Dudu e Jáder juntos para o governo?

Segundo análise de Raul Meireles (hoje em O Liberal), o prefeito de Belém Duciomar Costa pode vir a emergir como a terceira via para o governo do Estado. Neste intricado cenário imaginado por Raul, o PMDB e Jáder poderiam estar nesta coalizão. Segundo Raul, é praticamente descartada a aliança, no primeiro turno, de Jáder tanto com Ana Júlia como com Jatene. Caso o PMDB saia com uma candidatura solo, de 12% de votos, Jáder só teria chance à Câmara dos Deputados, arremata Raul.

14-01-2010: Jarbas na OAB

Hoje Jarbas Vasconcelos toma posse como presidente da OAB/Pará. Conheço Jarbas há 30anos. Jarbinha formou-se em Direito com 20 anos, era um menino prodígio, muito inteligente e da esquerda revolucionária, aos tempos da Ditadura de 1964. Fomos camaradas de militância.Em 1990 convidamos Jarbas e Geraldo para assessorar a ASUFPA/SINTUFPA e neste período conquistamos o pagamento dos planos econômicos do FGTS e os juros da isonomía. Tenho certeza que Jarbas saberá honrar o nome da OAB nos próximos anos. Parabéns Jarbas.

12-01-2010: Aniversário de Maneschy- Mais fotos

Edir, Marquinho e Paulo Ribeiro





Leal e Maneschy


F.Arthur, Jordy e Maneschy




Deputado Nilson, Lena (esposa) e amigos da UFPA.

12-01-2010: Aniversário de Maneschy- Mais fotos




12-01-2010: Aniversário do Maneschy-Mais Fotos




12-01-2010: Aniversário Maneschy-Mais fotos




12-01-2010: Aniversário de Maneschy- Mais Fotos




12-01-2010: Aniversário de Maneschy- mais fotos





12-01-2010: Aniversário de Maneschy- 2

Maneschy e a Filhota



Maneschy e Schnneider




Maneschy e a turma do Tecnológico

12-01-2010: Aniversário de Maneschy- I

Maneschy, Marcos e Tereza Ximenes



Maneschy e seus Pais

E o Papão já trouxe 40 jogadores

Será que o paysandu pretende imitar o Remo e vai vender seu estádio nos próximos 24 meses? pelo andar da carruagem, sim.

Haiti: de miserável passa a indigente

A partir desta terrível catástrofe que ora atinge o Haiti os economistas terão dificuldade em qualificar a situação de probreza naquele infeliz país. Até o presidente revelou, ontem à noite, que estava desabrigado.O Haiti já era classificado como um Estado falido , e agora como será qualificado?

Os presos, as algemas e o delegado

Caso prevaleça a versão oficial da polícia civil, o delegado que chamou a imprensa para mostrar os presos algemados nas grades e cadeiras está frito. Segundo a delegacia do interior nenhuma ordem superior foi expedida no sentido de algemar presos em condições sub-humanas. Ou seja, o delegado espetaculoso teria cometido o crime contra os direitos humanos e feito a denúncia com a finalidade incriminar o governo perante a opinião pública e ao poder judiciário. Neste escabroso episódio parece que finalmente a governo começa a aprender a lidar em condições adversas.

Líder do PMDB defende rompimento com o governo Ana

Parsifal Pontes líder do PMDB na ALEPA defende explicitamente o lançamento de candidatura própria ao Palácio dos Despachos. Mais detalhes  leia em: http://pjpontes.blogspot.com/

12-01-2010: A Festa para Maneschy bombou

Em uma festa patrocinada pela contribuição individual dos homenageadores em homenagem ao aniversário de Maneschy, vimos a UFPA em peso. Foi uma festa em que a comunidade se congraçou, estavam lá autoridades acadêmicas, administrativas, deputados e pessoas simples, que fazem o cotidiano da vida da UFPA, inclusive uma bancada de alunos. Sem dúvida uma festa de reaglutinação da UFPA, até ex opositores estavam presente. Sem dúvida uma homenagem da comunidade para um professor reitor, simples como a maioria de nossa comunidade.

Encontre o amor no teatro

Fernando Arthur de Freitas neves

Shakeaspere é inesgotável como fonte de inspiração e conflito, mas sobretudo como divertimento com as muitas mazelas morais de nossa condição humana tantas vezes propalado em suas peças como “Sonho de uma noite de verão, Megera indomada,.Tudo Bem Quando Termina Bem, A Comédia dos Erros, Medida por Medida, O Mercador de Veneza, Muito Barulho por Nada, A Tempestade, Noite de Reis, Os Dois Cavalheiros de Verona, Os Dois Nobres Parentes”. Sem dúvida quando este adentra a comédia somos deliciados com o prazer da declamação sobre os tipos humanos forjados por uma argúcia da observação de nossas fraquezas transformadas em vilanias ainda piores quando assobradas pelo gigantismo da rotina ou dos desafios.

O teatro fica mais rico quando encenado e não apenas lido, sem duvida a imprecação do autor tem sua anima pulsada no instante da apresentação na ribalta. Ali, a relação votiva vai aos píncaros devido ao encontro das gorduras e ossos dos atores com o alinho do autor, mediado pela integração da cenografia, marcação, iluminação cujo fim último é o espetáculo. Esta experiência é vivenciada com mais fervor quando na escolha do texto há uma simbiose com o grupo que o escolheu. O Teatro Universitário Claudio Barradas tem uma temporada feliz até o dia 22/12, com a execução de “Trabalhos de Amores Perdidos” da lavra de Sheakespeare em suas primeiras comédias, porém sofrendo uma inflexão muito feliz ao incorporar intertextualidade com o “rapp” e as inflexões locais sem cair no regionalismo barato, às vezes responsável por tantos desastres na montagem dos espetáculos.

Composto por jovens atores do curso de teatro da UFPA, a peça foi magistralmente apresentada, pena que a platéia assistente fosse pequena. Ninguém chega a farfalhar, há equilíbrio com os pontos de maior riso sem alterar o ritmo do conjunto da obra. Alguns poucos traços picantes não irão criar rubor ao expectador conservador, pois o próprio Shakespeare era dado as pandegas e deboches com os pequenos membros masculinos. O improviso também foi um ponto vigoroso dos jovens atores, eles não se perderam por um instante sequer; a fala coloquial não atravessou a cadencia do britânico, antes teve uma feliz solução com a explicitação da emoção em cada palavra do texto, sem tender a verborragia.

Aprender a fazer teatro é um ofício dos mais nobres, ao vê-las e vê-los tão vigorosos e ciosos de sua arte pudemos testemunhar uma realização de vida. Enquanto esperávamos do lado de fora, ouvíamos os últimos ensaios, até que fomos surpreendidos com o brado coletivo - meeeeerda, logo em seguida, os portais foram abertos e iniciou-se o espetáculo. Esta é uma saudação comum no teatro, não advêm de uma inspiração presidencial como tentam sugerir os jornais burgueses. Os americanos gostam de expressão “quebre a perna”, tem o mesmo sentido de saudação embora mais contido. Em Trabalhos de Amores Perdidos vemos como um decreto insano encontra felicidade na insanidade. Explico - o personagem o Rei de Navarra decreta a reclusão da pessoa do rei e sua corte masculina aos prazeres banais como o refestelo nos banquetes e na luxuria e cedam vez ao estudo, introspecção e espiritualidade. Um tanto a contragosto seus nobres afiançam o valor do rei jurando lhe seguir na empreitada quando são informados da visita das damas de França em companhia da princesa. Obviamente as tentações não demoram a postasse no primeiro plano ensejando muitos ardis para obliterar o decreto sem tornar-se perjure. Esses arranjos são exercitados nesta poética. Shakespeare é ótimo no cinema, no teatro então..., só quem for ver poderá dizer.

Um bservador no teatro

Projeto UFPA 2.0

O Projeto UFPA 2.0 é primeiro desse gênero a ser implantado em uma universidade pública brasileira. Inovador, estabelece novos conceitos e paradigmas.
O UFPA 2.0 é uma das principais metas da atual gestão da Universidade Federal do Pará, tendo a frente o reitor Carlos Maneschy.
Nosso objetivo é desenvolver uma estratégia completa de ações, que envolve comunicação, tecnologias, desenvolvimento organizacional e sustentabilidade.
Na sua opinião, quais pontos devem ser prioritários nesse projeto.
Mande sua opinião e colaboração.
Já estamos no
Twitter: twitter.com/ufpa20 ;
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home ;
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?ref=name&id=100000584851533 ;
MSN: ufpa2.0@ufpa.br
Atenciosamente,
UFPA 2.0

Curso de capacitação para os servidores dos Campi

PROGEP OFERECE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO,

POR MEIO DA METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, PARA ATENDER DEMANDA

DOS SERVIDORES LOTADOS NOS CAMPI DA UFPA.
Objetivos: Fornecer subsídios ao servidor público para que ele seja

ético, perspicaz, autoconfiante e com habilidade no trato com o público.
Número de Vagas: 40 vagas
Período de inscrição: 21 de dezembro de 2009 a 08 de janeiro de 2010.
Período de realização: 18 de janeiro a 16 de abril de 2010.

Local: Ambiente Virtual da Rede de Colaboração e Aprendizagem das IFE

– RCI *
* A Rede é composta por seis universidades federais signatárias, dentre

as quais a UFPA, e tem por objetivo implementar ações de capacitação e

qualificação, especialmente na execução da política de desenvolvimento

de servidores técnico-administrativos, utilizando os recursos de

Educação à Distancia;

PSS 2010: geografia de novo?

A UFPA retificou  o gabarito em duas questões de geografia do PSS 2010. A turma de geografia precisa tomar um banho de água salgada, urgente, para expiar os maus olhados.

O Bilhetim, a UFPA e critérios de postagens

Neste Blog é proibido proibir.  Como diria Karl Marx, nada que é humano me é estranho. As pessoas têm que ser por trás o que aparentam ser pela frente.

Pensamentos do coordenador geral do CAL

De: Fábio Carneiro

Para:edirveiga@uol.com.br

Assunto:Pensamentos do coordenado geral do CAL
 Data:11/01/2010 1


Caro Edir,



Mediante fatos ocorridos ultimamente, como denuncias de agressão e plágio infundadas envio-lhe o pensamento altamente "politizado e culto" do Coodenador Geral do CAL veja que o e-mail é o original enviado pelo mesmo comentando o resultado das eleições para o CAL.



Desde já agradeço pela publicação
Fábio Carneiro

De: Rafael Saldanha phaellmarreiros@hotmail.com

Para: Romper Primavera

Enviadas: Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009 23:50:31

Assunto: RE: [romperodia_pa] Eleições CAL UFPA 2009

Gente,
Esse foi o resultado. Dá um certo aperto ver que apenas 4 votos nos distanciaram do grupo Maneschysta que compôs a chapa 1 "Pra Fazer Melhor em Letras". Os fatores que levaram a esses números são vários: iniciamos a campanha depois deles, em um período de provas e apresentação de trabalhos finais, deixando de passar em salas importantes, curto espaço para campanha (1 semana), o discurso apelativo, oportunista e despolitizado de que dariam carteirinha de graça e comprariam lixeiras, além de telefone para o CAL, denúncias infundadas de que desviamos dinheiro pelo C.A. e não prestávamos contas, apoio aberto e declarado de professores do Mestrado e das Línguas Estrangeiras(privatistas, pelegos filhos da puta!) etc. (...)
LETRAS SEGUE NAS LUTAS! O CAL A DISPOSIÇÃO DOS ESTUDANTES E NÃO DO REITOR!
Saudações Estudantis e Ensolaradas!


Rafael Saldanha

"Salsa"

12-01-2010: Parabéns Belém

Viva Belém e seu povo que sobrevive apesar de não ter conhecido estadistas na prefeitura nos últimos 30 anos. Quem vive a realidade econômica da cidade, seu espaço urbano, suas vias públicas e o sistema de saúde básica, sabe do que eu estou falando. Não temos vias alternativas de saída e acesso à cidade, não temos metrô de superfície e muito menos o metrô aquático, mesmo Belém sendo semi-insular e sendo ladeada por caudalosos rios. Nossa Belém de cada dia, que o século XXI te dê governantes que não conhecestes nos últimos 30 aos do século XX.

12-01-10: Parabéns Maneschy

Passados seis meses do início do reitorado Maneschy demonstra que é trabalhador e dedicado às causas da UFPA, conseguiu acessar todo o orçamento de 2009, não foi uma tarefa fácil. Parabéns por não ser sectário e vingativo e continuar simples e aberto às sugestões. Parabéns por estar sendo reitor de toda a comunidade universitária. Espero em 2011 renovar este tipo de constatação.

Eleições na UFPA: ITEC esquenta as baterias

Pelo menos três candidaturas animarão as eleições no ITEC. O atual Diretor pretende demonstrar ao novo reitor quem controla as bases do ITEC.

E o Líder do PMDB continua batendo no governo Ana

O Líder do PMDB na ALEPA Parsifal Pontes continua a tirar casquinha cotidiana do governo Ana Júlia, para mais detalhes leia: http://pjpontes.blogspot.com.

Governo, DS, Puty e o Zum Zum Zum

Blogs e até as colunas dos grandes jornais do estado divulgaram que é iminente a substituição de Puty por Marcílio Monteiro na disputa por uma cadeira de deputado federal pela DS. Onde há fumaça há fogo. Puty pode até não ser substituido, mas que os partidos da base aliada não o querem usando a Casa Civil para articular a sua candidatura, é um fato. Há muito que a relação do executivo com a base aliada na ALEPA não tem, na credibilidade e confiança, a base de sua relação.

Os Direitos Humanos, Tortura e Censura

Foi a maior bola fora do governo juntar no mesmo decreto a tortura e a censura. O controle da imprensa é indefensável. Esta bola fora permitiu que a extrema direita civil e militar equiparasse a tortura à luta guerrilheira contra a Ditadura Militar.

John Locke no Segundo Tratado sobre o Governo Civil é claro: é legítimo que a sociedade recorra às armas contra aqueles que se apossam de governo de forma ilegítima e ilegal. Não, não estamos falando de nenhum teórico de esquerda. Locke é o principal teórico do liberalismo e suas teses consagraram-se na Revolução Inglesa de 1688.

A Guerrilha é considerada uma guerra justa, porque as partes (ditadura e opositores) estão em guerra declarada. A guerrilha em nada se parece com o terrorismo, que é covarde e mata inocentes sem aviso prévio. Já a tortura é inominável, é covarde e agride o opositor manietado. É o pior dos crimes e é imprescritível e imperdoável, perante à justiça dos homens.

Ouço o deputado direitista Jair Bolsonaro, quase todo dia, igualando torturadores e guerrilheiros. Este foi o desserviço promovido por este decreto que juntou alhos com bugalhos.

Novo vestibular: O plágio que custou 1 milhão

A sociedade paraense espera que a UFPA demonstre transparência no episódio do plágio nas questões de geografia. Este triste fato custou 1 milhão aos cofres públicos.. Nunca nas histórias dos vestibulares na UFPA havia ocorrido episódio semelhante. É preciso apuração e punição exemplar. A credibilidade e a transparência precisam ser recuperadas.