CEUP: Luiz Otávio oferece telha em troca de apoio político

Pois é meus e minhas colegas. O prefeito dos campi da UFPA, Luiz Otávio telefonou para a direção da CEUP (Casa dos Estudantes Universitários do Pará) querendo uma reunião para discutir o apoio à chapa de Regina. De imediato este se prontificou a conseguir as telhas para resolver os problemas causadas pelas chuvas naquela sofrida comunidade. É meus caros só agora às vésperas das eleições a reitoria corre atrás da sofrida CEUP. Esta prática em nada difere dos asfaltos e aterros em vésperas dos pleitos nas eleições municipais. É o uso da necessidade como instrumento de cooptação eleitoral. Isto é deprimente. E ainda bradam por aí de que não estão usando a máquina da UFPA.

O DNA do PSDB que apóia Regina

Nestas eleições existem pessoas de todas as colorações partidárias apoiando a maioria dos candidatos. Os partidos enquanto tal não optaram em centralizar seus filiados e simpatizantes. Já existe uma concepção mais ou menos comum entre todos os partidos que é a seguinte: os partidos devem beber na fonte da universidade, jamais a universidade deve beber na fonte dos partidos, senão perderia seu caráter universal, plural e tolerante.

Mas como o assunto é o tucanato podemos citar pessoas ilustre que já beberam ou ainda bebem na fonte tucana e que hoje fazem a campanha de Regina:

O Reitor Alex foi bancado em 2001 para o cargo pelo tucano deputado federal Nilson Pinto, e hoje Alex faz a campanha de Regina.

O prof. Tadeu Oliver foi assessor do secretário de Estado de promoção social Nilson Pinto no segundo governo de Almir Gabriel e hoje apóia Regina.

Luiz Otávio atual prefeito e novamente candidato na chapa de Regina foi assessor de todos os governo tucanos nos últimos 12 anos, foi bancado como secretário de Duciomar pelo ex-governador Jatene.

O assessor de Alex e hoje um dos corrdenadores da campanha de Regina Juvêncio Arruda, passou doze anos trabalhando para o governo tucano de Almir Gabriel através da produtora de Afonso Klautau. Juca do quinta, como é mais conhecido de todos, é primo do deputado do PSDB André Dias, o que lhe valeu uma posição de destaque na assesoria dos governos tucanos, principalmente na realização de pesquisas e marketing para os prefeitos e deputados deste partido.

A senhorita Cléo, que é assessora da secretária de Estado Bila Gallo, e uma das mais entusiasta apoiadora de Regina , foi candidata a vereadora pelo PPS em 2004, hostilizou Ana Júlia em 2004. Esta personagem protagonizou uma cena que a governadora Ana Júlia jamais esquecerá. Quando Ana Júlia foi á sede do PPS no segundo turno de 2004 esta senhorita ameaçava jogar ovo na então candidata petista. É que uma ala do PPS decidiu apoiar Duciomar e outra ala, comandada por Milene Lauande e Carlos Maneschy decidiram apoiar Ana Júlia no segundo turno de 2004. Foi Maneschy e Milene que garantiram a conversa da candidata Ana Júlia com os militantes do PPS, naquela ocasião. Hoje Maneschy não tem filiação partidária.

Estes exemplos são para não ficarmos estigmatizando candidaturas a reitor rotulando-as com as cores dos partidos. Numa postagem recente o blog chapa branca noticiava que Maneschy seria o candidato de Jatene. A mensagem de fundo seria rotular Maneschy de tucano. Com esta minha postagem eu demonstro que existem professores, funcionários e estudantes que são filiados a vários partidos e que nas eleições para reitor estão espalhados, também, entre todos os candidatos. O critério para o posicionamento nas eleições universitárias não é partidário, mas programático e de relações políticas e acadêmicas.

E não tentemos transformar adversários em inimigos políticos. Porque os adversários de hoje podem ser os aliados de amanhã. Este é o ensinamento que a luta política vem nos ensinando nestes breves 23 anos de democracia no Brasil e em nossa universidade.

Quem tenta rotular candidaturas acadêmicas com a sigla partidária, quando de fato não existe deliberação partidária a respeito, tenta na verdade manipular a comunidade universitária e as eleições como um todo.

A TRIBO abandonou Alex porque este não cumpriu palavra

O motivo central que fez a articulação política e sindical TRIBO abandonar a candidatura Alex teria sido o seguinte:
1- teria sido um compromisso assinado por Alex em relação ao HUJBB, acordo pelo qual Alex se comprometia a modernizar administrativamente as relações de trabalho neste hospital, que passava pela mudança da cabeça do corpo diretivo do hospital, instaurar um planejamento participativo e moderno e criar a coordenadoria de enfermagem naquele hospital. As lideranças dos técnicos do hospital queriam ser ouvidas quando da nomeação de um novo diretor.

2- Na presença de 54 lideranças, dos mais diversos segmentos do hospital, este acordo foi assinado e publicado. Alex não cumpriu o acordo e a TRIBO pagou o pato no HUJBB, perdendo as eleições sindicais de 2006, para o SINTUFPA. Notem bem. A TRIBO ganhou na UFPA por 140 votos, mas quando os votos do HUJBB foram apurados, a TRIBO levou um chocolate de 200 votos de frente. Perdendo aquelas eleições por 60 votos.

3- Aquelas eleições representaram uma grande desarticulação da TRIBO no HUJBB e na UFPA como um todo. Agora a TRIBO afirma para que todos possam ouvir: Alex não cumpre promessas que assume e é capaz de rifar aliados para não se desgastar com certos burocratas que controlam alguns nichos na UFPA.

A Pergunta que não quer calar: qual o peso dos diretores na chapa de Regina?

Por que foi a reitoria e não os diretores de institutos que deram as cartas na montagem da chapa de Regina-Licurgo: Esta é uma chapa de Pró-Reitores ou que tem status tal, vejamos: Regina, Licurgo, Simone, Sibele e Luiz Otávio.

Segundo fontes bem abasilados, os estrategistas da campanha Regina-Licurgo descobriram nas pesquisas de intenções de votos que os direores de institutos só transferiam meia dúzia de votos nas unidades acadêmicas, com exceção de Naná do IFCH, que é uma diretora horizontal e simpática.

Enfim o fórum dos dirigentes foi só para inglês ver. Mas também demonstra o erro estratosférico cometido pela gestão Alex que secundarizou todos os seus históricos aliados dos movimentos sociais ao longo do seu segundo mandato. Só agora Alex descobriu que esta turma era a alma de seu sucesso eleitoral nos segmentos estudantis e de técnicos.

Licurgo e a queda de Ney Cristina na chapa de Regina

A ausência da professora doutora Ney Cristina na chapa de Regina se configurou na maior surpresa, para os bem informados, no anúncio da chapa Regina-Licurgo. Segundo as análises que ocorriam no almoço do vadião, estes seriam o motivo da queda de Ney Cristina da chapa de Regina Licurgo.

1- O expresso veto, informal, por parte do grupo do professor Licurgo, de que uma pedagoga viesse a disputar o cargo da PROEG.
2- O veto no CONSUN, articulado pelas licenciaturas, ao curso de graduação em ciências, apresentado ao CONSEP pelo NPADC.
3- O veto é de ordem regimental, ou seja, núcleo não pode ter curso permanente. Mas o conteúdo do veto seria político. Os cursos de licenciatura deve ser executados pelas faculdades.
4-Neste primeiro round as licenciaturas e o curso de pedagogia foram derrotados dentro do projeto representado pelas candidaturas Regina e Licurgo.
5- Ney Cristina era uma das mais ativas coordenadoras da campanha de Regina. Será que as licenciaturas engolirão o veto de Licurgo e do NPADC ao nome da prof. Ney Cristina? Hoje nos grandes jornais da cidade o NPADC já anuncia recurso ao CONSUN para reverter a decisão do CONSEP.

Eleições para Reitor: A reafimação do uso da máquina

Segundo atentos observadores do discurso do Reitor Alex no lançamento de Regina, este reafirmou enfaticamente, que se preciso for, este comprometerá todo o seu capital polítco, mas não deixará de operar diretamente na campanha de Regina. Seria a reafirmação mais eloqüente possível do uso da função de reitor, com todas as suas consequências, na disputa eleitoral em curso.
Não existe precedente em 24 anos, desde Lourenço até a eleição de 2005, de um mandatário da UFPA, sair em campo, usando a prerrogativa do cargo e assumir, megalomaniacamente, a tarefa individual, de viabilizar uma candidatura, que até agora não teve autonomia e nem chance de se mostrar perante a comunidade universitária.

Caso Regina viesse a vencer, quem seria o reitor mesmo? Estariamos votando em quem, se optássemos em votar em Regina? Por que Alex não que largar o controle da reitoria?
Por que Alex prega o caos, caso a comunidade não venha a eleger Regina?

O uso aberto da máquina elimina a competição entre os concorrentes, a máquina é uma forma de doping eleitoral. Temos informação da promessa de conceder prédios, cargos em Institutos e até a concessão de horas extras em troca de apoio.

A pergunta que não quer calar: Se não fez quando no cargo, como estas promessas podem ser cumpridas fora do cargo?

A UFPA é uma comunidade classe média, baixa é verdade, mas não dependemos da esmola de dirigentes para sobreviver. Somos funcionários do Estado brasileiro e não de governo e nem de reitor, quem paga nossos salários é o povo brasileiro. Não devemos decidir nosso voto com base em trocas de bens materiais. Nosso voto deve ser decidido com base no perfil acadêmico, no compromisso verdadeiro e não de véspera de eleição, e com base em propostas e projetos. A universidade deve ser exemplo para a sociedade. Aqui começamos a votar em 1984 no IFCH e 1984 na UFPA como um todo. O Povo passou a votar para presidente em 1989. Aqui, por dever cívico, não devemos trocar votos por promessas de cargos ou bens materiais. Não, aqui damos nossos votos analisando as práticas políticas e os projetos para a nossa universidade integrada na realidade amazônica.

A democracia na Constituição de 1988

- 69% da população tem acesso ao voto.
- Os analfabetos têm acesso ao voto
- Menores de 18 anos e maiores de 16 têm acesso facultativo ao voto.
- Emerge a democracia semi-direta, com a presença constitucional do: plebiscito, referundum e a inciativa popular.
- Pela primeira vez a constituição federal recebe capítulos de Saúde, Assistência Social.
- -É uma constituição cidadã porque incorpora o ideário de um Estado de Bem Estar Social, a ser construido historicamente.

O que precisa ser feito para melhorar a democracia: Diminuir a exclusão social, aumentar a distribuição de renda para evitar que o poder econômico tenha influência na tomada da decisão do voto. Transformações instituicionais que fechem as torneiras da corrupção governamental e que diminuam os custos da tomada de decisão eleitoral e da governabilidade.

- Enfim a utopia é a construção de uma sociedade majoritariamente de classe média e que as classes A e C, sejam em percentuais ínfimos. Eis um dos pressupostos, segundo Robert Dahl, para um Estade Democrático de Direito de longa duração.

O voto deve estar na esfera da liberdade, onde a opção por propostas e projetos qualifiquem a decisão democrática. Quando o voto se coloca na esfera da necessidade, ocorre a preponderância das trocas eleitorais não altruistas, ou seja, são as trocas imediatas, por bens materiais, que comandam a decisão da maioria do eleitorado. É nesta fase que se encontra o povo brasileiro.

A Democracia pós-República Velha

A Democracia no Brasil no período Republicano, pode ser assim resumida:
- Breve período democrático entre 1934 e 1937, interrompida pelo golpe do Estado Novo.
- República de 1946: primeira República Democrática brasileira.
- Pela primeira vez ocorre a participação política em escala de massas no Brasil.
- 16% da população passa a votar.
- As mulheres ganham direito ao voto na Constituição de 1934. Os analfabetos ainda não podem votar.
- A crise econômica, o confronto entre populistas e liberais, no contexto da guerra fria conduz à radicalização política.
- O congresso nacional entra em paralisia decisória.
- O conflito, sem mediação institucional, chegou às ruas e o militares depuseram o presidente João Goulart e aplicaram o golpe de Estado em 31-03-1964

15 de novembro: A Democracia na República Velha

É a democracia oligárquica, ou seja, capturada pelas oligarquias estaduais.
Apenas entre 1 e 3% da população votava.
Era proibido o voto aos analfabetos e às mulheres.
A CVP- Comissão Verificadora dos Poderes impedia que adversários fossem eleitos deputados estaduais e federais.
São Paulode Minas alternavam-se no poder.
O poder era ultradescentralizado através de um acordo informal celebrado entre o presidente e os governadores, conhecido como política dos governadores ou pacto coronelista.

Em síntese: não existe democracia popular e o Estado é patrimonializado pelas oligarquias rurais.

Sábado-15/11- Postagem só a partir das 17hs

Hoje farei postagens a partir das 17 hs.

São temas para hoje:
A democracia pós Proclamação da República
O esquecimento dos Diretores de Institutos na chapa de Regina
Licurgo, as Licenciaturas e a queda de Ney Cristina
As calúnias assacadas nos bastidores contra Maneschy
A troca de apoio por promessas de cargos e prédios
A máquina contra democracia, valha-nos quem? valha-nos os cidadãos da UFPA.

A militância acadêmica de Maneschy-Schneider

É empolgante a participação nas mobilizações de uma autêntica militância da UFPA na campanha de Maneschy-Schneider. Até relembra os velhos tempos de uma militância programática e apaixonada pela atuação política e acadêmica. É a garotada da graduação e pós-graduação, são funcionários e professores nos portões e nas salas de aulas. A UFPA autêntica reencontra seu caminho. Maneschy é a bola da vez.

Maneschy-Schneider: Super nomes serão conhecidos em breve

Nomes da mais alta credibilidade e compromisso acadêmico serão anunciados nas próximas horas pela chapa Maneschy-Schneider.

Eleições para Reitor: Porque a comissão eleitoral não quer debates?

Este é o mistério e a perplexidade que está tomando conta da UFPA. Nunca na história das eleições para reitor ocorreram menos de 05 debates. Até em Abaetetuba e Castanhal ocorriam debates. Os apoiadores de Regina, de forma anônima, estão acusando a turma do PSOL/PSTU, que seriam a maioria na comissão eleitoral, de compactuarem com estas decisões alienantes e despolitizadoras da comissão eleitoral.

DEBATES JÁ.

Chapa Regina: onde está a geopolítica?

Regina: perde na saúde
Licurgo: perde em exatas
Afonso ganha no ICA
Simone: traz quem?
Sibele: traz a metade da PROGEP e da reitoria
Carlos Maciel: traz parte do serviço social e do sócio-econômico.
Júlio César: perde no CB
Carlos Alberto: perde no ITEC
Naná: perde no IFCH
Luis Otávio: pega um olé no meio físico

OBS: sem dúvida os diretores de centro têm mais peso eleitoral do que este time que foi escalado. Sem Ney Cristina na chapa, Tancredi vai dar uma surra no Instituto de Educação.

Os assessores de Regina em estratégia eleitoral erraram feio.

Sexta - 14/11- Música ao vivo e feijoada do comitê estudantil

O comitê estudantil Maneschy-Schneider fará uma programação cultural nesta sexta, a partir das 12 hs no vadião. Professores, funcionários e estudantes são convidados especiais.

Maneschy em Santarém

Das sete faculdades de Santarém cinco estão com Maneschy.

Chapa de Regina: é uma chapa de continuismo.

Regina: atual vice reitora
Licurgo: atual pró-reitor de ensino
Sibele: atual pró-reitora de Pessoal
Simone: atual pró-reitora de administração

Em síntese: da atual equipe de seis pró-reitores, três continuam na equipe: Licurgo, Simone e Sibele. Quem entra de novo: Afonso na PROPLAN, Carlos Maciel na PROEX e Júlio César na PROPESP.

A falta inesperada é a dos diretores de centro(institutos). Será que os diretores foram considerados incapazes para o cargo pela reitoria atual?

A Chapa de Regina: e os Diretores de Centros (Institutos)?

Esta chapa é mesmo do fórum dos diretores ou foi montada pela reitoria? Quero parabenizar o altruismo dos diretores. No passado recente o sonho de um diretor era ser pró-reitor e o sonho de qualquer pró-reitor era ser reitor ou vice. Esta é a primeira chapa branca montada pelos diretores onde estes atores são limados da composição. Só a prof. Naná do IFCH de fato significa uma indicação dos diretores. Afonso é indicação da reitoria, todo mundo sabe.

A Pró-Reitora de maior densidade eleitoral, porque tem grupo político organizado, é a de Extensão, Ney Cristina, mas esta não foi escalada no time de Regina.

Regina anuncia chapa

Será anunciada a equipe da administração superior da chapa Regina Feio - Licurgo no jantar de adesão que acontecerá hoje, às 22h. O blog flanar antecipou a composição. Veja a equipe:

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROEG)
Profª Drª Maria de Nazaré dos Santos Sarges

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP):
Prof. Dr. Julio Cesar Pieczarka

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO:
Prof. Dr. Carlos Alberto Batista Maciel

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL:
Sibele Maria Bitar de Lima Caetano

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO:
Simone Baia

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PROPLAN):
Prof. Dr. Afonso Medeiros

PREFEITURA MULTICAMPI:
Prof. Luiz Otávio Mota Pereira

FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA (FADESP):
Prof. Dr. José Carlos de Araújo Cardoso Filho

Quem o PT apóia na eleição para Reitor?

O PT como partido democrático não vai definir apoio a nenhum candidato. As tendências do PT sim, estas estão declarando apoio aos candidatos. Por exemplo a tendência Unidade na Luta do deputado Paulo Rocha apóia Regina. A Tendência PT pra Valer dos Deputados Waldir Ganzer e Zé Geraldo apóia Maneschy. O prof. Doutorando, candidado à PROEX na chapa de Maneschy, Fernando Arthur pertence à Democracia Socialista, que é a tendência dos profs.Drs. Maurílio Monteiro e Cláudio Puty, que são secretários chaves no governo estadual petista.

Ana Tancredi é apoiada pelo PSOL-PSTU.

Medicina, Farmácia e a candidatura Maneschy

Também entre os docentes e técnicos de medicina e farmácia, Maneschy deve ter a adesão majoritária.

ODONTO: Maneschy deve vencer entre docentes e técnicos

A chapa Maneschy-Schneider deve vencer as eleições entre os técnicos e os docentes na faculdade de odontologia.

Eleições na UFPA: vote na enquete do SINTUFPA

A página da SINTUFPA está novamente no cyberspace. Até o momento este é o resultado da enquete: Maneschy 1034, Tancredi 618, Regina 40 e Ishak 39. Endereço da página: www.sintufpa.com.br

Quem tem rabo de palha não anda com tocha na mão.

Pelo andar da carruagerm, devido à práticas apelativas que vêm ocorrendo nos bastidores das campanhas, em breve teremos festivais de dossiês e denúncias cabeludas circulando na UFPA. Será que a academía chegará ao nível da campanha para prefeito, que há pouco terminou? dizem que as estrepolias cimentárias virão à tona.

Comitê Estudantil Maneschy-Schneider tem programação cultural

Nesta sexta feira, a partir das 12 hs, no vadião, a estudantada do comitê Maneschy Schneider promove animada programação cultural, para as três categorias, compareça.

Eleições na UFPA: Bila, na reitoria, já coordena campanha de Regina

Circulou por toda a universidade a notícia de que a prof. Bila Gallo se encontrava no prédio da reitoria (PROAD), atuando ativamente na coordenação política e eleitoral da chapa Regina-Licurgo. Sem dúvida é um reforço de peso.

Eleições na UFPA: Santarém faz jantar para Maneschy

Hoje à noite em Santarém haverá uma jantar de adesão às candidaturas Maneschy-Schneider. Santarém , Marabá, Bragança e Castanhal, deverão vir, majoritariamente, acompanhando Maneschy-Schneider nestas eleições.

Eleições para Reitor: as bicudas em concurso

Em breve faremos uma enquete a respeito das promessas mais bicudas que estão sendo feitas aos servidores da UFPA. Aguardem.

Kaká no time de Maneschy.

Pois é meus e minhas colegas. Em breve vamos anunciar grandes adesões à chapa Menschy-Schneider, se fizéssemos a comparação com um clube de futebol, diríamos que está chegando um Kaká para reforçar o nosso time, será um estouro. Novas aquisições acadêmicas continuam a chegar. É a simplicidade, uma história e uma concepção democrática de como conduzir a vida, a gestão e as relações pessoais e sociais, que encantam na chapa Maneschy-Schneider.

A ética antiética de Tancredi

Ontem a turma de Ana Tancredi, coordenada por João Santiago, mais conhecido como João Xiita, espalhava fotos minha junto com Maneschy e Ximenes pelos pavilhões de Humanas. Não entendí o que eles querem fazer com esta iniciativa. Falar mal de mim é perder votos na categoria dos servidores, afinal, minha passagem pela ASUFPA E SINTUFPA, se caracteriza pela fase de ouro do movimento sindical, foram ganhos sociais (recuperação da séde campestre, recuperação dos serviços médico-odontológico) e financeiros em escala, como: Plano Bresser, FGTS, Isonomia, além das greves memoráveis e vitórias seguidas nas eleições sindicais e para a reitoria, derrotamos Babá e sua turma. Como professor simbolizo o crescimento profissional pelos próprios esforços, fiz mestrados, doutorado e passei no concurso da UFPA. Os alunos dizem que gostam de minhas aulas.
O ex-Reitor Ximenes é um excelente docente de pós graduação, ex-diretor da FADESP, ex-Pró-Reitor de Administração e o prof. Maneschy tem um currículo acadêmico invejável, além de grande experiência administrativa.

Recentemente a prof. Tancredi em encontro com Maneschy falou em uma campanha ética, e agora a turma do PSOL começa a apelar. E olhem quem foi visto pregando estas fotos na vigilância, o Joãozinho xiita, velho companheiro do mestrado, aliás Xiita não terminou este curso, e minha memória me lembra por que Joãozinho foi excluído deste mestrado. Qualquer dia eu conto o porque desta exclusão.

Diretores de Centro: Regina escolhe Carlos Maciel para PROEX

O prof. Dr. Carlos Maciel, coordenador do mestrado em Serviço Social foi escolhido para concorrer como candidato a Pró-Reitor de Extensão na chapa Regina-Licurgo. É, parece que os Diretores de Centro não pesarão nada nesta chapa. Até agora nenhum emplacou na chapa de Regina. esta decisão criou uma muvuca negativa no ICSA.

Fim de panelinhas: dificilmente um mesmo grupo fica por mais de dois mandatos no poder

A queda do poderoso ACM na Bahia, dos tucanos no Pará, dos Sarney no Maranhão, só reafirma a maturidade política do povo brasileiro: não há mais chance de uma panelinha se perpertuar no poder. As tendências das pesquisas eleitorais na UFPA vêm reafirmando que a atual gestão que já controla a UFPA por oito anos, não ganhará mais 4 ou oito anos, como quer a atual panela política.

Portanto, se os eleitores da UFPA forem mais exigentes do que a média do eleitorado paraense, a panela chapa branca receberá um sonoro não no dia 03 de dezembro. Alternância no poder já. A UFPA têm belos quadros acadêmicos.

Avelina Hesketh adere a chapa Maneschy-Schneider

A professora Avelina Hesketh, ex-presidente da OAB e liderança acadêmica no ICJ acaba de aderir com toda uma equipe de apoio às candidaturas Maneschy-Schneider. Esta é uma adesão de peso neste Instituto. A patronagem explícita está tirando grandes lideranças da UFPA da fase de contemplação. A cidadania ufepeana está uma fera, por estar sendo confundida com objeto comprável pela máquina. É a luta de um Davi(Maneschy) contra o golias (a monstruosa máquina e sua pesada candidata).

Enquete do SINTUFPA

A assessoria de comunicação do SINTUFPA informa que a enquete na página desta entidade está fora do ar devido ao tráfego de votantes ter sido muito superior à capacidade de recepção previsto na página. Assim que este problema técnico for superado, a enquete para reitor votará com os mesmos números anteriores, que eram: Maneschy em primeiro, Tancredi em segundo e Ishak em terceiro.

Novas grandes adesões a Maneschy-Schneider acontecerão nas próximas horas

Pois é caros colegas, nas próximas horas terei o prazer de anunciar grandes adesões às candidaturas Maneschy-Schneider. Aguardem. Será um arraso.

Baixa articulação política: a justificativa para a patronagem

Pois é meus e minhas, muita gente anda chorando lamúrias por aí. O motivo? o crescimento da candidatura Maneschy dentre os atores sociais, políticos, acadêmicos e partidários dentro da UFPA. É a incapacidade de ampliar as suas articulações é que é justificado a intervenção do reitor no provesso eleitoral em favor de Regina-Licurgo. É como se fosse o "irmão mais velho" entrando no front para tentar alterar os rumos da disputa.

E mais, insistem em dizer que a máquina da UFPA não está sendo usado. Não esqueçam dos "convites" para reuniões na SEGE, na pressão para os funcionários vestirem camisas, na "panfletagem" dos bolsistas, nas promessas eleitoreiras e incumpríveis na vigilância, no uso unilateral e apriori do Divulga, na ação da comissão eleitoral que só quer fazer um debate, nos eventos de última hora promovido pelas pró-reitorias, nas ameaças feitas, nas artes, de que sem Regina não teríamos mais o REUNI. Enfim é a comunidade que vem denunciando estas práticas coronelistas e todos a estão assistindo. "Eles" pensam ques estudantes, professores e funcionários são aqueles agregados, das fazendas, ao tempo do coronelismo e que eram vítimas do voto de cabrestos. A comunidade responderá nas urnas no dia 03 de dezembro, a esta truculência eleitoral. Quem viver verá.

Maneschy-Schneider: Sexta tem programação cultural e gastronômica no vadião

O comitê estudantil está com uma extensa programação cultural e gastronômica nesta sexta no vadião, a partir das 12 hs. Teremos feijoada a preços de custos e muita música ao vivo. Funcionários, professores e estudantes são os convidados especiais.

Eleição para reitor: IG assedia e pressiona

Removí as informações do acontecido no IG devido a super-pressão no setor. Esta turma esquece que está lidando com OS SERVIDORES DA UFPA... QUE É A TURMA MAIS POLITIZADA DOS SERVIÇO PÚBLICO DO PARÁ...FORJADA EM DEZENAS DE GREVES.. E TREINADA EM DISPUTAS ELEITORAIS.

Com muito orgulho lhes digo, eu ajudei a formar esta geração de servidores rebeldes na UFPA. Eles não se curvam a nenhum assédio moral. A resposta vem dia 03-12.

Eleição para reitor : Assédio moral no IFCH

Um veterano servidor do IFCH me procurou e reclamou : a diretora está chamando os funcionários em sua sala e "oferecendo" a camisa Regina-Licurgo e "sutilmente" "sugerindo" a vestimenta da camisa de campanha. Os funcionário ficam numa situação constrangedora.

Eleições para reitor: debate via on line, por que não?

Caso tivéssemos uma comissão eleitoral republicana poderíamos ter um debate dirigido para todos os campi e para o público em geral. Como fazer isto? simples, a comissão eleitoral faria o debate a partir da sala de teleconferência, situada no HUJBB. Caso a comissão eleitoral combinasse este tipo de iniciativa com a cobertura simultânea via internet, como foi no caso da transmissão on line da última reunião do CONSUN, poderíamos ter grande parte da comunidade acompanhando um debate, solto, sem limitação de tempo. Aí sim saberíamos quem é quem nesta disputa acadêmica.

Porque a passarela de Odonto e do Bettina não foram construidas?

Pois é, estas passarelas não foram construidas, em breve daremos detalhes deste empreendimento de maior importância para as comunidades de Odonto e Bettina.

Em breve saberemos a promessa eleitoreira feita à vigilância

É meus e minhas, tem mais uma ação da caneta, desta vez foi na vigilância. O que a caneta não levou em conta é que este segmento dos servidores da UFPA se caracteriza por ser um dos mais críticos de nossa instituição. Todos conhecem os limites impostos pela lei e sabem o que vero e o que não é vero. A pergunta que não quer calar: porque não fez o que está prometendo agora, se teve oito anos para fazer e não fez?

Quando o discurso republicano não passa de patrimonialista?

Quando o poder o político ameaça escapar de mãos tão puras, eticamente.

Por que a comissão eleitoral só quer fazer um debate?

Que os internautas respondam a esta pergunta: por que a comissão eleitoral só quer fazer um debate durante a campanha para reitor da UFPA, se Tancredi, Maneschy e Ishak querem debater?

SINTUFPA, DCE E ADUFPA resgatam os debates

Quem diria, serão as entidades representativas: ADUFPA, DCE E SINTUFPA que resgatarão os debates nas eleições para reitor da UFPA. A comissão eleitoral anunciou que só faria um debate em toda nossa universidade. Agora teremos mais três debates na capital: no NPI, no ICS e no HUJBB. O candidato que não quizer debater terá a chance de não comparecer. As entidades estão convocando os assessores de cada candidato para discutir as regras dos debates.

Ensino de graduação: aluna de História manda um recado desesperado

Dado a gravidade deste depoimento dou o destaque merecido.

Prof. Edir Veiga,

Sou aluna de História. Soube desse blog por intermédio de um cartão que me deram na frente do bloco B.
Gostaria que o senhor me dissesse se a reitoria e a pró-reitoria de ensino poderiam fazer alguma coisa contra esse problema de não termos professores. Quando o Curso de Medicina foi reprovado o MEC "disse" que iria acompanhar o curso mais de perto, mas o reitor disse que a responsa era dos professores do curso, que ele não tinha nada a ver com isso. Aí eu pensei, como o reitor pode não ter nenhuma responsa pela falta de qualidade do curso, se o MEC está "puxando" para si a responsabilidade de fazer melhorar o curso. Será que esse reitor não está se esquivando?
Não é só aqui na História que faltam professores. Os colegas de Turismo até já fizeram passeata à reitoria exigindo uma solução. Outro dia foram os coitados da Medicina. No RU sempre ouço as reclamações de colegas de outros cursos. Ou não tem professores, ou eles estão fazendo doutorado e não tem substitutos, ou simplesmente não vão dar aula.
Soube que uma candidata à reitoria é a vice-reitora atual e o vice dela é o atual pró-reitor de ensino e que eles estão lá na reitoria há 8 anos.
Pergunto ao senhor se esse problema tem solução ou não. Se não, não vou mais me estressar. Vou empurrar com a barriga até o final do curso. Aprendo depois.

10/11/08 11:59 PM

Licença do cargo: Quando Regina, Licurgo e Alex deixam os cargos para fazer campanha?

Todos aqueles cidadãos que esperam uma prática minimamente republicana esperam, em primeira instância, que Regina e Licurgo venham a deixar os cargos de vice-reitora e pró-reitor de ensino para evitar o uso direto da máquina, como está ocorrendo. Como o Reitor Alex está fazendo campanha aberta, espera-se que o mesmo se licencie do cargo também.

Todos os dias temos informações do uso direto da máquina e vamos continuar denunciando.

Estudante de Letras, bolsista e eleitor de Maneschy com a camisa de Regina

Um aluno de Letras que é bolsista do ateliér de arquitetura envergonhado e com a auto estima lá embaixo, foi visto com a camisa de Regina-Licurgo. Toda a turma estudantil sabe que este aluno tem preferência por Maneschy-Schneider. Quando abordado pelos colegas, em rítimo de gozação, o bolsista foi claro: aqui, na hora do trabalho todos foram "convidados" a vestir a camisa de Regina-Licurgo.

Pesquisa do SINTUFPA saiu do ar

Desde sábado que ninguém consegue mais acessar a página do SINTUFPA. Maneschy seguia na frente na enquete, com quase mil votos na frente da segunda colocada, a professora Tancredi. Ricardo Ishak vinha em terceiro. Estamos esperando o retorno da página e da enquete.

Mais uma baixaria do blog Chapa Branca

E a baixaria não pára. O blog chapa branca acaba de insinuar mais uma baixaria ou seria patifaria? esta turma é demais...procura-se a ética, cadê a ética?

Maneschy- PC do B- Unão da juventude socialista fecha apoio

A juventude do PC do B acaba de fechar apoio à chapa Maneschy-Schneider. A direção deste partido delegou aos estudantes que atuam na UFPA a tarefa de tomar a decisão final e Maneschy levou o apoio da meninada comunista. O PC do B é o partido que no Pará controla a UMES e no Brasil a UNE. A garotada socialista dirige muitos Centros Acadêmicos na UFPA.Esta turma é boa de campanha eleitoral.

Carta aberta aos candidatos Regina e Licurgo

* Por Edir Veiga

Caros candidatos à Reitoria da UFPA, Regina e Licurgo. Li atentamente seu texto levado a conhecimento de toda Universidade Federal do Pará. O texto, por excelência eleitoral, capitaliza, de forma arrogante, todas as conquistas da gestão do período 2001-2008, à vossa chapa, como se as eleições vencidas pelo atual reitor, fossem algo fora de contexto das lutas políticas e dos sacrifícios de muitas pessoas, inclusive muitas das quais, não estão apoiando as vossas candidaturas. Confesso que me senti excluído da história política de nossa universidade, e creio que outros atores políticos, assim também estão se sentindo.
Professores Regina e Licurgo, vocês talvez não tenham idéia de quantos dias e madrugadas eu, Marcos Vinícius, Jefferson Galvão e outros atores políticos, passamos, no confronto eleitoral de 2001, elaborando textos, articulando as distribuições nos portões, enfim travando a necessária luta de opinião pública no interior da UFPA. Além deste apoio intelectual e logístico, ajudamos a agregar à candidatura Alex, tanto de 2001 como em 2005, o inestimável e insubstituível apoio de militantes do movimento estudantil e sindical universitário, que são os atores que discutem, mobilizam e fazem a campanha militante acontecer, ou seja, é aquele apoio com base programático e apaixonado.
Caríssimos candidatos, apesar de não tê-los vistos na batalha de 2001, creio que se vocês pelo menos imaginassem os bastidores das duas eleições do prof. Alex, não nos chamariam de retrógrados, atrasados, caçadores de cargos ou coisa do gênero. Aliás, em 2001 vocês dois apoiaram para reitor, de forma militante o candidato Maneschy, que hoje vocês denominam de atrasado e retrógrado.
Li também atentamente, a forma como vocês comparam os oito anos da gestão do prof. Alex com os quatro anos dos demais ex-reitores da UFPA, e aí vocês cometem um grave erro teórico. Como doutores vocês deveriam saber que a comparação entre dois eventos, sejam históricos ou não, devem obedecer a padrões metodológicos rígidos. Ou seja, não se pode comparar quatro anos de um reitor com oito anos de outro. E mais, não se podem comparar administrações distintas sem analisar o contexto histórico, político-governamental e econômico sob os quais estava submetida a universidade brasileira, a UFPA em particular.
Prezados professores Regina e Licurgo. Existe uma brutal diferença entre os governos, Collor, FHC e Lula, em relação ao tratamento dado aos serviços públicos e às universidades federais. Os dois primeiros aplicaram uma clara política de desmonte das instituições públicas, enquanto o último, ou seja, Lula, vem recuperando os investimentos do Estado nos serviços públicos e nas universidades. É só compararmos as verbas de OCC ( Outros Custeios e Capitais) para as universidades nestes governos e veremos as brutais diferenças entre um governo liberal de FHC e um governo social como o de Lula.
Caros candidatos, para tirarmos as provas dos nove é só verificarmos o fluxo de verbas em direção à UFPA nos anos de 2001 e 2002, que coincide com os últimos 24 meses do governo FHC e com os primeiros dezoito primeiros meses da gestão Alex, e vocês compreenderão como as opções políticas do governo federal atingem as IFES.
A universidade se transformou em um canteiro de obras na era Lula e com ela Alex, em oito anos de gestão, se transforma em um dos maiores ampliadores das áreas físicas de nossa universidade. Mas não dá para comparar oito anos de gestão de um reitor, na era Lula com 04 anos de outro reitor na era Collor ou FHC.
Não esqueçam também meus caríssimos candidatos, do papel político-sindical e acadêmico da FASUBRA, da ANDES, da UNE e da ANDIFES, que historicamente lutam por mais verbas para OCC, por mais concursos públicos para docentes, técnico-administrativos, por mais vagas noturnas para estudantes e pela ampliação do número de universidades federais no Brasil. O lócus para tingir estas reivindicações, sem dúvida nenhuma, é no contexto de governos democráticos, sociais e que reconhecem a importância dos movimentos sociais, na luta pela melhoria dos serviços públicos e da qualidade de nossas instituições educacionais públicas.
Caros Professores Regina e Licurgo. Respeito-os. Acho suas candidaturas legítimas, mas acreditem; vocês não são os únicos e nem os mais importantes depositários das conquistas de nossa UFPA na era Alex. Por trás das vitórias de Alex em 2001 e 2005, existe um exército de pessoas: acadêmicos, lideranças estudantis, e técnico-administrativas que carregaram este estandarte, e que hoje apóiam a candidatura Maneschy-Schneider e que não abrem mão de se sentirem como partes das vitórias de 2001-2005.
Não estou agora contra o Reitor Alex, porque sempre apoiei suas gestões. Alex não é mais candidato, mas como cidadão tem todo o direito de apoiar vossas candidaturas, mas este já é outro assunto. Alex é cidadão e deve assumir suas posições político-acadêmicas que achar que são as melhores para a universidade. Mas creiam, todo o movimento social que apoiou Alex em 2001 e 2005, hoje apóia Maneschy-Schneider.
E para finalizar, lembro que as políticas de infra-estrutura física, expansão de cursos e vagas públicas, o aumento do número de mestres e doutores, a criação de novos mestrados e doutorados e a interiorização da UFPA é uma obra de cinco décadas, impulsionadas a partir do fim da ditadura militar em 1985. O estágio atual da UFPA é obra de todos os ex-reitores de nossa universidade e de muitos docentes, técnicos e estudantes, que lutaram pela defesa do ensino universitário público e gratuito e pela melhoria de nossa universidade. Aliás, muito foram presos, torturados e até perderam a vida nesta empreitada, durante os anos de chumbo.

Saudações acadêmicas e um bom combate no pleito de 03 de Dezembro.

*Edir Veiga- Prof. Dr. em Ciência Política da UFPA, ex-militante do DCE e SINTUFPA e que não ocupou cargos na gestões Alex e nem pretende faze-lo na Gestão Maneschy, por opção acadêmica, mas que não abre mão de participar das lutas políticas e acadêmicas na UFPA, por pura convicção cidadã.

Maneschy- mais fotos da feijoada do esporte- 08-11-08







Maneschy: a feijoada do esporte- 08-11-08






A Enquete de Regina e a desmoralização do discurso da ética

Olhem o raciocínio dos estrategistas políticos de Regina: sabemos que o reitor e o grupo O Liberal são inimigos históricos. O reitor está numa posição de não usar a máquina nesta campanha. Articulamos umas notas contra o Reitor neste jornal e o creditamos na conta de Maneschy. O reitor se enfurecerá e entrará com tudo na campanha. Em seguida denunciamos ao jornal O Diário do Pará, que o jornal O Liberal, está apoiando Maneschy. Então trazemos O Diário para o apoio a Regina, porque pensará que O Liberal está apoiando Maneschy.

Que tristeza antiética. Que podridão de caráter. Esta é a política do vale tudo. Tentaram manipular até O Diário, dentro da lógica dicotômica, jogando o Diário contra O Liberal.

Repito a descrição da lógica: usaram o fato de o atual reitor e o jornal O Liberal não se bicarem. Atacaram o reitor no jornal O Liberal. Enfureceram o reitor, que acha que é Maneschy que está mandando as notinhas para o Repórter 70. Com esta tacada jogaram o reitor de cabeça na campanha de Regina e de quebra, querem jogar O Diário do Pará para o apoio a Regina e contra Maneschy. Como se Maneschy estivesse lambendo as botas de qualquer grande mídia.

Que vergonha. Com estes estrategistas Regina não precisa de adversários. Não creio que sejam iniciados em ciência política. No máximo fizeram um curso de marketing de dois meses em S.Paulo. Aprenderam tudo errado. A ética passou longe destas aulas.

O reitor, para não abandonar a campanha de Regina, pois se meteu até o pescoço, deve ter mandado retirar o blog de Regina do ar.

Plano de saúde: Regina quer se apropriar das conquistas das greves

O plano de saúde de qualidade para os servidores da UFPA é um sonho acalentado há muitos anos. Nas últimas greves a FASUBRA finalmente conseguiu remover dos 11% da contribuição dos servidores à previdência social, os 3% destinados à assistência a saúde. Estra luta de mais de uma década, foi comemorada em todo o Brasil. Pois bem, nos últimos três anos temos participado, como categoria, de diversas comissões tentando viabilizar esta conquista.
A administração superior, juntamente com uma comissão composta por servidores sindicalistas, viabilizou esta conquista de nossas greves através do GEAP. Mas a candidata Regina se apresenta como a mãe do plano de saúde dos servidores da UFPA, como se ela tivesse, sozinha, garantido o plano de saúde.
Além de ser uma tentativa de apropriação indébita da conquista nacional das greves dos servidores, Regina e a administração superior estão sendo profundamente questionados pela escolha da GEAP, como executor do plano de saúde. Nestes primeiros meses de experiência no uso da GEAP, a grande maioria dos servidores não aderiu ao plano GEAP, por desconfiança. Os que aderiram estão profundamente insatisfeito com o atendimento que estão recebendo.
Dentre os usuários do plano GEAP a maioria reprova o plano. Os servidores querem a melhoria de seu plano de saúde. É...a turma da candidata chapa branca não dá uma dentro.

Odonto esquecida: Centro Acadêmico faz sua parte

Pois é meus e minhas amigas. Vocês sabem quem está bancando a reforma do auditório de odontologia? É o Centro Acadêmico Livre de Odontologia com o apoio de uma empresa privada do ramo bucal. A administação superior esqueceu de odonto nos últimos 4 anos.

Divulga: a máquina serve a candidatura Regina Licurgo

Recebí em meu e.mail, através do Divulga-UFPA, material de campanha de Regina-Licurgo. Há poucos dias a candidatura Maneschy-Schneider enviou material ao divulga e recebeu a seguinte resposta: material de campanha só com autorização da comissão eleitoral. A gora, subitamente somos surpreendido com material de campanha no Divulga. É o uso mais desavergonhado possível da máquina em favor da candidatura Regina-Licurgo. O discurso ético é só para inglês ver.

Caso a comissão eleitoral tenha decidido liberar o Divulga aos candidatos, deveria ter comunicado, ao mesmo tempo, a todos os candidatos.

A UFPA vota há 24 anos nas eleiçõpes para reitor, nunca se assistiu ao aparelhamento da máquina da UFPA como estamos vendo agora.

A comunidade deve repudiar, nar urnas, este tipo de prática aparelhista, antidemocrática, antiética e manipulatória. Professores e estudantes devem comandar esta resposta silenciosa nas urnas.

A Enquete de Regina-Licurgo e o discurso do Reitor

Fomos bombardeado pelos internautas para lermos a enquete do blog reginareitora2009.blogspot.com, com a seguinte pergunta: você votaria em um candidato a reitor apoiado por um grupo que mandou espancar o maior jornalista independente do planeta?

Esta notícia foi publicada no jornal O Diário do Pará, hoje, na coluna Repórter Diário com o endereço do blog e a enquete exposta em sua plenitude.

Ao tentarmos acessar o blog, lemos o seguinte comunicado: o blog foi retirado do ar.

O Reitor Alex repetiu em diversas reuniões políticas nas unidades acadêmicas e administrativas que se a chapa Regina-Licurgo baixasse o nível, este se retiraria da campanha de seus afilhados políticos.

E agora reitor, como fica esta enquete que foi urgentemente retirada do ar? Será que o reitor vai cumprir com a palavra? como este não tem como voltar com a palavra, foi melhor tirar o blog do ar. Mas a notícia do jornal não pode ser apagada.

Veja a nota do Repórter Diário

A chapa da dupla Regina Feio/Licurgo Brito, que concorre à reitoria da UFPA, criou um blog. Será a primeira, entre as chapas, a utilizar esta ferramenta na divulgação de informações pela web. A página é www.reginareitoria2009.blogspot.com. E inova ainda mais: está colocando todos os links dos blogueiros e acrescentará enquetes. "Avançar", é um dos slogans da campanha. Uma das enquetes disponibilizada ainda na madrugada de hoje é: "Você votaria em quem é apoiado pelo grupo cujo dono mandou bater publicamente no maior jornalista independente do planeta?".