Pará: a elite estatal e a guarda do território

O Brasil, por razões históricas específicas, consolidou uma estrutura federativa baseada em 27 estados, incluíndo o Distrito Federal.  No passado era aceitável o argumento que quanto mais dividido  o país em unidade federativa, melhor seria para administrá-lo.

Hoje, a administração de grandes espaços territoriais não é mais justificativa para dividir uma unidade federativa estadual. Pois, o tamanho de um estado é  sinônimo de posição geo-política e econômica vantajosa, ou seja, quanto maior a unidade federativa maior probabilidade de riquezas, mineral, vegetal, animal e hídrica, no caso da amazônia.

Os recursos da municipalização e da descentralização política  para as regiões administrativas do estado e o governo eletrônico, transformam em discurso vazio as justificativas para seccionar uma unidade federativa.

Não há dúvida, o Pará unido significa um enorme potencial de enriquecimento no médio-longo prazo. Caso você imagine que o Pará perde 1 bilhão por ano em impostos extraviados a partir da lei Kandir, que a recuperação de impostos de Tucurui  perdidos com a  cobrança de impostos no destino e não na origem, o Petróleo de Salinas, o advento de Belo Monte e a verticalização da produção mineral de Carajás, não restará nenhuma dúvida...somos candidatos a sermos super- ricos em poucos anos.

Os irmãos do Baixo Amazonas e todo o povo do Pará, ganharão muito mais sendo um super estado do que sendo uma pequena e inviável  unidade federativa.

A elite estatal e política paraense, aliada com a sociedade civil, devem travar uma batalha sem trégua contra a divisão de nosso estado.  Qualquer atitude em contrário é não perceber os riscos que  estamos correndo em relação ao futuro de nosso povo, caso a aventura divisionista venha a ser aprovada.

Todos à luta em defesa do Pará unido.

Educação: Jatene anuncia PCCR

O governador Jatene anunciou hoje (16), o atendimento de uma reivindicação antiga e muito cara aos professores estaduais do Pará, que é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. O PCCR e o piso nacional de salários aos docentes estaduais significa mais um passo para a conquista de melhores condições de trabalho aos professores paraenses.

TRE condena Ana Júlia por abuso de poder econômico em 2010

O Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, condenou a ex governadora Ana Júlia Carepa  à inelegebilidade por 08  anos, além de multa de 100 mil Uffir's.  Esta penalidade refere-se a acusação de abuso de poder econômico durante a campanha para o governo estadual no ano de 2010.

Nunca imaginei que eu veria condenado, militante ou dirigente do PT por abuso de poder econômico. De fato, estava tudo fora de lugar dentro desta "nova" esquerda.

Crime de corrupção: quando a esquerda entra no vale tudo

Os pressupostos republicanos, democracia e controle social, sempre foram pressupostos para quem militava na esquerda. Até o PT e a esquerda chegarem ao poder de governo no contexto da redemocratização brasileira. Quando a esquerda pós ditadura chega aos governos central, estaduais e municipais,  comete erros de repercussões estratégicos para quem defende um projeto de esquerda democrática para o Brasil.

Este fato constatado na prática da esquerda brasileira, nos permite inferir de que houve uma disjuntiva entre teoria-prática e filosofia. A prática da esquerda brasileira consumou a máxima maquiveliana de que os fins justificam os meios. Assim fica fácil justificar ideologicamente perante a base militante dos partidos de esquerda, de que o caixa dois para campanha eleitoral, que é a mesma coisa de apropriação de recursos públicos para o financiamento de projetos políticos partidários de esquerda é perfeitamente justificável politicamente

Devo alertar de que não estou sendo sectário com os projetos de esquerda.. Tão somente reconhecia que era prática da direita oligárquica se apropriar das máquinas públicas para fins particulares. Porém a chegada da esquerda aos governos evidenciou que o caixa dois, digo, captura de recursos públicos para financiamento de campanha, não era prática apenas da direita, mas da esquerda também.

Quando ocorre a quebra objetiva entre o ser e o dever ser, ou seja, entre  filosofia e a prática, então estaremos sem bússola moral para a condução coletiva e individual e o resultado foi a perda da bandeira da moralidade pública pelo PT e pela esquerda brasileira.  A prática petista nestes últimos 30 anos foi sempre a manifestação de  um pavor dos líderes operários e camponeses  em relação aos militantes intelectuais das universidades. Intelectual só era aceito no PT se fosse um militante dos movimentos sociais. Sempre houve medo de que os donos do partido viessem a perder poder para os intelectuais.

Ai parece normal o mensalão e a condenação de Ana Júlia.

PSDB 2012: o desejo do partido e a necessidade política do governo tucano

Parecia favas contadas . Depois que o PSDB saiu quase destruído das eleições de 2006, surgiu uma avaliação praticamente consensual: o núcleo de governo tucano entre 1994/2006 priorizou uma fictícia União pelo Pará em detrimento do investimento no PSDB. Com a derrota de 2006 viu-se que de fato não existia uma União pelo Pará, mas uma União pelo Poder. A mesma base da  fictícia União pelo Pará foi servir de base para o governo Ana Júlia.

A partir da retomada do governo estadual em 2010 todos acreditavam que o PSDB jamais deixaria de disputar eleições nas principais cidades do Pará. Um PSDB, sem controle de cidades importantes evidenciado a partir de 2007, denunciava que não existia nenhuma base de apoio institucional importante capaz de ancorar o derrotado projeto tucano de 2006.

Agora o PSDB está em uma nova encruzilhada: o partido disputará a capital em primeiro turno, ou apoiará o candidato do PMDB em nome da consolidação da base governista na Alepa? Eis um debate que consumirá a cúpula tucana nos próximos 15 dias.

Qual o interesse que prevalecerá? Da estrutura do poder partidário ou os interesses prementes do governo tucano?


2012: Pimentel é o mais rejeitado em enquete do Bilhetim

Os leitores do Bilhetim constituem-se em 80% de pessoas da classe A, segundo uma pesquisa do Instituto Acertar. Na enquete que fizemos sobre os nomes  que poderiam ser indicados como candidatos  pelo prefeito de Belém  em 2012, o seu secretário Sérgio Pimentel liderou a rejeição com 53% dos votos.  Almir Gabriel foi rejeitado por 35% dos internautas.

Divisão do Pará: um debate sem debate

Os defensores da divisão e morte do Pará atacam   quem diverge desta proposta suicida de forma ácida. Vejam como os mesmos atacam seus oponentes. Vejam aqui

plebiscito: divisão do Pará é a morte para o Pará

Os  divisionistas querem simplesmente: a hidrelética de Tucurui e de Belo Monte e, todo complexo mineral do Baixo Amazonas, além  da maior província mineral do planeta.  Não sobra nada de  potencial de riquezas para o Pará no curto prazo. Seria a morte do Pará. Os divisionistas não gostam de ser contraditados de forma dura. Querem debate "civilizado"  quando propõem matar o Pará.  Apontam as armas para nossa cabeça e querem que reajamos de forma bem educada...pode!?

2012: é novato, tem pouco voto e quer se eleger vereador?

Quer saber a fórmula para se eleger vereador, se é novato ou tem poucos votos? então anote:

1- estude as legendas disponíveis.
2- Veja o desempenho eleitoral dos candidatos eleitos e dos primeiros suplentes na eleição passada.
3- Analise os candidatos eleitos por coligação e os eleitos sem coligação.
4- Verifique o potencial de elegebilidade de cada legenda, com base no quociente eleitoral, projetado para 2012.
5- Escolha uma pequena legenda que tenha o potencial de preencher todas as vagas disponíveis para a disputa e, que possua candidatos que tenham potencial de votos nunca inferior a  mil votos.
6- Descarte pequena legenda que possua o potencial de eleger dois vereadores e conte com candidatos que já possuem mandatos.  Caso contrário, você não passará de coletor de votos para elegê-los na legenda.
7-Somente entre para uma pequena legenda que venha a fazer coligação proporcional com outra pequena legenda, observando as recomendações anteriores.
8- Verifique se dentre os candidatos desta pequena legenda, não existe mais de um candidato que é filho de famílias super poderosas ou está sendo bancado por alguém poderoso politicamente. Caso não tenha esta preocupação, você estará entrando num barco furado.
9- Caso você disponha de recursos de ordem organizativa e de patronagem, fique tranquilo, você pode disputar  com qualquer candidato, dentro desta  pequena legenda  escolhida.

10- Evite programa na televisão se você tiver problema de oratória, tiver voz horrível, ou for muito feio.  Nesta situação, aposte no corpo a corpo e nos recursos organizativos e financeiros.


Boa sorte.

Greve da Adufpa: greve de ontem (14) seria pirotecnia paroquial?:

Já é notícia nacional que o Andes e a Proifes fecharam acordo com o governo federal e não haverá mais greve  docente neste ano dentro das universidades federais.  Ontem a Adufpa fez paralisação de um dia aqui na federal. Será que para iniciar uma rodada de conversas com a reitoria da UFPA, seria necessário fechar a UFPA por um dia?

Creio que não devemos rotinizar e banalizar o instrumento de greve, que é um instrumento histórico e muito respeitado nas relações de trabalho nas sociedades democráticas.

Corrupção: cai quinto ministro em 9 meses no governo Dilma

Uma média de um ministro cai em cada 50 dias  no governo Dilma. Com exceção de Jobim que caiu por causa da língua, os demais saíram sob acusação de corrupção.

Mede-se a estabilidade política de um governo, também pela rotatividade do gabinete ministerial.

A presidente, em defesa do decoro do cargo, não pode prevaricar quando ocorre denúncias e o acusado não apresenta uma defesa pública aceitável. Dilma fica entre a cruz e a espada:  se ficar calada contribui para corroer a credibilidade sua e, a do governo. Caso continue a agir, como vem fazendo, corre o risco de produzir crise na base aliada.

A posição mais habilidosa e ética de Dilma, seria assumir o seguinte modus operandis: ocorreu a denúncia e é grave, o ministro é afastado provisoriamente, até que as apurações cheguem a termo. Após as apurações, caso as denúncias sejam vazias, o ministro retorna ao seu cargo.  Lembram do Ministro Hargreaves durante o governo Itamar?

UFPA: Enquete sobre o PL 520

Estou colocando uma enquete para saber o grau de informação que a comunidade universitária  tem a respeito do PL 520 que trata da questão dos Hospitais universitários.

Universidades Federais: a polêmica da Empresa Pública de Direito Privado

O movimento sindical nacional dos servidores das universidades estão em pé de guerra contra o PL 520. Este projeto de Lei cria a empresa pública de direito privado, que passaria a recrutar e administrar os servidores dos hospitais universitários.

Qual é a questão central que motivou a criação desta empresa?

A decisão do Tribunal de Contas da União que mandou demitir todos os servidores temporários dos hospitais universitários que estão apensados nas fundações de apoio à pesquisa, a exemplo de nossa Fadesp.

Esta empresa pública de direito privado tem a mesma personalidade jurídica do Banco do Brasil. Os servidores seriam selecionados por concursos públicos. A diferença central seria que estes servidores não seriam regidos pelo RJU e sim pela CLT.

As universidades teriam 5 anos até realizarem estes concursos públicos. Enquanto isso os servidores temporários das fundações, como a Fadesp,  ficariam no emprego e se preparariam para o concurso público. Neste concurso o tempo de serviço e a avaliação da chefia imediata contaria pontos preciosos que se somariam neste concurso próximo.

A Fasubra e os sindicatos tem horror a tudo que fuja do RJU. A polêmica está lançada. Uma coisa é certa, do jeito que está, não ficará, ou seja, estes servidores temporários dos hospitais estão obrigados a serem dispensados por força de decisão do TCU.

Os sindicatos e a Fasubra querem que seja abertos milhares de vagas públicas nos quadros das universidades. Esta seria a proposta ideal. Mas o governo está irredutível. Neste cabo de guerra quem é mais fraco?

Creio que a Fasubra deveria se desarmar de preconceito contra uma solução heterodoxa para a questão dos HU's, que hoje estão sem cobertura institucional pois ficam servindo de joguetes nas mãos do MEC e do Ministério da Saúde.

O Plebiscito, bases regionais e as eleições de 2012

O Plebiscito pode vir a se constituir em uma "tortura" para muitos candidatos à prefeitura de Belém. Já imaginaram  qual a posição do Priante frente  à polêmica em torno da divisão do Pará,  em relação às suas megas bases que se situam na região metropolitana e no oeste do Pará?

E Jordy que já enfrenta uma polêmica em torno desta questão?

O calor do plebiscito poderá ser um excelente palanque para  uns, como Edmilson e um pesadelo para outros 000000000000como é o caso Priante e Jordy.

Plebiscito: quem decidiu estes mapas provisórios do Pará, Tapajós e Carajás?

Esta é a pergunta que não quer sair do ar: quem definiu os mapa provisórios   que serão submetidos ao plebiscito de 11 de dezembro? Não foi a sociedade civil, não foi o legislativo estadual e nem federal, não foram as academias. Quem disse que Tucurui pertence ao sul e sudeste do Pará?

Carajás só quer: toda a provincia mineral do Pará e toda a usina de Tucuruí. O que fica para o Pará mesmo? 70% da população e, seus problemas sociais e econômicos. Enfim querem tirar todo o lastro econômico de nosso estado.

Quanto ao Tapajós, creio que seria melhor para o Pará que saisse, mas seria péssimo para o Baixo Amazonas. Não, em nome da coerência...que o Tapajós continue com o Pará. Quando o Pará se transformar em mega ator nacional, o Baixo Amazonas crescerá conosco.

Ananindeua 2012: Pioneiro pode ser ungido no primeiro turno

Pioneiro pode vir a ser candidato com grande chance de levar as eleições no primeiro turno caso venha a ter o apoio do PMDB.

2012: super ator em gestação

Ele  foi  um ator central na disputa de 2008. Para 2012 seria um ator secundário frente às máquinas de Dudu e de Jatene. Jordy é naturalmente um nome muito cotado para 2012 devido à sua votação na capital.  Quem pode surgir como um super ator para 2012 é José Priante. O dia D é 30 de setembro. Aguardemos.  Costuras de bastidores apontam neste sentido.

Divisão do Pará: o destino do Baixo-Amazonas

Segundo cálculos iniciais do IPEA, caso a divisão do Pará venha a se consumar, o Baixo Amazonas cairá em desgraça estrutural. Enquanto os estados federados brasileiros  gastam  12% do PIB com a manutenção da máquina estatal, incluindo executivo, legislativo, judiciário e os custeios, Tapajós gastará quase 50%. Em síntese: a criação do  estado de Tapajós  será ótimo para Santarém e horrível para o Baixo Amazonas.

Série C: Papão vira papinho

O técnico acabou de cair. A diretoria, contra todos os torcedores e a crônica especializada  manteve um técnico que escalava mal e recrutou  de forma sofrível um mega plantel, desqualificado. Edson Gaúcho está de volta para o comando alvi-azul.

UFPA: reitoria tomada de assalto

Dez funcionários confortavelmente instalados em suas cadeiras tramontinas batiam papos na porta da reitoria hoje às 7.30 hs da manhã (13). Fui saber de que se tratava e obtive a resposta: os dez funcionários acabavam de fechar a porta da reitoria e se declaravam em ação radicalizada contra o MEC e o governo.  Estranhei: no meu tempo de sindicato  mobilização e radicalização  se fazia de forma diferente. Os funcionários estão atendendo apelo nacional em busca de sensibilizar o governo federal para negociar. Estranha maneira de buscar aliados nos estados.

2012: Priante pode chegar?

Não tenho relacionado a candidatura Priante dentre os favoritos para passar ao segundo turno de 2012 em Belém. Na minha opinião, Jordy e seu potencial eleitoral e, Zenaldo apoiado na máquina estadual, saem na frente em minhas previsões. Pode vir a  surpreender, uma possível candidatura A.Gabriel, se vier apoiado pela máquina de Dudu. Não creio que Priante disporá do recurso de máquina em relação a A. Gabriel e Zenaldo. E esta variável é decisiva na disputa em uma  grande cidade, como Belém.

ENEM: sai o resultado de 2009

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, divulgou o resultado da Prova Brasil de 2009. Veja o resultado da escola de seu filho, Aqui

Somália: o inferno é aqui

Somália continua mergulhada em guerras civis. Os extremistas impedem a chegada de ajuda humanitária da ONU. Governos ocidentais sustentam o Estado falido e a Al kaeda  financia as milícias. A áfrica ainda não conseguiu impor Estados constitucionais, pactuados pelas elites políticas majoritárias. A guerra civil  segue. Veja mais aqui

Plebiscito: hoje tem debate na FIBRA

Hoje(12) haverá debate sobre o plebiscito. O debate será as 19hs no auditório central da Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Dia 30 será a vez da Faculdade Universo fazer este debate.  Aliás, tem um novo e  objetivo texto, meu, contraditando com os argumentos dos  defensores da criação dos estados do Tapajós e Carajás.

Divisão do Pará: Por um Novo Pacto Político, Econômico e Orçamentário com o Pará Unido

Quais as raízes explicativas de por que  os estados das regiões norte e nordeste só invistam nas capitais? a divisão do Pará levará o governo para perto do cidadão munícipe?  Creio que não, a estratégia para aproximar o governo do cidadão é a multiplicação dos municípios em um contexto orçamentário municipal favorável.

No contexto de um Novo Pacto Político do Pará, a capital deveria ser deslocada para o centro geográfico do estado. Leia  meu novo texto completo sobre a divisão do Pará,  aqui