. A governadora deixaria a encargo do reitor da UFPA, Alex Fiúza, a indicação do nome do interventor.

Aspirina 'pode reduzir câncer de mama em até 20%'

Na BBC Brasil

Uma pesquisa realizada em Londres afirma que medicamentos antiinflamatórios como a aspirina podem reduzir a incidência de câncer de mama em até 20%. Especialistas do Guy's Hospital, na capital britânica, analisaram 21 estudos realizados em um período de 27 anos, envolvendo mais de 37 mil mulheres.

"Nossas conclusões indicam claramente que estes medicamentos populares podem, se usados corretamente, desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de câncer de mama", disse o professor de Oncologia Ian Fentiman, que realizou o estudo, publicado no International Journal of Clinical Practice.


Estudos prévios sugeriram que AINEs (grupo que inclui, além da aspirina, ibuprofeno) usados tradicionalmente como analgésicos sem apresentação de receita médica, podem proteger contra doenças coronárias.

Os cientistas ressaltam, contudo, que são necessárias mais pesquisas para determinar o melhor tipo de droga a ser usado, sua dose, duração do uso e se os benefícios produzidos ao se ingerir regularmente medicamentos antiinflamatórios do grupo AINE (que não contém esteróides) compensam os efeitos colaterais especialmente em mulheres que já têm a disposição a desenvolver câncer de mama.

"Nossa análise não se deteve nos potenciais efeitos colaterais de usar AINEs regularmente", ressaltou Fentiman. "Eles podem incluir sangramento e perfuração gastrointestinal que pode trazer um risco significativo de deterioração do estado de saúde e morte.""Seria essencial levar esses efeitos negativos em conta antes de justificar o uso rotineiro de AINEs como aspirina para prevenir câncer de mama."

Pará recebe R$ 3,945 milhões para agricultura familiar

Na Agência Pará

A governadora Ana Júlia Carepa assinou, nesta sexta-feira (07), no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG), os 15 convênios no valor de R$ 3,945 milhões, recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Os recursos beneficiarão municípios de territórios paraenses, contribuindo para o fortalecimento da infra-estrutura da agricultura familiar, como educação no campo, por meio das Casas Familiares Rurais, da assistência técnica, apoio às cadeias produtivas, da capacitação dos agricultores. (Mais aqui)

Unip era investigada pelo MEC antes de aprovar menino

Em A Tarde

A Universidade Paulista (Unip), que aprovou um menino de 8 anos no vestibular para o curso de direito, em Goiânia, era alvo de investigação do Ministério da Educação (MEC) antes mesmo do incidente. "A instituição já está em regime de supervisão por ter obtido, no curso de direito, indicadores que apontaram para deficiências", informou, em nota, o secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota.

Dados do Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) de 2006, o último a avaliar cursos de direito no Brasil, mostram que a nota dos alunos da Unip de Goiânia ficaram abaixo da média nacional. Na prova que avalia conhecimentos específicos, os concluintes obtiveram nota média de 38,3, contra 42,8 da média no País. Os ingressantes em direito alcançaram em média 25,7 pontos, enquanto no Brasil a nota foi de 31,2.

O MEC informou que uma comissão do ministério visitou a Unip em janeiro e, agora, elabora um relatório para exigir a correção de dificuldades no curso. O protocolo deve ser assinado de comum acordo, pelo MEC e Unip. A Coordenação de Supervisão do MEC notificou ontem a universidade sobre o caso da criança aprovada no vestibular. Foram pedidos a prova e dados sobre o rendimento do menino.

Que lugar é este?







Jader Barbalho é submetido a cirurgia em SP

Em O Estadão

SÃO PAULO - O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) foi submetido ontem a uma cirurgia de tireóide no Hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo, um dia após dar entrada na unidade. Segundo boletim médico divulgado na noite de hoje, o parlamentar recupera-se bem e seu quadro é estável. A alta está prevista para a manhã de amanhã. Barbalho está sob os cuidados do cirurgião Lenine Garcia Brandão.

Leilão

O último lance dado pela desistência da candidatura de Pioneiro à prefeitura de Ananindeua envolve uma boa compensação financeira, a vaga de vice de Helder e várias indicações nas secretarias dirigidas pelo PMDB. A composição da mesa diretora da ALEPA também está no pacote. Jader e Pioneiro devem reunir em breve para tentar bater o martelo definitivamente. A contraproposta de Pioneiro será bastante indigesta e Jader terá que ter estômago para digerir se quiser a aliança.

Insônia

Pioneiro não dorme em paz há algum tempo. É que vários de seus amigos mais próximos foram escalados – por Jader, a que tudo indica – para convencer Pioneiro a desistir de sua candidatura. O argumento é simples: Jader vai te explodir.

Eliel Faustino e Elias Barreto sofrem do mesmo problema. Eles torcem para que não haja acordo entre Helder e Pioneiro. É que ambos pleiteiam a vaga de vice nas chapas do PMDB e PSDB, respectivamente.

Osso duro

Pioneiro já avisou. Caso seja impedido judicialmente de sair candidato à prefeitura de Ananindeua, lançará candidato um dos vereadores que lhe apóiam. Ou seja, de uma forma ou de outra esta eleição não sairá de graça para os Barbalhos.

Tucanos perdem acervo de imagens

O irmão de Tião Miranda - prefeito de Marabá - comprou a produtora de Afonso Klautau, pelo menos é o que diz uma fonte do blog. A produtora foi responsável pela cobertura dos 12 anos do governo tucano. Tem um acervo de centenas de horas com as principais obras de Almir Gabriel e Simão Jatene. Este acervo foi negociado à parte por quase meio milhão de reais. A transação toda foi orquestrada por Jader, assegura a fonte.

Tasso descarta aliança nacional PT-PSDB para eleições de 2010

Na Folha

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) descartou nesta quinta-feira uma aliança nacional entre o PT e o PSDB para as eleições presidenciais de 2010 como conseqüência da possível união de petistas e tucanos em Belo Horizonte para as eleições deste ano.

Tasso ressaltou que é comum a formação de alianças municipais diferentes das nacionais, mas, segundo ele, tem "muito chão para correr" até 2010.

"Eu não acredito na aliança [do PSDB] com o PT até 2010, porque eu nunca vi o PT apoiar ninguém. O PT gosta de ser apoiado, mas apoiar outro é difícil em nível nacional", afirmou o senador, após encontro com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), para discutir reforma tributária.

O governador mineiro e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), defendem uma aliança entre petistas e tucanos na cidade para manter o que chamam de parceria bem sucedida entre Estado e município.

Questionado sobre a participação do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) em uma chapa tucana encabeçada por Aécio em 2010, Tasso disse que a união entre os pré-candidatos "não é provável", mas também "não é difícil".

"Os dois [Aécio e Ciro] se entendem bem, têm uma mentalidade muito parecida, têm uma visão de país e de mundo muito parecida, então esse não vai ser o empecilho. Tem circunstâncias políticas que tornam isso muito difícil, até porque o Ciro também se coloca como candidato [a presidente], mas a fora isso, que fossem juntos, seria até esperado", disse.

Tasso também classificou o PSDB como um partido nacional que tem líderes em vários Estados. Por isso, o senador defendeu a realização de prévias para escolher o candidato do partido a presidente em 2010.

Haddad manda investigar vestibular da UNIP de Goiânia

Em A Tarde

O ministro da Educação, Fernando Haddad, determinou hoje a abertura de uma investigação do vestibular de direito da Universidade Paulista (Unip) de Goiânia, em que o menino João Victor Portellinha de Oliveira, de 8 anos, foi aprovado. O primeiro passo será pedir que a Unip envie para o Ministério da Educação (MEC) a cópia da prova feita por Victor, que cursa a 5ª série. O que mais estranha integrantes do MEC é o fato de o menino ter sido aprovado no exame de redação.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou que o episódio comprova a "mercantilização" do ensino de direito. "Faculdades particulares proliferam e transformam-se em autênticos caça-níqueis", observou. Britto citou os baixos índices de aprovação de alunos de faculdades privadas no exame da OAB, sobretudo quando comparadas com instituições públicas.

P-SOL questiona no STF arquivamento de representação contra Renan Calheiros

No Correio do Brasil


O P-SOL entrou com um mandado de segurança, com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ato do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que rejeitou uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Na época, em dezembro de 2007, o presidente do conselho decidiu arquivar a representação por “ausência dos elementos suficientes para sua adequada instauração”, de acordo com o texto do mandado de segurança.

Segundo a assessoria do STF, no texto, o P-SOL argumenta que ao decidir sozinho sobre a aceitação ou não da representação contra o parlamentar, Quintanilha impediu que a causa fosse analisada pelo colegiado do Senado Federal, além de não assegurar o direito ao contraditório e à ampla defesa.

O pedido de liminar pretende suspender os efeitos da decisão que arquivou a representação. O mandado será analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Lobão anuncia nomes para estatais do setor elétrico

No Correio do Brasil

Após dois meses de sua posse no Ministério de Minas e Energia, o ministro Edison Lobão anunciou nesta quinta-feira os novos nomes para ocuparem postos de comando nas estatais do setor elétrico.

Na Eletrobrás, a composição de toda a diretoria já foi definida. O presidente da estatal será o engenheiro eletricista José Antônio Muniz Lopes, ex-presidente da Eletronorte e afilhado político do senador José Sarney (PMDB-AP). A Diretoria Financeira ficará com Astrogildo Quental, engenheiro civil.

O prefeito de São Paulo na década de 70 Miguel Colasuonno ocupará a Diretoria Administrativa da estatal e a de Projetos Especiais terá o comando do engenheiro eletricista Ubirajara Meira. Outro engenheiro, Valter Cardeal, será o diretor de Engenharia da Eletrobrás.

— Todos os nomes foram avaliados cuidadosamente para que não se cometam equívocos —, disse o ministro.

Lobão também confirmou a indicação de Lívio de Assis, atual diretor do Departamento de Trânsito do Pará, para a presidência da Eletronorte. Assis é uma indicação do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA).

O ministro negou que o processo de nomeações tenha provocado desconforto na relação entre parlamentares do PMDB e o Palácio do Planalto.

— Não restou absolutamente nenhuma rusga. Houve indicações de políticos que tiveram o cuidado de apontar nomes à altura [dos cargos] e eu não aceitaria nomear ninguém que não estivesse —, afirmou Lobão.

Edison Lobão informou que também serão promovidas mudanças na presidência e em uma diretoria da Eletrosul, mas as definições devem ocorrer na próxima semana.

Operadoras revelam a CPI que foram feitos 409 mil grampos telefônicos em 2007

Em O Globo

BRASÍLIA - As operadoras de telefonia informaram nesta quinta-feira à CPI do Grampo na Câmara que foram realizados no país, apenas em 2007, 409 mil escutas em linhas fixas e celulares com autorização judicial. Os números - quase 1.120 pedidos a cada dia - surpreenderam os deputados da comissão, que falaram em abuso no uso de grampos em investigações. Foram ouvidos representantes das seis empresas que atuam hoje no mercado.

- É um número estarrecedor, muito maior que poderia se imaginar. A grande pergunta que fica é: quem é capaz de controlar isso tudo? Na minha opinião, ninguém - disse o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB), ex-secretário de Segurança do Rio e ex-superintendente da Polícia Federal no estado.

As empresas disseram à CPI que montaram esquemas de segurança para evitar o vazamento das escutas. A diretora jurídica da Claro, Tula Peters, afirmou que a operadora criou um setor específico para fazer as interceptações telefônicas. A equipe, segundo ela, trabalha em uma sala vigiada por seguranças e câmeras. Disse também que os funcionários são treinados para evitar vazamentos.

Apenas a Telefônica disse ter encontrado escutas clandestinas em suas linhas. Segundo a empresa, em 2007 foram registrados 26 casos, todos em São Paulo. O secretário-geral da Telefônica, Gustavo Fleichman, afirmou que, em todos os casos, a companhia acionou a polícia paulista.

A TIM recebeu em 2007 o maior número de pedidos de interceptações: 235 mil. Em seguida, vieram Vivo (92 mil); Claro (33 mil); Brasil Telecom (27 mil); Oi (20 mil); e Telefônica (2,6 mil). As escutas podem ser solicitadas pelas polícias civis estaduais e pela Polícia Federal, mas precisam ser autorizadas por um juiz.

A CPI do Grampo investiga, entre outras coisas, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram alvos de grampos ilegais.

A tentativa de grampo contra Lula teria ocorrido em 2006, no Rio, quando ele se hospedou no Hotel Glória. A suspeita foi levantada por um ex-funcionário da Telemar. Em depoimento à comissão, José Luiz da França Neto disse que um técnico de empresa terceirizada teria encontrado indícios de violação da linha telefônica instalada para uso do presidente.

Já a tentativa de grampo contra Fernando Henrique foi denunciada pelo gerente de Relações Institucionais da Oi Fixo (ex-Telemar), Arthur Madureira de Pinho. Ele disse à CPI que o ex-presidente foi alvo de tentativa de escuta ilegal durante viagem a Petrópolis (RJ), quando ocupava a presidência. Pinho disse que técnicos encarregados de instalar as linhas para o presidente encontraram dois gravadores conectados aos fios telefônicos horas antes da chegada de Fernando Henrique.

Aécio apóia candidatura de Gabeira a prefeito do RJ

No Estadão

BELO HORIZONTE - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), defendeu hoje a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira (PV) à prefeitura do Rio de Janeiro em uma frente que inclua o PSDB. Após se reunir com Gabeira no Palácio da Liberdade, Aécio disse que colheu informações entre os tucanos de que "há um consenso já absoluto no apoio" ao pré-candidato pelo PV. "Vejo com enorme alegria essa convergência". Ele classificou a pré-candidatura do deputado como a representação de "um sopro novo na política do Rio de Janeiro". "Do ponto de vista da postura ética, do ponto de vista de um governo de qualidade, de resultados", completou o governador.

Gabeira disse que sua visita tinha por objetivo a busca de boas experiências administrativas. "E também por uma razão pessoal. Existem no Brasil milhares de pessoas que amam o Rio de Janeiro e o governador de Minas Gerais é o símbolo dessas pessoas que amam o Rio de Janeiro", destacou. Aécio também se encontrou com o senador Aluízio Mercadante (PT-SP). O senador petista pediu ao mineiro empenho junto aos outros governadores para a aprovação da proposta de reforma tributária enviada ao Congresso.

Justiça decreta prisão de acusados de seqüestrar índios no Pará

Na Folha

A Justiça Federal de Castanhal (PA) decretou a prisão preventiva do ex-vereador de Garrafão do Norte, Manoel Evilacio Costa, de Pedro dos Santos Costa e de Ralfe Marlon Silva Oliveira, acusados de invadir a reserva indígena Alto Rio Guamá e seqüestrar e manter em cárcere privado índios tembés da aldeia Itahu.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, a ação na aldeia ocorreu entre os dias 17 e 21 de fevereiro e só terminou com a operação da Polícia Federal que prendeu os acusados.

Os procuradores pediram a prisão preventiva por entenderem que os acusados representam "grave risco" à ordem pública na região.

"O comportamento dos requeridos, incitando outros colonos a ingressarem na área indígena, mediante falsos argumentos jurídicos que estariam a legitimar o ingresso de não-índios na região, termina por criar uma zona de conflito entre colonos e índios e, conseqüentemente, gera a perturbação da ordem pública", afirmou a juíza federal Carina Senna no decreto de prisão.

Em depoimento à Polícia Federal, onde está preso, Manoel Evilacio Costa disse não ter liderado os tumultos na reserva indígena, mas todos os outros confessaram participação e confirmaram serem liderados pelo ex-vereador, segundo a Justiça Federal.

Governo investe R$ 12 milhões em ações sociais e econômicas em Tailândia

Na Agência Pará

O governo do Estado investirá cerca de R$ 12 milhões do Tesouro Estadual em ações sociais e econômicas no município de Tailândia, alvo da operação “Guardiões da Amazônia”, no final de fevereiro, quando foram apreendidos 13 mil metros cúbicos de madeira ilegal. O anúncio foi feito pela governadora Ana Júlia Carepa, na tarde desta quinta-feira (06), no Palácio os Despachos, com a presença dos secretários de Estado de Governo, Cláudio Puty; Meio Ambiente, Valmir Ortega; Projetos Especiais, Marcílio Monteiro; e do procurador Geral do Estado, Ibrahim Rocha.

As medidas que se iniciam este mês foram estudadas por um Grupo de Trabalho (GT) constituído há 15 dias e dialogadas com os representantes do município, como Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Lions Clube, Maçonaria, Grêmio Estudantil, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Madeireira e Sindicato das Empresas Madeireiras, reunidos com assessores do governo do Estado, na última quarta-feira (05).

O plano do governo do Estado prevê a contratação de 800 trabalhadores nas obras de recuperação de vicinais e pavimentação, serviços de limpeza e arborização urbana e investimentos na agricultura familiar para mudar o modelo de produção em Tailândia. Para isso, a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) assinará convênio com a Cooperativa de Produtores de Tailândia visando o aproveitamento do suco do caju, fruta que já tem sua castanha beneficiada no município.

Também será dinamizada a criação de animais, intensificada a produção de oleaginosas para produção de biocombustíveis - o município é o maior produtor nacional de dendê, com 30 mil toneladas de frutos em 2007 - e incentivada a produção de leite. Em Tailândia, há uma indústria que produz três mil litros, enquanto tem capacidade para dez mil litros/dia.

Vai dar samba

A escola de samba carioca Porto da Pedra, 11ª colocada no grupo especial do carnaval 2008, cantará em vermelho e branco o Pará no seu samba-enredo 2009. A diretoria da escola deve desembarcar em breve no Pará para conhecer melhor a nossa diversidade cultural e articular o apoio do governo do estado, é claro! Estão abertas vagas para madrinha da bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta bandeira e para a ala das baianas. Dê sua sugestão de quem deveria ocupar estas vagas.

Cobrança

A governadora recebeu ontem os deputados estaduais do G-8. Em pauta o tratamento dispensado pelos secretários de estado aos deputados da base aliada, além da cobrança de diversos acordos não cumpridos pelo governo. Depois de renovadas as promessas, os deputados saíram esperançosos. Hoje, será a vez da bancada do PMDB.

Receita substitui programa para declaração do IR 2008

No Último Segundo:


Um problema na primeira versão do programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007, obrigou a Receita Federal a trocar a versão do programa colocada na internet para o contribuinte. A falha, segundo a Receita, foi detectada e corrigida na segunda-feira, quando começou o prazo para entrega da declaração. (veja aqui a matéria completa)

Televisão no quarto pode ser prejudicial para a saúde das crianças

No Último Segundo:


Aqui está uma simples maneira de manter seu filho saudável: proíba a televisão no quarto.

De acordo com algumas estimativas, metade das crianças americanas tem uma televisão no seu quarto; um estudo feito por alunos da terceira série aumenta esse número em 70%. E um número crescente de pesquisas mostra fortes associações entre televisão no quarto e vários problemas de saúde e educacionais.

Crianças com televisão no quarto têm notas mais baixas em provas da escola e têm mais chances de ter problemas em dormir. Ter o aparelho no quarto é fortemente associado em estar acima do peso e maior risco de fumar. (ver aqui matéria completa)

Cresce pressão para que Lupi deixe presidência do PDT

Em O Globo

RIO - Apesar da solidariedade de algins, foi marcada pelo constrangimento a reunião desta quarta-feira da Executiva Nacional do PDT que analisou a situação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente nacional do partido. A Comissão de Ética da Presidência da República já identificou conflito de interesses nas duas funções exercidas por Lupi e gostaria que ele ou deixasse o comando da leganda ou o ministério.

Na reunião desta quarta diversos parlamentares, irritados com a imagem do partido, fizeram pressão para que Lupi deixasse a presidência. Lupi sinalizou que em curtíssimo prazo cederá às pressões e deixará o comando da legenda. A expectativa era de que isso ocorresse já nesta quarta, mas ainda não foi desta vez.

PELO BEM DA INFORMAÇÃO CORRETA!

A equipe do Poema complementa as informações sobre o post Poema esclarece:

Tivemos o privilégio de discutir, repetidas vezes, com o Vereador Marquinhos do PT os problemas sociais e econômicos da periferia de Belém. Chegamos a conhecê-lo como político sério, que está ansioso para contribuir para a melhoria das condições de vida daqueles setores populares que vivem como se fossem reféns nos espaços “favelizados” da capital paraense.

Colocamos à sua disposição os programas técnicos da UFPA que ou coordenamos ou aos quais temos acesso.

Partimos do princípio de que, numa cidade na qual 41% (!!!) das crianças vivem em famílias com uma renda mensal de menos do que meio salário mínimo(!!!), a insegurança alimentar representa um problema de segurança pública.

Infelizmente, não compartilhamos nenhum projeto com o vereador Marquinhos que pudesse dar uma contribuição para aumentar a segurança alimentar das populações de baixa renda em Belém.

Ailton Lima, Thomas Mitschein e Claudionor Dias

Violência contra a mulher: denuncie

Não tenha medo nem vergonha de denunciar qualquer gesto de violência contra a mulher:


Delegacia da mulher: 3246.6803 e 3228.4009
Promotoria de defesa da mulher: 4006.3676 e 4006.3669
Cons. Mun. da Condição Feminina: 3222.3738
Cons. Estadual dos direitos da mulher: 4009.2720
SDDH: 3225.1950 e 3241.1829
Comissão dos Direitos Humanos da OAB: 3241.9112

Equador irá até as últimas conseqüências para manter soberania, diz Correa

Na Folha


O presidente do Equador, Rafael Correa, elevou o tom contra a Colômbia nesta terça-feira e afirmou que o seu país possui meios para se defender. Cobrou ainda uma posição firme da OEA (Organização dos Estados Americanos) em relação a ação militar colombiana em território equatoriano.

"Somos um país pequeno, mas vamos nos defender com nossos próprios meios. (...) O massacre já começou. Não vamos cruzar os braços", afirmou na noite desta terça-feira, em Brasília.

Equador e Colômbia entraram em crise diplomática após uma ação militar colombiana ter atuado em território equatoriano no último sábado. Por essa razão, Quito decidiu romper, na segunda-feira, relações diplomáticas com Bogotá. Na ação militar, o exército colombiano matou o número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raul Reyes.

Embora defenda que seu país não quer entrar em guerra com o país vizinho, afirmou por diversas vezes que o Equador irá até as últimas conseqüências para manter a soberania do país.

Correa espera que a OEA condene a ação colombiana. Além disso, quer que a Colômbia se comprometa formalmente a não mais ingressar militarmente em outro país e, por último, que o governo colombiano admita que a ligação entre Equador e as Farc não é verdadeira.

Quito defende que o ataque colombiano em território equatoriano, na madrugada de sábado, foi planejado. "Minha pátria foi invadida por um país canalha."

Correa explicou que na manhã de sábado foi informado pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, sobre a operação. A primeira informação era de que a ação militar foi um ato de "legítima defesa" e que durante o ataque não seria possível saber que se tratava do território equatoriano.


No entanto, para Correa, o que ocorreu foi um "massacre" ocorrido a 1,8 km da fronteira e que as forças colombianas sabiam que estavam em território equatoriano. Lembrou ainda que o exército da Colômbia recebe ajuda financeira do governo norte-americano e que por essa razão eles possuem estrutura suficiente para saber onde atuar.

"O presidente Álvaro Uribe não quer a paz. Ele quer a guerra. É um fator de instabilidade para toda a região. (...) Suas mãos estão manchadas de sangue", disse Correa.

Correa acusou ainda Bogotá de ter armado uma "tramóia" para ligar o governo equatoriano às Farc. Ele questiona o fato de as forças colombianas terem conseguido resgatar três computadores "intactos" após o ataque militar. "Não há assinatura no documento", defende-se.

Correa iniciou hoje uma peregrinação por países da região para defender a posição equatoriana. Antes de chegar ao Brasil, esteve em Lima. Amanhã segue para República Dominicana, Venezuela, Panamá e Nicarágua.

Para ministros, STF libera estudo com células-tronco

No JC

Entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que começam nesta quarta-feira (5) a decidir sobre a constitucionalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, a confirmação da Lei de Biossegurança, que permite o estudo, é dada como certa. No cenário mais disputado, as pesquisas seriam liberadas por seis dos 11 ministros do Supremo. O placar mais dilatado, apostam alguns ministros, seria sete a quatro em prol dos cientistas.

De acordo com prognósticos dos próprios ministros, estariam do lado das pesquisas com células-tronco embrionárias Carlos Ayres Britto, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie. Nesse grupo entraria também a ministra Cármen Lúcia, mas os colegas não têm certeza de seu voto. De outro lado estariam os ministros Carlos Alberto Menezes Direito, Cezar Peluso e Eros Grau. O voto do ministro Ricardo Lewandowski também é dúvida para alguns colegas, mas as apostas são de que ele apoiará a proibição das pesquisas.

O ministro-chefe da Advocacia Geral da União, José Antonio Toffoli, disse hoje que esta será a primeira vez no mundo que uma Suprema Corte vai discutir o uso de célula-tronco. Ele está convicto de que a decisão do Supremo trará uma série de implicações jurídicas para o País. Católico, ele vê com naturalidade a atuação da Igreja neste caso. Ele observa que uma das funções da Igreja é defender éticas de princípio. "Ela é o super ego do Universo. Daí a importância que tem, no mundo, o que diz o papa", observa. "O Estado, no entanto, tem outra postura, que é a questão de ética prática."

Nesta terça-feira (4), pelo ritual estabelecido, o primeiro a falar será o ministro Carlos Britto, que lerá o relatório do caso, de apenas dez páginas. Depois, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, defenderá a ação direta de inconstitucionalidade que pede a proibição das pesquisas. Em seguida, falará o advogado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ives Gandra Martins. Depois, contra a ação e em prol das pesquisas, falarão o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, e os advogados das entidades que defendem a posição dos cientistas. Somente depois disso o ministro Britto lerá seu voto. Em seguida, Direito deve interromper o julgamento com pedido de vista.

Forças federais destroem 112 fornos de carvão em Tailândia

Na Folha

As forças federais que atuam na operação Arco de Fogo, de combate à extração e venda clandestina de madeira na Amazônia Legal, destruíram hoje mais 112 fornos de carvão que funcionavam em 20 localidades da zona rural de Tailândia (a 218 km de Belém, PA).

Na mesma operação, que segundo o governo se estenderá aos 36 municípios amazônicos que mais devastaram florestas no segundo semestre de 2007, foram encontrados ainda outros 60 fornos destruídos pelos próprios carvoeiros. Eles já haviam sido notificados sobre a prática irregular e preferiram abandonar a atividade antes da chegada dos policiais.

Desde o início da fiscalização federal, no dia 26 de fevereiro, 317 fornos foram destruídos pelas forças federais. Juntos, eles poderiam transformar em carvão aproximadamente 7.600 árvores de médio porte por mês, quantidade suficiente para lotar 542 caminhões.

A fiscalização na Amazônia, que não tem prazo para acabar, começou por Tailândia devido ao confronto que envolveu policiais militares e cerca de mil moradores contrários à ação, no dia 19 de fevereiro. Os manifestantes bloquearam com fogo os acessos à cidade e depredaram repartições públicas.

Até hoje, cinco madeireiras da cidade haviam sido interditadas e aplicadas multas num total de R$ 1,8 milhão. Os fiscais já encontraram cerca de 5.000 toras extraídas ilegalmente e apreenderam dois caminhões carregados com carvão, além de tratores e motosserras.

Os fornos destruídos hoje funcionavam em pequenas glebas localizadas às margens de uma estrada vicinal de acesso ao rio Moju. Por meio de balsas, parte da madeira e do carvão ilegal produzido no local era retirada para abastecer o mercado clandestino.

Segundo os carvoeiros, a madeira queimada era vendida a intermediários por R$ 40 o metro cúbico. O produto, disseram eles, tinha como destino final siderúrgicas do Estado, que pagariam cerca de R$ 110 pela mesma quantidade.

Cerca de 40 homens da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e fiscais do Ibama fizeram a operação. Ninguém foi preso, mas os policiais ouviram reclamações, choro e pedidos de prazo para que o carvão pudesse ser aproveitado.

Os fiscais argumentavam com os carvoeiros que a destruição dos fornos era necessária porque, mais tarde, seus filhos sentiriam falta da natureza destruída pelos pais.

"Eles vão sentir falta é agora, de comida", disse agricultor baiano Luiz Macedo, 38, dono de cinco fornos destruídos. "Eu vivo do meio ambiente, dependo dele", afirmou. "O que vou fazer agora? Quero ver se o governo vai mandar comida para a gente", declarou.

Governo vai amparar desempregados do setor madeireiro em Tailândia, diz ministério

Na Folha

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Paulo Capobianco, informou hoje (4) que os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário vão implantar ações para amparar desempregados no município de Tailândia, no nordeste do Pará, onde a Operação Arco de Fogo fechou madeireiras e serrarias que trabalhavam com madeira ilegal.

"Será implementado mecanismo emergencial para atendimento das pessoas que não forem atingidas pelo seguro desemprego", disse o secretário.
Segundo ele, medidas concretas em relação ao tema devem ser anunciadas oficialmente na próxima semana.


Independente do socorro pontual aos desempregados, Capobianco disse que o principal desafio do governo federal na região é trazer para a legalidade a agropecuária e o manejo florestal. "O manejo é um atividade predatória que pode se legalizar com planos sustentáveis. Temos como, em Tailândia, organizar essa atividade desde que haja uma ação forte dos empreendedores locais".

Na área agrícola, o secretário ressaltou que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vai ajudar na transição para a legalidade com técnicas de intensificação da produção, por meio das quais seria possível reduzir áreas utilizadas, recuperar as degradadas e gerar emprego e renda para a população.

Capobianco lembrou ainda que a fiscalização ostensiva e as punições rigorosas são necessárias para evitar que os madeireiros que cumprem a lei sejam prejudicados pela concorrência desleal. "Os que fazem manejo sustentável não podem competir com quem está desmatando ilegalmente, com custos de produção menores em uma atividade predadora", disse.

Estamos de olho

Comentário de um anônimo sobre a sua postagem Segredinho:

Tá bom desse Zé do Diploma ver como está a obra da Rua São Domingos naTerra Firme. Vai fazer um ano que ele fechou a rua e nada. Claro, praele lá só tem gentalha. Se fosse em Nazaré já teria terminado oserviço. Além do mais, ele quer enganar os eleitores de lá, fazendo deconta que trabalhou o ano todo. ESTAMOS DE OLHO. Nós e o ED.

---------

Ao que tudo indica, novos comentários trazendo as mazelas da capital serão freqüentes neste blog. Podem usar e abusar...

Sem planejamento, sem orçamento, sem modelo de gestão

No Espaço Aberto

Os seis senadores que passaram por Santarém em 25 de fevereiro passado, para inspecionar o Hospital Regional do Oeste, ainda não prepararam o relatório, mas já se pode adiantar o que concluíram.Pelas impressões iniciais da comitiva do Senado, constatou-se que o HRO não tem planejamento, não tem um orçamento definido e, até agora, o governo do Estado ainda não definiu qual o modelo de gestão que adotará na sua administração.Os seis parlamentares que foram a Santarém são Flexa Ribeiro, Artur Virgílio, Cícero Lucena, Augusto Botelho, Sibá Machado e José Nery.

Segredinho

No Quinta

No Seventy, edição de hoje, continuando a série Super Heróis.Segredo guardado por Duciomar. De vez em quando ele sai de casa às cinco da manhã, dirigindo um Celta peliculado, para fiscalizar, pela cidade, as obras da prefeitura.

-----

Não roda muito, o nacional. Vê mais placa do que obra, encontra obra que afunda ou que racha, passa por outras paralisadas por falta de recursos, encontra promessas de obras, obras canceladas, obras incompetas. Por isso ele só sai de vez em quando.Mas ele nunca passa na Domingos Marreiros, entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março, onde estão grandes obras do Estado brasileiro: o MPF e a Justiça Federal.

Poema esclarece

A respeito de comentário anônimo no post Para o bem da UEPA, Thomas Mitschein esclarece que o vereador Marquinhos não tem nenhuma ligação com o Poema-Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, que nenhum projeto de segurança alimentar foi desenvolvido em parceria com o referido vereador e que os coordenadores do POEMA nunca participaram de nenhuma "boquinha", como insinua a postagem anônima.

Poema é reconhecido nacional e internacionalmente

O Poema desenvolve pesquisas e projetos em busca da melhoria da qualidade de vida dos povos da Amazônia, buscando apoiar e fortalecer os pequenos produtores através do uso sustentável dos recursos naturais, fornecendo orientações técnicas e mercadológicas para contribuir no combate à pobreza e preservação do meio ambiente, através de parcerias com órgãos públicos, iniciativa privada e organismos não governamentais. Implantado em 1992, o POEMA já beneficiou milhares de pessoas.

O trabalho desenvolvido pela equipe que faz o Poema é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua relevância social e ambiental. É, inclusive, usado como modelo de desenvolvimento sustentável em outros estados e países. Ao logo dos seus mais de 15 anos de existência não houve nenhum fato concreto que pudesse lançar dúvidas sobre a conduta e integridade de seus coordenadores. Ao que tudo indica, a denúncia feita anonimamente é fruto do ócio de quem nada faz para transforma a realidade de miséria e exploração da nossa população, mas que muito se incomoda com a ação dos outros.

Defesa apaixonada

Comentário de um anônimo no post Tempo fechado para os alvicelestes:

Tudo o Deus faz é bem feito.

Todo time que é muito ruim, leva vantagem jogando dentro dágua. O papão é um time de requinte, com grande toque de bola, portanto jamais poderia vencer o remo naquelas condições. As finanças do Remo estão zeradas. Era preciso que ele ganhasse para elevar a auto estima dos jogadores e que, pudessem fazer um grande jogo contra o central de Caruarú,pasanso assim, à próxima faze contra o palmeira, que com certeza, dará uma grande renda e isso ajudaria bastante o Remo amenizar suas dívidas.Qual a única ajuda que poderia vim do ceú? A chuva. Do contrário, o Remo pegaria uma surra tão grande, que poderia até mesmo sair do campeonato, como queria o seu Presidente.Deus é justo, verdadeiro e bondoso, e jamais permitira que essa catástrofe acontecesse. Foi a melhor ajuda que o Remo poderia de ganho de Deus, foi o grande pau d'agua que caiu antes e durante o jogo REXPA.O Remo fora do campeonato, o papão não teria mais graça em viver, afinal de contas, em quem iríamos bater?

--------------

Você concorda?

Nossos folclores e lendas

A assessoria de imprensa de Márcio Montoril convida:

No dia 25 de junho de 2008, as 20.00 h no Teatro Margarida Schivasappa dentro do Projeto "Uma Quarta de Música", não esqueçam essa data. Coloque em sua agenda. O compositor Marcio Montoril estará fazendo um Espetáculo da pesada, pra ninguém botar defeito. A grande cantoria de Marcio Montoril cantando e interpretando suas composições, baseado em nosso folclore e nossas lendas. Você não verá nada igual, e se ver, será mera coincidência.O compositor Mário Mouzinho fara uma participação muito especial no show.Beto Tainara fará a direção musical.Valter fará a direção artística e direção de palco.O show trará para o palco grandes dançarinos do grupo Manpinguarí. Muita dança, arte cênica, animação e muito ritmo. Vamos lá! faça parte dessa grande festa. Tudo será filmado. A TV Nazaré dará a maior força. Venha curtir o nosso carimbó, boi bumbá, lundú, xote, quadrilha ale da parte lítero musical que não deixa nada a desejar.Dia 25 de junho, uma oportunidade única na sua vida. Essa você não pode perder.

A ponta do iceberg

Os problemas da oftalmologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza começam a ganhar as manchetes dos noticiários locais.

União homossexual

De um anônimo no post Governo apóia lei para união homossexual, diz ministro

Criar uma lei para proteger o direito do homosexual, como previdencia e herança, tudo bem. Nada mais do que isto. Homem não nasceu para casar com homem e nem mulher nasceu para casar com mulher. Fere a lei na natureza que nada mais é do que a multiplicação dos seres.Vamos deixar de demagogia. Cada um dá o que quer e pra quem quiser. Viva do jeito que lhe convier. A sua opção de vida não interessa a ninguém. Agora, querer que tudo isto seja sacramentado dentro de uma instituição religiosa, é pedir demais. A imprensa faz apologia ao homexualismo no momento em que ela massifica a grande cobertura às paradas gays.

Prudência

A República de Emaús não renovará convênio de cooperação técnica e financeira com o Ministério do Trabalho e Emprego no âmbito do Programa Nacional do Estimulo ao Primeiro Emprego para os Jovens-PNPE, é o que afirma uma fonte do blog. Em 2007, a ONG recebeu mais de dois milhões de reais para a qualificação social e profissional, a promoção e a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de risco. Segundo a fonte, a decisão de não celebrar convênio seria para fugir das pressões para uso eleitoral dos recursos por parte de setores de um determinado partido, além do receio de investigação pela CPI das ONG’s.

Governo apóia lei para união homossexual, diz ministro

No JC

O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, afirmou que a idéia de uma lei que aprove a união civil de homossexuais no Brasil tem "amplo apoio do governo". O secretário admite, porém, que o tema promete gerar debate entre as diferentes igrejas e criar resistências dentro do País.

Segundo Vannuchi, o tema da união civil não se refere apenas ao direito de um casal homossexual ser reconhecido pela lei, mas também garantir questões como a previdência ou herança. "A mesma família que muitas vezes expulsa a pessoa por ser homossexual acaba ficando com a herança mais tarde dessa pessoa, já que não há outro destino para os bens que acumulou mesmo estando com um parceiro ou parceira por anos", afirmou.

Na semana passada, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), protocolou uma ação no Tribunal Federal (STF), com vistas a estender para os casais homossexuais o tratamento que já é dado aos casais heterossexuais pelo Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado. Na ação, Cabral afirma que negar esses direitos aos casais homossexuais é uma "discriminação sexual" que viola os preceitos fundamentais previstos na Constituição.

Governo vai aumentar controle sobre financiamento rural de 520 municípios da Amazônia

Em O Globo

BRASÍLIA - O governo decidiu impor mais rigor na concessão de financiamentos para propriedades rurais na amazônia. A exigência de que o fazendeiro comprove a origem de sua terra e que não faz desmate ilegal não serão restritos apenas as 36 cidades que constam da lista negra do Ministério do Meio Ambiente. As medidas do governo para restringir acesso ao crédito em bancos públicos e privados atingirão os proprietários rurais de 520 municípios dos nove estados da Amazônia Legal. As novas regras entrarão em vigor a partir do próximo 1º de julho.

A resolução baixada pelo Conselho Monetário Nacional, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial, lista uma série de exigências para que o produtor possa ter acesso ao financiamento agropecuário na Amazônia. Para receber o crédito rural, o interessado terá que apresentar o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e declaração que não há qualquer embargo por ter feito desmate ilegal.

O produtor terá ainda que apresentar a licença, o certificado ou outro documento que comprove a regularidade ambiental na sua área e a autorização para implantar o projeto a ser financiado da secretaria estadual do meio ambiente do estado. Apesar da limitação do acesso ao crédito atingir toda a Amazônia, apenas os proprietários rurais das 36 cidades da lista estão obrigados a se recadastrar no Incra.

O secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, explicou que o objetivo do governo ao estender as novas exigências à toda Amazônia é evitar que se adote medidas exclusivamente contra um grupo de municípios e deixe outra área descoberta.

- Não adianta adotar medidas contra alguns e esquecer os outros. Se trava aqui mas libera no vizinho. Não pode isso. As medidas têm que valer também onde o problema pode não estar acontecendo nesse momento, mas que ninguém garante que virá ocorrer - disse Gilson Bittencourt.

As novas exigências para acesso ao crédito valerão para todos os municípios de seis estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. E em algumas cidades do Mato Grosso, do Maranhão e do Tocantins.

A resolução do Conselho Monetário Nacional atingirá principalmente os médios e grandes produtores, donos de terra com tamanho superior a quatro módulos fiscais, que varia de 200 hectares a 360 hectares, dependendo da região.

O pequeno produtor, com terras menores que quatro módulos, e que são beneficiados pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar "B" (Pronaf B), vão estar isentos de apresentar documentos para ter direito ao crédito. Bastará a declaração desse agricultor familiar de que não desmata e está em dia com o Incra. A renda desse agricultor é de R$ 4 mil por ano e quem assume financiamento de R$ 1,5 mil para pagar em até dois anos.

Aécio janta com o PMDB pensando em 2010

Em O Globo

SÃO PAULO - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que disputa com o governador de São Paulo, José Serra, a vaga do PSDB para uma candidatura a presidente da República em 2010, participa de um jantar na noite desta segunda-feira em São Paulo com líderes do PMDB, entre eles o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer, e o ex-ministro e ex-deputado Delfim Neto, na casa do advogado José Yunes, no bairro do Morumbi. Nas últimas semanas, Aécio já se reuniu com lideranças do PT, PDT, PCdoB e PSB.

Segundo pessoas próximas do governador mineiro, Aécio tenta construir um arco de alianças de centro-esquerda com vistas à eleição de 2010 para se contrapor à preferência do DEM por Serra.
- Ele (Aécio) já esteve nas últimas semanas com Patrus Ananias (ministro do Desenvolvimento Social) e Fernando Pimentel (prefeito de Belo Horizonte), pelo PT; com Ciro Gomes e Eduardo Campos (PSB), com o ministro Carlos Lupi (presidente do PDT) e Aldo Rebelo (PCdoB).


A idéia é cosntruir uma aliança para viabilizar sua candidatura em 2010. Enquanto os paulistas (Serra) apostam num confronto, Minas Gerais está pautada pela convergência - disse um parlamentar mineiro próximo a Aécio, presente ao jantar e que pediu para não ter o nome revelado.

Segundo fontes tucanas, o governador de Minas Gerais irritou o Democratas ao declarar recentemente apoio à candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à prefeitura de São Paulo, contrariando também o governador José Serra, que trabalha pelo apoio do PSDB paulista à candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM) à reeleição.

Em outro jantar promovido por Temer no fim do ano em Brasilia, o presidente nacional do PMDB e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), revelaram ter feito um convite a Aécio para que ele deixasse o PSDB e concorresse à Presidência em 2010 pela legenda. Também no ano passado, o presidente Lula disse em entrevista que apoiaria Aécio na sua sucessão desde que ele se filiasse ao PMDB.

O governador mineiro, no entanto, descartou que esse seja o motivo do jantar desta segunda.
- Não estou cogitando isso, não (sair do PSDB) - disse Aécio, ao chegar para o jantar com os peemedebistas.


Segundo ele, 2010 seria um dos pratos do cardápio do jantar, mas não o prato principal.
- Vamos conversar sobre tudo. Mas 2010 não é o objetivo final - desconversou Aécio.


O governador de Minas Gerais também negou que as conversas com líderes de diversos partidos tenha como objetivo a viabilização de sua candidatura à Presidência. Aécio disse que a idéia é criar convergências entre partidos que hoje disputam o poder, tendo como meta um projeto de desenvolvimento para o país.

- É muito cedo para isso (articular candidatura). Não me movo com esse objetivo. Quero participar de uma grande construção daquilo que acho que falta ao país hoje: um projeto de Brasil. Projeto de poder e candidaturas o país já tem de sobra - disse Aécio.

Esta é a segunda visita de Aécio a São Paulo em três dias.

- É sempre um prazer visitar a capital paulista - disse o governador mineiro, desconversando sobre a rivalidade com Serra na disputa pela vaga do PSDB para 2010.

Funcionária do Ibama acusada de gastar R$ 23 mil em clínica de estética confessa desvio

Na Folha

A servidora do Ibama de Goiás suspeita de desviar R$ 836 mil do órgão durante oito anos confessou nesta segunda-feira em depoimento à Polícia Federal as irregularidades. A advogada de Marina Piau Ferreira, que foi afastada do cargo de responsável pelo departamento financeiro da instituição no Estado há duas semanas, confirmou a informação.

Segundo a advogada Nelinês Lagares, a funcionária disse que encontrou "uma brecha" no sistema financeiro do Ibama de Goiás e fazia pagamentos a pessoas conhecidas, que não participaram da fraude e não sabiam a origem do dinheiro. Entre os gastos, estão R$ 23 mil a uma clínica de estética. Um filho da funcionária também recebeu pagamentos.

A advogada de Piau Ferreira, no entanto, diz que a servidora não sabe o valor total do desvio, mas estima que tenha sido menor do que os R$ 836 mil divulgados pelo Ibama e pelo Ministério Público Federal.

Na semana passada, os advogados divulgaram nota em que diziam que toda a família estava "perplexa" com as denúncias de desvio.

Segundo a defesa, Piau Ferreira ficou cinco dias internada em uma clínica psiquiátrica após a revelação do caso. Agora, a funcionária diz estar disposta a colaborar com as investigações.

Também falou que fez todos os pagamentos sozinha e que nenhum parente ou servidor do Ibama tem culpa.

Segundo a Polícia Federal em Goiás, por enquanto não será pedida à Justiça a prisão da funcionária.

Para o bem da UEPA

Segundo fonte do blog, Bira Rodrigues teria comunicado ao governo que, como foi exonerado da Seduc e não foi nomeado reitor da UEPA como esperava, iria reassumir a vaga de vereador, hoje ocupada por Marquinho da DS. Por sua vez, Marquinho também comunicou que não haveria nenhum problema nisso, deixando o caminho livre para Ana Júlia nomear o mais votado. Para o bem do governo. Para o bem da UEPA.

Vale tudo

Esta eleição trouxe muito desgaste a Bira junto a sua tendência, o Movimento PT. Ele saiu candidato sem a aprovação da tendência. Por conta disso, parte das principais lideranças da MPT estaria deixando a tendência rumo à DS. Mas Bira não desistiu da UEPA. Ele reuniu com o Prof. José Augusto - presidente do Sindicato dos Professores da UEPA-SINDUEPA e quarto colocado nas eleições reitor -, ocasião em que ficou acertado que o sindicato entrará com pedido de anulação das eleições. É que Bira desconfia que só será reitor se houver novas eleições e for o mais votado.

Tempo fechado para os alvicelestes

O tempo chuvoso deixou o final de domingo melancólico. Parecia antecipar o choro dos alvicelestes.

Copa de 2014

O Pará, que tem pretensão de sediar jogo da copa do mundo em 2014, tem um longo caminho a trilhar. Uma amostra do despreparo do poder público em relação a este tipo de evento foi vista na organização do Re x Pa de hoje. Uma hora antes do jogo um grande engarrafamento já estava formado na Rodovia dos Trabalhadores. Aproveitando a ausência de policiamento ao longo do trajeto, assaltantes fizeram a festa. Também era grande o número de cambistas vendendo ingressos falsificados nos portões do Mangueirão. Deste jeito o Pará não será sede nem da Copa dos Peladeiros do Norte.

Somos todos reféns

Após assalto frustrado, bandido mantém como refém duas pessoas sob a mira de arma. A polícia fez o cerco na área e tenta negociar a rendição. Agora, no conjunto Nova Jerusalém, em Ananindeua.

Descendo a lenha

Hélio Gueiros descreve na sua coluna semanal no Diário do Pará o diálogo de um empresário madeireiro e um passageiro na sala de embarque do aeroporto. O empresário, na sua argumentação em defesa da exploração econômica da floresta, cita como exemplo o modelo econômico do Canadá, Finlândia e Suécia. Eles teriam suas economias baseadas na produção e exportação de papel - que é feito de celulose extraída de árvores. Segundo versão do empresário, no Canadá a floresta seria usada como matéria-prima, pagando-se uma taxa de replantio ao governo. Ocorre que não há produção de papel a partir de floresta nativa. O que se usa são árvores de florestas cultivadas de eucalipto, do melhoramento genético a clonagem das melhores matrizes para plantio. Todas as florestas são cultivadas e renováveis, associando o plantio comercial à recomposição de florestas naturais, incluindo a preservação de espécies nativas e da fauna silvestre da região de plantio, seguindo os rigorosos padrões ambientais da norma internacional ISO 14001. Ou seja, a produção de papel aqui ou em qualquer outro país em nada se assemelha à exploração predatória ocorrida na Amazônia.

Última homenagem

Pergunta de uma menina de 10 anos ao ver o monumento com o busto do ex-reitor José da Silveira Netto na entrada da cidade universitária:
- Tio, por que enterraram este homem aqui? Devia ser alguém importante... O túmulo é chique!
Acima a foto de Mari Chiba para quem quiser conferir.

Ministro se defende de acusação de fraude em ONG do PC do B

Em O Globo

SÃO PAULO - O ministro do Esporte, Orlando Silva Filho, se defendeu neste sábado das denúncias de irregularidades no programa Segundo Tempo, que já destinou R$ 439 milhões a atividades esportivas e de lazer voltadas a crianças em situação de risco. Segundo reportagem da revista "Veja", integrantes do PC do B, partido do ministro, comandavam organizações não-governamentais (ONGs) que desviaram dinheiro do programa criando turmas falsas e apresentando notas frias.

- Toda a investigação que sirva ao aperfeiçoamento da gestão pública é bem-vinda. Nós temos convicção que não há problema algum em qualquer convênio. Se houver nós tomaremos medidas. Temos feito o acompanhamento, uma fiscalização para evitar os desvios. Qualquer denuncia é de nosso interesse investigar e tomar medidas contra malversação do dinheiro público - defendeu-se o ministro.