Eleições para a reitoria: Regras podem mudar

Corre a boca pequena pela UFPa que na proposta de regimento interno que organizará a consulta à comunidade universitária virá a proposta de que a consulta obedeça as regras do MEC, ou seja, 70% de peso aos docente, 15% aos técnicos e 15% aos estudantes.
Esta proposta seria um verdadeiro retrocesso nas regras que vem organizando as consultas na UFPa, desde 1988.
Se não vejamos: Na eleições de Nilson, a consulta foi proporcional, na eleição de Ximenes, foi universal, na consulta que elegeu Nazareno (não empossado) foi universal e nas consultas que elegeram Alex, duas vezes, a consulta foi paritária.
Podemos afirmar que já existe um pacto não escrito em torno de um acordo mínimo aceitável para as três categorias que é o voto paritário. Qualquer alteração que quebre esta tradição levará à conflagração as categorias estudantil e técnico-administrativo.
Creio que no interior do CONSUN, o DCE, SINTUFPA e ADUFPA, acrescido dos representantes técnico-administrativos farão voz uníssona contra as mudanças de regras a serem propostas.
Seguramente quem sustentar esta tese sairá muito desgastado do processo, além de criar todas as condições para a realização de um pleito marcado pelo confronto.
Seguramente os docentes que se destacaram historicamente pela defesa da paridade farão ecoar sua voz na reunião do CONSUN contra este possível casuismo.