Puty sonha com 500 mil

Creiam, é verdade: o núcleo duro da DS e o governo desta banda do PT sonha em fazer de Puty o deputado federal mais votado da história do Pará, a meta é 500 mil votos. Ninguém é proibido de sonhar.

Bira Rodrigues pode ser suplente

O prof. Bira Rodrigues pode ser o suplente da candidatura ao senado de Paulo Rocha. Bira sonha com a possibilidade de Paulo Rocha vir a ser governador do Pará em 2014.

Ganzer, reeleição e 2012

Ganzer luta em 2010 pela reeleição, num contexto onde o PT exibe alta competitividade interna. Com a conquista da presidência municipal do PT Belém pelo grupo de Ganzer, anotem esta: Ganzer, se reeleito é forte pré-candidato petista à prefeitura da capital em 2012.

2010: o dilema de Jordy

Pelas projeções esta seria a reeleição mais fácil para o deputado esyadual do PPS Jordy. Mais o PPS nacional acalenta a idéia de eleger um deputado federal no estado. O PPS lembra que na aliança proporcional de 2006, a chapa PPS-PDT-PV ficou há 9 mil votos de eleger um segundo deputado federal. Sem dúvida é um dilema e tanto que deve estar envolvendo Jordy e o PPS estadual. Jordy com reeleição praticamente certo para estadual é um nome notório para o governo de Belém em 2012. Aliás um grande nome.

Deputado Federal: a aposta é 200 mil votos

A projeção é de que os partidos precisarão de pelo menos 200 mil votos para eleger o primeiro deputado federal.

N.P: Lena Ribeiro é a fiel escudeira.

A esposa do deputado Nilson Pinto, Lena Ribeiro respira política por todos os poros. Quando Nilson está em Brasília entre terças e quintas, Lena articula as bases da região metropolitana. Entre sexta e domingo Lena está ao lado de Nilson visitanto as bases interioranas. A mulher é uma máquina de fazer política.

Nilson Pinto: um tucano de bico afiado

Nilson, sempre jovem e bem humorado exibe a satisfação de ter aprendido a viver na oposição, seja em Brasília, seja no Pará. Nilson é um tucano em todos os sentidos, ou seja, não sabe viver na oposição sistemática, e nunca nega um voto no congresso, quando a proposta é boa, independente do proponente, e assim o foi em relação ao governo Lula. Nilson comemora a expansão de sua base política no estado.

E marcão completou 60 anos

Ontem estive na comemoraçãos dos 60 anos do prof. Marcos Ximenes. Ex-reitor, hoje Ximenes é um militante verde e dirige o Instituto de Pesquisa da Amazônia - IPAM. Na ocasião tive o prazer de encontrar novos e velhos amigos, como Seixas Lourenço, Nilson Pinto, Tereza Ximenes, Antônio Gomes de Oliveira, Juan Hoyos, Almir Trindade, Carlos Maneschy, Zélia Amador, Anselmo, Aldo Queiroz e Nogueira.

Bilhetim atinge 150 mil acessos

Hoje o Bilhetim, que iniciou no período eleitoral de 2008 (junho) acaba de completar 150 mil acessos. Temos 18 meses de militância na blogsfera. E diga-se de passagem, feito de forma totalmente amadora e muitas vezes sem revisão, tudo de primeira teclagem. O maior objetivo do Bilhetim é levar as discussões e avaliações de bastidores à comunidade, especialmente à universitária. As postagens anônimas têm deixado muita gente enfurecida. Mas democratizar acesso à informação significa sofrer consequências, na maioria das vezes desagradáveis.

ITEC: Barreira enfrentará oposição acadêmica

O atual Diretor do ITEC deverá enfrentar uma pedreira na luta pela reeleição. Barreira não apoiou a candidatura Maneschy na recente disputa para a reitoria, e mais, foi um ferrenho e duro opositor. Agora enfrentará uma dura contestação eleitoral.

IFCH: PSOL/PSTU não devem apoiar status quo

Segundo informações credenciadas é praticamente nula a chance do PSOL/PSTU, que comandam o movimento estudantil no IFCH virem a apoiar a candidatura João Márcio à direção.

ICL: Racha na base?

Informações dão conta de que a base acadêmica de Letras está em processo de desagregação. PSOL/PSTU estão defendendo ardorosamente o voto universal. Mais um Instituto para a extrema esquerda?

PTB: Dudu anulado?

Informação dão conta de que Dudu acaba de anunciar de que não será candidato em 2010. Será que rolou acordo nos bastidores? Dudu não disputa o senado e em contrapartida divide o governo municpal com o PMDB? não creio neste tipo de pragmatismo, seria demais.

Ana em baixa deixa PT imobilizado

As pesquisas de opinião continuam mostrando Ana em baixa, com grande taxa de rejeição. Lembro do PT gaúcho que, em prévias, substituiu Olívio Dutra por Tarso Genro na disputa governamental. Dutra estava caindo pelas tabelas e a base do PT veio a substiuti-lo. Por que o PT do Pará sequer abriu esta discussão, se o governo Ana, ainda hoje parece não ter decolado?

PMDB: por que Jáder não disputa o governo?

Jáder não disputa o governo porque a incerteza do resultado é alta. Jáder só disputaria se tivesse eliminado todos os adversário apriori, como tenta fazer com Dudu, Paulo Rocha, na disputa pelo senado. jáder não pode correr o risco de perder a imunidade parlamentar.

2010: Lula e a eleição plebiscitária

Os tucanos buscarão evitar uma eleição plebiscitária até quando for possível. Como Lula têm resultados sociais, econômicos superiores à era FHC buscará a eleição de caráter plebiscitário a todo custo. Difícil é fazer a Dilma parecer carismática e simpática. A contrapartida tucana deverá fazer aparecer a personalidade individual de Dilma. Com esta tática poderão provar que não dá para substituir em um time, Pelé por um cabeça de área inábil.

Dilma: que fazer com a candidatura Ciro?

Ciro tem mais voto do que qualquer candidato do PMDB. Mas o PSB não tem máquina partidária nacional e nem força congressual comparada ao PMDB. A chapa ideal seria Dilma e Ciro com o apoio integral do PMDB. Só que em política não existe história de caronchinha, e o PMDB jamais abriria mão da vice, devido à sua força congressual. O PMDB em 1989, com 26 governadores, 54% da Câmara dos Deputados, deu ao Dr. Ulisses 3% de votos.

Federais do PT: fogo amigo

Segundo o R 70 de hoje, os federais do PT teriam pedido à governadora a cabeça de todos os secretários candidatos em 2010. Os secretários estão sentido o fogo amigo. Puty, Ganzer, Suely, Moura devem ter ficado "felizes" com os federais petistas.

O PT, que antes, tinha no recurso organizativo seu principal capital eleitoral, agora conta com a máquina do Estado à sua disposição. Sem dúvida alguma, os secretários estaduais saem na frente na corrida eleitoral.

Ana e o Mundo paralelo

Sabem das possibilidades daqueles mundos paralelos expresso pela física quântica? ontem percebí que Ana e seu governo habitam num deles. Na entrevista que assistí na Record, parecia que Ana habita outro planeta.

Minhas previsões políticas para 2010.

Devo alertar que a ciência política trabalha com tendências probabilísticas, pois não é uma ciência exata. Daí eu vir a poder errar todas as previsões e nem por isso vir a me sentir frustrado, porque muitas variáveis intervenientes operam cotidianamente nas decisões dos atores políticos, inclusive suas idiossincrasias. Ou um escândalo inesperado, pode vir alterar os rumos da eleição e das previsões políticas.

1- PMDB sai sozinho no primeiro turno
2- Passam ao segundo turno Jatene e Ana Júlia.
3- Dudu negociará com o governo federal e apoiará Ana, já no primeiro turno.
4- Jáder só tomará a decisão, quanto ao segundo turno no Pará, após verificar quem possivelmente ganhará a eleição presidencial. Ou seja, se Serra disparar, Jáder apoiará Jatene num eventual segundo turno no Pará.
5-PT fará uma bancada de 10 deputados estaduais e 4 deputados federais.
6- PSDB fará uma bancada de 06 estaduais e dois federais.
7- O PMDB elege 10 estaduais e 4 federais
8- O PSOL não elege ninguém, nem estadual e nem federal
9- O PT elege um senador e o PMDB, outro.
10- O segundo turno se definirá a partir da tomada de posição do PMDB.

Fim de ano, vida nova

É hora de parar para balanço, avançar nos projetos, refazer o caminho onde for necessário e acima de tudo fazer a vida valer a pena: a consciência cosmopolita é fundamental em momentos de globalização, aquecimento global e aonde 2/3 do povo do planeta controla apenas 20% da renda planetária. Estamos na era das micro-revoluções cotidianas, onde o primeiro território de ação é no meio onde vivemos, em casa, no trabalho, na escola. Que tal se criássemos os amigos da rua, do quarteirão ou do andar? que tal se costurássemos ações coletivas para a luta em defesa da qualidade de vida no entorno onde moramos ou trabalhos? e a questão da violência, acesso à saúde e das ciranças e adolescentes? A pós modernidade nos empurra para o gueto e a consciência cosmopolita deve nos conduzir à ação local e global.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas crenças na construção de um ano inclusivo.