PSOL a caminho da domesticação?

Eu sempre achei que a posição ideológica do PSOL de não se colegar com outros partidos não comunista significava uma construção estratégica e uma aposta no médio prazo. Hoje me surpreendí com uma notícia publicada no jornal O Liberal: na coluna dedicada ao estado do Amapá aparece a notícia da coligação entre o PTB e o PSOL. Será que o PSOL resolveu atuar de acordo com as regras da competição eleitoral e embarcou no pragmatismo e se coligou com um partido de direita? Será que o PSOL de amanhã quer ser o PT de hoje?

Os tucanos e o efeito Almir: haja oportunismo

Neste momento muitos tucanos de baixa plumagem estão virando almiristas. O motivo desta revoada é a constatação de que a candidatura Jatene está enfrentando uma eleição sem máquinas federal, estadual e municipal. Muitos tucanos estão aproveitando a chamada de Almir para correr para debaixo das asas do PMDB, o objetivo é óbvio, acessar as máquinas estadual, federal e municipal a partir de janeiro de 2011.

Esta revoada sofrerá uma breve paralisação quando as pesquisas de opinião começarem a circular pelo estado. É que Jatene está dando uma surra em Ana, ns intenções de votos, neste momento.

2010: Ana e o governismo municipal

Vítor Nunes Leal em "Coronelismo, Enxada e Voto" nos fala do governismo municipal, seria a ausência de autonomia orçamentária municipal que transformava o prefeito em um governista por excelência aos tempos da República Velha.

Este é um diagnóstico estrutural da política municipal. É verdade que a constituição de 1988 melhorou a arrecadação municpal como:IPTU, FPM, ISS e ITBI. Mas é verdade também que houve um imenso êxodo do campo em relação as cidades do interior e com isso o recurso é sempre escasso para saneamento, habitação, construção de escolas e postos de saúde, hospitais etc.

Nesta equação as verbas de FPM só dá para pagar o pessoal e manter a máquina municipal funcionando (verbas de custeios), as verbas do SUS e FUNDEB são carimbadas, ou seja, o prefeito não pode remaneja-las.

Em síntese, pouco mudou em 90% dos municípios do norte e nordeste do Brasil, daquela realidade descrita por Nunes Leal em seu clássico livro.

Ou seja, os prefeitos são governistas porque não existe outra possibilidade de acessar recursos estaduais e federais. Ou se adere ao governo de plantão, ou vai morrer eleitoralmente. E este é o segredo para que Ana Júlia avance sobre o eleitorado municipal. Em qualquer pesquisa de opinião a população quer que o prefeito e deputados estaduais tenham bom relacionamento com o governo estadual e federal.

De posse destas informações estruturais se constroem as estratégias de porkbarrel. Nenhum prefeito tucano do interior está fechado a uma boa cantada do governo estadual, pois 90% deles amargam rejeiçãoa cima de 50%, pois nada de importante tem construido nestes municípios.

Ana avança e Almir mostra sorriso amarelo com Jáder

Ana acaba de fechar o apoio do PTB e do prefeito de Belém à sua coligação eleitoral. Almir Gabriel, com sorriso amarelo, aparece hoje nas páginas de O Diário, ao lado daquele que xingou moralmente em 1998 e 2002.

Almir ainda é muito lembrado pelo eleitorado, mas esta lembrança chama-se notoriedade e que é muito diferente de decisão de voto. Almir não é candidato e como tal não é dono de voto nenhum.Mas, sem dúvida, sua presença será muito mais simbólica no palanque de juvenil do que qualquer outra grandes possibilidades eleitorais.

UFPA: uma bomba em gestação

Uma bomba hipertrofia nos meandros do TCU, da CGU e do MPF. Será muita m... no ventilador. Esta bomba atinge o período 2005/2009. Todas as provas foram entregues por três servidoras e deve varrer a academia nos próximos doze meses. Muitas repúblicas virarão pó.

366: a ALEPA derrubará o veto de Ana?

Vamos ver o teste da nova recomposição da base do governo na ALEPA. A oposição quer derrubar o veto da governadora sobre o polêmico empréstimo de 366 do BNDES. Segundo o relator da matéria deputado Parsifal Pontes, o governo tenta mudar os termos do acordo feito com os deputados e busca ampliar a parcela de acesso livre do governo a parte maior deste montante. Veja mais aqui.
Veremos se os acordos eleitorais terão repercussões neste novo embate na Alepa. Ontem na CCJ o governo foi derrotado.

NPI: as crianças sofrem

O NPI, mais uma vez, está há uma semana sem merenda escolar. Os estudantes se queixam também de estar tomando água quente. Valei-nos quem? Como o Walter está fazendo falta. Éramos felizes e não sabíamos.

Jáder e Almir: Vendetta- o custo da coerência

Almir não perdoa Jatene e tudo está fazendo para dar o troco de 2006. A vendetta de Almir contra Jatene vai lhe custar a coerência. Almir, subalternizado, estará no palanque de Jáder e Juvenil. Quem disse que existe almirismo no Pará? duvido. O PMDB seria mais competitivo com Priante na luta pelo governo estadual.

2010: Ficha Suja no Pará

421 paraenses, de acordo com o TCU, estão fora das disputas de 2010. Veja reportagem aqui

2010: o processo decisório e o informal constrange

Uma teoria de curto alcance tem feito muito sucesso na teoria política anglo-americana. O néo-institucionalismo histórico. Incialmente imaginado por Douglas North para operar em torno das mudanças institucionais nos países de democracia consolidada, o néo-institucionalismo histórico tem servido para outros tipos de análises da realidade.

Uma das novidades desta teoria é que traz à tona o informal constrange (constrangimento informal) que passa a ter status de variável muito importante no processo decisório em políticas públicas. Mas esta variável também é muito importante no processo de tomada de decisão no processo de formulação de política por parte dos atores políticos.

Afinal a política invisível (de que nos fala Satori)está ou não presente no cotidiano das decisões políticas de partidos e políticos? esta variável é mais ou menos importante do que a política visível?

Vejam o que está acontecendo na tática de PT, PMDB e PSDB para o senador federal. Paulo Rocha, Jáder e Flexa sonham e constroem acordos invisíveis para o segundo voto da disputa senatorial.

Todos os sinais que chegam à política visível indicam que o informal constrange está agindo pesado por trás das cortinas. PT, PMDB e PSDB não querem saber de coligação para o senado, todos querem o segundo voto de todos. Esperem e verão: Jáder, Rocha e Flexa fazendo dobradas com candidatos a deputados (federais e estaduais) de todos os partidos.

É a completa despolarização do sistema partidário. Seria o fim das ideologias? e o avanço do pragmatismo?

Jàder, Beto e Ana em aniversário

O deputado federal Jáder Barbalho foi fotografado em animado aniversário em companhia do deputado federal Beto Faro e Ana Júlia. Veja aqui

ILC DEFINE DIRETORES

As eleições no Instituto, de Letras e Comunicação, realizadas entre os dias 17 e 18 de junho sufragaram a chapa 1 nas três categorias ( docente, técnicos e discentes). Veja os resultados abaixo:
Docentes: chapa 1 :66 chapa 2:16 Branco: 1 Nulo: 2
Técnicos: chapa 1: 18 chapa 2: 12 Branco:0 Nulo: 1
Discentes: chapa 1: 444 chapa 2: 265 Branco: 6 Nulo: 5

O Prof. Otacílio ( Comunicação) é o Diretor eleitor e a professora Fátima (Português)é a adjunta. (

As professoras Rosa Brasil (Port) e Regina Cruz (port) foram derrotadas nas urnas.