UFPA: Prova do ENEM provoca Insatisfações.

Quarta-feira (24) um grupo de estudantes de cursinhos preparatórios para o vestibular da grande Belém veio em caráter de manifestação para apresentar sua insatisfação com a prova do ENEM.


Eram aproximadamente 200 estudantes que ocuparam o HALL da reitoria em uma forma de pressionar a Administração Superior e seus Conselheiros de Ensino e Pesquisa – CONSEP.


Como o movimento, liderado pelo PSOL (APS - Contraponto e CST – Vamos a Luta), não conseguiu entrar e ocupar a reunião do CONSEP, os manifestantes formaram uma comissão para entrar pacificamente e dialogar com o Reitor em exercício Horácio Schneider e o Pró-Reitor Fernando Arthur, onde os manifestantes apresentaram suas reivindicações:


1 – Pedido de substituição do ENEM pelo PSS tradicional;
2 – Pedido de uma seção extraordinária do CONSEP para discutir a questão.


Os alunos desceram e comunicaram que a reitoria estava firme na sua posição de manter a metodologia de Exame, argumentando não existir matéria suficiente para alterar a forma de acesso à universidade, uma vez que a própria justiça considera válida a prova. O fato deixou os alunos ainda mais irritados e decidiram, então, bloquear as duas entradas da reitoria forçando os funcionários a ficarem presos no prédio.


No momento que os coordenadores do DCE, e membros do CONSEP, Anderson e Zaraia resolveram entrar e foram proibidos pelos seguranças deu-se início a um empurra empurra que terminou na agressão dos estudantes Anderson, Zaraia e Rubens Camelô.

Governo Dilma: equipe econômica com discurso "fiscalista"

A equipe econômica de Dilma afirma que é preciso fazer mais com menos dinheiro. Veja aqui

PSDB: FHC contra disputas intestinas

FHC reage às disputas entre as bandas regionais do PSDB. Leia aqui

Montagem do governo Dilma: Palocci aceita Casa Civil

Antônio Palocci aceitou o convite de Dilma para a Casa Civil. Veja aqui

Copa Sul Americana: Independiente enfrenta Goiás

Goiás e Independiente farão a final da Copa Sul Americana. Veja aqui

Baixada Santista-SP: vereador do PT é assassinado

Vereador petista é assassinado e nada foi roubado. Veja aqui

Governo Jatene e o encantamento do PR

Os jornais de hoje noticiam que o PR, do deputado federal Lúcio Vale e do vice prefeito Anivaldo Vale, só esperam um assovio de jatene para inciar o flerte. É o governismo partidário que possibilita a conquista de recursos para a realização do Pork Barrel, que é absolutamente necessário para a sobrevivência dos partidos, meramente, eleitorais, como é o caso do PR.

Governo Jatene: Federais terão papel importante

Além da luta pela conquista de orçamentos anuais ao Pará, os deputados federais tucanos deverão ocupar parte do poder do novo governo estadual. Nilson Pinto por exemplo, deve ajudar Jatene na área de educação, ciência e tecnologia do novo governo, onde é expert.

Governo Dilma: Palocci volta com poder total

Logo após o STF inocentar o ex-Ministro da Fazenda Antônio Palocci das acusações que o derrubaram durante o governo Lula, este volta todo poderoso ao governo Dilma, foi nomeado Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República. Este ministério deverá assumir o status hoje representado pela Casa Civil. Sem dúvida uma super volta.

Dilma bate o martelo frente aos aliados

A presidente eleita Dilma Roussef bateu o martelo frente aos partidos aliados: cargos considerados de Estado não serão negociados como: Banco Central, Ministérios da Fazenda, Planejamento e Receita Federal, ou seja, estão fora da barganha política.

Dilma, PMDB e o blocão

Como todo ator importante, o PMDB tenta aumentar para mais de seis ministérios sua presença no governo Dilma. A construção do blocão (PMDB, PR e PTB) sinaliza ao governo que o PMDB, se quiser pode eleger os presidentes do senado e da Câmara dos Deputados.

Logicamente que o planalto desmonta quantos blocos forem formados, mas a tinta da caneta sai muito cara. O presidencialismo brasileiro cavalga entre um poder formal muito alto do chefe do executivo e a alta fragmentação partidária, que transforma os partidos em donos de nomes e postos ministeriais.

Diríamos que o presidencialismo brasileiro é um misto entre os altos poderes do primeiro ministro inglês e a fragilidade política do primeiro ministro Italiano.

Avenida João Paulo II com Perimetral: o sinal promove engarrafamento

Pois é, tomei a iniciativa de bandonar, no horário do pico, a avenida João Paulo II. É que todo o tempo economizado na viagem é perdido quando chegamos no cruzamento das avenidas João Paulo II com a Perimetral. Neste cruzamento existe um sinal verde: para quem vem da João Paulo II, que só dura 30 segundos, enquanto o sinal, de quem vem da Perimetral em direção à Almirante Barroso, dura quase dois minutos.

Na segunda feira demorei quarenta minutos neste sinal, só passam dez carros de cada vez. Na quanta feira, demorei 30 minutos.

Este sinal, está anulando todo um esforço da construção de novas de vias para desafogar a BR 316 e a Almirante Barroso, como: Independência, Júlio César, Tavares Bastos e João Paulo II. Construiu-se o elevado Daniel Berg, mas a engenharia de tráfego da CTBEL está tornando nulo este gigantesco esforço para desafogar o trânsito da Br 316, Almirante Barroso e Duque de Caxias.

UFPA: Maneschy, gestão e ação

Maneschy completa em dezembro 17 meses de gestão. Além das obras do REUNI que estão em curso, Maneschy está licitando 60 obras para a UFPA que devem iniciar em 2011. Por outro lado, o novo reitor está substituindo o fracassado SIE, ultimando as propostas para o PDI 2011-2015, ampliando a pós graduação e batendo a cabeças para começar uma cruzada pela melhoria do ensino de graduação.

Outra grande iniciativa da gestão Maneschy é a sensibilização dos mestrados para que ofereçam pelo menos 6 vagas (cada) para os servidores de nível superior da UFPA.

Mulheres no governo Dilma: Marta Suplicy ajuda

E a senadora eleita por São Paulo, Marta Suplicy, está ajudando a presidente Dilma a preencher cotas de mulheres nos ministérios. Veja aqui

ENEM vazou

A Polícia Federal está enquadrando os beneficiários do vazamento da prova do ENEM. Veja aqui

Guerra em potência: a questão coreana

Desde 1954 foram suspensas oficiosamente a guerra entre Coréia do Norte e Coréia do Sul. Na práticas estes dois países, que na verdade é uma única nação, vivem divididos ideologicamente, e hoje, seguramente, divididos culturalmente. Neste momento estes países estão trocando farpas, digo, tiros..Veja mais aqui

NPI: denúncia protocolada

Ontem (23) protocolei no NPI, denúncia contra a prof. Helenice de geografia por assédio moral contra uma criança de 11 anos. Fiz o mesmo procedimento perante à ouvidoria da universidade.

Meu advogado orienta que só devo dar o próximo passo, após o resultado da denúncia feita ao NPI.

O PT e a ALEPA

O PT precisa de espaço político dentro da ALEPA para realizar o combate na oposição. Ao PT, no mínimo interessa controlar comissões importantes capazes de obter recursos de poder para realizar o confronto e a negociação. Neste sentido, o PT deverá lutar para que a ALEPA tenha um presidente que não tenha petêfobia.

O PT, junto com o PSOL e o PSB controlam 11 deputados, ou seja, quase um terço da ALEPA. Neste sentido, Jatene viverá um dilema: isolar o PT e construir um polo de oposição permanente na ALEPA, capaz de travar votações importantes, e\ou trabalhar para que a ALEPA tenha um presidente que venha a dialogar com o PT. E nesta situação, o PT poderá "abocanhar" comissões importantes na Casa. Pelo critério da proporcionalidade regimental, o PT tem esse direito, naturalmente.

O PSDB e a presidência da ALEPA

Creio que dentro do PSDB a disputa principal será entre os nomes de Manoel Pioneiro e José Megale. Ambos têm muito cacife com Jatene, aquele pela fidelidade e este pela combatividade em 4 anos de oposição. Enquanto Pioneiro tem bom trânsito na oposição, Megale tem muitos vetos na mesma, devido aos confrontos com o PT na ALEPA nos últimos anos.

Sucessão na ALEPA e o PMDB

Caso as notícias nacionais se confirmem, o PMDB deverá estar frágil no Pará, perante o governo Dilma. Todos os petistas afirmam que os medalhões do PMDB não jogaram peso na eleição de Dilma. O PMDB sempre teve a máquina federal nos últimos 16 anos, seja com FHC, seja com Lula. Isto o fez sobreviver na oposição estadual, principalmente no tempo do governo Almir e no primeiro governo Jatene.

Agora o PMDB, caso venha a perder força na máquina federal no Pará, correrá sério risco de transformar-se em um micro partido, afinal é o governo federal, mais que o governo estadual, que tem recursos para operar com políticas públicas municipais. O PMDB, enquanto partido, não declarou apoio a ninguém no Pará, no segundo turno e só será contemplado no secretariado estadual, caso Jatene assim o queira.

Claro, o PSDB não pode deixar PT e PMDB juntos na oposição. E mais uma vez, vai ser o desempenho parlamentar que garantirá um lugar ao "sol" ao PMDB do Pará. Mas creio que o PMDB estará muito cauteloso na hora de querer exigir a presidência da ALEPA. Ou o PMDB tem secretarias ou tem o controle da ALEPA.

Portanto, é grande as possibilidades de Jatene com o apoio do PMDB, vir a garantir a presidência da ALEPA com o PSDB na cabeça.

Equador:Militares contra Corrêa

Veja os principais acontecimentos no Equador que estão colocando o Presidente Corrêa e os policiais militares em campos opostos. Veja aqui

Lei Kandir: Estados exportadores querem compensação

Governadores eleitos de estados exportadores, estarão amanhã(23) em Brasília pressionando o congresso em busca de aprovação de Lei Complementar que regule o repasse da União a estes estados, referentes à compensação com a perda de receitas devido à Lei Kandir. Veja mais aqui

UFPA: SIE já era

A implantação do SIE, trazido da Universidade Federal de Santa Maria, revelou-se um fracasso onde foi implantado, inclusive na UFPA. Quem está sofrendo, e muito, com uma tecnologia ineficaz são discentes e docentes da UFPA. Agora o reitor Maneschy, juntamente com as universidades do norte e mais 13 universidades federais do Brasil, estão iniciando operação com um sistema desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que inclusive oferece uma interface com a internet. Professores poderão lançar o conceito dos alunos de suas próprias residências.

Os especialistas da SECOM, quando da implantação do SIE, deram parecer contrário, mas não foram ouvidos e, deu no que deu.

Assédio moral no NPI

Meu garotinho de 11 anos e sua equipe apresentaram um trabalho de geografia da Escola de Aplicação da Universidade( NPI). Após a apresentação do trabalho sobre o -Big Bang- a "distinta" professora Helenice Ribeiro chamou o meu filho Rohuanhi de "incompetente" e de "desentendido". Estou formalizando, por escrito, uma reclamação à coordenação de ensino fundamental a este respeito. Quero que a Escola trate deste comportamento docente em reunião colegiada.

Na verdade foram dois constrangimentos consecutivos que meu menino passou: o primeiro momento ocorreu quando meu filho, Rohuanhi, em nome do grupo, foi "baixar" da internet, em um computador da escola, um arquivo sobre o Big Bang. O texto surgiu todo em Inglês, note-se, era uma apresentação preparatória, em sala, para a feira da cultura. A professora teve um "pequeno" descontrole emocional e exclamou "Rohuanhí...tu és incompetente...Então a turma, incontinente, sugeriu que Rohuanhí baixasse outro arquivo, então a "delicada" docente ampliou o constrangimento em direção a uma criança de 11 anos e disse, em alto e bom som: se eu fosse voces não deixaria que o Rohuanhí assumisse esta tarefa...porque ele não entende disso.

Rohuanhí chegou em casa triste e revoltado com tamanho constrangimento: no dia da feira cultural, a equipe apresentou o trabalho de forma correta, usando o recurso de note book e internet móvel com a coordenação de Rohuanhí, de onze anos.

Caso esta professora continue com esta maneira, nada pedagógica, de tratar as crianças, eu entrarei com denúncia perante o conselho tutelar, no MPF . E creiam, o Rohuanhi é um nerd, imaginem, se não fosse.

UEPA: PT provando do próprio veneno

As regras do jogo são claras nas universidades, tanto em nível federal como estadual: o presidente ou o governador tem poder discricionário de nomear qualquer um dos nomes da lista tríplice para reitor, seja no plano federal, seja no plano estadual.

O PT sempre defendeu que o mais votado fosse o nomeado. Lula sempre nomeou o mais votado, independente da cor partidária. Mas o PT não transformou sua concepção em norma jurídica, quando de sua passagem nestes primeiros oito anos de governo federal, assim as regras do jogo para nomeação de reitor continuam na mesma lógica da lista tríplice.

No Pará e nas eleições da UEPA, a governadora Ana Júlia se recusou a nomear o prof. Dr. Sílvio Gusmão que fora o mais votado nas eleições, de acordo com as regras estabelecidas. E já ia nomear um sindicalista do PT, que obtivera o terceiro lugar na disputa eleitoral, quando começou a batalha judicial que paralisou a UEPA por dois anos. E este fato foi mais uma super fonte de rejeição de Ana e seu governo na UEPA.

Agora o PT não tem moral para lutar para que o mais votado, em uma futura eleição da UEPA, seja o nomeado. Quando não se tem coerência, como Ana Júlia e nem a DS tiveram à frente do governo do Pará, quem paga é o PT, a esquerda e a democracia. Isto é que é provar do próprio veneno.

2010 no Pará: Jordy foi o primeiro deputado eleito pelo voto de opinião pública

Os donos da opinião pública no Pará se constituem em uma camada super-informada e conformada por eleitores de todas as tendências ideológicas e políticas. Normalmente políticos que têm acesso à opinião pública dividiam estes eleitores e ao final, ninguém conseguia eleger-se, tão somente, com os votos destes super eleitores. Assistimos nestas eleições esta escrita quebrar-se. Pela primeira vez um político, o Jordy, foi impulsionado, fundamentalmente, pela excelente avaliação que os eleitores super- informados têm de sua intervenção político-parlamentar ao longo dos anos. Em especial, devido sua ação à frente da CPI da pedofilia, no contexto da ação do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral.

E alguém poderia complementar: mas o Edmilson não foi eleito por um voto de opinião pública? E eu contra-argumentaria: o voto de Edmilson, é o voto de avaliação de sua boa gestão à frente do governo de Belém. Esta é a primeira disputa eleitoral que Edmilson realiza após a eleição de 2004. Edmilson tem um voto misto entre o eleitor mais à esquerda e o voto das massas periféricas beneficiadas pela sua política de pavimentação asfáltica e outros programas sociais.

Sábado(20) Machida perde em luta contestada

Ontem, nos EUA o lutador paraense Lyoto Machida teve a segunda derrota decretada pelo juiz. O próprio vencedor admite que levou uma surra de Machida. Veja aqui