RBA contra ORM ou Barbalho contra Maiorana

Não, não será um confronto das décadas de 1930/40 no Pará entre Barata e Paulo Maranhão, tendo como palco os jornais A Folha do Norte e O Liberal a que vamos nos referir. A batalha que estamos assistindo nos dias 20 e 21 de maio entre os Jornais O Diário do Pará e O Liberal/Amazônia, está inserida no século XXI, mais precisamente, no ano corrente de 2011.


Na semana que passou, assistimos mais um capítulo do confronto entre Jáder Barbalho e a família Maiorana. Os jornais O Diário do Pará e O Liberal, foram os principais protagonistas deste confronto.


Após depoimento de Rômulo Júnior na justiça federal, o jornal O diário do Pará, apresentou uma versão deste depoimento acusando Rômulo Jr., de ter acusado seu irmão Ronaldo Maiorana sobre o uso de recursos da Sudam.


Rômulo Maiorana Jr. reagiu ontem (20), indignado com a versão apresentada pelo Diário e, ataca violentamente Jáder Barbalho, veja aqui. Hoje (21), O jornal O diário do Pará, trás uma resposta irada e discriminatória contra Rômulo Jr., veja aqui.

Deste embate irado quem ganha é a sociedade, pois, como diz a teoria política, em clima de liberdade de imprensa, um embate entre dois gigantes das comunicações ocorre ampla socialização de informações.

Quem é o juiz do embate?... os fatos concretos e o juizo popular. E a justiça? bem...todos esperamos por uma justiça célere e imparcial.

RBA versus O LIberal ou Barbalho contra Maiorana

Não, não estamos assistindo um embate entre Paulo Maranhão versus Magalhães Barata ou entre Folha do Norte contra O Liberal. Esse embate embalou a política paraense a partir da década de 1930 no Pará. Nesse confronto político, os dois maiores jornais do estado protagonizavam ataques sem limites entre Barata e Paulo Maranhão.


Na semana que passou, assistimos mais um capítulo do confronto entre Jáder Barbalho contra a família Maiorana. Os jornais O Diário do Pará e O Liberal foram os principais protagonistas deste confronto.


Após depoimento de Rômulo Júnior na justiça federal, o jornal O diário do Pará apresentou uma versão deste depoimento, acusando Rômulo Jr. de ter acusado seu irmão Ronaldo Maiorana, sobre o uso de recurso da Sudam.


Rômulo Maiorana Jr. reagiu ontem (20), indignado à versão apresentada pelo Diário e atacou violentamente Jáder Barbalho, veja aqui. Hoje, (21)

Na TV: PSDB alerta para o retorno da inflação

Parece que o PSDB entrou mesmo numa de oposição responsável. No seu horário eleitoral gratuito na TV, os tucanos alertam a população e por tabela o governo, sobre o retorno da inflação.


Caso os tucanos quisessem que o governo relaxasse, bastaria passar dois anos caladinhos deixando o governo surfar em ondas aparentemente tranquilas. Essa é a tática de judô, onde o governo cai derrubado pelo próprio peso. Em síntese, sem uma oposição atuante, a situação relaxa e acumula erros seguidos.

Mas, creio que o PSDB começa a sinalizar que os partidos brasileiros podem estar começando a amadurecer politicamente.

2012: Dudu no faz de contas?

Últimas notícias do front político para 2012, indicariam uma operação de Dudu para se aproximar de Jatene. Dudu lançaria no primeiro turno, um candidato pouco competitivo, para no segundo turno engrossar o apoio no candidato apoiado pelo governador que de preferência, seria do PSDB.

Escândalo da Alepa: Pioneiro o atrasildo

Hoje (20), termina o prazo para o banpará enviar os extratos bancários da conta da Alepa das últimas legislaturas. Ontem (19), o presidente da Alepa apareceu no Ministério Público Com 7 caixas de extratos bancários. Esta ação visou desqueimar a imagem da mesa diretora da Alepa perante a opinião pública.


Na verdade, se o juiz Helder Lisboa não tivesse determinado o envio destes extratos pelo banpará, dificilmente veríamos esta ação "republicana" de Pioneiro.

Câmara Baixa: sai o acordo do Código Florestal

No embate entre os dois grupos de pressão: ruralistas e ambientalistas, que vêm tomando muito tempo do governo e das lideranças congressuais, agora, parece que saiu o acordo patrocinado pelos partidos. As plantações continuarão às margens de riachos, rios e córregos. Bom para o capital, péssimo para a natureza.

Crescimento gigantesco de patrimônio: Palocci blindado pela base governista

A base governista no congresso impediu que o Ministro Palocci fosse ouvido pela Câmara Baixa. Homem público deve ter as contas públicas. Creio que consultorias feitas por ex ministro da fazenda para grandes empresas e bancos, e quando este ministro é médico e não economista, só um fato explica esta nova carreira profissional: tráfico de influência dentro do governo e repasse de informações estratégicas.

De fato, o dinheiro pode até ter entrado legalmente na conta de Palocci, mas foi obtido de forma imoral.

Divisão do Pará: Flexa quer plebiscito em todo o estado

O senador Flexa propôs emenda à constituição deixando bem claro que a população interessada em discutir a divisão do Pará deve ser toda a população. Bom para o nosso povo e para a nossa terra.

Corrupção na Alepa: reação tardia de Pioneiro

Após Manoel Pioneiro passar a imagem de estar a todo custo tentando proteger os corruptos da Alepa, agora, tardiamente, tenta consertar o prejuiuzo. Hoje (18) Pioneiro anuncia a contratação de auditoria externa para verificar as contas do legslativo.

2012: PT recomeça trajetória

Após 26 anos de combate O PT/PA ganhou o governo do estado em 2006 e foi derrotado em 2010 auferindo uma fama negativa como gestor de governo.


Agora o PT vai refazer esse caminho. Se o PSDB fizer o dever de casa no governo do estado, o PT deve esperar bons 10 ou 20 anos por uma nova chance.


O PT do Pará que sempre desconfiou de intelectuais autênticos está num dilema: ou cria referências com conexões eleitorais com as classes médias, ou sofrerá na oposição apostando em operários e camponeses que vivem da política, e não como queria M. Weber, que aqueles vivem para a política.

Desde o ano de 2000, a classe média da capital, majoritariamente, abandonou o PT do Pará. O Povo pobre vota ou rejeita governos, de acordos com seus resultados objetivos e de curto prazo. É só relembrarmos em que condições se deu a reeleição de Dudu em 2008.

2012: PSDB debate nomes

Zenaldo, Flexa e Nilson Pinto, são nomes cogitados nas consultas informais que correm soltas no interior do tucanato. Zenaldo sendo candidato, criaria forte nome na capital para se cacifar para a eleição de 2014, sonhando com o governo em 2018.


Zenaldo tem contra sí a sua derrota nas eleições de 2004. Flexa surge como um campeão de votos na capital nas eleições de 2010 e, Nilson, tem a fama de excelente atuação no executivo, como reitor e nas secretarias de governo.


Bom, o tucanato tem bons nomes.

Ana Júlia se curva à realidade

A ex governadora Ana Júlia comunicou que seu nome não está disponível para a disputa da prefeitura de Belém em 2012. Alguém chegou a imaginar que o PT a convidaria?


Observadores do encontro municpal do PT Belém, relatam o grande ostracismo em que Ana Júlia foi submetida por parte da grande maioria dos filiados quando da realização daquele encontro.

Palocci: o Ocaso de um favorito

O fim previamente anunciado de uma possível candidatura de Palocci ao cargo maior do País é fato. Dificilmente nosso consultor poderá explicar, de forma convincente, o aumento vertiginoso de de seus bens no curto espaço de 4 anos.

Sinais de insulamento estatal das elites de Estado

1- Meio de comunicação de massa sob controle de oligopólios conservadores e em simbiose com os poderes públicos.

2- Poder executivo controlando orçamentariamente o legislativo

3- ausência de república nos os poderes estaduais e municpais. Quer dizer, o poder executivo tutela o legislativo/judiciário no espaço municipal e estadual, claro, informalmente.

4-Os tribunais de contas estaduais e municipais têm forte influência do poder executivo

5- Tráfico de influência cruzado entre poder executivo, judiciário, legislativo e ministérios públicos estaduais.

NPI: direção quer greve?

Em reunião com alunos do ensino médio, a direção do NPI divulgou notícias em torno de uma iminente estadualização desta escola de aplicação da UFPA.


Após fazermos uma rápida apuração recebemos as seguintes informações:

1- Não existe proposta do MEC que proponha a estadualização das escolas de aplicação.

2-É verdade que as escolas de aplicação estão no limbo em torno de onde estas deverão ficar alocadas: se no MEC-universidades federais ou como escolas de ensino técnico e tecnológico.


3- Este fato trás insegurança, pois das 60 instituições federais de ensino apenas 16 possuem escolas de aplicação.

4- Não seria errado dizer que existe posições isoladas dentre os técnicos graduados do MEC, que torcem o nariz para o fato das escolas de aplicações estarem alocadas nas universidades federais. Mas, esfetivamente, o MEC, até hoje, não formalizou nenhuma proposta para estadualização das escolas de aplicação.

Alepa: está tudo consumado

As provas são robustas em torno da corrupção na Alepa. Já é assunto escrito em revistas nacionais. O MPE já dispõe de comprovação de todo o saque nos recursos públicos.

E agora? Está na hora da justiça receber as denúncias e tomar as medidas cabíveis.


Esta decisão é inescapável sob pena de prevaricação das autoridades públicas.

2012: PT quer criar novos nomes

O lançamento do vereador Alfredo Costa à prefeitura de Belém pela corrente Unidade na Luta, revela que as tendências petistas começam a investir na formação de uma nova safra de referências de massa para a próxima década.


Ganzer, P.Rocha, Zé Geraldo e as demais lideranças petistas que emergiram no início da década de oitenta do século passado, todos estão na faixa entre 55 e 60 anos. Essa geração, chegou ao governo do Pará e por certo difilmente recuperá o governo do estado nos próximos 10 anos.


Então é o momento de investir em novas lideranças. Esperamos que venha por aí uma geração republicana, que não se rifem em nome de garantir recursos para campanha partidária através de caixa 2.

Reforma Política: entenda o voto e suas propostas

O Estadão resume os diferentes sistemas eleitorais e o voto para deputados. Veja aqui

Encontro do PT Belém: nome de Edmilson foi rechaçado

Uma tese defendida pela Convergência Socialista Revolucionária, corrente de esquerda petista, foi amplamente derrotada no encontro do PT Belém. A CSR defendia o nome de Edmilson para prefeito com a vice sendo indicada pelo PT.

2012: Ganzer e Paulo Rocha e Ana júlia devem disputar prévias

No PT Belém, Ganzer, Paulo Rocha e Ana Júlia devem disputar prévias. Para a presidência do PT da capital, Alfredo Costa deve enfrentar em prévias, o nome de Ganzer. Costa é fiel escudeiro de P. Rocha.

Divisão do Pará: PT aborta moção contra a divisão do Pará

Em encontro municipal realizado neste final de semana (14 e 15), o PT de Belém abortou uma moção contra a divisão do Pará.


O Pará precisa de atores que lutem por sua unidade. Partidos, deputados e governo, por razões eleitorais não querem se posicionar. Todos não querem enfrentar as elites políticas e econômicas do Tapajós e do Carajás e, por tabela, o seu povo.


Onde estão os defensores da unidade do Pará?

Divisão do Pará: Por que que sou contra a divisão do Pará

Quer ver minha posição contra a divisão do Pará? Então leia este texto escrito há quatro anos. Veja aqui . Notem que meu texto, ao seu final ainda apostava em uma política descentralizada para o interior do estado, do governo Ana Júlia que naquele momento tomava posse...Uma aposta plenamente não realizada.... o PTP foi abortado....de fato. Ana foi uma decepção em todos os aspectos.

Divisão do Pará: situação e oposição na Alepa e a sociedade civil estão omissos

Os deputados do Pará, da situação e da oposição, ainda não começaram um vigoroso movimento em parceria com a sociedade civil empresarial e trabalhista em defesa do Pará. É o momento de um movimento unitário, de massas, que envolva os segmentos científicos para fazer frente aos movimentos separatistas. Precisamos derrotar o separatismo nos debates, na organização, na mobilização e nas urnas.

Divisão do Pará: discordo governador Jatene

Hoje (15), o governador Jatene dá uma longa entrevista em um dos grandes jornais do Pará. Jatene defende um plebiscito que atinja todo o estado, coloca a culpa da falta de governo no interior do Pará, ao pacto federativo desequilibrado do Brasil e ao mecanismo de colonização recente de nosso estado, oriundo da década de 1970.


Discordo plenamente do governador quando ele defende e assume uma posição neutra do governo do Pará frente a proposta que atenta contra a integridade de nosso território, agarrado-se no discurso de que é governador de todos os paraenses. Não governador...em nome do Pará o senhor deve correr todos os riscos, inclusive, de magoar e se desgastar com os defensores da divisão do Pará. O senhor deve estar de bem com o Pará unido. O momento exige uma posição de estadista do governador Jatene.


Creio que o governador só mantém esta posição porque acredita piamente que a divisão do Pará não passa em um plebiscito que atinja todo o estado.

Caso neste plebiscito o estado venha a ser esquartejado o governador será tratado como o principal responsável pela divisão do Pará, pela sua omissão neste debate, e será punido nas urnas em 2014.


Um governador do Pará , neste momento, não deveria ficar receoso em travar este debate, inclusive nas regiões separatistas. Tenho certeza que o governador ganharia pelo menos 1/3 de eleitores destas regiões.


Existem muitas razões para a defesa da unidade do Pará, seja de ordem econômica, política, territorial e cultural. Ficar omisso neste momento é deixar de cumprir uma obrigação histórica.

O povo do Pará precisa sentir que o governador está ao seu lado em defesa da integridade de seu território. E este povo perfaz no mínimo 70% dos eleitores desta terra.

UFPA: técnicos disputam 12 vagas no CONSUN

Doze vagas estão em disputa até o mês de junho nos conselhos superiores da UFPA. Esta é a disputa institucional mais importante para os destinos políticos da UFPA nas eleições para a reitoria do final de 2012.


Em 2008 o destino de Maneschy no CONSUN esteve nas mão de menos de 3 votos, quando se discutia a validade ou não do pleito daquele ano.


Nesta disputa a situação e a oposição do Sintufpa disputam as doze vagas. Sindicato, reitoria e os grupos políticos da UFPA tem interesse direto nesta disputa.


PSOL e PSTU que ganharam a última disputa para o conselho gestor do HUJBB surgem como os favoritos.


O bloco de apoio a Maneschy está todos fragmentados. Creio que uma engenharia política deve estar sendo feita para unir a turma de servidores mais institucionalidade e menos partidarizada.

Puty: DIOE no rastro da sonegação

Mais uma vez o deputado Puty está no olho do furacão. O delegado da Divisão de Operações Especiais informa hoje em -O Diário do Pará- que estão avançadas as investigações em torno da fraude que desfalcou o povo do Pará em 2 bilhões.


Esta fraude seria uma jogada combinada entre os comandantes da SEFA no governo Ana Júlia e uma rede de empresários do sul e sudeste do Pará. Puty é apontado como o agente dos fraudadores dentro do governo passado.


Imaginem, agentes do Estado, pretensamente de esquerda, extorquindo bilhões para fins patrimonialistas, que deveriam servir ao povo do Pará. Caso exista inferno, esta turma vai "arder" pelo destino de milhões de pessoas que poderiam ser resgatadas pelas políticas públicas do Estado.


Maria Sílvia de Carvalho Franco tinha razão... é a sociedade civil corrupta quem se apropria do Estado para fins particulares.

O Caçador de corruto Puty: A maior vegonha de todos os tempos

Segundo informações de um dos grandes jornais da terra, o deputado Cláudio Puty passou a maior vergonha de sua vida ao ser desancado por um conselheiro da OAB dentro da Alepa perante uma vasta plenária.
-

Este fato deu-se quando da estada em nossa terra, da comissão externa da câmara dos deputados. Esta comissão veio acompanhar de perto o escândalo da Alepa.


É Puty, quem tem rabo de palha não pode andar com tocha na mão.

Alepa: OAB exige prisão dos fraudadores

A OAB entrou de dois pés perante ao escândalo da Alepa. As provas sobre o saque ocorrido na Alepa deixa indignado quem tem acesso mínimno às provas coletadas.


O MP vai até o fim nestas apurações? Esta pergunta eu fiz para um dos promotores que conduzem as investigação da Alepa. A resposta do promotor: "não sei como alguém poderia pensar em abafar algo que já ganhou dimensão nacional". E continuou o promotor: " o que ocorreu na Alepa é um verdadeiro saque ao dinheiro público".


Segundo este promotor, o terço de férias era pago até três vezes consecutivas para o mesmo servidor. Agora pense nos valores em escala de dezenas e por anos a fio.


Tinha deputado de "oposição" que recebia até 10 mil por mês em vale alimentação para pagar o financiamento de carro tracionado.


O rombo de verdade estaria mesmo nas compras feitas nos últimos meses de 2010. Só existiria mesmo, como resquício destas... nota fiscal - quente-.mas a compra que é bom...neca...neca. Nesta brincadeira teriam ido 40 milhões.