Israel aprova cessar fogo unilateral

Segundo o Primeiro Ministro de Israel Ehud Olmert, o gabinete de Segurança de Israel aprovou hoje um cessar fogo unilateral na Faixa de Gaza, a partir das 22hs de sábado, horário de Brasília.

19-01-2009: no Café TIQUIN é dia de Bye, Bye Bush

No dia 19 é dia de encontro no Café Tiquin. Todos vão ter um bom papo e festejar o fim da era bush Filho nos EUA. Haverá um boneco para ser objeto da ira dos presentes. Será a partir das 19hs.

Eleição de Maneschy: A rebeldia do coordenardor de Castanhal

O prof. Adriano coordenador do Campus da UFPA, foi o único dirigente de uma unidade acadêmica da UFPA a declarar apoio público à candidatura Maneschy. Adriano, junto com o prof. Schneider, foram peças fundamentais para que o Fórum dos Dirigentes, na reunião de Mosqueiro, não comprasse a tese dos 70%, no modelo de voto, para as disputas recentes na uFPA. De parabens Castanhal, que tem um coordenador intutelável.

Eleição de Maneschy: Um general de retaguarda

No recente pleito eleitoral na UFPA, um quadro político fez uma luta silenciosa, mas muito eficaz em apoio a Maneschy. Foi o prof. Dr. Roberto Ferraz. Ferraz fez uma peregrinação pelo interior refazendo velhos contatos do período em que ocupou a PROEG, na primeiro gestão do atual reitor. Ferraz além dos tradicionais contatos pessoais, ainda fez uma peregrinação pelas salas de aulas.

Itália: a luta armada dos anos de 1970

Parece-me que a Itália dos anos de 1970 possuia um governo democrático e eleições parlamentares regulares. Os atentados políticos, sequestros e assassinatos, não seriam atos terroristas? Parece-me que a guerra, assim como o terrorismo são negações radicais da política. Classificar terrorista como perseguido político é no mínimo questionável. Mas quem sabe, detenho pouca informação a respeito do assunto e posso estar equivocado. Espero contribuição dos experts no assunto.

Tarso Genro: Uma antinomia?

Não seria uma antinomia do Ministro Genro defender a punição dos torturadores brasileiros e dar asilo político ao terrorista italiano?

Agressão em Gaza: Quando os extremos se tocam

No conflito da Palestina todos têm argumentos razoáveis a seus favor, todos tem ação condenáveis contra sí. Enfim todos têm razão e todos estão sem razão. Assim são os conflitos étnicos, religiosos e ideológicos. Nos dois lados existem extremistas que radicalizam a luta política, buscando solução finalística em seu favor. Só uma força externa pode colocar os dois lados na mesa, para tentar trazer de volta a racionalidade. Este lado seria a ONU e seus capacetes azuis.

Adufpa: aviso aos docentes do ensino básico

Adufpa em Rede. 174ª Edição


08/01/2009 - Comunicado

Informamos que os docentes de 1º e 2º graus devem se dirigir à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) para darem prosseguimento aos pedidos de Progressão Funcional, pois de acordo com o parecer da Coordenadoria de Legislação e Instrução Normativa enquanto não for regulamentado o Desenvolvimento na nova carreira, deve-se utilizar as regras estabelecidas nos artigos 13 e 14 da Lei nº 11.344/2006, com exceção da nova classe instituída pela MP nº 431/08, convertida na Lei nº 11.784/2008.
A Diretoria.
Adufpa em Rede. 174ª Edição

Anista: de Terroristas, Guerrilheiros e Torturadores

A luta terrorista, não é luta, é covardia. Ataca-se sem avisar civis para pressionar governos. Na guerrilha, há uma declaração de guerra e os que se enfrentam são dois grupos armados. Seria uma guerra justa, apesar de muitas vezes desproporcional, como foi o caso da guerrilha urbana e rural brasileira. Mas a luta será sempre desproporcional entre o exército de um Estado e grupo guerrilheiros, que lutam contra usurpadores do poder político. John Locke, no sua clássica obra, o Segundo Tratado sobre o Governo Civil, defende claramente o uso da rebelião armada contra tiranos usurpadores. Portanto enfrentar ditadores com armas na mão, faz parte de uma tese liberal clássica, e não da esquerda marxista. É por isso que não se confunde a anistia para os guerrilheiros com a anistia para os torturadores da Ditadura Militar brasileira. Estes, covardes, produziam sofrimento humanos, em seus adversários, presos e imobilizados, em cadeias do Estado.

Tendência do PT: Mensagem reune em Belém

A corrente de opinião interna ao PT Mensagem reune em Belém neste final de mês. Aproveitando o Fórum Social Mundial, os mensageiros se reunirão em nossa capital. Estarão presentes, além dos dirigentes locais como a governadora Ana Júlia, Edilza Fontes e João Cláudio Arroyo, os ministros Tarso Genro, Fernando Hadad, Raul Pont e Marina Silva. Será um encontro de peso.

Prof. Bethânia recupera a Faculdade FAMA

A professora MSc Bethânia, ex-Diretora Acadêmica da FAP está comandando toda a reestruturação acadêmica da FAMA, que aliás trocou de dono. A FAMA é uma faculdade que atende grande parte do nordeste do Pará e possui preços muitos competitivos. Bethânia foi trazida a peso de ourto da FAP. É um quadro administrativo e acadêmico. Parabens à FAMA pela aquisição.

Faculdade do Colégio Universo

Em 2010 teremos instalado mais uma faculdade no Pará. Será a Faculdade do Colégio Universo. Os articuladores da idéia prometem que esta faculdade vai concorrer com o CESUPA, quando a temática for a "pedreira" que os alunos enfrentarão. A Faculdade Universo promete ser campeã de aprovação nos exames nacionais de cursos e na prova de Ordem.

Aniversário de Maneschy: Edilza Fontes recebe adesões

Fui testemunha de que durante a comemoração do aniversário do reitor eleito Carlos Maneschy, a prof. Dra. da UFPA, Edilza Fontes, recebeu muitos incentivos, de muitos membros importantes da comunidade universitária, para lançar sua candidatura a Deputada Federal. hoje a baixinha está em Ourém, em atividades profissionais e políticas. Edilza é diretora geral da Escola de Governo.

Saúde: Paulo Amorim quer voltar ao CCS, hoje ICS

O Prof. Dr. Paulo Amorim, um dos artífices da campanha vitoriosa de Maneschy no ICS, informa que tem recebido muitos incentivos de amigos para disputar a direção do ICS. Amorim já foi diretor desta unidade acadêmica e deixou muitas saudades, devido ao seu dinamismo à frente da área da saúde da UFPA.

Aniversário de Maneschy: Diretor do NPI ganha concurso

O Diretor do NPI Walter ganhou o concurso de dança na modalidade estilo dos anos 1980. Quando tocou Bee Gees, Walter deu um show, pareceia o John Travolta.

Aniversário de Maneschy: Personalidades marcaram presença

Personalidades do mundo acadêmico e político marcaram presença no aniversário de Maneschy, como lideranças estudantis, sindicais, administradores públicos, ex-reitores e muitos políticos. Segundo análise do prof. Juan Hoyos, o convidado mais elegante da noite foi o Apolinário, que desfilou com um super paletó vicunha beje e deve ganhar uma passagem aérea para Guiné Bissau.

Aniversário de Maneschy: Festa bombou

Todos os 600 acentos foram ocupados pelos amigos do reitor eleito da UFPA Carlos Maneschy. De fato o aniversário de Maneschy foi mais um ato de carinho pessoal a esta figura que aglutina em escala ampliada os diversos segmentos da universidade. Mais do que um ato comemorativo, este reencontro, no ano de 2009, foi um ato político. Os estudantes gritaram ...É magnífico, É magnífico, logo após ter encerrado o parabéns para Maneschy. Em breve publicaremos fotos deste evento.

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

*Erick Pedreira

Desde que a revista Science em fevereiro de 2004 publicou o artigo escrito por Hwang e colaboradores, confirmando a possibilidade de se obter células tronco pluripotentes, isto é capazes de se diferenciar em vários tecidos, a comunidade científica tem sinalizado a possibilidade de cura para milhares de pacientes afetados por doenças neurodegenerativas, muitas delas letais antes mesmo da segunda década de vida.
Isto ficou ainda mais fortalecido com a aprovação do projeto de lei da Biossegurança, aprovado na câmara dos deputados em 2 de março de 2006, sob os holofotes dos mais variados setores da sociedade, constituindo-se em um dos projetos mais polêmicos já votados nos últimos anos. Mesmo merecedor de aplausos, o texto não foi capaz de equacionar uma confusão entre três conceitos que precisam ficar muito bem sedimentados por todos: Clonagem reprodutiva, clonagem terapêutica e terapia celular com células tronco.
É fundamental que fique claro que a clonagem reprodutiva humana, ou seja a tentativa de produzir uma cópia de um indivíduo genotipicamente igual é uma prática abominável, até mesmo entre as maiores autoridades científicas sobre o assunto. O que se defende é a instituição da clonagem terapêutica, o que alias já vem sendo há décadas realizada, apenas com outra terminologia; cultura de tecidos.
Já é sabido que as células tronco podem ser encontradas em vários tecidos, como medula óssea, sangue e fígado, no entanto ainda duas questões precisam ser respondidas: em que tecidos essas células são capazes de se diferenciar; e como gerar biocompatibilidade entre a célula tronco do doador e receptor. Ao responder essas questões abriremos perspectivas fantásticas para futuras terapias. Daí a necessidade imediata da criação dos bancos de cordões umbilicais públicos, pois quanto maior o número de cordões em um banco, maior a chance de se achar um compatível.
Não podemos esquecer que o embrião humano é material biológico, por conseguinte sua aplicação com finalidade terapêutica deve ser utilizada sempre respaldada nos preceitos de responsabilidade e coerência, que alias devem constar no check-list diário de todo cientista; no entanto renegar estas novas tecnologias significa corroborar com o retrocesso da ciência e com a piora da qualidade de vida humana.
As novas descobertas da ciência nos trazem novas tecnologias, que influem grandemente no estilo de vida da sociedade, é só nos reportarmos a descoberta da energia nuclear, que nos trouxe a tomografia computadorizada mas também a bomba atômica, por isso é fundamental que leis sejam criadas controlando a utilização destas novas ferramentas tecnológicas.
Ao invés de tanta discussão precisamos, sim, é de legislação e vigilância, semelhante àquelas que evitam o comércio de sangue, ou órgãos, permitindo que milhões de vida sejam salvas com os transplantes; da mesma forma poderia se limitar a pesquisa com embriões humanos, cadastrando-se grupos de pesquisadores com capacidade demonstrada na área; só assim se estaria realmente livre para pesquisar, e seguro de que seus resultados não seriam manipulados por charlatões; mesmo sendo claro para todos que até se chegar a aplicação clínica das descobertas ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Enquanto não formos capazes de responder quando começa a vida, estarão ciência de um lado, e religião, do outro, mergulhados em uma ampla discussão, contudo não devemos jamais esquecer que qualquer que seja o vencedor mais que os Severinos, Garibaldis; os doentes estarão ansiosamente aguardando a resposta.

_______________________________________


Prof. Dr. Erick Nelo Pedreira
Prof. Adjunto Doutor Faculdade de Odontologia da UFPA
Professor do Programa de Pós Graduação em Odontologia – Nível Mestrado da Faculdade de Odontologia da UFPA
Membro da Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO
erickpedreira@ufpa.br

Bettina: Paulo de Tarso elogiado

Em uma consulta com uma cardiologista, ouví atentamente um rosário de elogio ao diretor do Bettina, Paulo de Tarso. Segundo esta médica, houve mudança e para melhor com a entrada de Paulo de Tarso para a direção deste hospital. O Hospital teria saido da água para o vinho. Segundo esta médica, quem critica Paulo são ex-dirigentes e seus comandados que foram defenestrados.

O governo do PT o namoro entre PMDB-PSDB

O que o PT fará para abortar o namoro PMDB-PSDB? Será que o PT entrará neste leilão? O PT para seduzir tem de ter dividendos políticos. Em outras palavras, o governo tem de decolar nas pesquisas de opinião, e rápido.

Ananin e o acordo que emerge.

Pioneiro vai a deputado Federal. Helder fica até o final do mandato para ajudar na disputa estadual. Garantida o retorno de Pioneiro, sem riscos, em 2012 à prefeitura. Esta seria a proposta pmdebista. Jatene quer que Pioneiro continue deputado estadual, para evitar confronto com os tucanos que já são deputados federais.

UFPA: Ave agourenta ronda o campus

São cada vez maiores a quantidade postagens que anunciam que o príncipe ainda tentará uma estocada para impedir a nomeação de Maneschy. Não creio que a irracionalidade chegue a este ponto.

Marituba: Os Tucanos avançam

Marcus Klautau é o poderoso Secretário de Planejamento de Bertholdo.

Ananin: e PMDB e PT?

Helder teria negado a criação da Secretaria de Habitação à Sandra Batista. Qual o motivo? o medo da vice crescer e ameaçar o império Barbalho.

Ananindeua anuncia: PMDB e PSDB

O clima político de Ananin anuncia flerte pesado entre PMDB e PSDB. Os tucanos estão na mesa diretora da Câmara. Helder e Pioneiro trocam carinho pelo telefone. Eliel Faustino cativa a ave azul e amarela.

Café Tiquin festeja saida de Bush

No Tiquin

"O pé na bunda

Até o momento já são 767 festas marcadas em todo o mundo para o Bush Bye Bye Party. No Pará, o pé na bunda do Bush vai rolar no Tiquin Boutique Bar Café, dia 19 às 19h. O evento em Belém é uma iniciativa do Libra Design, com apoio do DançunSeRasgum!!Produciones, Cerveja Schin e Café Tiquin. Durante a programação os participantes poderão jogar sapatos no "cão" do Bush, chutar seu trazeiro ou lançar dardos em sua "cara de pau", além de assinar o manifesto "do já vai tarde!"

Novas Postagens e debate nos Argonautas

No dia 15 de Janeiro, quinta feira, só farei postagens a partir das 17 horas. Pela manhã deixarei o aparelho do Holter na clínica, e depois farei um debate no Sindicato dos Médicos, sobre Democracia Participativa. Este evento é uma iniciativa dos Argonautas, Ambientalistas da Amazônia, como parte da formação política da juventude, para a implantação de novos pontos de cultura do Pará. Os Argonautas trabalham em parceria, com a SECULT, para a implantação dos pontos de cultura e com a SEDECT, para implantação de infocentros pelo estado. Claro, tudo devidamente selecionado através de editais públicos. Podemos criticar o governo do estado a respeito de qualquer temática, menos de que este não trabalha em parceria com a sociedade civil. Esta ação chama-se em ciência política de GOVERNANÇA, e reflete uma concepção que visa fazer com que a sociedade civil seja parceira do Estado.

Amanhã: 15 de Janeiro tem Jantar para o Maneschy

Quinta Feira, 15 de janeiro de 2009, a partir das 20hs, no restaurante La Pomme D'or, da José Bonifácio, ocorrerá o jantar de adesão ao aniversário do reitor eleito da UFPA, Carlos Maneschy. A adesão custa R$ 40,00 (quarenta reais). Convites com a Livi e com a Tutuca.

Os ensinamentos do Crash de 1929 e o Queda do Neoliberalismo

Em 1929 o ultraliberalismo americano impediu que o Estado socorresse o sistema financeiro. Mais de 5 mil bancos quebraram, 10 milhões de trabalhadores perderam o emprego. O que retirou os EUA da crise foi a segunda guerra mundial. Neste momento todos os Estados Nacionais, que estão integrados à economia global, estão socorrendo o sistema fianceiro. Esta ação preventiva com o dinheiro público, faz parte dos ensinamentos de 1929. Uma coisa é certa: o modelo frouxo com que os Estados Centrais, fiscalizavam os agentes econômicos acabou. A era neoliberal foi sepultada, inclusive nos EUA. Foi a derrota global do neoliberalismo em nível internacional. Em 1989 foi o socialismo que sofreu este revés, com a queda da URSS.

Governo e Empresários: Punição questionável

O governo federal através do Ministro do Trabalho, determinou que as empresas que receberam incentivos do governo, neste momento de crise, e que venham a demitir trabalhadores, devem perder os incentivos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e do FGTS. Ocorre que deve estar ocorrendo o seguinte na industrias de bens duráveis: após o incentivo do governo, as industrias podem até ter diminuido o preço dos produtos, mas o efeito psicológico da crise internacional, está afastando os consumidores do mercado. Sem vender, o comércio está parado, e as industrias sem novas encomendas. De fato a indústria está numa sinuca de bico. Não adianta truculência neste momento. Cabe novas medidas de estímulo ao consumo.

Ação anti-Crise: Governo Federal tira do pobre e dá ao rico.

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é uma das fontes que contribuem para a formação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O governo ao isentar os fabicantes de automóveis deste imposto, com a finalidade de garantir empregos no sudeste do País, está diminuindo os recurso do FPM, que garante o funcionamento de pelo menos 70% dos 5.600 municípios brasileiros. Seria a política de retirar dos pobres para dar ao ricos? ou o efeito Hobin Hood ao contrário?

Solidariedade Internacional: Cadê os atos em Belém em defesa da Paz?

A entidades, os partidos e as Igrejas que defendem os Direitos Humanos estão devendo uma ação política que demarque a posição do povo do Pará sobre o massacre da Palestina. Nestes momentos é fundamental reafirmar uma cultura de Paz. As soluções beligerantes, devem ser sempre rejeitadas. A Guerra é falência da Política. A política é a solução dos conflitos pelas vias pacíficas, diplomáticas, dialógicas. A guerra é a morte da política e a emergência da barbárie, onde os lados querem a eliminação física, um do outro.

Israel: um revide desproporcional

Não há dúvida, a resposta de Israel ao Hamás está sendo desproporcional, afinal é um Estado que está bombardeando uma Nação indefesa. O povo palestino ao não ter como frear os radicais do Hamás, sofre a ira do Estado Judeu. A ação de Israel tem como objetivo duas questões centrais: de um lado, dar uma resposta política às agressões advindas das fronteiras Sul e agora Norte, em vésperas de eleições nacionais e de outro creditar na conta do Hamás toda a destruição da infra-estrutura da sociedade palestina. Israel na prática está exigindo que a sociedade palestina abandone o Hamás política e eleitoralmente. Recentemente a organização palestina moderada Fatah foi derotada eleitoralmente pelo Hamás.

O Conflito na Faixa de Gaza

Quem tem razão? Os Palestinos que estão sendo vítimas do ataque militar defensivo de um Estado poderoso, ou Israel, que ao ser atacado por uma organização militar palestina, o Hamás, revida, matando inocentes?

Postagens de hoje-14-01

Hoje só posso postar a partir das 14 hs. Haja médicos. É a idade.

Programação do Café Tiquin

Veja a programação do final de semana do Café Tiquin:

- Quarta (14/01): Tito Coutinho, a partir das 21h
- Quinta (15/01): Alexandre Souza, a partir das 21h
- Sexta (16/01): Adilson Alcântara, a partir das 22h
- Sábado (17/01): Creedence, das 19 às 21h
- Sábado (17/01): Bernardo Miranda, a partir das 21h
- 2ª-feira (19/01): Bush Bye Bye Party
O Bush filho sai de cena no dia 19 de janeiro. E, claro, não poderíamos deixar essa passar. Já são mais de 600 festas ao redor do mundo e aqui o 'bota fora' do mala do Bush - que só fez explodir bomba, incitar o consumismo e passar vexame - vai acontecer no Tiquin Boutique Bar Café, dia 19 às 19h. O evento em Belém é uma iniciativa do Libra Design, com apoio do DançunSeRasgum!!Produciones, Cerveja Schin e Café Tiquin.

_______________________
Café Tiquin
Rua Municipalidade, 1757 - entre Soares Carneiro e Manoel Evaristo.
Fone: 3233-9009

CUT: Contra a crise, garantia de emprego

Escrito por CUT Nacional
12/01/2009
CUT não participará de reunião na Fiesp/Força marcada para esta terça



A Central Única dos Trabalhadores reafirma que a luta pelo emprego deve ter como princípio a garantia de manutenção das vagas sem flexibilização dos direitos nem redução de salários. A saída para a crise passa pela geração de novos empregos, com a necessária redução drástica das taxas de juros e o fim do superávit primário.

Portanto, a CUT não vai participar de uma reunião que tem como ponto de partida a redução de salários atrelada à redução da jornada, suspensão de contratos e flexibilização de direitos.


Para o Presidente Artur o processo de negociação não é apenas válido, como necessário. Mas a partir de outras premissas.


Artur Henrique, presidente nacional da CUT

extraido de www.cut.org.br

"Palestino é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!"

Escrito por Ana Paula Carrion
10/01/2009
Protesto pede fim do massacre ao Estado de Israel




Ato no MaspNesta sexta-feira (9), o Masp em São Paulo, foi palco de nova manifestação contra o genocídio que vem ocorrendo na Palestina. Integrantes da comunidade árabe e movimentos sociais prestaram solidariedade e pediram o fim do massacre ao estado de Israel.

Ao som de palavras de ordem "Palestino é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!". "Estado de Israel, Estado assassino e, viva a luta do povo palestino!" os manifestantes arremessaram dezenas de sapatos e queimaram um boneco representando Bush.


O dirigente custista Júlio Turra, presente no ato, ressaltou sua indignação frente aos fatos. "Estamos mais uma vez denunciando o genocídio contra o povo palestino promovido por uma enorme máquina de guerra sob o patrocínio norte-americano. Em nome de um protesto de Israel que ocupa terras palestinas, há 61 anos, mais de 800 pessoas já morreram entre elas, mulheres, crianças e idosos. A CUT é solidaria ao povo palestino e quer o fim do massacre", enfatizou.


Várias manifestações vêm ocorrendo em todo Brasil: Rio de janeiro, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Foz do Iguaçu reuniram milhares de pessoas em solidariedade à causa palestina. No domingo (11) São Paulo voltará a ser palco de novos protestos. A Marcha Contra o Massacre de Israel sairá às 10 horas do Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista.

Extraido de www.cut.org.br

Oficina: Rede Amazônia de Protagonismo Juvenil

A oficina será realizado nos dias 15, 16 e 17 de janeiro no auditório do Sindicato dos Médicos, em Belém, e reunirá representantes de Pontos de Cultura, Redes de Agenda 21 Locais e Fóruns de Economia Solidária. O objetivo é capacitar 50 agentes de desenvolvimento local com uma metodologia de desenvolvimento voltada à realidade amazônica. A iniciativa parte do projeto Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil, que articula atualmente 17 pontos de cultura de diversas regiões do Pará, articulados em quatro pólos: Metropolitano, Sul e Sudeste, Marajó, Transxingu-Tapajós.

A Oficina terá dois momentos: Formação na metodologia em Desenvolvimento Local Amazônico (DELA) e Formação Sócio-Política. O Desenvolvimento Local Amazônico surge como uma filosofia de promoção do desenvolvimento humano e social sustentável por meio do investimento em capital social – priorizando a articulação e animação de redes sociais distribuídas (pessoa a pessoa) e a democratização das relações na base da sociedade e no quotidiano do cidadão.

A oficina DELA será ministrada por Fidélis Júnior Martins Paixão, advogado, especialista em desenvolvimento local e agenda 21 e Carlos Eduardo, administrador, especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional; membro da Coordenação do Fórum Brasileiro de Ong’s e Movimentos Sociais e da Coordenação da Agenda 21 Brasileira.

O professor Edir Veiga, Doutor em Ciência Política, falará de democracia, políticas públicas e participação; as concepções de democracia e sua influência na constituição do Estado; instituições Políticas Brasileiras.

O projeto Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil é coordenado pela Ong Argonautas Ambientalistas da Amazônia e funciona como um agente articulador e dissiminador de tecnologias e métodos que favorecem a promoção da cultura, da economia e das relações sociais na região amazônica.



Contatos:

Carlos Eduardo Siqueira – 8215-1331

Lua Gabriel - 8215-

extraido em www.redejuvenil.com.br

TIQUIN é o Point da UFPA

Neste período em que grande parte da UFPA está de férias, inclusive eu, o melhor local para encontrar a cidadania da UFPA é na butique Tiquin, que fica na municipalidade, em frente do residencial Olimpus. Depois das 17 hs, a turma do chopp está toda por lá.

Eleição na UFRA

Em breve teremos eleições para reitor da UFRA. Novamente situação e oposição se enfrentam. O atual vice-reitor é forte candidato.

Ana Júlia e o Metrô Aquático

Todos sabem que Belém possui uma região litorânea e outra continental. Estudiosos apontam que uma integração intermodal entre o transporte rodoviário e o hidroviário, poderia, a baixo custo, e a curto prazo, resolver grande parte dos engarrafamentos da entrada e do centro da cidade. Caso o governo Ana Júlia opte por esta alternativa, faria um gol de placa. Seria o Metrô Aquático.

Secretaria de Transporte e o trânsito em Belém

O Secretário de Transporte Waldir Ganzer deve assumir postura pró-ativa em relação ao caótico trânsito da região metropolitana. Em breve o governo deve anunciar um pacote de medidas, de curto prazo, que devem tirar a população do sufoco. Se o governo fizer o prometido, já estará garantindo pelo menos 30% da reeleição de Ana.

Novas postagens

Volto a postar a partir das 17 hs. Estou fazendo check up de saúde. Ninguém é de ferro.

Congresso Mundial das Igrejas Ecumênicas

Foi ontem, em Mariápolis, o debate sobre a Amazônia e seus desafios e o papel da sociedade civil mundial, e em particular das igrejas ecumênicas.Este debate fez parte da programação do Enconcotro Mundial Anual das Igrejas Ecumênicas, que tem séde em Genebra.Partciparam como debatedores O prof. Dr. internacionalista Alberto Teixeira, discutindo o contexto internacional e a Amazônia, o Prof. cientista social Walgomiro apresentou as políticas do governo Lula para a Amazônia e eu apresentei o perfil econômico, social e político da sociedade civil municipal da amazônia brasileira.Estavam presentes 17 dirigentes internacionais das igrejas ecumênicas e mais seis estudantes, um de cada continente, que venceram o concurso, continental, de monografias sobre o papel do ecumenismo nas transformações sociais globais.

15-01: Festa de aniversário de Maneschy com adesão

Nesta quinta feira, dia 15 de janeiro, ocorrerá um jantar de adesão ao aniversário do professor Carlos Maneschy, reitor eleito e homologado da UFPA. O evento ocorrerá no La Pomme D'or, que fica na José Bonifácio. Os convites podem ser adquiridos com a Livi e com a Tutuca, ao custo de R$ 40,00( quarenta reais). São esperadas pelo menos quatrocentas pessoas da UFPA.

Reitor da UFPA: Maneschy aguarda ata

O reitor eleito e homologado pelo CONSUN da UFPA aguarda a ata para apressar em Brasília a sua nomeação. Os contatos todos já foram feitos. Inclusive contra-dossiês contra as queimações, em relação à questão TCU, já foi entregue aos principais atores administrativos e políticos de BSB. Esperamos que a ata a ser elaborada pelo CONSUN, obedeça todos os pressupostos legais para que o processo seja eficaz e rápido.

Combate aos homicídios: a receita que vem de S.Paulo

O governo de S.Paulo reduziu pela metade o número dos asassinatos naquela cidade. Qual a receita? prender mais e manter os bandidos na cadeia. O comando de segurança pública ampliou a presença de policiais nas ruas, mapeou os locais de maior índices de assassinatos e os dias de semana em que estes acontecem e ampliou o número de vagas nas prisões. Isto resolve o problema da violência? não. O combate às causas da violência demandam políticas públicas estruturantes e tem efeitos no médio a longo prazo. Mas a ação do governo diminuiu pela metade, o números de homicídios em S.Paulo, e cada vida que é salva, nesta ação coercitiva/preventiva, é muito importante para cada família, que não sentirá a dor de uma perda trágica. Porque não copiamos de S.Paulo esta metodologia? esta roda já foi inventada. Tudo o que acabei de relatar é reconhecido pelos cientistas sociais do sudeste. O BOM GOVERNO SALVA VIDAS.

Benassuly volta a comandar a Polícia Civil

O delegado Benassuly volta ao comando da Polícia Civil. Dono de uma história ímpar de postura ético-moral à frente dos órgãos públicos, Bena, como é conhecido dos amigos, é garantia de ação republicana à frente da PC. A forte solidariedade com seus irmãos de serviço levou Benassuly, no episódio de Abaeté, a cometer um ato falho, através de uma declaração no Senado Federal. Benassuly volta prestigiado ao cargo e representa unidade na PC e solidariedade interna do governo popular.

12 de Janeiro e Belém: procura-se um estadista

O aniversário de Belém é também um momento de reflexão sobre a cidade e seu crescimento desordenado. Uma coisa parece consensual, há muito nossa cidade não conhece um estadista à frente do executivo. Nossa cidade é pequena, se comparada com as megalópolis do Brasil. Só o bairro de Santo Amaro, em S.Paulo, é maior do que nossa cidade. Nossa "city" denuncia que nenhum gestor pensou a cidade para os 30 anos seguintes. Procura-se estadistas.

Argonautas promovem curso de formação política

A partir de hoje, 12 de janeiro, a ONG Argonautas da Amazônia inicia um curso de formação política dirigida à juventude. Esta programação faz parte da qualificação da juventude para a gestão dos pontos de culturas, que estão sendo implantados no estado. Dia 15 (quinta) farei uma palestra sobre o tema: Democracia Participativa.