30 de maio é aniversário do deputado Ganzer

Dia 30 de maio é dia do aniversário do deputado Ganzer do PT. Eu que o conheço há 25 anos o saúdo como exemplo de um grande caráter e enorme compromisso com a classe trabalhadora. Parabéns Ganzer.

Tavares Bastos desbloqueada

Ontem (21) uma ordem judicial desbloqueou a avenida Tavares Bastos. Agora teremos um espaço mais largo para chegarmos à João Paulo. Quem mora após o entroncamento, agradece. Independente da discussão da propriedade -do local- o Estado (esfera municipal) pode desapropriar a bem do interesse social, e este é o caso.

Conselhos superiores repõe vida no movimento dos Técnicos

No dia 26 de maio occorrerá a escolha dos representantes dos Técnicos nos Conselhos Superiores. Os debates estão ocorrendo entre as três chapas. Entre propostas e confronto a democracia se fortalece. Quem ganhará? a diretoria do Sintufpa, a equipe da ouvidoria ou a turma da Tribo?

Eleições na gráfica Universitária e a eleição de Palheta

Segundo minhas análises teóricas, políticas e administrativas é necessário para que qualquer pessoa tenha chance de ser nomeado dirigente institucional da UFPA e ou do serviço público em geral, que os seguintes passos consensualizadores sejam dados:

1- Que o nome seja consensualizado dentre todos os segmentos internos do setor em questão

2- Que o novo diretor firme compromisso em defesa dos princípios éticos-gerenciais que devem nortear a condução da gestão pública, como: eficácia, eficiência.

3- Estes princípios exigem o compromisso com o enquadramento de todo o corpo funcional na lógica do compromisso com a universidade pública e com os princípios republicanos na gestão da coisa pública.

4- Enfim, nenhum resquícios de acordos corporativos e anti-interesse público será tolerado por parte de qualquer gestor que venha a ssumir cargos na futura gestão.

5- Todos os cargos administrativos ou acadêmicos deverão trabalhar sobre planejamento estratégico com a definição de metas anuais a serem atingidas. Quem não atingir as metas planejadas deverá perder seu cargo em função dos objetivos previamente traçados.

Uiversidade pública, interesse público e gestor republicano.

UFPA: Ensino a distância de Tucurui em crise

Estive na semana passada em Tucurui tirando segunda via de minha certidão de idade. Na ocasião fui procurado por alguns estudantes do curso de Química a distância reclamando da precariedade do funcionamento do curso. Os alunos me informaram que foram convencidos a inciar o curso sem os materiais necessários ao funcionamentos dos laboratórios. Tudo bem, os alunos aceitaram iniciar o curso naquelas condições. Agora a história está se repetindo. Oa alunos me informaram que a direção do curso alega que os recursos para a compra do material não chegaram naquela localidade. Os alunos estão afim de iniciar um movimento com repercussão estadual para a conquista destes materiais necessários. Imaginem um curso de química sem material para os laboratórios. Estamos de olho e acompanhando tudo de perto.

Técnicos: Conselhos Superiores Tem eleição acirrada

Três chapas disputam no dia 26 de maio a representação dos Técnicos Administrativos perante os Conselhos Superiores da UFPA. Nestas eleições todos os servidores técnicos administrativos efetivos da UFPA têm direito ao voto. Como é tradição na UFPA, todas as unidades acadêmicas e administrativas terão urnas ou receberão a visita de urnas itinerantes.

O que se fala pelos bastidores é que a ocupação destes espaços geram muito poder a estes técnicos perante a Administração Superior. Este poder gerado pela representação democrática não deve ser usado em proveito pessoal\clientelista. Estamos de olho.

Palheta eleito Diretor da Gráfica Universitária

O Técnico-Administrativo Palheta foi eleito como Diretor da Gráfica Universitária.

Maneschy e Paulo Rocha no MEC

Nesta terça feira o reitor eleito Carlos Maneschy e o coordenador da bancada federal no estado, Paulo Rocha estiveram visitando o MEC e acompanhando o andamento do processo de nomeação do novo reitor da UFPA. a nomeação deve sair nos primeiros 15 dias de junho.

Aliança com o PMDB precisa de decisão arriscada

O governo precisa decidir de uma vez por todas se aposta ou não em uma aliança para 2010 com o PMDB. Caso venha a postar nesta aliança o governo deve pagar o alto preço em cargos e orçamentos pedido por este partido. O PT nacional exigirá que se mantenha esta aliança, a qualquer custo, para priorizar a tática central para a eleição presidencial de 2010. O PMDB paraense sabe desta informação e por isto joga pesado nas negociações.

Todos sabemos que o PMDB sem o governo estadual, perde de imediato grande parte de seus prefeitos e afiliados dos municípios mais pobre do estado. A DS e o PT estão em uma encruzilhada. A incerteza envolvendo as opções do PMDB para 2010 são altas.

Se em 2010 Ana Júlia e seu governo estiverem mal avaliados pela opinião pública, o PMDB voa para o ninho tucano estadual.

PMDB: um caso de incerteza

O PMDB tenta operar no Pará a mesma tática geopolítica empregada a nível do governo federal. No governo federal o PMDB bate e assopra o governo o tempo todo. Mas acontece que no governo federal existe um PMDB governista e outro "oposicionista", assim um ataca o governo (Jarbas Vasconcelos) e outro PMDB atua de bombeiro (os ministros pmedebistas). No Pará não existe PMDB governista ou oposicionista. No Pará todos obedecem a apenas à uma linha política., a de Jáder Barbalho. E tem mais, quem dirige o núcleo de governo é a DS (corrente interna do PT). Este núcleo é composto por pessoas de pequena experiência política e podem detonar a qualquer momento, em definitivo, a aliança com o PMDB.

A pergunta que fica é:
Vale a pena apostar no PMDB que vive ameaçando o PT de se alinçar com o PSDB em 2010?

PMDB quer rachar?

Creio que não. Quando se quer rachar não se coloca cargo à disposição, simplesmente renuncia ao cargo. Nos episódios do Ophir Loyola o PMDB colocou os cargos à disposição. No DETRAN o PMDB indicou outro nome do partido no lugar de Lívio Assis. O que o PMDB quer mesmo é mais cargo no governo. O PMDB entende que foi o grande vencedor das eleições municipais de 2008 e quer que esta densidade se reflita na ampliação dos espaços do partido dentro do governo.

Movimentações Pró-DCE/UFPA 1

Hoje o dia foi agitado na UFPA com relação às eleições para o DCE. Membros da chapa de oposição (Amanhã vai ser outro dia) distribuindo o jornal da campanha e os da situação (Não temos tempo a perder) distribuindo a carta aos estudantes da UFPA, com uma retrospectiva da atuação dos mesmos a frente do DCE.

L.G.

Movimentações Pró-DCE/UFPA 2

No dia 22 de maio será o lançamento da Chapa 2 – Não temos tempo a perder, situação no DCE, no forró dos estudantes de Letras. Segundo informações dos organizadores desse forró, os membros do DCE para conseguirem realizar o lançamento de sua chapa neste mesmo dia, ofereceram cópias dos cartazes para a divulgação, bem como contribuir com as bebidas.

L.G.

Técnicos da UFPA: dia 26 tem eleição

No dia 26 de maio haverá eleição para a representação dos Técnicos Administrativos nos Conselhos Superiores. Neste fórum deve-se eleger representantes com capacidade de debate acadêmico e político. É que nestes órgãos precisa-se ter conteúdo para defender os interesses corporativos dos servidores sem perder a visão global do papel da universidade. Tem muita gente boa concorrendo. Sempre é bom se misturar experiência com a sempre necessária renovação.

Justiça do Trabalho: Vanessa em juizo

Segundo fontes bem informada hoje haverá a primeira audiência na Justiça do Trabalho entre a vereadora Vanessa do PMDB e sua ex-empregada doméstica.

Edilza "convidada" a desistir da candidatura

A candidatura da prof. Edilza a deputada federal que estava em plena articulação e ampliação parece que foi sustada. Dizem que a DS aposta na secretária Suely, que seria melhor de voto. A "baixinha" agora está sendo cotada para assumir secretaria de governo. É o velho bolchevismo suprimindo a individualidade em nome de uma falsa coletividade.

CPI da Petrobrás e a oposição

Não adianta culpar a oposição, ataca-la de privatista ou coisa do gênero pela aprovação da CPI da Petrobrás. A CPI só saiu porque o PMDB quiz. Na composição da CPI do senado, o governo tem 8 membros e a oposição têm 3. Só o PMDB possui três vagas. Ou seja, se o PMDB fechar com a oposição o governo fica em minoria. Isto é que é "base sólida".

Operação Tapa buracos na UFPA

Quem foi hoje à UFPA e entrou pelo portão do Bettina encontrou uma operação tapa buracos. Estava interditado da entrada do portão até a bifurcção entre O Bettina e via principal. Nota dez para a prefeitura.

Banpará é público ou estatal?

Caso os dividendos do Banco seja partilhado com toda a sociedade, este banco será público. Mas se os dividendos for partilhado apenas entre os acionistas e o próprio Banco, então este banco será estatal. Entre os tucanos e os petistas, qual foi ou o que tem sido a política para este banco?

Juventude da Tribo no ME da UFPA

O grupo Ajuricaba: a juventude da Tribo está se estruturando no movimento estudantil da UFPA. O objetivo é crescer dentro dos Centros Acadêmicos (CA's).

Reitor da UFPA: governo nomeará primeiro da lista

O deputado Paulo Rocha reafirmou ontem que o governo nomeará o primeiro da lista que seguiu para Brasília. Ou seja, Maneschy será o próximo reitor da UFPA. O deputado inclusive revelou sua ação junto à bancada federal, ao MEC e à Casa Civil no sentido de reafirmar a tradição do governo Lula, que já nomeou 54 reitores, todos encabeçando a lista tríplice.

Os interesses do PMDB e do governo

Na repactuação da aliança PT-PMDB o governo teria a SESPA e o PMDB a SETRAN.

O governo, a SEDUC e as obras nas escolas

O governo vem anunciando investimento na recuperação infraestrutural das escolas estaduais. Mas o trabalho anda a passos de cágados. Muitas escolas estão com seus projetos parados por falta de conclusão das obras. As empresas terceirizadas alegam que não estão recebendo os repasses financeiros para continuar as obras. Quem está falando a verdade, a SEDUC ou as empresas? Falta gestão na coordenação dos trabalhos de engenharia entre o meio físico e as escolas.

Rádio Tabajata FM: Priante chuta o pau da barraca

Em entrevista neste final de semana à rádio Tabajara FM o ex-deputado Priante atacou violentamente o núcleo duro de governo. O Chefe da Casa Civil foi descredenciado como negociador político. Priante pregou a saida imediata do governo Ana. É... o PMDB joga duro quando perde espaço ou quer aumentar sua fatia de cargos nos governos.

O Diário do Pará e a nova versão de Chico Ferreira

Quem leu o Diário deste domingo teve a nítida impressão que a reportagem sobre a nova versão do empresário Chico Ferreira acerca do assassinato dos irmãos Novelino teve direção orientada: retirar Paulo Rocha da corrida senatorial e remover Ganzer da Setran. É na política... vale tudo. Maquiavel está certo desde 1500.

Hangarzinho: inauguração dia 21 (quinta)

Parece que finalmente o hangarzinho será inaugurado, será no dia 21 de maio. O ministro do MEC viria.

Portão do Bettina: só buracos

Quem acessa a UFPA pelo portão do Bettina passa por uma verdadeira via sacra. É só buraco.