Docentes: 4 anos no purgatório

Os docentes das IFES estão há quatro anos sem reposição das perdas inflacionárias. Neste mesmo período de 2008/2011 os técnicos das universidades dobraram salário via PCCCR. Por que o ANDES não evoluiu nas negociações com o governo Lula?

Negativação: Pará no olho do furacão

A morte dos bebês na porta da Santa Casa e o assassinato ontem (25) de mais um líder sem terra em Marabá colocam o Pará no centro das notícias negativas no Brasil.

Plebiscito: separatistas jogando em campo inóspito

70% dos eleitores moram no Pará remanescente. O centro da estratégia dos separatistas será mobilizar e convencer a região norte e nordeste do Pará. Caso os defensores da unidade do Pará não coloquem a campanha nas ruas, os separatistas podem ganhar o jogo em campo adversário.

Alepa: Juiz garantista

O juiz que recebeu as denúncias do MP sobre a roubalheira da Alepa seria garantista. Ou seja, não manda prender ninguém, nunca. Só em casos absolutamente terríveis. O garantismo jurídico agudiza a defesa dos direitos civis e opta por outras modalidades de penas que não seja a reificação da prisão.

Amazonas subterrâneo?-

Já imaginaram um amazonas subterrâneo há 4 mil metros abaixo do amazonas real? Então veja aqui

Plebiscito: desinformação marca ausência de mobilização no Pará

Todas as pesquisas indicam que a população do Pará está desinformada sobre os motivos que embalam o plebiscito em torno da divisão do Pará. Parece que a paixão e a desinformação vem caracterizando a tomada de posição. No sul-sudeste e oeste todos desejarão ter seu estado. Nas demais regiões todos quererão manter o Pará íntegro. Será que 30 dias de debates na TV esclarecerão nosso povo em torno desta estratégica decisão?

Lua de Mel: Jatene e Dilma continuam numa boa

As pesquisas vem sinalizando que continua a lua de mel de Jatene e Dilma com povo do Pará.

2012: Dudu na recuperação.

Há sete meses atrás o prefeito de Belém ostentava uma rejeição que chegava aos 75%. Após uma agressiva campanha de marketing combinada com o retorno dos asfaltamentos e construção de academias ao ar livre, Dudu já reduziu esta rejeição para 50%. Caso Dudu repita a tática de 2008, poderá vir a chegar competitivo na sucessão de 2012. Ou seja, será um grande eleitor.

Santa Casa: defecção governista

A exoneração da presidente da Santa Casa coloca em confronto o governo estadual e seus aliados do PPS no movimento de saúde do estado. Como sabemos o Sindicato dos Médicos do Pará sempre foi área de influência do PPS. O secretário de saúde vestiu a camisa do governo e como tal, também está na linha de tiro do sindicato.

Desfiliação: Edilza e o PT

A saída de Edilza Fontes do PT atende a dois objetivos imediatos: sai por cima em um momento em que o PT está por baixo no estado e de outro vai para um partido que poderá eleger vereadores com até 5 mil votos. Une o útil ao agradável.

Inferno astral: Chico com poucas chances.

Há boas possibilidades do deputado cassado Chico da Pesca conseguir uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral para voltar ao cargo até o julgamento do mérito da questão pelo TSE. Mas creio que dificilmente Chico escapará da cassação, há convicção dos magistrados em torno de seu crime eleitoral. Alfredo e Milene podem preparar a beca.

Oriente Médio: entre revoltas e revoluções

Neste momento o oriente médio vive entre revoltas e revoluções. Um sopro de mudanças atinge a região mais conflagrada do globo. A revolução francesa sinaliza que vivemos tempos de entropia e a neg entropia pode demorar anos para chegar. Veja mais aqui e aqui.

Jordy na Berlinda

A opinião pública paraense aguarda uma resposta do deputado Jordy acerca de sua posição sobre a divisão do Pará que aparece no You Tube.

Cassação: Chico da Pesca caiu

O TRE cassou o mandato do deputado estadual do PT Chico da Pesca. Creio que esta decisão unânime dificilmente será revertida. Esta cassação deverá mudar radicalmente a distribuição de cadeiras na Alepa. O PT poderá perder dois assentos.

Crianças mortas: Jatene rápido no gatilho

Jatene exonerou prontamente a presidente da Santa Casa após a morte dos bebês gêmeos recusados pela referida maternidade.

2012: Ana Júlia no pior dos mundos

Em todas as pesquisas de bastidores a rejeição ao nome de Ana Júlia para uma possível candidatura a prefeitura poderia ser denominado de repugnância total, principalmente dentre o público feminino.

PT 2012: Alfredo, Ganzer e Bordalo na ponta dos cascos

Alfredo Costa, Ganzer e Bordalo devem disputar palmo a palmo as prévias petista que indicarão o candidato da legenda à disputa municipal em Belém. Puty está assanhado querendo disputar as prévias. Uma coisa parece certa: a DS não apoiará nenhum candidato do campo majoritário no segundo turno. Bordalo, se passar ao segundo turno, pode pintar como o candidato petista em 2012.

Líbia: a lenta agonia de Kadhafi

Como diria o velho Marx: tudo que é sólido desmancha no ar. Assim parece que está acontecendo com o império Khadafi na Líbia. Como diria a teoria política: nenhum regime de fato pode perdurar indefinidamente.

PC do B: Edilza retoma seu DNA?

Circula pela cidade que a prof. Edilza Fontes deixou o PT e está se filiando ao PC do B. Para quem não sabe Edilza iniciou sua militância na dissidência do PC do B no final da década de 1970. Ora, fui recrutado pelo PRC/Caminhando no início da década de 1980 e conhecí Edilza disparando torpedos contra o reformismo/estalinismo do PC do B. Quem mudou? o PC do B ou a prof. Edilza?

De minha parte, eu mudei, e muito, desde 1988 quando rompí com o marxismo-leninismo, um ano antes da queda do m uro de Berlim, crei a Nova Esquerda no Pará e passei uma década enfrentando política e teoricamente os ufanistas dogmáticos marxistas e igreijeiros de então. Ao final ví o PT mudar de posição radicalmente, em direção a posições mais políticas e menos dogmáticas, mas não ví autocríticas.

Sempre admirei o PC do B politicamente. Creio que no episódio do Colégio Eleitoral de 1985 e o fim da Ditadura Militar, quando o PT pregou o boicote a eleição indireta de Tancredo o PT estava errado e os Partidos Comunistas( PC's) estavam certos. O PT demarcou campo e cresceu politicamente, mas não teve coragem em admitir que naquele momento a conjuntura apontava para a conciliação e não para a revolução. O PT apostou em quanto pior melhor e não teve coragem de participar ativamente da transição, por dentro, mesmo que tivesse de apresentar um anti-candidato. É de críticas e auto críticas que as organizações vão se depurando historicamente.

Continuo achando que o PT e o PSDB, foi o que de melhor o Brasil produziu em quatrocentos anos em matéria de elite política civil. Digo mais, sem a faxina que FHC fez no Estado brasileiro, o PT não estaria fazendo o Brasil distribuir rendas. Espero em breve o surgimento de uma classe média rural no Brasil, a partir do PRONAF e de outras políticas dirigidas ao povo do campo.