2012: Quem enfrentará Edmilson no segundo turno?

Zenaldo  dificilmente terá menos de 10% em qualquer eleição em Belém. A questão é: o governador disputará pra valer o governo da capital? caso Jatene entre de dois pés nas eleições de Belém poderá dividir o voto das periferias  com Edmilson e o candidato de Dudu.

Neste cenário Zenaldo poderia  vir a polarizar até 20% do eleitorado. Em 2012 teremos, inicialmente, dois candidatos com potencial de 20%, seriam eles: Zenaldo e Jordy.  Creio que o adversário de Edmilson sairá dentre estes dois candidatos.  Caso Almir Gabriel venha a ser o candidato de Dudu, este disputará em igualdade de condições com Jordy e Zenaldo, a passagem ao segundo turno. O PT tem, neste momento, de acordo com pesquisas informais, baixa capacidade de competitividade em Belém.

2012: eleitor pragmático é eleitor que vota bem

No Brasil o eleitorado vota de acordo com resultados de governo. É por isso que Edmilson e Dudu têm o mesmo eleitorado nas periferias.  Não adianta fazer crítica elitista pelo fato de o eleitor votar avaliando o resultado objetivo  de gestão: é assim que funciona em qualquer país, especialmente  em países de democratização recente.

Nas classes médias intelectualizadas Edmilson e Jordy têm o mesmo eleitorado.Então Edmilson travará bons duelos com Jordy  e por outro lado não deverá atacar Dudu, sob pena de vir a confundir sua potencial base eleitoral. Vejam o drama de Edmilson: Dudu é odiado pelas classe médias e aceito nas periferias. A questão é: como enfrentar este dilema na estratégia eleitoral?

Um dos pressupostos para o voto programático é a independência econômica do eleitorado frente ao  poder econômico e às máquinas administrativas. Assim, enquanto tivermos ruas esburacadas e ou não asfaltadas, ausência de drenagem, presença de favelas e etc, o poder econômico e administrativo sempre terá um papel decisivo, tanto nas eleições majoritárias como proporcionais. As oligarquias se alimentam da cidade desestruturada e do eleitorado miserável ou muito pobre.

Então o eleitor de qualidade surgirá de dois fatores combinados: distribuição de renda, aparelhamento dos equipamentos públicos e a construção de uma cultura cívica através do associativismo ou atividades altruistas por parte da sociedade civil.

2012: Edmilson precisa ampliar candidatura

O deputado Edmilson só conseguirá apresentar potencial de vitória em segundo turno, se ampliar sua base eleitoral. Edmilson tem grande inserção nas periferias e nestas eleições só Dudu poderá dividir seus eleitores. Edmilson, assim como a esquerda, perderam a maioria esmagadora das classes médias da cidade.

O potencial de disputa de Edmilson,  será diretamente proporcional à sua capacidade de reconquistar pelo menos 20% das classes médias.  Creio que o diálogo político com este segmento, exigirá criativa formulação política.

OAB: jornalistas organizaram primeiro debate público em Belém sobre divisão do Pará

Apresentaram sucintamente suas posições os deputados Zenaldo, Edmilson e Salame na abertura dos trabalhos. Em seguida ocorreu um debate de alto nível e argumentativo. O plenário participou. Em alguns momentos os ânimos ficaram alterados, mas nada que comprometesse a qualidade e a civilidade entre plenária e debatedores.

Os emancipacionistas têm argumentos muito sólidos. Sentí que os economistas e geógrafos têm argumentos ainda incompletos para defender a unidade territorial.

Meu argumento todo, se baseia no desenho  tributário nacional e suas repercussões nas relações poder central e poder local, que deixa o governante municipal com baixa capacidade de levar serviços públicos de qualidade aos munícipes.  Criar novo estado não mudará essa realidade, por certo melhorará para a capital e área metropolitana, que se alimentarão do centro administrativo estadual e seus serviços públicos, mas o cidadão interiorano continuará órfão de serviços públicos essenciais.

WIKILEAKS: Embaixador Americano relata corrupção generalizada nos poderes da União durante governo Lula

O site Wikileaks divulgou a percepção de embaixador americano sobre a corrupção no Brasil durante o governo Lula. Quando o embaixador americano acessar as auditorias da Controladoria Geral da União  nos municípios brasileiros ele por certo chegará às mesmas conclusões.

A corrupção é um fenômeno permanente e persistente dentro da política, seja no Brasil ou em todos os países de democratização recente. O Brasil aos poucos vem apurando suas instituições para fechar o ralo por onde  "vaza" o dinheiro público.  Os EUA, A Inglaterra também passaram por processo semelhante até a metade do século XX.

O endurecimento do código penal contra o crime do colarinho branco, banhimento total de político corrupto, retomada dos recursos ou bens subtraídos, um ministério público  independente, transparência  das contas públicas, imprensa livre e controle social fazem parte de um pacote estratégico que diminuirá, em muito, a corrupção no Brasil. Leia mais aqui

PROPLAN: o debate sobre a Universidade do futuro em 09 e 10 de setembro

A PROPLAN estará realizando um debate sobre concepções em torno da sociedade  e da universidade do futuro.  Professor chileno é o convidado especial. Leia mais Aqui

Enquete: testando rejeição

O Bilhetim inicia hoje(8), uma enquete para saber o grau de rejeição dos principais nomes   que vêm circulando nos meios de comunicação e que poderiam vir a ser candidato pelo PTB.  Vote.

OAB: hoje tem debate sobre separatismo

Hoje, quinta (8) às 19hs haverá um debate no auditório da OAB entre docentes  sobre a divisão do Pará. Os professores Carlos Mendes e Célio Brito argumentarão em favor da divisão e eu defenderei o Pará unitário. A promoção é do Sindicato dos Jornalistas do Pará.

SKY: a ditadura horrenda contra os consumidores

Hoje passei uma hora tentando encerrar um contrato com a SKY e não conseguí. Estou fazendo um boletim de ocorrência policial para acionar o PROCON e o juizado especial.  Chega a um ponto em que as telefonistas se encarregam em tirar o consumidor do sério. Após o bate boca elas encerram a ligação.

Poder Político: a agenda do Povo e a agenda das elites políticas

Ana Júlia foi destronada, também, porque a agenda popular era saúde e violência e o governo não demonstrou ao povo prioridade nestas direções.  Esta derrota demonstrou que não adianta ter uma agenda estratégica sem mediá-la taticamente com a agenda conjuntural da percepção popular.


No Brasil, neste momento, a percepção popular quer que alguma coisa objetiva seja feita em relação às barbaridades cometidas por menores entre 13 e 17 anos.

Diferentemente dos penalistas, não acho que a culpa seja do ECA. A culpa é da exclusão social, da dissolução do núcleo familiar, da mídia que incentiva o consumismo e do consumo de drogas, incluindo o álcool.

As instituições correcionais brasileiras,  não vêm conseguindo ressocializar os menores infratores. A população assiste horrorizada a reincidência dos menores nos atos infracionais gravíssimos como o latrocínio, o estupro e o roubo violento.  Que tal pensarmos em criar uma política específica para menores que: cometerem latrocínio,  sejam reinicidentes em assaltos e autores de crimes hediondos?

Não adianta a classe política e a sociedade civil de defesa dos menores, ficarem discutindo pressupostos de direitos civis para estes, de forma absoluta. Não existe política testada de ressocialização, em escala, para menores. E os crimes, continuam a crescer. Os políticos precisam enfrentar esta agenda colocada pela população.

2012: o futuro de Dudu

As ofensivas  políticas e administrativas do alcaide de Belém evidenciam que  Dudu quer continuar na política paraense. Dudu  não depende de ninguém para garantir um cargo proporcional em 2014.  Caso Almir se torne uma opção viável para 2012, Dudu poderia bater chapa com Mário Couto em 2014 na disputa para o senado. Dizem que o alcaide de Belém sonha em voltar ao senado.

2012: Almir, a velha raposa quer voltar

Quem lê a entrevista de Almir, hoje no Diário do Pará, percebe claramente que o maduro político está altamente estimulado a voltar à competição política eleitoral. A dúvida é: Almir ainda tem capital eleitoral?  A máquina de Dudu, não tem menos de 10% de votos.   Caso Almir venha a ter 10% de intenções de votos, no contexto fragmentário das candidaturas para 2010, o velho político pode passar ao segundo turno.  Caso não passe ao segundo turno, seria peça chave  em uma nova eleição. Já imaginaram Almir apoiando Edmilson contra uma candidatura apoiada por Jatene  em um novo escrutínio em 2012?

Construção Civil: qual o sentido da mobilização, a quem pressionar?

Seguramente o efeito da greve nas relações privadas dá-se pelo prejuizo que deve causar nos patrões forçando-o a sentar e negociar.

Não entendo que os "revolucionários" que dirigem o movimento operário da construção civil esperam ganhar, ao fazer a população refém de seus fechamentos das ruas centrais da cidade.

Gramsci ensina totalmente ao contrário desta tática segregadora do movimento. A idéia de hegemonia passaria necessariamente pela conquista dos corações e mentes da  maioria da sociedade para suas bandeiras estratégicas e movimentos táticos.

A idéia de guerra de  movimento, ora em execução, deveria ser dirigida contra o empresariado do setor e não contra a população. Caso o movimento fosse dirigido contra o governo, esta tática teria algum sentido, pois  maltratar a população poderia pressionar os governantes a agirem.

Este movimento é  para pressionar a classe empresarial. Por isso não entendo como os dirigentes sindicais da construção civil, estão construindo um ódio social contra um movimento que parece muito justo.

Creio que quando o doutrinarismo age acima da política, temos um descolamento entre teoria e prática. Aí a loucura e o desespero superam a racionalidade estratégica.

UFPA: atualização de informações de cursos e colóquios

Quer se atualizar a respeito do que está acontecendo na UFPA? então leia aqui

confronto de gigantes: ORM versus RBA: o embate continua

Vejam mais lance do confronto dos gigantes da mídia paraense. Leia o editorial de O Liberal. Aqui

Ferrovia integradora: Pará, MT e China devem construir

Uma ferrovia de 2 mil kilômetros é o sonho estratégico dos governadores do Pará e Mato Grosso.  Esta ferrovia combinada com as hidrovias integrariam definitivamente o norte com o centro-oeste. Leia mais aqui

Dorothy Stang: assassino quer anular condenação

Hoje o TJE julga o recurso do assassino da irmã Dorothy. Taradão quer anular a sessão do Tribunal do Juri que o condenou a 30 anos em regime fechado. Leia mais aqui

Corrupção: França julga ex-presidente

Jacques Chirac, ex -presidente Francês  foi flagrado desviando recursos públicos para fins eleitorais entre 1977 e 1995.  Agora, doente, enfrenta julgamento.  Que inveja das instituições polítco-jurídica francesa.  Veja mais aqui

Eleições 2012: o debate começou

Quer ver uma interessante análise sobre o início do jogo para 2012? Então leia o texto do Prof. Dr. Manoel Alves, aqui

UFPA: Pró-Reitor da PROGEPE visita HUJBB

      O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas  esteve em visita de trabalho ao HUJBB. Na ocasião João Cauby inspecionou as condições de trabalho e de saúde ocupacional do velho Barros.. Veja mais aqui

A cassação de Chico da Pesca e o drama do vereador Alfredo Costa

O deputado Chico da Pesca (PT), foi cassado pelo TRE. É avaliação corrente, que dificilmente esta situação será revertida no TSE. Porém, Chico deve ser reintegrado por liminar até o julgamento de mérito, daqui a 2 ou 3 anos. O TSE tem como prática, nunca apear o titular do mandato antes do julgamento de mérito.

Alfredo Costa terá 30 dias para decidir se assume ou não o lugar de Chico na Alepa. Creio que Alfredo não assumirá e, a segunda suplente do PT Suely Oliveira, deverá herdar o mandato de Chico nos últimos 12 meses de seu mandato, tipo 2013, que seria o momento em que o TSE faria o julgamento de mérito sobre a questão. É esperar pra ver.

2012: Almir, o convite de Dudu e o troco a Jatene

Almir Gabriel está voltando à cena política?  o prefeito Dudu teria convidado Almir para ser candidato à prefeitura de Belém.  Esta ação de Dudu, seria um troco ao anunciado acordo de bastidores entre PSDB e PMDB visando as prefeituras de Belém e Ananindeua.

Até onde vai  a veracidade das intenções de Dudu, ninguém sabe, o que se percebe é que o alcaide de Belém especializou-se em balão de ensaio. É só lembrarmos dos nomes de: Yamada, Milton Nobre, Ellen Margareth, Pimentel e agora Almir.

Caso Dudu venha a optar por Almir, terá primeiro de vencer as resistências familiares, pois o Dr Almir já passou dos 80 e a família teme por um esforço físico e psicológico em demasia nesta fase da vida.

7 de setembro e a idéia de Nação

Excluindo os marxistas que detonam ideologicamente o conceito de nação pelo slogan: "nem pátria e nem patrão. Os marxistas querem uma pátria mundial do proletariado. O dia 7 de setembro seria o momento para o governo e o povo brasileiro reafirmarem a Pátria brasileira.

Como dizem os filósofos  do direito: a O Estado é uma criação dos homens, pois é fruto da guerra e da fraude, já a nação é uma criação divina, pois é fruto da convergência da subjetividade humana em torno de uma idéia de território, de povo, a partir de valores espirituais como a história, a cultura, as religiões, a língua, as artes, a música, o esporte,  a literatura- estes valores os torna irmanados como brasileiros, que se reconhecem como tal e se diferenciam de qualquer outro povo na face do planeta.  Segundo os historiadores foi com a guerra do Paraguai que começou os primeiros lampejos de nacionalidade. Portanto o sentimento nacional demorou quase 400 anos para brotar por nossa terra.

Quando uma população vira nação está criado um cimento invisível que liga as pessoas  entre sí e e destes com seu território. Este fato cria um excepcional antídoto contra a fragmentação do território. A nação é um aglutinador de população pré-jurídico e muitas vezes subsiste por séculos lutando contra outros estados a exemplo da nação palestina, da nação israelense, e como o foi recentemente timor Leste.

É por tudo isso que o Brasil merece uma política pública para reforçar o sentimento de brasilidade. Nos EUA o mês de julho é muito reverenciado por toda a população americana.  Aqui no Brasil passa o mês de setembro como se a comemoração da nação brasileira se resumisse aos desfiles escolares e militares.

Quem sabe nossos legisladores e governantes não venham a perceber a importância da nação para a unidade territorial e política? mas quando?

O 11 de setembro e o encontro dos extremos.

O dia 11 de setembro marca o momento em que o mundo parece ter compreendido o preço do vale tudo em política. A relação ocidente/oriente sempre foi marcada pela estratégia de domínio e  contradomínio, desde os tempos da alta idade média. A conquista do conhecimento, da ciência e da tecnologia  pelo ocidente colocou o oriente em uma defensiva política e econômica irreversível.

Seguramente a civilização oriental não deve ser confundida com as ações dos extremistas islâmicos, mas sem dúvida  nenhuma, o 11 de setembro deve servir como um alerta para os imperialistas de todas as matizes: as armas, mesmo as nucleares, podem vir a ser utilizadas pelo grupos extremistas, por mais minúsculos que estes sejam  demograficamente.

Os EUA e a Europa tem um débito político, econômico e moral com  os países pobres da América, da Ásia e da África, especialmente os miseráveis do oriente médio. Os povos humilhados do oriente médio necessitam de uma plano Marshal para a região, este é o maior remédio para "esvaziar" a audiência dos comandantes extremistas.

A supremacia econômica, militar do ocidente não deve ser tratada como uma hegemonia inquestionável, o 11 de setembro está aí para lembrar-nos que a arrogância pode ser enfrentado em "alto nível de barbárie".   Esperamos que as lições de  Nagazaki, do holocausto e do 11 de setembro estejam sempre a martelar as mentes das "superpotências e a lembrar-lhes que a força e a hegemonia total sempre podem ser contrabalanceadas por contraofensivas bárbaras. 

PT e os meios de comunicação

O quarto congresso nacional do PT voltou a discutir a democratização dos meios de comunicação de massa. Graças aos blogs o povo brasileiro está saindo do jugo da grande mídia. Na Itália por exemplo, nenhum grupo empresarial pode ser dona de mais de um meio de comunicação, exemplo: quem possui  rede de televisão não poder possuir rádio nem jornal impresso.

Aqui no Brasil qualquer discussão sobre democratização dos meios de comunicação de massas é logo demonizado, sob a acusação de que está se querendo controlar as opiniões. Nosso país, gigante pela própria natureza, é controlado por no máximo 6 grupos empresarias de comunicação, isto chama-se oligopólio.

Quantos veículos de comunicação pertence aos sindicatos e aos partidos ? na Europa todos podem possuir um meio de comunicação. Veja mais aqui