PSOL-PSTU devem manter o controle do DCE-UFPA

Duas chapas de oposição devem concorrer ao DCE. Nestas circunstâncias as probabilidades da dupla PSOL-PSTU manter o controle desta entidades são grandes. Na oposição a ideologia supera a política. No DCE não pode existir um chapão de oposição, porque ninguém consegue conviver com sociais democratas e reformistas do PPS. Mas se for de direita , pode, como aliás acontece na coligação de governo, onde PR e PTB participam desta coalizão sem restrições. Aguém não acha que estes partidos (PR e PTB) sejam de direita?.

Governo estadual: secretários pavulagem

Dizem que os secretários chaves do governo Ana se comportam como Luiz XIV. É pavulagem que não acaba mais. Tomara que não liquidem com a base parlamentar do governo.

PMDB paraense: aposto que divórcio, se acontecer, só se cumpre em 2009

Como o PMDB não vive sem as benesses do governo, qualquer racha só acontecerá 9 meses antes das eleições. Mas o namoro com os tucanos já está bem profundo.

Papão: a pantera terá suas garras decepadas

Em Barcarena o papão do norte prepara o banquete para domingo. Terá muito leãozinho vestido de pantera secando o alvi celeste.

Gripe suina: as máscaras estão acabando

As farmácias estão esgotando seus estoques de máscaras cirúrgicas.

SINTUFPA: o conto da terceirização em saúde bucal

As informações que chegam do SINTUFPA indicam que o motivo para a terceirização dos serviços de saúde bucal seriam os gastos com o INSS. Neste momento a diretoria "soft" contratou, sem aprovação em assembléia geral, uma empresa para fazer atendimento básicos em odontologia, que seriam: extrações e restaurações dentárias. Diferentemente do que anda propalando a diretoria, qualquer serviço especializado como: canal, prótese e periodontia, só pagando por fora.

Os serviços grátis serão diminuidos e encarecidos. Colegas servidores, Mandem e.mails, entrem no site do SINTUFPA, telefonem à diretoria pedindo reversão desta decisão.

DCE: os ET's e os estudantes

Um tipo de movimento estudantil vive como ET frente à massa estudantil. O método deste tipo de ME é o mesmo dos períodos da ditadura militar no Brasil e cuja direção era hegemonizada pelos Marxistas leninistas e trotskistas.

Quando os estudantes vêem a turma lunática entrando em sala e inciando a intervenção pela análise do Oriente Médio, depois Europa, EUA e América Latina. Quando chegam as macroanálises do governo Lula, já passaram-se mais de 30 minutos. Enquanto isso... faltam docentes em sala de aula, os laboratórios precisam ser instalados e ou melhorados, o ônibus circular é secular e assim por diante.

Quem refundará o ME na UFPA....seria o Chapolin Colorado?

Governo Ana: deputados secundarizados?

É impressionante, mas os deputados estaduais estão reclamando que os secretários não atendem suas ligações, não os recebe em audiência, não lhes fornece a agenda política no estado. No fundo, lá no fundinho, é o esquerdismo filosófico que está embassando a lente do núcleo do governo e dos secretários. É o desprezo pela democracia representativa. E mais... muitos secretários podem se tornar impermeáveis no contexto de eleições onde o mesmos são candidatos.

R.U. parado

Durante esta semana quem foi ao Restaurante Universitário da UFPA teve que dar meia volta, pois este estabelecimento está fechado para reformas, gerando grandes transtornos à comunidade acadêmica.

Uma aluna que estuda no período da manhã tem que solicitar aos professores, diariamente, para sair mais cedo (11h), pois precisa ir para Icoaraci, almoçar e retornar para seu estágio no campus.

Quanto a esta situação no R.U. ainda não vimos nenhuma manifestação do DCE.

L.G.

Unidos Venceremos

Este é o nome de uma das chapas que disputa eleição no Centro Acadêmico de Economia, cuja eleição deverá ser este mês. Vamos ver se o resultado dessa união representará a vitória!

L.G.

Falando em Centro Acadêmico

Amanhã (30/04) será a posse da nova gestão do Centro Acadêmico Edson Luis (CADEL), do curso de Direito da UFPA. O evento será realizado junto com a inauguração novo prédio do Instituto de Ciências Jurídicas (próximo ao terceiro portão), às 11h.

L.G.

Bilhetim: novo colaborador

Yes. Luã Gabriel é o editor estudantil.

IFCH: Ciências Sociais quer a direção do Instituto

Corre nos bastidores do IFCH que professores da Faculdade de Ciências Sociais querem conquistar a direção deste Instituto. Psicologia e Filosofia podem ser grandes aliadas. É uma pretensão mais do que legítima.

Institutos e a sucessão

Começaram as articulações para a sucessão da direção nos Institutos da UFPA. No ICS Paulo Amorim é candidatíssimo e promete dar um show de política.

Imoral pregando moralidade

Vejo estupefado gente notoriamente imoral em relação ao dinheiro público exigindo moralidade pública de suspeitos. E o pior, condenando apriori.

!5- 05- Ministro do MEC em Belém

No dia 15 de maio o Ministro da Educação estará em Belém. Será que ele trará algum presente no bolso?

Eleição para o DCE/UFPA

Durante a tarde desta terça-feira, 19 Centros Acadêmicos reuniram-se no Conselho das Entidades de Base (CEB), nos altos do Vadião para discutirem o regimento da eleição para o DCE.

As inscrições de chapas, que deverão ter no mínimo 39 e no máximo 158 pessoas, já estão abertas e o prazo encerrará dia 8 de maio de 2009.

As campanhas iniciam no dia 9 de maio e seguem até a votação, que será realizada nos dias 8 e 9 de junho de 2009.

L.G.
Acompanhe os outros três posts que seguem abaixo

Desentendimento entre parceiros?

Nas discussões sobre datas para a eleição do DCE, o debate ficou num passa-ou-repassa entre militantes do PSTU, que defendiam a alteração nas datas para o segundo semestre, e os militantes do PSOL, que defendiam a manutenção das datas para o primeiro semestre.

O PSTU argumentou pela mudança de datas, pois no período de 11 a 14 de junho realizar-se-á no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional dos Estudantes, promovido pela Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (CONLUTE), organização que faz oposição à UNE e que compõe à CONLUTAS.

Já o PSOL, maioria das cadeiras no DCE, utilizou como argumento o fato das eleições para o DCE ocorrerem, tradicionalmente, no primeiro semestre no mês de junho e que uma mudança neste período acarretaria em grandes prejuízos para outras atividades, como o Congresso dos Estudantes da UFPA.

As datas foram aprovadas e com a eleição marcada para os dias 08 e 09 de junho, os militantes do PSTU deverão escolher entre ficar em Belém ou partir para o Rio.

Quem assistiu ficou com a “pulga atrás da orelha” e questionou-se: Será que PSOL e PSTU virão juntos na eleição para o DCE?

Pois vamos aguardar até o dia 8 de maio...

L.G.

Balanço da Gestão

Durante o CEB, alguns militantes do PSTU alfinetaram os militantes do PSOL quanto à gestão que não conseguiu cumprir suas propostas de campanha e deixaram o DCE parado por um longo período.

L.G.

Eleições municipais e eleição para reitor

As causas, para as criticas à gestão do DCE, podem possuir como responsáveis as eleições municipais e a eleição para reitor, onde a coordenação majoritária deste DCE assumiu publicamente apoio a candidata Ana Tancredi.

L.G.

Gripe Suína

- Já que somos porcos, vamos enlamear os outros!
...
..
.
flvnasr

Gripe suína: o terror vem pelo ar.

A gripe espanhola de 1918 matou 300 mil pessoas no Brasil e inclusive o presidente reeleito Rodrigues Alves. No mundo morreram entre 20 e 40 milhões de pessoas. Anualmente morre entre 250 e 300 mil pessoas no mundo, vítimas das gripes comuns.

José Júlio e Faleiros: governo desencontrado?

Hoje nos jornais locais estão circulando duas informações desencontradas: Airton Faleiro, líder do governo na ALEPA, anuncia corte de 300 DAS como forma de conter gastos administrativos e manter os recursos dos investimentos. Por outro lado, José Júlio, secretário da SEPOF, nega o corte dos DAS. Afinal quem fala pelo governo?

Alôo: finalmente a ficha caiu no núcleo de governo

Depois de meses iniciais de inércia administrativa acerca da crise que se avizinhava o governo do estado começa a anunciar medidas amargas para diminuir os gastos da máquina administrativa. As medidas mais importantes seriam a indução para que as empresas a mantenham os níveis de emprego. São paulo por exemplo, saiu pelo menos 60 dias na frente do governo do Pará em relação à medidas preventivas contra as demissões no setor privado.

De Fadesp, responsabilidades e oportunismos

Antes de dar algumas informações básicas para afastar as informações oportunistas e mentirosas cabe uma observação incial:
1- Parto do pressupostos de que todos os citados tem o direito de receber a presunção da inocência, até que se prove o contrário. Portanto não agirei de forma leviana e não condenarei de forma irresponsável nenhuma das pessoas citadas na reportagem, sobre a FADESP que foi publicada em O Liberal, no domingo passado.

2- Maneschy está afastado da FADESP desde 2001.

3- A reportagem fala de um processo de apuração de denúncias na FADESP a partir de 2005.

4- A funcionária Eliana foi chamada para trabalhar na FADESP através de uma seleção pública, conduzida por uma comissão idônea e foi escollhida dentre cinco candidatos. Todo este processo foi iniciado a partir de anúncio do recrutamento em jornal de grande circulação.

4- A funcionária Eliana estava lotada na PROPESP em 2001 e foi convidada para cargo de chefia na FADESP pelo então Diretor Acácio Centeno, nomeado em 2001. Eliana trabalhava até esta época com o prof. Acácio na PROPESP

5- O Funcionário Tabosa foi conduzido a situação de Diretor Financeiro da FADESP pelo Diretor da FADESP Acácio Centeno.

6- Esta informação deve servir de alerta para informações mentirosas que tentam se aproveitar deste momento lastimável de denúncias na FADESP para tentar vincular, contra os fatos, o nome do reitor eleito Carlos Maneschy.

Congresso da FASUBRA: golpe na UFPA

A atual direção do SINTUFPA deu um golpe na assembléia que iria tirar os delegados da UFPA ao congresso da FASUBRA. A turma "democrática" da atual diretoria do SINTUFPA encheu dois ônibus, sendo um do HUJBB e outro da UFPA. Esta situação gerou uma crise, porque a oposição queria ver a listagem de sócios, uma vez que o congresso da FASUBRA é estatutário e só podem votar os sócios do sindicato.

Pois bem, a diretoria do SINTUFPA se recusou a apresentar a lista dos servidores que votaram nesta assembléia da discórdia. A oposição está recorrendo à FASUBRA. A direção do SINTUFPA se recusou a atender um pedido formal de liberação dos nomes dos votantes nesta assembléia, nunca tinha se visto isso na história dos congressos ds FASUBRA e do SINTUFPA. Aliás nunca mais tivemos os famosos congressos anuais do SINTUFPA. Velhos tempos aqueles da "Luta Continua", onde havia , de fato, movimento sindical na UFPA.

A oposição deve convocar uma nova assembléia geral para os próximos dias. Na FASUBRA chegarão duas listagens de delegados da UFPA. Será uma baixaria nacional a ser patrocinada pela direção imobilista do SINTUFPA DURANTE O CREDENCIAMENTO DOS DELEFGADO NO CONFASUBRA.

A solução mediada seria a distribuição dos delegados de forma proporcional e ponto final nesta crise. Se a situação (PSOL-PSTU) radicalizar, a UFPA não terá delegado no CONFASUBRA, pois a turma da TRIBO é maioria na FASUBRA.

Técnicos Administrativos: três chapas na disputa

Três chapas disputam a representação dos Técnicos-Administrativos nos Conselhos Deliberativos Superiores ( CONSEP, SONSAD e CONSUN). A chapa da direção do SINTUFPA (PSOL-PSTU), a chapa Muiraquitã (situação), que tem Telma Colares como Líder e a chapa Tribo que tem Zé Miguel, Leo e Apolinário como líderes. Serão eleitos representantes do nível superior, médio e de apoio.

O Liberal: Fadesp denunciada no domingo

Uma matéria sobre corrupção na FADESP frequentou a página de O Liberal neste domingo. Na verdade a matéria informa em torno de uma investigação instaurada há 04 anos pela Polícia Federal. Muito nomes são citados. A matéria me pareceu claudicante e sem objetividade. Ainda não entendí a mensagem desta reportagem. É uma reportagem a bem da República? ou seria mais uma vendetta dos articuladores desta notícia?

Remo perde e... Vinicinho vai hoje ao psicanalista com depressão

O leão levou farelo e hoje tem muita gente de mau humor, dentre eles Vinicinho Menezes.

Bilhetim tem novo editor

L.G é o novo editor do Bilhetim. L.G. é o responsável pelas notas advindas do movimento estudantil. Quem descobrir o nome de L.G. ganha citação especial neste blog.

DCE com três chapas?

Três chapas se articulam no ME: PSOL-PSTU. PT-PCdoB e uma frente dos partidos de centro esquerda (PPS, PMDB, PSDB e PR).

Com a perda de espaço nas instituições do Estado é muito natural que os partidos de centro e direita se voltem para as instituições da sociedade civil. E isto é muito bom para a democracia. Precisamos aprofundar a construção de uma esquerda e de uma direita democrática no Brasil. Nós sempre tivemos direita e esquerda, nos momentos de polarização política e ideológica no Brasil, sonhando em implantar projetos políticos globais com base em golpe de Estao. O exemplo mais candente foi a crise que levou ao golpe de 1964. A esquerda e os nacionalistas radicais apelavam a Jango para usar o governo para dar o golpe e a direita (UDN) apela ao exército pelo golpe, usando o fantasma do comunismo, em plena guerra fria.

Governo do Pará: data decisiva

Ainda não tenho elementos para fazer uma avaliação objetiva da atuação do governo Ana Júlia. Mas daqui há oito meses possivelmente já terei esta avaliação. Aí já poderei projetar a disputa de 2010. Estou colhendo dados. As notícias negativas tem pontificado muito mais do que as positivas, pelo menos na grande mídia, que é o que conta para a opinião das massas populares.

Os arranjos para o DCE

Terça-feira (28/04) haverá CEB, Conselho das Entidades de Base da UFPA, onde será discutido prioritariamente eleição do DCE e Congresso da União Nacional dos Estudantes.
Pelo jeito, a disputa pelo DCE promete este ano. Parece que serão lançadas três chapas. Uma deverá ser composta por PSOL e PSTU, a outra PT, PCdoB, PDT e PMDB, e além dessas, a união entre PPS, PSDB, DEM, PV, PTB e PR.

Vamos ver no que isto vai dar...

L.G.