Os escândalos, as secretárias e a governadora

Com o escândalo do kit escolar pesando sobre o governo, as secretárias teriam de tomar uma iniciativa urgente para aliviar a governadora perante a opinião pública: se afastar das secretarias e oferecer um fôlego à Ana Júlia. Esta iniciativa se faz necessária após o Ministério Público ter acolhido as denúncias com consequências imediatas perante a justiça federal e estadual.

Governo Ana: o inferno astral não passa

Fazendo uma rememorização dos 30 meses do governo Ana não me recordei de nenhum momento auspicioso deste mandato perante a opinião pública. Lula, sim, teve bons momentos no Pará neste período. Ana, não, só vem vivendo um inferno astral crônico. Creio que grande parte destes maus momentos deve-se a falta de iniciativa administrativa e incompetência na gestão das mídias. O governo diz que que está fazendo muitas coisas, mas ainda não há esta percepção na sociedade. O que a turma do PMM ainda não aprendeu a fazer é: como fazer com que a população tenha a percepção de um governo em movimento constante. Hoje a percepção que existe é de um governo parado ou com quase nenhuma iniciativa com resultados palpáveis. Bolsa trabalho, construções de habitações, proteção ambiental, reforço no aparato de segurança, construção de hospitais, criação da UFOPA, conquistas de obras do governo Lula para o estado, não fazem parte do imaginário popular como grandes conquistas deste governo. Além do erro na tática de mídia, não se percebe um modelo de propaganda que dê densidade e apresente este executivo como dinâmico na direção política da sociedade paraense.

Mandato Maneschy- Técnicos-Administrativos e Docentes, espaços e metas

Os Técnicos-Administrativos e Docentes que estão ocupando cargos de confiança no primeiro e segundo escalões da UFPA têm uma enorme responsabilidade executiva. Serão estabelecidas metas periódicas a serem perseguidas. Gestores que não atingirem as metas pré-estabelecidas serão convidados a entregarem as funções. É assim que as funções públicas devem ser tratadas de forma republicana. Não haverá espaço para incompetência e inoperância.

Odonto quer a direção do ICS

Muitas postagens tem reivindicado a necessidade de Odonto vir a disputar a direção do ICS. Quem se habilita?

Anônimo disse... sobre a marcenaria

Caro professor Edir Veiga:

Em nossas andanças pela Universidade, deparamo-nos com uma situação inusitada, que coloca em risco a credibilidade de setores institucionais da UFPA, neste caso a Marcenaria/Carpintaria, local onde detectou-se o ocorrido.
Acontece, nobre professor, que naquele setor, foi solicitado ao seu atual gerente um inventário completo para controle do patrimônio sob a guarda e o uso daquela marcenaria. Até aí, tudo bem. O problema está na total falta de transparência das ações realizadas pelos gestores, tanto o atual quanto os anteriores que ocupavam aquele espaço, pois a comunicação interinstitucional, via documentos oficiais como memorandos, ofícios e portarias, inexiste naquele local, senão em outros do mesmo porte.
Governavam estes senhores à mercê de suas próprias intuições, sem pautar-se por cuidados como registrar, acompanhar e apurar eficazmente as práticas delituosas que ocorriam ali. Agrava-se a isto, o fato do sumiço de bens sob a (in)gerência daquele local, como o caso presenciado do desaparecimento de duas bicicletas, por exemplo.
Tenho certeza de que a inexistência de documentos oficiais em alguns setores da UFPA podem colocar em dificuldade nosso reitor em apresentar justificativas e dar respostas contundentes a um processo de auditoria, caso isso esteja acontecendo em outros setores de nossa universidade, cabendo às pro-reitorias apurar e exigir que tais documentos estejam efetivamente em dia, a fim de possibilitar maior transparência e governabilidade à UFPA.
22/7/09 7:42 PM

ICL: Maia quer ser Diretor

Joaquim Maia, Professor do curso de Letras, encabeça articulação em busca da Direção do ICL.

Mestrado NAEA/PROGEP: minioficina será oferecida a servidores participantes do processo seletivo para o Mestrado

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), por meio da Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, realizará a minioficina "Servidor-Pesquisador", com o objetivo de subsidiar a elaboração do projeto de dissertação aos servidores técnico-administrativos da UFPA que participarão do processo seletivo do Mestrado NAEA/PROGEP.

Serviço:

Minioficina "Servidor-Pesquisador"Período: 22/07 a 04/08/09
Horário: 14 às 18h
Inscrições: presencialmente, no CAPACIT ou pelo e-mail capacit@ufpa.br

ICED: Ana Tancredi lutará pela direção

A prof. Ana Tancredi encabeça uma articulação em direção ao ICED. Em breve daremos maiores detalhes.

IFCH: O vice quer ser Diretor

Está a todo vapor as articulações do vice do IFCH . O mesmo quer chegar à direção. Geografia quer dar as cartas em Humanas.

Governo Ana: uma propaganda desastrosa

Ontem assistí em 20 segundos a propaganda de 10.000 casas que estariam sendo construidas no governo Ana (inclusive com verbas do PAC) e em seguida assistí uma propaganda de quase 60 segundos das ações do governo para as férias de julho.
Não é transformar o principal em secundário e vice versa? Se de fato o governo está em processo de construção de 10.000 casas, este é um fato auspicioso e precisaria de um plano de mídia específico. Creio que as responsabilidades desta ratada não é do setor de comunicação, mas da direção política. De fato o PMM não entende de estratégia política, orientando a linha de propaganda. A direção política do governo está tropeçando no calção com o dedão do pé. Neste caso a borracha vai terminar antes do lápis.

Salário de julho nas universidades: governo dobra impostos

Coitado dos servidores das universidades. O governo mudou o cálculo do Imposto retido na fonte. meu imposto dobrou. O governo deu com uma mão e tirou com outra.

Escândalos no governo estadual

Segundo postagens bem informadas tem secretário de estado que acabou de fazer uma super-reforma em seu imóvel. Coisa de muito valor.

UFPA: mestrado aos servidores democratizado

Em inúmeras postagens os servidores da UFPA informam que a reunião do dia 20 entre a PROGEP e o NAEA para discutir o mestrado aos técnicos-administrativos foi amplamente positiva. Nesta reunião ficou decidido que o acesso ao mestrado se dará por critério de seleção pública dirigida aos servidores. Esta decisão acabou com a relação entre amigos que ocorreu em algumas "escolhas" de servidores para outros mestrados. Valeu Cauby e NAEA, é assim que se desprivatiza o patrimônio público e se pratica a República.

Ministério Público e a defesa da Sociedade e do dinheiro público

O Ministério Público, principalmente o Federal, foi criado para fazer a defesa dos interesses da sociedade e do dinheiro público. Independente dos três poderes e com autonomia , inclusive para investigar, este órgão vêm tirando o sono dos patrimonialistas que vivem da pilhagem dos recursos da sociedade. Esta instituição é um bastião que insiste em recuperar a credibilidade dos órgãos públicos. Daniel Dantas que o diga. Será o primeiro rico a ir parar atrás das grades, mesmo que o processo demore mais 10 anos. Em momentos de crise ético-moral do sistema político...ave o Ministério Público Federal.

Bilhetim: 115.000 em 12 meses

Em junho o Bilhetim completou o1 ano. Neste período o blog atingiu 115.000 acessos. Mas este número ainda não reflete o tamanho dos acessos. É só percebermos que as unidades acadêmicas e administrativas da UFPA possuem as instalações de computadores em rede, ou seja, cada unidade possui somente um IP. Assim unidades grandes como a FADESP, de onde acontece muitos acessos diários, é contada apenas como 01 computador. Este bog se dirige prioritariamente para informar e debater com a comunidade universitária.

Anônimos sem coragem

muitas calúnias chegam dirigidas em direção a professores das unidades acadêmicas que apoiaram abertamente a candidatura Maneschy. Mas os autores se escondem no anonimato. Quando estas postagens são anônimas e atingem a honra das pessoas não publico.

Aves agourentas na UFPA

Muitas postagens têm chegado jogando praga na administração que está iniciando. Xô urubu.

PSDB Nacional teria centralizado caciques regionais

Segundo fontes bem informadas, a direção nacional do PSDB teria assumido a condução das decisões estaduais no que concerne às candidaturas aos governos estaduais. Esta seria uma grande vitória da ala Jatenista do PSDB paraense. Com esta "mexida" Jatene, que acha que controla os diretórios muncipais e estadual, teria controlado qualquer impulso fragmentador do time de Mário Couto. Só falta agora Jatene perder dentro do próprio PSDB.

E haja notícias negativas do governo Ana

Do jeito que as coisas vão, serão precisas muitas engenharias de marketing para reverter a sucessão de notícias negativas do governo Ana. É Seduc. É Sedes. É a Secretaria de Cooperação Internacional. É o descrédito da base aliada. Mas o marketing sem obras será sempre desmascarado nos debates pré-eleitorais.