NPI: Professora retém aluno da oitava por meio ponto

Um aluno de 16 anos foi retido na disciplina de Português na oitava série, por meio ponto. Este aluno tem todas as características de hiperattividade.  O pai do aluno recorreu  à congregação da Escola e depois ao CONSEPE, e, esta professora, que representa o NPI na Câmara de Ensino do   CONSEPE,  novamente ajudou a reter o referido aluno,  tanto na votação interna à câmara como no pleno do CONSEPE,  vindo a votar  contra o recurso impetrado pelo pai do aluno. Esta professora não poderia votar, pois é parte interessada na querela. Uma enorme falta de ética. Esta votação é nula de pleno direito.

Agora o pai do aluno está recorrendo ao CONSUN. Note-se que neste momento, o aluno está retido e já perdeu o ano. O aluno vem apresentando um quadro depressivo. O pai do aluno está providenciando um laudo especializado sobre o mesmo e deve entrar no juizado especial federal por danos físicos, psicológicos e morais.

Pato para o Círio: quer comprar Pato baratinho?

Pato do Marajó, vindo de Cachoeira do Ariri. Vem da fazenda Proteção Divina o Kilo custa R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Contatos pelo fone 32228701 e 88024337. O pequeno  fazendeiro é amigo nosso da UFPA. Estes patos são crias dos funcionários, é uma espécie de cooperativa.

EUA: Lei antibullying radicaliza contra detratores

Após o suicídio de um jovem de 18 anos depois de ter sido exposto em púbico pelos colegas, os EUA estão radicalizando contra o bullying. Nova lei entrou em vigor em 01 de setembro. Leia mais aqui

Corrupção: Faxina de Dilma sob questionamento

O PT em um documento de 24 páginas considera que a faxina de Dilma contra a corrupção poderá levar à dissolução da base aliada no congresso. Os petistas dizem nas entrelinhas que o governo pegou "corda" da mídia e da oposição. Os petistas recomendam a reforma política como medida estrutural contra a corrupção. Leia mais aqui

Dilma e a taxa Selic: Oposição mais realista do que o Rei

A oposição passou o dia de ontem criticando a decisão do COPOM em baixar em 0,5% a taxa Selic. Para a oposição este não seria o melhor momento para estas taxas fossem reduzidas. Leia mais aqui

Plebiscito. Minha posição não sectária

Reproduzo um texto que fiz em maio de 2011 me posicionando sobre a divisão do Pará. Minha posição busca ser sóbria e não passional. Não creio que devemos demonizar quem é a favor da divisão. Busco discutir a questão sobre a ótica do pacto federativo nacional e da relação poder central poder local. Leia o texto aqui

2012: Jatene e Jáder querem garantir Belém e Ananindeua

Uma aliança entre PMDB e PSDB poderá confirmar o PMDB em Ananindeua e potencializar o PSDB em Belém. Creio que parece natural que Jatene garantirá aliança para potencializar o PMDB em Ananin. Nesta história toda parece que Pioneiro será "convidado" a desistir de disputar Ananin em 2012. É esperar para ver. No centro da tática tucana está a manutenção do governo do estado. Já o PMDB não abre mão de Ananindeua.

2012: Zenaldo une útil ao agradável

O deputado federal Zenaldo acaba de reassumir o mandato de deputado para coordenar a campanha contra a divisão do Pará. Com esta decisão Zenaldo mata dois coelhos com uma cajadada: combate a divisão ganhando ampla visibilidade política e ao mesmo tempo acumula forças para a disputa da prefeitura da capital.

Emenda 29: acordo deve inviabilizá-la

O governo trabalha para não regulamentar a emenda 29. Esta emenda garante recursos fixos para a saúde a ser composto com orçamento de estados, municípios e união. O argumento parece muito sério: não existe fonte de receita pra fazer frente a esta despesa.


O movimento sanitário trabalha pela regulamentação. Neste país os recursos não carimbados tem destinação que só depende das avaliações políticas do núcleo de governo, portanto a tática prevalece sobre a estratégia. O curto prazo sobre a visão de longo prazo.

Greve do Técnicos da UFPA: isolada e correndo atrás

A direção da Fasubra está fazendo uma enorme ginástica nos bastidores do planalto visando encontrar uma saída honrosa para a greve que chega há 3 mêses. Dia 31 de agosto encerrou o prazo para a LDO de 012. Creio que agora qualquer aumento só para 2013.

A direção do movimento está em sérias dificuldades para explicar este resultado político à categoria.

2012: PC do B com Edmilson

Esta é a novidade nos bastidores de 2012. Sandra Barista pode vir a ser a vice. Parece que o PC do B começa a se recompor.

Oposição contra Dudu: Terceirização do lixo

Não entendo a guerra da oposição contra a terceirização da coleta e tratamento do lixo proposto pelo governo de Belém. O Estado em suas dimensões federal, estadual e municipal tem muito mais capacidade de fiscalizar um serviço do que executá-lo.

O argumento contrário apresentado pela oposição não tem substância política. Acusam que Dudu quer terceirizar estes serviços porque quer entregá-lo para amigos. Pelo que sei a terceirização do lixo e serviços de asseio e conservação nos prédios públicos há muito estão terceirizados.

Dito e Feito J.Roriz escapa da cassação

Como previsto nas tendências aqui apresentadas a câmara dos Deputados não cassou a deputada Jaqueline Roriz. Os deputados não cassam seus pares por crimes cometidos antes da posse.

2012: Edmilson e Jordy tem o mesmo eleitorado

Pesquisas indicam que o eleitor de Jordy e Edmilson tem o mesmo perfil político e ideológico. Quem mediará para o centro-direita? creio que o Edmilson terá mais dificuldade em mediar. Com este achado poderemos ver o voto da esquerda intelectualizada dividido. Por outro lado a máquina municipal de Dudu deverá dividir os votos de Edmilson nas periferias.

Pará: O Poder tucano

O núcleo de poder tucano exclui cristãos novos. Todos os secretários especiais são tucanos da gema, provados e fidedígnos ao núcleo governamental. Dizem que para acessar o ninho desta ave emplumada depende de anos de provação. Até pretensos socialistas são, na verdade, tucanos do papo amarelo.

Fasubra: negociação dos técnicos sob risco

A longa greve dos técnicos das universidades federais sofreu um golpe com a assinatura do acordo entre Andes, Proifes e governo. Agora a Fasubra deve buscar uma saída honrosa para a sua greve.

Docentes da UFPA: acordo põe fim à ameaça de greve

Os docentes da UFPA não farão mais greve neste semestre. Um acordo assinado entre Andes, Proifes e governo garante reivindicações históricas dos docentes, como a incorporação das gratificações nos salários bases. O Próximo passo será discutir a reestruturação da carreira docente. Veja mais aqui

Corrupção: Jaqueline Roriz na corda bamba

Hoje (30) a Câmara dos Deputados vota a cassação ou não da deputada federal Jaqueline Roriz. A deputada referida foi flagrada recebendo propina milionária na campanha de 2010.

O congresso está enfrentado uma saia justa: se cassar Jaqueline estará admitindo que se pode processar e cassar um parlamentar por crime cometido antes de o mesmo estar no exercício do mandato. E esta decisão é um precedente "perigoso".

Quem aposta no resultado? creio que ela pode escapar. Ou então podemos admitir que nosso congresso está mudando. Veja mais aqui

Emenda 29: emenda da saúde faz Dilma passar bola ao congresso

Apesar de ter defendido a regulamentação da Emenda 29 na campanha presidencial, a statehead Dilma afirmou que somente sanciona a lei se o congresso apontar fonte da receita. A emenda 29 carimba um percentual de recursos para a saúde.

Não existe dúvida de que o SUS precisa de um fluxo permanente e avantajado de recursos para ampliar e qualificar o atendimento em saúde. Porém este debate chega em um momento de grave crise no sistema financeiro internacional, embalado pela crise americana e européia. O governo pensa com a cabeça de Estado e o congresso pensa com a cabeça de sociedade: qual o meio termo? Veja mais aqui

2012: sucessão na UFPA

As eleições para a sucessão deve ser até dezembro de 2012. O regimento geral sugere que a eleição do sucessor deve se dar até 6 mêses antes da posse que é em julho de 2013.

Caso Maneschy aceite se recandidatar dificilmente perderá a disputa, afinal deve apresentar um conjunto de resultados acadêmicos e de obras físicas estruturantes em todo o estado, além ampliar, em muito, o número de vagas estudantis na graduação. Maneschy vem conquistando apoio e simpatia a cada dia de gestão. Maneschy não é revanchista.

No cenário de Maneschy vir para a disputa o cargo mais desejado na chapa será a de vice-reitor. Afinal o vice surge naturalmente como candidato à sucessão de 2017.

Na oposição, de certo mesmo, só a coalizão dos centros de educação e NPI, que são comandados pela influência direta e indireta do PSOL/PSTU.

2012: Jordy sob pressão política

O vídeo que circula pelo You Tube coloca o deputado Jordy em situação crítica perante ao eleitorado de Belém. É que neste vídeo Jordy defende a divisão do Pará. Não creio que ter opinião favorável ou contra a divisão do Pará seja critério para fazer a opção eleitoral em Belém.

As duas posições pró e contra são altamente fundamentadas e como tal devem ser respeitadas. Um defensor da causa do separatismo pode levantar a tese de que retirando do Pará o ônus orçamentário do oeste e sul do Pará será melhor para a população remanescente. Afinal Carajás sofre desoneração das exportações e não fica quase nada para o povo do Pará. Quanto ao Oeste, seguramente é um lócus de baixo potencial de arrecadação de impostos no curto médio prazo.

Mas deixemos de especular, ter posição a respeito do debate plebiscitário não deve ser motivo de sectarismo e nem de oportunismo político.

2012: Zenaldo deve ser o candidato tucano

O senador Flecha não vem admitindo discutir a possibilidade de vir a disputar a prefeitura de Belém. Neste cenário o deputado Zenaldo deve ser confirmado como o candidato do PSDB em Belém.


Furacão que vem da Europa e arrocho fiscal no Brasil

A situação política do governo Dilma enfrenta turbulência pela conjugação de fatores externos e internos. No plano externo temos as crises estruturais americana e européia onde Itália, França, Grécia, Portugal estão precisando de 240 bi de euros para estancar a crise financeira. Estes recursos não existem. Esta crise ameaça comprometer a expansão econômica dos países emergentes.

No plano interno a faxina anti-corrupção, a crise com os partidos que tiveram os gestores exonerados e a contenção da execução dos orçamentos de 2010 e 2011 colocam a base partidária e parlamentar do governo Dilma em crise de nervos.

O governo quer tomar medidas para diminuir os custos da produção (queda dos juros básicos) para isso deve fazer arrocho fiscal contra os consumidores para diminuir a demanda num contexto de baixo investimento em infra-estrutura industrial.

A base aliada é composta de partidos parlamentares que precisam dar respostas às bases eleitorais, mas o governo está "segurando" as emendas parlamentares individuais. Este fato está colocando forte stress na base governista.

A presidente Dilma quer apagar o incêndio a partir de socialização e da publicização dos debates com toda a sociedade a fim de constragê-los e vir a trazê-los para um comportamento republicano. Veja mais aqui.

UFA: papinho ganha do luverdense

Meu querido bicola parecia um papinho hoje na Curuzú. Mas entre mortos e feridos ganhou 3 pontos de forma chorada. Definitivamente não dá para desperdiçar emoção com nossos clubes.

O Liberal: peitando o poder estadual?

Creio que os donos de O Liberal alcançaram um nível de independência econômica que os deixa livre do poderio dos governantes. Caso isso seja verdade é muito bom para a mídia impressa do estado do Pará. Será que teremos jornais independentes com a força da imprensa do sudeste. É esperar para ver.

O Liberal: destilando veneno em Jatene

Não entendí o porquê da quantidade de ataques presentes no jornal O Liberal deste domingo contra Jatene. Creio que não se trata de motivos republicanos.