Candidatura de Regina patina

Enquanto a candidatura Regina patina o Reitor Alex se expõe politicamente, excitado politicamente, tenta, deseperadamente, sozinho, erguer a candidaturta oficial. Seria a busca do terceiro mandato?

Regina não pode apresentar chapa completa

A candidatura Regina não pode apresentar chapa completa. Caso tome esta decisão ocorrerá racha entre os Diretores de Institutos. Quem viver verá.

Maneschy deve apresentar chapa completa no dia 17

O candidato Carlos Maneschy deve apresentar chapa completa no seu lançamento, dia 17 de setembro.

Forças ocultas estimulam candidatura Ishak

Poderosas forças da UFPA tentam articular a candidatura Ricardo Ishak, porque? Seria o princípio maquiaveliano que estaria imperando: Caso queiras domina-los divida-os.

Redimensionamento: a enquete continua

Estamos ouvindo a opinião dos internautas da UFPA sobre o redimensionamento. A revisão do mesmo vai dando uma peia.

Hoje tem plenária de Maneschy

Como ocorre todas as sextas feiras, as 15 hs, no laboratório de engenharia mecânica, hoje tem reunião ordinária da candidatura Maneschy Reitor: na primeira parte da reunião se discute temas acadêmicos e políticos da universidade e na segunda parte ocorre os encaminhamentos. Nesta semana serão ultimados as discussões de preparação do lançamento oficial da candidatura Maneschy Reitor que vai ocorrer na próxima sexta feira, a partir das 12 hs no campus básico da UFPA.

Ananin: conheça a fraude genial

1- O eleitor chega à seção eleitoral
2- Assina no livro de votação
3- É autorizado pelo presidente da seção a se dirigir à cabine para votar
4- Ao acionar a urna, essa não funciona.
5- O eleitor é convencido imediatamente a justificar seu voto e ir embora

O Crime:
1- Na verdade o presidente da seção não digitou o código que libera a urna para o execício do voto.
2- Quando o eleitor digita os dígitos a urna está muda, não responde ao comando
3- o Eleitor, normalmente não quer esperar por tempo indefinido pelo funcionamento da urna.
4- O eleitor, em sua maioria, aceita justificar o voto.
5- O mesário, geralmente único naquela seção, vai anotando o nome de quem justificou o voto.
6- O Presidente da seção alterna momentos de funcionamento e "travamento" da urna eletrônica.
7- Quando é possível o presidente da seção em comum acordo com o mesário votam pelas pessoas que já justificaram seu voto.
8- Quem elabora a listagem de mesários e presidente são os cartórios eleitorais.
9- As urnas escolhidas para este tipo de ação, necessariamente teriam de ser composta por presidente e mesário de confiança. Nestas seções, normalmente eram composta de um presidente e apenas um mesário. É fácil de comprovar este crime, é só checar o documento de justificativa com o relatório dos eleitores em cada seção. Naturalmente que o presidente de seção desapareceu com os documentos de justificação, mas o eleitor tem a sua via de justificativa do voto em casa. Já existem testemunhas deste mecanismo

E assim, aos poucos vamos conhecendo como os gênios do crime vão inventando novas formas de fraudar a vontade do eleitor.

Os eixos do discurso do reitor cabo eleitoral

1- Esta foi a melhor gestão da história da universidade, 2- Este projeto precisa continuar, 3- Regina e Licurgo são os únicos candidatos republicanos nestas eleições , que podem continuar este projeto, 4- os demais candidatos levariam a universidade ao caos total. Este discurso demoniza indiretamente os outros dois doutores competidores. Parece que não é só na política partidária que Maquiável impera.

Este dicurso dicotômico trabalha com o mundo em duas dimensões: o bem e o mal. É uma concepção pré-heraclitiana, ou seja, ser ou não ser. Será que o Reitor pensa que a universidade não pensa?

Eleições na UFPA: Caneta tenta desequilibrar eleição para Reitor

Esta seria a metáfora que mais retrataria a ação do Reitor em favor de Regina e Licurgo na UFPA: 1-Temos uma luta de boxe entre dois competidores, 2- Um dos competidores leva uma grande vantagem sobre um segundo lutador, 3- Aí entra no ringue, o irmão mais velho do lutador em desvantagem. Este irmão mais velho começa a socar violentamente em favor do irmão perdedor. E mais, o lutador penetra quer que a luta seja validada. Assim estamos vendo acontecer os primeiros lances da eleição para reitor. Alex está comprometendo um excelente capital político, construido em oito anos de gestão, por que busca manter o controle político sobre a universidade. Seria a busca do terceiro mandato, ou o objetivo mesmo seria capturar patrimonialisticamente a academia para uma certa concepção "republicana"?

A Política entre a Moral e o Real

No mundo da política partidária o que impera é o realismo em política. Maquiavel apesar de ser execrado pelos partidos, que se autodenominam de éticos, na prática governamental eles comungam sistematicamente com os princípios realísticos presentes na obra maquiaveliana. É que nas regras dentro do sistema democrático liberal ou não, o que importa mesmo é manter o poder político. Na democracia liberal, compra-se voto ou frauda-se urnas, nos sistemas totalitários ou ditatoriais, mantém-se o poder pelo uso da força física.

Ana Júlia, Maquiavel e o segundo turno

Caso utilizássemos os pressupostos maquiavelianos de separação radical entre moral e política, Ana Júlia não teria muita dificuldade em tomar uma posição política em relação ao segundo turno em Belém. Maquiavel cunhou a categoria virtú, que seria a capacidade de se manter no poder. A virtú é mais importante do que a conquista do poder. O primeiro passo para Ana tomar a decisão sobre a participação do governo no segundo turno, seria antecipar os macrocenários para 2010, e com base neles movimentar o tabuleiro político. Assumir posição política apenas com base em acordos anteriores, seria moralmente correto, mas seria maquiavelicamente ou realisticamente certo, com base na virtú?

Economia e política

A macrocrise econômica americana que vem abalando o mundo e pode impor rumos inesperados à economia brasileira com consequências imediatas na política. A equação é simples: o humor da economia interfere no sistema político e o a crise do sistema político abala os fundamentos do sistema econômico. Então, a popularidade do governo e do presidente Lula dependerão, no curto e médio prazo, dos desdobramentos do tsunami que vem atingindo os EUA e a Europa. As eleições presidenciais podem encontrar as consequências desta difícil conjuntura em curso.

Jáder manterá o acordo em 2010?

Estas seriam as condições para Jáder não tentar passar o rolo no PT em 2010:1- Governo estadual com popularidade em alta, 2- Candidatos tucanos com alta cotação nas pesquisas de opinião, 3- Acordo nacional entre PT e PMDB para eleições presidenciais. Caso alguma destas três condições fizerem-se ausentes, o PMDB baterá chapa com Ana Júlia em 2010. Qualquer decisão tática para o segundo turno, em termos eleitoral deverá levar estes macrocenários em consideração.

Peço créditos aos estudiosos

Estou disponibilizando on line uma série de dados oficiais do TRE, já trabalhados. Peço aos meus colegas jornalistas e pesquisadores que caso utilizem meu banco de dados, por dever ético e de direito autoral, que citem as fontes, primárias e secundárias.[

Professor protesta contra pane nas urnas

Senhores.

É lastimável o quadro apresentado nas eleições do nosso Estado. Eu estou querendo encontrar uma palavra que tenha um impacto muito mais que abominável.Deixo no ar para quem quiser escolher a palavra.
O cidadão nesse estado já não tem direito a saneamento, não tem direito à uma educação de qualidade, não tem direito a segurança, não tem direito à saúde, não tem direito à moradia digna,ou seja, sobrevive do jeito que pode. Agora, amputar-lhe o maior direito que o ele é concedido, o de votar para escolher seu representante, vai além de tudo que se pode reivindicar dentro do Estado de Direito.

O maior absurdo, é uma pessoa do TRE vir à imprensa dizer que 30% de problemas apresentados nas urnas estão dentro da normalidade, contradizendo todos os dados técnicos que diz que até 1% de urnas com defeito é considerado normal.

Então senhores da imprensa. Não fiquem parados e nem calados. Escrevam suas matérias, denunciem, fiquem ao lado do povo humilde que ainda sonha em escolher um representante que de fato venha fazer política com responsabilidade social. Não deixe esfriar. O momento é agora. Vamos colocar esse fato em evidência. O ministério público tem que ser pressionado e dar uma resposta a sociedade. Não é justo que fique o dito por não dito. O cidadão tem que ter seu direito garantido. Isso é LEI! O governo investiu milhões em propaganda, estimulando e conscientizando o povo a ir as urnas e exercer a sua cidadania, e quando chega a hora esse direito lhe é negado por uma incompetência
que ninguém quer assumir.
O povo está certo em protestar. Ele está dentro dos seus direito e a lei lhe garante.

Eu já ví de tudo nesse Estado. O povo fechar a rua para protestar contra falta de água, falta de segurança, de escola, falta de lugar para morar etc. Agora fechar a rua para cobrar o seu direito de votar. Eu confesso, é a primeira vez que isso acontece no país. É inédito. Quem sabe se não seremos nós paraenses, ao criarmos esse fato, não evitaremos que aconteça em outros estados.?
Protestar com responsabilidade faz parte da cidadania. O estado tem que garantir esse direito.
Eu conseguí votar. Quem sabe se eu não estaria na avenida protestando se esse direito me tivesse sido negado?

Atenciosamente

Marcio Montoril

Nova Câmara de Vereadores:Benevides

* 1 25123 - DEJA PDT / DEM / PV 930 3,82
* 2 22123 - FRANCISCA PR 777 3,19
* 3 20230 - ROBERTINHO PSC 769 3,16
* 4 20125 - PROF. FREDSON PSC 766 3,15
* 5 22150 - PEDRO SOLON PR 746 3,06
* 6 12345 - DR. ARTURO PDT / DEM / PV 688 2,83
* 7 43333 - MARLENE MATEUS PDT / DEM / PV 572 2,35
* 8 14014 - EDU LIMA PTB / PRTB 504 2,07
* 9 28000 - DEJALMA TORRES PTB / PRTB 362 1,49

Nova Câmara de Vereadores:Belterra

* 1 15195 - PRFº ULISSES PMDB / PSC 432 4,15
* 2 15610 - MICO PMDB / PSC 429 4,12
* 3 15612 - LAURA PMDB / PSC 345 3,31
* 4 11333 - REGINALDO LOBO PSDC / PP / PSDB 342 3,28
* 5 15614 - ZELMA PMDB / PSC 285 2,73
* 6 13012 - NILDA PAIXÃO PT / PRB 273 2,62
* 7 13123 - IRMÃO ADEMAR PT / PRB 270 2,59
* 8 25800 - MALÚ DEM / PV 255 2,45
* 9 25555 - DR. MACÊDO DEM / PV 233 2,24

Prefeitos eleitos em 2004 que se reelegeram em 2008

Abel Figueiredo:Hildelfonso-PP; Afuá:Marzinho Salomão-PSDB; Anajás:Edson-PTB; Ananindeua:Helder Barbalho-PMDB; Augusto Corrêa:Amós-PMDB; Aveiro:Gorete Xavier-PTB; Belterra:Geraldo Pastana-PT; Benevides:Edimauro-PR; Brejo Grande do Araguaia:Zé Antonio-PSDB; Cachoeira do Arari:Jaime-PSDB; Cachoeira do Piriá:Albenor Pontes-PMDB; Cametá:Waldoli-DEM; Castanhal:Helio Leite-PR; Colares:Ivanito-PR; Conceição do Araguaia:Alvaro-PT; Faro:Denis Guimarães-PTB; Goianésia do Pará:Itamar-PMDB; Inhangapi:Feitosa-PMDB; Ipixuna do Pará:Evaldo Cunha-PT; Itaituba:Roselito Soares-PR; Juruti:Henrique Costa-PT; Moju:Iran Lima -PMDB; Muaná:Raimundo Cunha ou Serrote-PMDB; Nova Timboteua Antonio Elias-PR; Novo Repartimento:Bersa-PSB; Óbidos:Jaime Silva-PTB; Pacajá:Pe.Ademir-PPS; Paragominas:Ednan-PSDB; Parauapebas:Darci-PT; Piçarra:Jairo-PSB; Potel:Pedro Barbosa-PMDB; Rurópolis:Aparecido-PMDB; Santa Isabel do Pará:Mario Kató-PMDB; Santa Maria do Pará:Marifrança-PP; Santarém:Maria-PT; Santo Antônio do Tauá:Noronha-PMDB; São João da Ponta-PT; São Sebastião da Boa Vista:Laércio Pereira-PT; Senador José Porfírio:Cléto-PMDB; Tailândia:Gilbertinho-PTB; Tracuateua:Waldeth-PTB; Uruará:Eraldo Pimenta-PMDB; Xinguara:Davi Passos-PT.

Nova Câmara de Vereadores:Bonito

* 1 15123 - NICOLA PDT / PTB / PMDB / PTN / PSB 535 7,27
* 2 14444 - TAKASHI PDT / PTB / PMDB / PTN / PSB 470 6,38
* 3 44123 - JAELSON PRP 448 6,09
* 4 45455 - CESAR PSDB / PT do B 369 5,01
* 5 44567 - ROMUALDO PRP 322 4,37
* 6 44789 - ROBINHO PRP 296 4,02
* 7 22345 - GEREBA PR 287 3,90
* 8 22147 - NEGÃO DA CAÇAMBA PR 275 3,74
* 9 19999 - PROFESSOR VANDERLEI PDT / PTB / PMDB / PTN / PSB 261 3,55

Nova Câmara de Vereadores:Bannach

*1 23456 - ALCIDES CANDIDO PSB / PSDB / PPS 133 5,07
*2
45000 - MARLENE
PSB / PSDB / PPS
129
4,92
*3 45670 - ZECA DA BELINHA PSB / PSDB / PPS 114 4,35
* 4 14662 - CARLINHO DO POVO PC do B / PTB / PV / PSC / PRB / PMN 106 4,04
* 5 44444 - ALDERI PRP / PT 97 3,70
* 6 25111 - JOEL NONATO PDT / DEM 86 3,28
* 7 65123 - ANA MARIA DO VANDERLEY PC do B / PTB / PV / PSC / PRB / PMN 71 2,71
*8 12344 - DIMAZÃO PDT / DEM 65 2,48
* 9 13222 - STANLEY GUERREIRO PRP / PT 65 2,48

Nova Câmara de Vereadores:Bom Jesus do Tocantins

* 1 20456 - MIGUELÃO PR / PTB / PSC / PSDB / PV 463 7,39
* 2 13456 - ROGERIO PT / PDT / PSB 324 5,17
* 3 13123 - FRANCISCO PT / PDT / PSB 313 5,00
* 4 11234 - CAMACA PP / PMDB / PPS 250 3,99
* 5 14123 - NELSON ZORTEA PR / PTB / PSC / PSDB / PV 241 3,85
* 6 13666 - RONY MINEIRO PT / PDT / PSB 240 3,83
* 7 22123 - CAPIXABA PR / PTB / PSC / PSDB / PV 220 3,51
* 8 12456 - SARAIVA PT / PDT / PSB 220 3,51
* 9 11222 - LUIZÃO OU LUIZ PP / PMDB / PPS 210 3,35

Nova Câmara de Vereadores:Baião

* 1 20000 - GALILEU PSL / PP / PSDB / DEM / PSC 717 4,53
* 2 22789 - JOSE RENIVALDO LEMOS PR / PRB 581 3,67
* 3 22610 - FREDSON CAL PR / PRB 578 3,65
* 4 22333 - RONILSON LOPES PR / PRB 565 3,57
* 5 23333 - JARDEMAR PMDB / PPS 526 3,33
* 6 13221 - ZEZINHO DA COLONIA PT / PSB 484 3,06
* 7 17123 - TOI PSL / PP / PSDB / DEM / PSC 450 2,84
* 8 15111 - CLODOALDO PMDB / PPS 433 2,74
* 9 13456 - NAZARENO DO SINDICATO PT / PSB 433 2,74

PSOL junto com PSDB-DEM apóiam Bararu em São Sebastião

O PSOL perdeu a virgindidade e se aliou a burguesia em São Sebastião da Boa Vista. Foi o ex-deputado Bararu quem conseguiu esta proeza. Bararu, o PSDB, o DEM e o Psol foram derrotados pelo PT.

RESULTADO OFICIAL DO TRE/PA.

LAERCIO PEREIRA 13 PT votos: 7.783 65,26

ANTENOR BARARU 17 PSL - PP - PTB - PMDB - PR - PTC - PV - PSDB - PSOL - PRB -
DEM - PSC - PPS - PT do B votos: 4.144 34,74

Nova Fraude: como ganhar uma eleição perdida

Faça uma pesquisa de intenções de votos por bairro às vésperas das eleições, veja onde voce está mal avaliado. Veja as escolas que coletam os votos destes bairros. contrate um especialista em eletricidade e solicite a produção de sobrecarga de energia elétrica naquela escola e queime a urna eletrônica. Pronto, as urnas quebrarão nestas escolas e seus adversários se ferrarão. Égua da mente brilhante para fraudar. Está inventado uma nova forma de burlar a vontade popular.

Coronelismo, caneta e voto- Reitor e Licurgo marcam reunião no IFCH

Recebí convite para participar de uma reunião no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas com o Reitor e com o Pró-Reitor de Ensino Licurgo Brito, no dia 09-10. Interessante é que no convite veio a informação que neste encontro será oferecido aos docente, 194 vagas para um curso de especialização em avaliação de gestões públicas. Acredito que estas vagas deverão ser rateadas com os institutos de: Humanas, educação e Sócio-Econômico. Não estaria na hora do Prof. Licurgo se licenciar do cargo, uma vez que já lançou sua candidatura a vice reitor? Porque a dupla estaria visitando, de forma tão generosa, os intitutos? Seria a nova versão do Coronelismo, Caneta e Voto? Como os docentes reagirão a esta "nova" forma de fazer política na UFPA em vésperas de eleição?

Ana Júlia : saindo do sinuca de bico

A melhor decisão para Ana Júlia, independente da decisão do PT, é ir para cima do muro. Ana deve decidir que como os dois contendores apoiam seu governo na ALEPA, e como o PT está fora do páreo, a governadora decide: Não intervirá na disputa em Belém. Assim manterá diálogo com o PTB e o PMDB não terá como atacar a posição da governadora, pois é coerente, afinal os dois partidos apóiam seu governo.

O sinuca de bico de Ana Júlia III

Passando o PMDB ao segundo turno em 2010 para disputar com Ana Júlia, quem conseguirá aglutinar os maiores partidos de centro-direita, o PMDB ou o PT? PTB, PSDB, PR, DEM, irão apoiar o PT ou o PMDB? Parece claro que o PMDB aglutinará estes partidos. Para mudar este cenário o governo de Ana Júlia terá de mudar radicalmente sua relação com a base aliada, tanto na ALEPA, como na participação na máquina governamental. Querem uma dica? O articulador político do governo, deve ter amplo acesso à centro-direita e deve ter ampla margem de manobra. Porém a governadora deve sancionar este poder, deste estranho no ninho poderoso. Será que Puty cairá da Casa Civil? A governadora terá de escolher entre a amizade pessoal e o futuro de seu governo.

O sinuca de bico de Ana Júlia II

Ninguém tem dúvida de que o PMDB é um partido vocacionado para o governo. Aliás o partido que deixar de lado esta perspectiva, não deve se chamar partido. Pois bem, não existe dúvida de que o PMDB, caso conquiste a prefeitura de Belém deverá lançar candidatura própria, no primeiro turno, nas eleições de 2010. E a pergunta é: em 2010, quem terá maior chance de ir ao segundo turno com Ana Júlia, o PMDB ou o combalido PSDB?

O sinuca de bico de Ana Júlia I

Caso a Ana Júlia assuma a posição do PT, que deve ser de apoiar Priante no segundo turno, estará num sinuca de bico. Apoiando Priante estará de antemão abrindo mão da aliança no curto médio prazo com o PTB, tanto na ALEPA como nas eleições de 2010. Caso fique neutra, enfrentará a ira do PMDB. A pergunta é: qual a decisão de menor custo?

Disputa entre o capeta e o satanás

Assim meus alunos definiram os contendores do segundo turno em Belém.

População da Guanabara ocupa a BR.

Entre 18 e 21 hs de ontem (07-10) boa parte da população da guanabara, bairro que faz divisa entre Belém e Ananin, ocupou a BR 316 exigindo o direito de votar. Guanabara pertence à cidade de Ananindeua.

As quebradeiras de Urnas II: em Ananindeua As urnas da Cidade Nova e Guanabara pifaram em escala

Nestes dois bairros Manoel Pioneira tinha ampla vantagem, e foram nestes bairros que as urnas quebraram pela manhã e só voltaram a funcionar no final da tarde. Em Ananindeua ocorreram 25% de abstenções, normalmente se abstém neste município 15%. Então dez por cento do município deixou de votar por causa do pane nas urnas.

As quebradeiras de Urnas

Segundo os técnicos do TRE a causa das quebradeiras das urnas teria sido a sobre carga de energia. Segundo estes mesmos técnicos, as instalações das escolas estão em péssimas condições. As escolas têm os mesmos padrões de insttalações elétricas, porque não deram panes em todas as seções? Porque as maiores quebradeiras ocorreram no Jurunas e Bengüi?

Nova Câmara de Vereadores: Bagre

* 1 11789 - CYNTIA PP 709 9,66
* 2 10000 - NILSON FARIAS PRB 536 7,30
* 3 22222 - DOMINGUINHOS PR 443 6,04
* 4 11000 - ALDIR PP 403 5,49
* 5 10789 - NILSON MOURA PRB 371 5,05
* 6 25555 - TONINHO DEM / PSC 297 4,05
* 7 11222 - GITA PP 295 4,02
* 8 11234 - DELSON PP 166 2,26
* 9 13456 - JOTA PT / PSB 124 1,69

Nova Câmara de Vereadores: Aveiro

* 1 13456 - EDINHO PC do B / PT 329 4,61
* 2 14567 - SALES PTB / PSDB / DEM 322 4,52
* 3 15650 - FÉ PMDB / PV 305 4,28
* 4 14456 - NEIDE MOURA PTB / PSDB / DEM 232 3,25
* 5 45665 - RUBEMIR PTB / PSDB / DEM 219 3,07
* 6 40200 - ALOIZIO PDT / PSB 196 2,75
* 7 45615 - CONCY PTB / PSDB / DEM 194 2,72
* 8 22123 - RANILSON PPS / PR / PRP 152 2,13
* 9 23789 - RAIMUNDÃO PPS / PR / PRP 149 2,09

Nova Câmara de Vereadores: Aurora do Pará

* 1 15444 - NEGÃO DO 64 PMDB 598 4,74
* 2 45613 - MARIA DIRETORA PSDB 531 4,21
* 3 40222 - JOÃO DA BALSA PSB / PP 466 3,69
* 4 43155 - ANTONIO DO TAXI PV / PMN 433 3,43
* 5 22666 - JOÃO BAIANO PR 418 3,31
* 6 22333 - EDILSON PR 393 3,11
* 7 40111 - EUCLENIO DO CARTÓRIO PSB / PP 393 3,11
* 8 45612 - BETO PSDB 389 3,08
* 9 43111 - TONINHO DO 16 PV / PMN 300 2,38

Nova Câmara de Vereadores: Augusto Corrêa

* 1 40123 - ESTRELA PTB / PP / PSB 1.207 5,72
* 2 15111 - CHICO DO ARAÍ PMDB 1.188 5,63
* 3 12345 - FILHO PSL / PDT / PT 1.182 5,60
* 4 15555 - GILBERTO LIMA PMDB 1.182 5,60
* 5 45632 - SERGINHO PSDB 897 4,25
* 6 22567 - NENEM PR 779 3,69
* 7 22456 - ZECA POTINHO PR 568 2,69
* 8 11789 - ZECA BORETO PTB / PP / PSB 502 2,38
* 9 13123 - MIGUEL DO SINDICATO PSL / PDT / PT 435 2,06

Nova Câmara de Vereadores: Anapu

* 1 13610 - ROMERO PRP / PRB / PT / PSB 425 4,92
* 2 12123 - NEILIENE PDT / PSDB / PPS / PV 387 4,48
* 3 15678 - JOÃO RIZO PMDB / PRTB 322 3,73
* 4 20222 - VANDA PR / PP / PSC / DEM 279 3,23
* 5 15111 - ARLON PMDB / PRTB 272 3,15
* 6 13000 - LUIS SENA PRP / PRB / PT / PSB 271 3,14
* 7 10000 - SANDRO PRP / PRB / PT / PSB 242 2,80
* 8 11112 - GERSON PR / PP / PSC / DEM 213 2,47
* 9 12122 - BERTOSO PDT / PSDB / PPS / PV 209 2,42

Nova Câmara de Vereadores: Anajás

* 1 14888 - ZURUÓ PC do B / PTB / PSDB / PPS 928 8,95
* 2 13333 - PEDRO MESQUITA PMDB / PT 557 5,37
* 3 14609 - COBRÃO PC do B / PTB / PSDB / PPS 489 4,72
* 4 14123 - ELTER BAIA OU BAIA PC do B / PTB / PSDB / PPS 487 4,70
* 5 20789 - BASTIÃO PRB / PSC 405 3,91
* 6 20333 - PATRICIA REIS PRB / PSC 366 3,53
* 7 43333 - TRALHOTO PP / PV 304 2,93
* 8 15789 - AMAURY RIBEIRO PMDB / PT 302 2,91
* 9 11123 - ALVARO PAIVA PP / PV 284 2,74

Nova Câmara de Vereadores: Almeirim

* 1 15111 - TOCA BOI NA BRASA PMDB / DEM / PPS 841 4,97
* 2 14014 - CLETO PT / PTB 716 4,23
* 3 23444 - CHICO LISBOA PMDB / DEM / PPS 643 3,80
* 4 45620 - VILELA PSDB / PRP 575 3,40
* 5 45678 - ROBERTO PIRES PSDB / PRP 533 3,15
* 6 22789 - DR. SAMUEL PR / PT do B 492 2,91
* 7 70456 - SIPUDERA PR / PT do B 485 2,87
* 8 23456 - AFONSO BASTOS PMDB / DEM / PPS 311 1,84
* 9 20133 - INSPETOR FRANÇA PSC 301 1,78

Nova Câmara de Vereadores: Alenquer

* 1 15123 - ANDREIA CONCEIÇÃO PMDB 1.130 4,82
* 2 22222 - LAERCIO CALDERARO PR / PTB / PMN / PSC 1.116 4,76
* 3 22580 - ROBERTO MOREIRA PR / PTB / PMN / PSC 980 4,18
* 4 14123 - IDINALVA PR / PTB / PMN / PSC 894 3,81
* 5 15456 - LISBOA PMDB 705 3,01
* 6 14690 - RONALDÃO PR / PTB / PMN / PSC 694 2,96
* 7 12456 - XIQUITO PDT 689 2,94
* 8 12611 - CURICACA PDT 484 2,06
* 9 13258 - SAULO BENTES PT 481 2,05

Nova Câmara de Vereadores: Afuá

* 1 45678 - NARRINHA SALOMÃO PR / PTB / PP / PSDB 1.107 8,54
* 2 15666 - DIRCEU SILVEIRA PMDB / PRP / PSB 900 6,94
* 3 15456 - NILTON PAES PMDB / PRP / PSB 706 5,45
* 4 14789 - EDNA FERREIRA PR / PTB / PP / PSDB 683 5,27
* 5 15620 - EXPEDITO PELAES PMDB / PRP / PSB 661 5,10
* 6 11622 - ELIUDO PINHEIRO PR / PTB / PP / PSDB 637 4,92
* 7 11111 - ROSA LOBATO PR / PTB / PP / PSDB 585 4,51
* 8 14666 - SABÁ SANTANA PR / PTB / PP / PSDB 514 3,97
* 9 45555 - TIO NILTON PR / PTB / PP / PSDB 495 3,82

Nova Câmara de Vereadores: Acará

* 1 11123 - PAULO JORGE PP / PHS / PRB / PC do B 811 3,45
* 2 11456 - NAIA PP / PHS / PRB / PC do B 783 3,33
* 3 12123 - ZÉ DA BEBÉ PDT / PT 756 3,22
* 4 13000 - PAULO FARO/PAULO ROBERTO PDT / PT 680 2,89
* 5 45888 - MANDUCA PSDB / PTB 606 2,58
* 6 20444 - LUIZ MAGNO E LUIZ DO HOSPITAL PMDB / PSC 583 2,48
* 7 22333 - SADOC OU SADOC LOPES PR / PSL / PV 558 2,37
* 8 20333 - JURICA E ICA PMDB / PSC 553 2,35
* 9 11234 - CARDIAS PP / PHS / PRB / PC do B 481 2,05
*10 45645 - PAULO NUNES PSDB / PTB 444 1,89

Nova Câmara de Vereadores: Abel figueiredo

* 1 15123 - QUEILINHA PMDB / PPS 367 8,04
* 2 45555 - EVANDRO DA SERRARIA PR / PTB / PSDB / PDT / PSC 246 5,39
* 3 11222 - CARLINHOS PP 236 5,17
* 4 13321 - JOAQUIM PT 219 4,80
* 5 11111 - CÉLIO MENDES PP 211 4,63
* 6 15151 - DIONES PMDB / PPS 207 4,54
* 7 12111 - NAILSÃO PR / PTB / PSDB / PDT / PSC 206 4,52
* 8 14567 - PRETO DA OFICINA PR / PTB / PSDB / PDT / PSC 202 4,43
* 9 15678 - ALTINO PMDB / PPS 176 3,86

Câmara de Vereadores:2008

ABAETETUBA
* 1 13633 - PIPICO PC do B / PT 2.604 3,76
* 2 45145 - CHITA PSDB / PV 2.331 3,36
* 3 13222 - EDILEUZA PC do B / PT 2.137 3,08
* 4 13013 - RAI MORAES PC do B / PT 2.059 2,97
* 5 22123 - SABIÁ PR / PRTB 1.996 2,88
* 6 22333 - IRACI JUNIOR PR / PRTB 1.927 2,78
* 7 17321 - DR. ARNALDO SERENI PSL / PMN / PSB 1.390 2,01
* 8 70369 - MARCIO BARRETO PRP / PT do B 1.294 1,87
* 9 17000 - REGI PSL / PMN / PSB 1.140 1,65
* 10 15007 - MOISES SANTOS OU BOLA PMDB 1.129 1,63
* 11 12345 - ALUIZO QUARESMA PDT / PRB 1.009 1,46

Câmara de Vereadores Cidades Polo:2008

ANANINDEUA
* 1 15777 - PASTORA RAY PMDB / PHS 4.318 2,32
* 2 22222 - ELIEL FAUSTINO PR / PT do B 4.314 2,32
* 3 15456 - PROFª LEILA FREIRE PMDB / PHS 3.280 1,76
* 4 44789 - CHICO BARROS PRP / PSL 3.245 1,74
* 5 11234 - CARLITO BEGOT PP / PSDC 3.117 1,68
* 6 15555 - CARLÚCIO PMDB / PHS 3.102 1,67
* 7 10123 - PR. ARLINDO SILVA PRB / PTC 3.097 1,66
* 8 22111 - RUI BEGOT PR / PT do B 2.892 1,55
* 9 15151 - BRAGA PMDB / PHS 2.726 1,47
* 10 15678 - LÍVIO JÚNIOR PMDB / PHS 2.619 1,41
* 11 20123 - AFONSO ALMEIDA PSC / PTN 2.439 1,31
* 12 22120 - SEFER PR / PT do B 2.380 1,28
* 13 12789 - MIRO SANOVA PC do B / PDT / PSB 2.213 1,19
* 14 15551 - LUIS CLAUDIO PMDB / PHS 2.196 1,18
* 15 20555 - PROFESSOR DUARTE PSC / PTN 1.862 1,00
* 16 45615 - ALMIR SANTOS PSDB 1.220 0,66
* 17 44711 - SERIQUE PRP / PSL 1.151 0,62
* 18 45622 - NICE PSDB 1.074 0,58
* 19 13513 - PEDRO SOARES PT / PMN 943 0,51

ALTAMIRA
* 1 45111 - MERCES PP / PSDB 1.921 4,29
* 2 45623 - LUIZ DA FEIRA PP / PSDB 1.270 2,84
* 3 15688 - ADEMAR TEIXEIRA PMDB / PDT 1.256 2,81
* 4 45222 - DJALMA MINEIRO PP / PSDB 1.211 2,71
* 5 13100 - RUSEVEL/ RUSSO PT / PC do B / PSB 1.207 2,70
* 6 45678 - SENHORINHA PP / PSDB 1.132 2,53
* 7 11654 - ADRIANO COUTO PP / PSDB 1.117 2,50
* 8 12345 - DR. LOREDAN PMDB / PDT 1.116 2,49
* 9 28456 - DR ARMANDO PTC / PHS / PRP / PRTB / PT do B / PRB / PMN 1.009 2,25
* 10 15677 - WELINGTON JOSÉ PMDB / PDT 973 2,17
* 11 15633 - DR. ANTONIO PMDB / PDT 892 1,99

BARCARENA
* 1 33789 - ARY SANTOS PV / PMN 1.898 3,92
* 2 17369 - JUNIOR AMÉRICO PSL / PSDB 1.882 3,89
* 3 17147 - JANEIDE RODRIGUES PSL / PSDB 1.881 3,89
* 4 12712 - ALZIANE CUNHA PTC / PP / PDT 1.701 3,52
* 5 11111 - ZÉ SANTOS PTC / PP / PDT 1.647 3,40
* 6 17456 - LUIS TAVARES PSL / PSDB 1.598 3,30
* 7 12666 - ABAETE PTC / PP / PDT 1.506 3,11
* 8 12345 - LUIZ LEÃO PTC / PP / PDT 1.389 2,87
* 9 33611 - PROFESSORA LUCIA PV / PMN 1.295 2,68
* 10 20000 - LAURINHA PMDB / PSC / PR / PC do B 568 1,17

CASTANHAL
* 1 45123 - MILTON CAMPOS PP / PSDB 2.629 3,40
* 2 15123 - REGINA ABREU PSL / PMDB 2.596 3,36
* 3 25555 - IDALMIR DEM / PMN 2.371 3,07
* 4 14111 - ZÉ DO OVO PR / PTB 2.157 2,79
* 5 11555 - LOURO DO CAIÇARA PP / PSDB 2.016 2,61
* 6 25620 - PROFESSOR MANOEL DEM / PMN 1.839 2,38
* 7 22133 - JUAREZ SALVIANO PR / PTB 1.802 2,33
* 8 22123 - NIVAN PR / PTB 1.775 2,30
* 9 25625 - PROFESSOR ROSIMAR DEM / PMN 1.717 2,22
* 10 45678 - REGINALDO MORAES PP / PSDB 1.668 2,16
* 11 70190 - SÉRGIO LEAL PDT / PT do B / PSB 1.492 1,93
* 12 14888 - JESUS PR / PTB 1.478 1,91

CAPANEMA
* 1 43615 - EDINHO PV / PRTB 1.359 3,75
* 2 33333 - WALMICELIA MORAES PMN / PT do B / PDT 1.344 3,71
* 3 22222 - IRMÃO MARCO PR / DEM 1.245 3,44
* 4 13456 - CHICO ADALGISIO PT / PMDB / PSL 998 2,75
* 5 22123 - RUBÃO PR / DEM 950 2,62
* 6 13100 - ANTONIO MARIA PT / PMDB / PSL 932 2,57
* 7 28123 - ELIANE LEAL PV / PRTB 850 2,35
* 8 11611 - PEDRO ABRAÃO PP / PTB / PSDB / PRB 818 2,26
* 9 33123 - CARIOCA PMN / PT do B / PDT 800 2,21
* 10 28222 - OSCAR ISHII PV / PRTB 753 2,08

MARABÁ
* 1 11234 - MIGUELITO PP / DEM 2.681 2,91
* 2 15123 - NAGIB MUTRAN PMDB 2.357 2,56
* 3 14123 - RONALDO YARA PTB 2.098 2,28
* 4 14444 - ELKA QUEIROZ PTB 2.064 2,24
* 5 22222 - ANTONIO DA ÓTICA PR / PRTB 2.019 2,19
* 6 25233 - RONALDO DA 33 PP / DEM 1.927 2,09
* 7 12345 - JULIA ROSA PDT / PSB / PMN 1.663 1,80
* 8 40111 - ALECIO DA PALMITEIRA PDT / PSB / PMN 1.602 1,74
* 9 31234 - GERSON DO BADECO PT / PHS 1.474 1,60
* 10 13133 - TOINHA PT / PHS 1.446 1,57
* 11 43123 - VANDA AMERICO PPS / PV / PC do B 1.361 1,48
* 12 23556 - EDIVALDO SANTOS PPS / PV / PC do B 1.208 1,31
* 13 22211 - IRISMAR PR / PRTB 1.053 1,14

PARAUAPEBAS
* 1 45100 - FAISAL PSDB / PRP / DEM 2.942 4,31
* 2 14678 - MASSUD PTB / PPS / PSB 2.813 4,12
* 3 27123 - WOLNER PP / PDT / PSDC / PV 2.694 3,95
* 4 13100 - PROFESSOR EUZÉBIO PHS / PMN / PT 2.683 3,93
* 5 13222 - ZÉ ALVES PHS / PMN / PT 2.446 3,59
* 6 13111 - MIQUINHA PHS / PMN / PT 2.289 3,36
* 7 12100 - ADELSON PP / PDT / PSDC / PV 2.262 3,32
* 8 28789 - PERCÍLIA PRTB / PSC 1.916 2,81
* 9 13113 - RAIMUNDO VASCONCELOS PHS / PMN / PT 1.492 2,19
* 10 15456 - FRANCIS PMDB / PTC 1.439 2,11
* 11 15611 - ODILON PMDB / PTC 1.435 2,10

SANTARÉM
* 1 15789 - TAPAJÓS,JOSÉ MARIA OU ZÉ MARIA PMDB 5.599 3,74
* 2 15222 - MAURÍCIO CORRÊA PMDB 4.704 3,15
* 3 40777 - REGINALDO CAMPOS PRB / PMN / PPS / PSB 4.434 2,96
* 4 33123 - DR NÉLIO PRB / PMN / PPS / PSB 4.363 2,92
* 5 22250 - EMIR AGUIAR PT / PR 3.879 2,59
* 6 25222 - HENDERSON PINTO DEM / PV 3.758 2,51
* 7 12333 - BRUNO PARÁ PDT 3.635 2,43
* 8 25800 - ERASMO MAIA DEM / PV 3.549 2,37
* 9 13456 - CARLOS JAIME PT / PR 3.221 2,15
* 10 25123 - CHICO DA CIFRAMA DEM / PV 3.083 2,06
* 11 45222 - JAILSON DO MOJUI PSDC / PSDB 2.967 1,98
* 12 13122 - EVALDO DA PREMAC PT / PR 2.959 1,98
* 13 12123 - ENFERMEIRA MARCELA TOLENTINO PDT 2.922 1,95
* 14 11615 - GERLANDE CASTRO PP / PSC / PC do B / PTB 2.626 1,76

ORIXIMINÁ
* 1 43000 - LUDUGERO JUNIOR PP / PV 2.311 7,93
* 2 45015 - NETO ANDRADE PSDB 1.286 4,41
* 3 14000 - DOUTOR ARNALDO/ARNALDINHO PMDB / PT / PTB / PDT / PSB / PRTB 1.049 3,60
* 4 25456 - ROSIVALDO PR / DEM 964 3,31
* 5 45555 - TONINHO PICANÇO PSDB 945 3,24
* 6 14500 - ZEQUINHA PMDB / PT / PTB / PDT / PSB / PRTB 917 3,15
* 7 43369 - RAFA PP / PV 889 3,05
* 8 11000 - EDIVALDO PP / PV 824 2,83
* 9 43119 - LOURO MOVEIS PP / PV 735 2,52
* 10 25789 - JOEL EL SHADAY PR / DEM 711 2,44

Luiz Nunes Direito: modelo de ação de um Conselho Escolar

O Conselho Escolar da Escola Luiz Nunes Direito, coordenado pelo professor Marcio Montoril, está tentando ajudar no ordenamento das ações pedagógicas da escola. A atual direção está sendo pressionada e já começa a apresentar sinais de mudança de atitudes.

Em última reunião o Conselho determinou que fosse reativado imediatamente, a pedido dos alunos, o laboratório de informática, que por conta da reforma, não está funcionando.

Foi determinado também, que a direção dê um tratamento ao Grêmio Estudantil, de acordo com o que diz a lei.

Que se faça uma reunião geral com todos os alunos para que seja discutido os pontos positivos e negativos da atual gestão.

Esse tres pontos discutidos e aprovados na reunião foram fundamentais para que a diretora percebesse que o Conselho quando quer fazer a diferença dentro de uma escola. Diretor nenhum pode tomar decisões em questões pedagógicas sem a devida aprovação do Conselho.

Infelizmente, sabemos que em muitas escolas o Conselho é comandado pelo diretor apenas para gerenciar verbas. A voz do aluno e do professor não é levado em consideração.
Estamos tentado mudar esse quadro. É uma terefa difícil e temos consciência disso.

Nosso plano para 2009 é audacioso, esperamos com isso estar contribuindo com a verdadeira gestão Democrática em prol,da educação do nosso Estado.

Atenciosamente

professor Marcio Montoril - coordenador
professore Claudia Upton - Secretária
professora Cleide Abreu - tesoureira

Vereadores dos municípios paraenses

No decorrer dos próximos dias publicaremos aqui, paulatinamente, a composição das Câmaras de Vereadores de todos os municípios do Pará.

Câmara dos Vereadores: Taxa de renovação foi de 37%

Foi de 37% a taxa de renovação da Câmara de Vereadores. Vereador e deputado que não estabelecem conexões eleitorais permanente com suas bases não sobrevivem a mais de dois mandatos. A ciência política anglo-saxônica dispõe de todos os instrumentos teóricos e empíricos para resolver este problema de conexão eleitoral.

Edis que não voltam à Câmara dos Vereadores

José Wilson Araujo, Marinor, Mário Couto, Orivaldo Pinheiro, Paulo Fonteles, Salma Nassar, Suely Oliveira, Armênio Moraes, Daniel Pegado, Edilson Moura, Everaldo Moreira, Cândido Júnior, Gervásio Morgado, José antônio Rocha.

Belém: Vereadores que ocuparam a vaga dos não reeleitos

Pio Neto, Tereza Coimbra, Antônio Vinagre, Otávio Pinheiro, Ademir Andrade, Rildo Pessoa,Fernando Dourado, Abel Loureiro, Miguel Rodrigues, Nonato Filgueiras, Cobrador Pregador, Augusto Pantoja.

O PT não bateu em Priante por causa do segundo turno?

Uma boa resposta para o comportamento passivo do PT em relação a Priante no primeiro turno seria o receio de perder seu apoio para as disputas no segundo turno. Eu responderia que existe diversas formas de conter o crescimento de um adversário sem transforma-lo em inimigo. Creio que o PT não encontrou esta forma. E aí perdeu a passagem ao segundo turno em Balém.

Porque o PT não bateu em Priante no primeiro turno?

Quem acompanhava as pesquisas de intenções de votos semanais sabia que o eleitorado de Mário e Priante tinham o mesmo perfil. Era clara a imagem de que o principal adversário de Mário nos últimos quinze dias era Priante. Porque o PT não criou rejeição e Priante visando conter o seu crescimento? Quem assistiu os programas de TV e rádio sabe que foi a estratégia do PT que abateu Valéria em pleno vôo.

O vôo espetacular de Mário

Em uma semana o candidato petista Mário saltou de 13% para 18%. Sem dúvida a ação integrada entre o PT e o governo foram os responsáveis por esta chegada em alta velocidade.

2008: a governadora e a candidatura petista

Caso a governadora tivesse participado ativamente deste o início da campanha eleitoral de Mário, sua avaliação positiva provavelmente teria chegado a 60% na capital e Mário teria passado ao segundo turno. Explico, a governadora só se fez presente na campanha de Mário nos últimos 20 dias da competição. Como nas campanhas centradas no apoio de um governo são realizadas prestações de contas políticas das ações deste governo temos dois efeitos imediatos: melhora a avaliação do governo e ocorre o crescimento do candidato governista. Esta afirmação já foi comprovada em estudos acadêmicos. É só vermos como a rejeição de Dudu nestas eleições que teve uma queda entre o início e o fim do primeiro turno.

Tucano voa para a sociedade civil organizada?

O crescimento da esquerda nas instituições representativa e executiva do Estado poderá trazer duas consequências imediatas: a coalizão demo-tucana se deslocaria para a sociedade civil visando conquistar ou contruir novos espaços de sustentação política: nos sindicatos, centros comunitários, grêmios livres, centros acadêmicos, ongs. Por outro lado, a ausência de um planejamento do PT poderia transferir seus quadros da sociedade civil para as instituições do Estado - parlamento e burocracia das prefeituras- e com isso quebraria uma das pernas estruturais do partido na sociedade civil. Neste movimento antagônico entre direita e esquerda, poderíamos ver invertido a posição destes dois blocos ideológicos- centro direita e esquerda. Uma coisa é certa: quanto mais os partidos se enraizam na sociedade civil, mais a sociedade se politiza e é melhor para a cultura democrática. Será que veremos tucano comandando greves e ocupações de terras?

Os deputados federais tucanos e a reeleição

Deputados federais tucanos têm nos prefeitos a conexão eleitoral preferencial de suas reeleições consecutivas. E agora, depois desta derrota flagorosa no plano local será que o PSDB sobreviverá na representação paraense na Câmara dos Deputados? O PT mesmo na oposição e com poucas prefeituras municipais, sobreviveu, entre 1990 e 2002 com três deputados federais. Creio que se os tucanos tentarem manter este mesmo modelo de conexão eleitoral, via ex-prefeitos, reduzirão em muito, sua bancada federal.

Número de prefeitos eleitos por partido nos Municípios do Pará

*PMDB-37
*PT-28
*PR-16
*PSDB-13
*PTB-13
*PDT-9
*DEM-6
*PP-6
*PSB-5
*PPS-3
*PRB-1
*PRP-1
*PSC-1
*PSL-1
*PTC-1
*PV-1

Vereadores Eleitos em Belém

*1 40199 - IRAN MORAES PT / PSB
* 2 10123 - PASTOR RAUL BATISTA PRB
* 3 11111 - VANDICK LIMA PP
* 4 14111 - PIO NETTO PTB
* 5 15500 - SCAFF PMDB
* 6 45626 - NEMIAS VALENTIM PSDB / DEM
* 7 15615 - DR. WANDERLAN PMDB
* 8 15333 - BISPO ROCHA PMDB
* 9 22614 - MÁRIO CORREA PR / PRTB / PSC
* 10 13510 - MARQUINHO PT / PSB
* 11 13630 - PROFESSOR ALFREDO COSTA PT / PSB
* 12 22222 - PROFESSOR LUIZ PEREIRA PR / PRTB / PSC
* 14 13611 - AMAURY DA APPD PT / PSB
* 15 14000 - DR. CASTRO PTB
* 13 45633 - PAULO QUEIROZ PSDB / DEM
* 16 43699 - ORLANDO REIS PV
* 17 12345 - TEREZA COIMBRA PDT
* 18 15151 - CAPITÃ VANESSA PMDB
* 19 14100 - NADIR NEVES PTB
* 20 14620 - ARBAGE PTB
* 21 14789 - ANTONIO VINAGRE PTB
* 22 25678 - CARLOS AUGUSTO PSDB / DEM
* 23 13613 - ADALBERTO AGUIAR PT / PSB
* 24 13013 - OTÁVIO PINHEIRO PT / PSB
* 25 15100 - HENRIQUE SOARES PMDB
* 26 40111 - ADEMIR ANDRADE PT / PSB
* 27 12123 - RILDO PESSÔA PDT
* 28 22123 - MORGADO PR / PRTB / PSC
* 29 25025 - DR. FERNANDO DOURADO PSDB / DEM
* 30 25123 - DR ABEL LOUREIRO PSDB / DEM
* 31 10555 - MIGUEL RODRIGUES PRB
* 32 43789 - NONATO FILGUEIRAS PV
* 33 11100 - XERFAN PP
* 34 23777 - COBRADOR PREGADOR PPS
* 35 23245 - AUGUSTO PANTOJA PPS

Cidades e Prefeitos Eleitos no Pará

ABAETETUBA:FRANCINETI CARVALHO-PSDB; ABEL FIGUEIREDO:HIDELFONSON-PP; ACARÁ:FRANCISCA MARTINS-PP; AFUÁ:MAZINHO SALOMÃO-PSDB; ÁGUA AZUL DO NORTE:DEUSMIR LUIS GONÇALVES-PT; ALENQUER:JOÃO PILOTO-DEM; ALMEIRIM:BOTELHO-PT; ALTAMIRA:ODILEIDA SAMPAIO-PSDB; ANAJÁS:EDSON-PTB; ANANINDEUA:HELDER BARBALHO-PMDB; ANAPU:CHIQUINHO DO PT-PT; AUGUSTO CORRÊA:AMÓS-PMDB; AURORA DO PARÁ:MARCIO DUARTE-PR; AVEIRO:GORETE XAVIER-PTB; BAGRE:GORDO-PRB; BAIÃO:SACI-PT; BANNACH:VALBER-PSB; BARCARENA:JOAO CARLOS-PP; BELTERRA:GERALDO PASTANA-PT; BENEVIDES:EDIMAURO-PR; BOM JESUS DO TOCANTINS:DR SIDNEY-PT; BONITO:SILVIO MAURO-PMDB; BRAGANÇA:EDSON OLIVEIRA-PMDB; BRASIL NOVO:CARLINHOS-PR; BREJO GRANDE DO ARAGUAIA:ZÉ ANTONIO-PSDB; BREU BRANCO:ALEMÃO-PR; BREVES:XARÃO LEÃO-PMDB; BUJARU:MARIA ANTONIA-PMDB; CACHOEIRA DO ARARI:JAIME-PMDB; CACHOEIRA DO PIRIÁ:ALBENOR PONTES-PMDB; CAMETÁ:WALDOLI-DEM; CANAÃ DOS CARAJÁS:ANUAR SÔ-PDT; CAPANEMA:ESLON MARTINS-PR; CAPITÃO POÇO:DIANA BELO-PP; CASTANHAL:HÉLIO LEITE-PR; CHAVES:BIRÃO-PDT; COLARES:IVANITO-PR; CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA:ALVARO-PT; CONCÓRDIA DO PARÁ:ELIAS-PT; CUMARU DO NORTE:PÊTI-PDT; CURIONÓPOLIS:CHAMONZINHO-PMDB; CURRALINHO:MIGUEL-PSDB; CURUÁ:REIS-PTB; CURUÇÁ:FERNANDO CRUZ-PMDB; DOM ELISEU:JOAQUIM DA ELDORADO-PMDB; ELDORADO DOS CARAJÁS:GENIVAL DO PT-PT; FARO:DENIS GUIMARAES-PTB; FLORESTA DO ARAGUAIA:ALSÉRIO DA AMETISTA-PSC; GARRAFÃO DO NORTE:SIMPLICIO-PMDB; GOIANÉSIA DO PARÁ:ITAMAR
-PMDB; GURUPÁ:MOACIR ALHO-PT; IGARAPÉ-AÇU:SANDRA UESUGI-PR; IGARAPÉ-MIRI:PINA-PT; INHANGAPI:FEITOSA-PMDB; IPIXUNA DO PARÁ: EVALDO CUNHA-PT; IRITUIA:PENTA-DEM; ITAITUBA:ROSELITO SOARES-PR; ITUPIRANGA:BENJAMIN-PT; JACAREACANGA:RAULIEN QUEIROZ-PT; JACUNDÁ:DINO-PT; JURUTI: HENRIQUE COSTA-PT; LIMOEIRO DO AJURU:NORIVAL-PSDB; MÃE DO RIO:CHIQUINHO BRAGA-PR; MAGALHÃES BARATA:NONATO-PR; MARABÁ:MAURINO MAGALHÃES-PR; MARACANÃ:TINÔ-PMDB; MARAPANIM:RIBAMAR-PMDB; MARITUBA:BERTOLDO COUTO-PPS; MEDICILÂNDIA:IVO MULLER-DEM; MELGAÇO:ADIEL MOURA-PP; MOCAJUBA:ROSIEL COSTA-DEM; MOJU:IRAN LIMA-PMDB; MONTE ALEGRE:JARDEL-PMDB; MUANÁ:RAIMUNDO CUNHA OU SERROTE-PMDB; NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ:NILTON-PT; NOVA IPIXUNA:ALVARENGA-PTB; NOVA TIMBOTEUA:ANTONIO ELIAS-PR; NOVO PROGRESSO:MADALENA-PSDB; NOVO REPARTIMENTO:BERSA-PSB; ÓBIDOS:JAIME SILVA-PTB; OEIRAS DO PARÁ: EDIVALDO NABIÇA-PMDB; ORIXIMINÁ:GONZAGA-PV; OURÉM:ELIAS OLIVEIRA-PMDB; OURILÂNDIA DO NORTE: DR. VELOSO-PDT; PACAJÁ:PE EDMIR-PPS; PALESTINA DO PARÁ:MARIA RIBEIRO-PSDB; PARAGOMINAS:ADNAN-PSDB; PARAUAPEBAS:DARCI-PT; PAU D'ARCO:LUCIANO GUEDES-PDT; PEIXE-BOI:ELIA-PMDB; PIÇARRA:JAIRO-PSB; PLACAS:NEGÃO BRANDÃO-PSDB; PONTA DE PEDRAS:PEDRO PAULO-PDT; PORTEL:PEDRO BARBOSA-PMDB; PORTO DE MOZ:BERG CAMPOS-PTB; PRAINHA:PRAINHA-PMDB; PRIMAVERA:CLEUMA-PSDB; QUATIPURU:DÊNIS-PR; REDENÇÃO:WAGNER FONTES-PTB; RIO MARIA:WALTINHO DO OURO-PSB; RONDON DO PARÁ:OLÁVIO ROCHA-PMDB; RURÓPOLIS:APARECIDO-PMDB; SALINÓPOLIS:DR. VAGNER-PT; SALVATERRA:JUCA ARAÚJO-DEM; SANTA BÁRBARA DO PARÁ:CIRO-PRP; SANTA CRUZ DO ARARI:MARCELO PAMPLONA-PT; SANTA IZABEL DO PARÁ:MARIÓ KATÓ-PMDB; SANTA LUZIA DO PARÁ:LOURO-PT; SANTA MARIA DAS BARREIRAS:DARCI-PTC; SANTA MARIA DO PARÁ:MARIFRANÇA-PP; SANTANA DO ARAGUAIA:ALEGRIA-PSDB; SANTARÉM:MARIA-PT; SANTARÉM NOVO:PEDRINHO-PSB; SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ:NORONHA-PMDB; SAPUCAIA: MANOEL JOSINO-PT; SÃO CAETANO DE ODIVELAS:RUBENS BARBALHO-PMDB; SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA:JAIME-PDT; SÃO DOMINGOS DO CAPIM:CRISTIANO MARTINS-PT; SÃO FÉLIX DO XINGU:ANTONIO LEVINO-PTB; SÃO FRANCISCO DO PARÁ:EDSON LEITÃO-PDT; SÃO GERALDO DO ARAGUAIA:JORGE BARROS-PMDB; SÃO JOÃO DA PONTA:NELSÃO-PT; SÃO JOÃO DE PIRABAS:CLAUDIO BARROSO-PMDB; SÃO JOÃO DO ARAGUAIA:MARLENE DO MÁRIO-PMDB; SÃO MIGUEL DO GUAMÁ:NENE LOPES-PR; SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA:LAERCIO PAREIRA-PT; SENADOR JOSÉ PORFÍRIO:CLÉTO-PMDB; SOURE:JOÃO LUIS-PT; TAILÂNDIA:GILBERTINHO-PTB; TERRA ALTA:AROLDO PINTO-PSDB; TERRA SANTA:MARCÍLIO PICANÇO-PMDB; TOMÉ-AÇU:CARLOS VINÍCIOS-PMDB; TRACUATEUA:WALDETH-PTB; TRAIRÃO:DANILO MIRANDA-PMDB; TUCUMÃ:DR. CELSO-PDT; TUCURUÍ:SANCLER-PPS; ULIANÓPOLIS:JONAS DOS SANTOS-PTB; URUARÁ:ERALDO PIMENTA-PMDB; VIGIA:NOÉ PALHETA-PSL; VISEU:CRISTIANO VALE-PR; VITÓRIA DO XINGU:LIBER-PTB; XINGUARA:DAVI PASSOS-PT.

Será que Dudu lembrará de Jáder no segundo turno?

A única forma de Dudu criar incertezas nos eleitores de Priante será conduzindo a campanha eleitoral para o lado moral, tentando conectar Priante ao seu tio Jáder. Mas parece que Dudu não terá a mínima condições de conduzir a campanha neste sentido. Dudu não é a pessoa mais credenciada para discutir esta temática. Então Dudu só poderá apelar para a falta de experiência administrativa de Priante. Esta campanha no segundo turno será conduzida para a discussão programática e administrativista. Os candidatos parecerão dois santos em ambiente celestial. Afinal quem tem rabo de palha não pode impunhar tocha.

Ana Júlia e o apoio a Priante

Ana estará numa situação, no mínimo desconfortável neste segundo turno. Do ponto de vista político e ideológico, a esquerda é mais próxima do centro(PMDB) e por coerência este seria o caminho natural do PT. Mas Ana sabe que o PMDB, como partido vocacionado ao governo, disputará o primeiro turno das eleições de 2010, e provavelmente terá grandes chances de superar o combalido PSDB. Então, Ana sabe de antemão que estará colocando gasolina na fogueira do adversário de amanhã. O PT não terá dúvida, acompanhará Priante. Os eleitores de Mário, não vacilarão, acompanharão Priante.

O Futuro de Dudu Costa

Caso Dudu se reeleja poderá sair candidato ao senado em 2010, na chapa da Ana júlia. Caso venha a ser derrotado possivelmente será candidato a deputado federal.

Segunto Turno: provável migração de votos

Migra pa Dudu: 60% dos votos de Valéria, 50% dos votos de Jordy, 20% dos votos de Mário e 70% dos votos João Moraes.

Migra para Priante: 70% dos votos de Mário, 40% dos votos de Jordy, 20% dos votos de Valéria, 70% dos votos de Marinor, 20% dos votos de Moraes.

Migram para branco e nulo: 20% dos votos de Valéria, 10% dos votos de Jordy,10% dos votos de Mário, 10% dos votos de Moraes.

Num primeiro momento do reinício da campanha os indecisos deverão estar entre 05 e 10%. Num segundo momentos, após os ataques mútuos este percentual deverá subir para 15-20%. Na reta final, quem conseguir produzir mais incertezas no eleitor do adversário, os conduzirá ao voto nulo e branco e ganhará as eleições. Enfim será uma eleição muito carregada e sensacional.

2010: Nova polarização PT X PMDB

Caso o PMDB ganhe as eleições de segunto turno em Belém, já podemos de antemão prever que passarão ao segundo turno em 2010 no Pará, PT e PMDB. Os tucanos, provavelmente apoiarão o PMDB no segundo turno. É...são coisas da política.

Eleições no Pará: PSDB e DEM os grandes derrotados

Totalizados os votos, PSDB e DEM não chegaram a conquistar 20% das prefeituras municipais. Esta foi uma derrota acachapante que os torna coadjuvantes nas eleições governamentais de 2010 no Pará.

Eleição deve ser anulada em Almeirin

Devido a uma falha do juiz eleitoral, um candidato impugnado pelo TSE esteve presente na lista de candidatos a prefeito. Este fato foi decisivo no resultado da eleição, haja vista que o candidato vencedor, do PT, obteve a maioria dos votos por apenas 2%. A eleição deve ser anulada.

Vereadores eleitos do PSB

Iran Moraes e Ademir Andrade

Partidos vencedores nas cidades polos do estado do Pará

Ananindeua PMDB, Santarém PT, Tucurui PPS, Marabá PR, Parauapebas PT, Capanema PR, Altamira PSDB, Castanhal PP, Oriximiná PV.

Partidos que elegeram prefeitos de capitais da região norte

Rio Branco PT, Boa Vista PSB, Porto Velho PT. Em Manaus Amazonino Mendes do PTB chegou na frente no primeiro turno. Segunto turno em Macapá, o PSB chegou na frente no primeiro turno

Vereadores eleitos pelo PT

Marquinho, Alfredo,Amaury,Adalberto,Otávio Pinheiro.

Dudu sob tensão absoluta

A passagem de Priante ao segundo turno deve unificar toda a esquerda contra Dudu Costa. A administração de Dudu possui 42% de avaliação negativa.