Acará: Francisca Martins deve se eleger

Em Acará a candidata Francisca Martins do PP deve se eleger prefeita deste município. Herdeira política do falecido deputado Fernando Bahia, que era seu pai, Francisca vem dominando amplamente as pesquisas de intenções de votos neste município.

Tome-Açú: Eudes deve se reeleger

O candidato Eudes do PSDB deve se reeleger prefeito contra uma coligação de dezesseis partidos comandados por Carlos Vinícius do PMDB.

Ananindeua: 40% não tem candidato a vereador

Até ontem, 40% dos moradores de Ananindeua ainda não tinham optado por uma candidato a vereador. A boca de urna verdadeira será decisiva para a conquista desta parcela do eleitorado.

Castanhal: Hélio Leite não tem adversário

Hélio Leite do PP deve ser reeleito prefeito de Castanhal. Simplesmente não tem adversário capaz de polarizar com este prefeito.

Ananindeua - Eleições devem se definir no primeiro turno

Quem ganhar as eleições em Ananindeua leva no primeiro turno, explico, com o acirramento da disputa os outros candidatos juntos não somam mais do que 2% dos votos válidos. Neste momento Pioneiro aparece na frente de Helder , mas na margem de erro da pesquisa, 4%. Em síntese, as eleições em Ananin estão empatadas tecnicamente. Ou seja, quem ganhar em Ananindeua deve levar as eleições, já, no primeiro turno. Claro, não sabemos como a boca de urna, remunerada, interferirá no resultado desta pesquisa e do próprio pleito, seguramente estas são as eleições mais disputadas do estado do Pará.

Cametá: Waldolí ganha bem

Todas as pesquisas indicam que a aliança DEM-PMDB, comandada pelo prefeito Waldolí Valente, deve ganhar as eleições em Cametá. Quaresma é o candidato do PT e Emanuel Cunha é o candidato do PSDB, estes dois últimos estão empatados nas pesquisas da região urbana. Quando as urnas da zona rural falarem, Quaresma passará de Emanuel com facilidade.

Tucurui: Joilson deve ganhar em jogo duro

Apesar da grande polarização entre Joilson do PT e Sancler do PPS, o candidato do PT deve ganhar com diferença de até 4%, ou dois mil votos. A diferença vem da zona rural.

Eleições em Bujarú. Emanuel deve vencer

Emanuel (PP) atual prefeito de Bujarú deve ser reeleito com uma margem de 5% de diferença, derrotando a esposa do ex-prefeito Miguel Bernardo.

Eleições em Abaetetuba: Luiz Lopes deve ser reeleito

Luiz Lopes do PT deve se reeleger em Abaetetuba, com uma margem entre 5 e 8%.

Eleições em Marituba: empate persiste

Naldo e Bertholdo seguem empatados na disputa de Marituba. O prefeito Antônio Armando está jogando pesadíssimo em favor de Naldo.

Eleições em Breves: Mainard deve ser eleito

Em Breves o candidato Mainard do PP deve ser eleito prefeito com uma grande margem de votos.

Pesquisas dos partidos indicam que Mário estará no segundo turno

Pesquisas internas aos partidos revelam que são grandes as possibilidades de Mário do PT chegar ao segundo turno com Dudu Costa. Náo foi à toa que Valéria partiu para cima de Mário no debate da TV Liberal. Mário já estaria cinco pontos à frente do terceiro colocado, Priante do PMDB. È o PT e o governo funcionando sistemicamente.

Vera Padilha faleceu

Uma grande amiga, cientista política, Vera Padilha faleceu na noite de quinta para sexta. Vera foi minha colega de turma no mestrado. Um câncer ceifou a vida de nossa amiga. Vera era do time do bem e deixa muitas saudades.

PEREGRINAÇÃO À REITORIA

Os servidores da Reitoria ficaram surpresas com uma procissão de jovens alunos que nesta quinta feira-02/09- subiram as escadas do prédio. Embalados com o clima do círio, alguns até perguntaram: - Será que a santinha peregrina voltou à UFPA? Vou fazer uma promessa pra não ser redimensionado.
Nada disso. Eram os alunos de Turismo que foram exigir solução para um problema que se repete em vários cursos: - a falta de professores. O Pró-Reitor de Ensino, candidato a vice-reitor na chapa oficial, Licurgo Brito, não conseguiu convencer os mais de 70 alunos com as justificativas e promessas de solução. Afinal, o problema se arrasta há mais de seis anos. Nem que seja por ação em véspera de eleição, ou até por milagre, o caso exige solução urgente. Vai ter muita gente acompanhando o Círio na corda. Se a UFPA fôsse avaliada por quantidade de concretagem tiraria nota 10. Mas se o critério for a qualidade do ensino de graduação a nota seria bem inferior.

Debate TV Liberal: Jordy foi o melhor

Arnaldo Jordy foi, disparado, o melhor debatedor no confronto da TV Liberal. Demonstrando conhecimento do orçamento municipal, desmascarou as propostas demagógicas de Valéria e Dudu e reafirmou propostas de governo. Priante ficou visivelmente abalado com os ataques de Valéria. Mário fez um bom debate, mas não foi tão brilhante quanto Priante. Dudu, Valéria e Priante, sairam tontos e bastante estragados com os sopapos, que distribuiram e receberam entre sí. Quem recebeu as sobras desta briga de cão e gato, foi Jordy e Mário. Sendo que Mário foi o maior beneficiado, porque é o concorrente direto de Valéria e Priante.

Ananin: Números devem sair no final da tarde

Espero até o final da tarde de hoje (sexta)revelar os números das eleições de Ananin: trata-se de um esforço pessoal, visando acumular dados para fins acadêmicos. Servirá também para tirarmos as provas dos nove com as pesquisas que circulam nos meios de comunicação de massa.

Debate TV Liberal: O embate Marinor X Mário

Marinor não estava interessada em confrontar com Dudu nem com Valéria. Parece que Marinor entende que o PSOL só pode crescer para cima do PT. Então esta candidata renovou os sopapos para cima de Mário, do PT e do governo estadual. O que se percebeu é que Marinor está cumprindo uma tarefa de tentar buscar o crescimento partidário(PSOL) nestas eleições para cima do PT e seu governo. Caso contrário, o centro da estratégia de Marinor nos debates seria buscar polarizar com Dudu, que é o líder das pesquisa, como fez Jordy em todos os debates. Aliás, foi Priante quem fez Marinor bater boca com Dudu, ao perguntar a Marinor se era verdade que o prefeito Edmilson, quando saiu da prefeitura, deixou cento e quinze milhões em caixa. Marinor confirmou, e num bloco seguinte, Dudu bateu pesado no governo do PT e em Edmilson , ao que Marinor, na defensiva, retrucou com veemência. Enfim, se não fosse Priante, não teríamos assistido um confronte entre o atual alcaide e a candidata do PSOL.

O confronto Dudu X Mário

Dudu perguntou a Mário o seguinte: como você avalia a drenagem e a pavimentação para a segurança e saúde do povo mais pobre. Notoriamente Dudu queria jogar Mário contra os beneficiários do asfaltamento. Mário respondeu que Dudu entende o ato de governar como sinônimo de asfaltamento. Mário disse que Dudu não fez outra coisa que não fôsse asfaltar e tentar construir o portal da amazônia. Denunciou que o saneamento deveria preceder as obras sobre a superfície do portal, ou seja, Dudu está sendo eleitoreiro. Enfim Mário denunciou que a cidade está abandonada, que a saúde, educação, meio ambiente e segurança, não foram preocupações centrais do governo Dudu. Priante adorou este confronto, pois espera ganhar alguns votinhos deste embate.

Debate TV Liberal: o confronto Jordy X Dudu

Jordy não se candou de fustigar o líder das pesquisas Dudu Costa. Jordy afirmou e reafirmou que Belém detém o terceiro pior índice de educação básica do Brasil, dentre todas as capitais brasileiras. Dudu respondeu com vasivas e reafirmou, de forma desconcertada suas construções na área de educação. Aliás Dudu deveria ser chamado de prefeito natureza morta, porque governar para Dudu significa concretar e pavimentar. Saúde, educação, meio ambiente, não fazem parte de seus discursos. Aliás, parece que para Dudu, saúde, segurança e meio ambiente, derivam de concretagem e asfalto. Jordy tenta crescer para cima dos eleitores de Dudu.

Debate TV LIberal: O confronto Valéria com Mário

Ontem foi o dia de Valéria abandonar a postura de moça civilizada e partir para cima de seus principais competidores. Valéria atacou frontalmente Mário do PT. Atacaou a política educacional do governo Ana Júlia, afirmando que Mário fora secretário de educação. Elogiou Lula, insinuando que o presidente é um estadista, pois Lula governará com todos os prefeitos, independente da cor partidária. Mário em contraposição, afirmou que Lula denunciou que de dia, O Vic Pires e o DEM, dentro do Congresso Nacional, pedem a cassação de Lula e à noite, saem para as ruas com a foto de Lula, pedindo votos. Deste confronto, quem gostou foi Priante, o concorrente direto destes dois desafiantes,

Debate TV Liberal: Confronto Valéria X Priante

O duro ataque de Valéria contra Priante denunciaram uma tática que buscou recuperar pontos perdidos nos debates anteriores (RBA, Record e SBT). Valéria conectou Priante com Jáder Barbalho e com os escândalos da Sudam. Foi uma clara tática de construir rejeição em Priante. Por outro lado, em resposta, Priante a acusou de estar sendo processada por sonegação de impostos, como sócia em três empresas. Deste agudo confronto, os dois perderam, quem ganhou foi Mário, que disputa voto a voto com Valéria e Priante a passagem ao segundo turno.

Lei obriga imparcialidade do Administrador Público: ato em contrário é prevaricação

1-Um gestor universitário não pode por um dever ético fazer campanha para nenhum candidato pois ele está nesse momentos com as veste de Reitor. Nas horas de folga sim, ele como cidadão pode apoiar quem bem entender
2-A conduta de um reitor -cabo eleitoral- é questionável se avocarmos a Lei 8429/92 que trata de casos de improbidade administrativa, citando especificamente o artigo abaixo.
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;
3-Também segundo a Constituição Federal estabelece (art. 37) que a administração pública deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
O princípio da moralidade é mais amplo do que o da simples legalidade, porque envolve a análise da ação administrativa, pertinente ao seu interesse público. Se o ato administrativo visa apenas aos interesses do governante, ou de um determinado grupo, evidentemente não será válido, e poderá ser derrubado através de uma ação judicial.

Portanto- campanha só como cidadão, nunca como reitor, nem usar a prerrogativa de reitor para convocar servidores para ouvir suas pregações eleitorais no horário do expediente.

Amazônia Jornal publica hoje pesquisa em Ananindeua

Para contestar as pesquisas com enorme margem de erros, por exemplo 4%, como vem sendo feito pelo IBOPE, o que permite que as intenções de votos em um candidato possa variar em até 8%, o Jornal amazônia exemplifica, revelando a pesquisa feita pelo instituto Contexto, registrada no TRE, com os seguintes resultados:
Pioneiro do PSDB: 52.2%, Helder do PMDB 36.5%, Rozilene Souza do PTB 0,8%, Muca do PPS 0,5%, Prof. Antônio Carlos do PSOL 0,2%.
Rejeição: Pioneiro 14.9%, Helder 28.8%, Muca 10.1%, Rozilene 5.7%. Antônio Carlos 4.8%.
Não rejeitam ninguém: 18.9%
Rejeitam todos: 5%
Sem resposta: 12.4%
O IBOPE em sua última pesquisa deu uma vantagem de 8% de Helder sobre Pioneiro (45% a 37%). Como a margem de erro é de 4%, esta pesquisa da emparte técnico na margem de erro (tipo 41% a 41% para cada candidato).

Até amanhã dou meu parecer sobre estes resultados díspares entre o IBOPE e o Instituto Contexto. Lembro que as pesquisas do IBOPE em Belém são terceirizadas, ou seja, é um instituto local quem faz estas coletas de dados para o IBOPE.

PROGEP: nomes irão à enquete

Iniciarei uma enquete sobre quais os nomes preferidos para a PROGEP.O critério de seleção destes técnicos será a partir da presença dos nomes mais citados ao longo dos últimos 15 dias, no TIQUIN. Em seguida virá a enquete dos nomes para PROAD e para a Prefeitura.

Tancredi e Maneschy com Guilherme Augusto da RBA

Nesta quinta-02-10- com repeteco no domingo a prof. Dra. Ana Tancredi estará sendo entrevistada no programa MAIS da RBA, que é comandado pelo jornalista Guilherme Augusto. No próximo dia 12 (quinta) com repeteco no domingo, Maneschy será o último entrevistado da série. A prof. Dra. Regina Feio esteve neste programa na quinta feira passada. É um bom momento para ampliarmos nossas informações sobre os candidatos e suas propostas para a UFPA do século XXI.

Cai rejeição de Ana Júlia em Belém: Mário agradece

Todas as pesquisas apontam a recuperação de Ana Júlia perante a avaliação da opinião pública. Hoje Ana já ostente entre 55%e 60% de aceitação. Na verdade Ana melhorou a divulgação de suas iniciativas e obras em curso. Este fato está melhorando o desempenho do candidato Mário nas pesquisas.
As pesquisas científicas recentes indicam que o melhor local para melhorar a avaliação de um chefe de executivo, é no curso de uma campanha eleitoral, onde o governante presta contas de suas atividades. Assim foi em 2004. Edmilson entrou na campanha de Ana, com uma avaliação baixa, e saiu da campanha, esplendidamente avaliado. É que no curso da campanha o PT fez uma minuciosa divulgação de toda gestão petista na capital de Belém. Este mesmo fenômeno vem acontecendo com o candidato Dudu, que reduziu, de forma visível e mensurável, sua rejeição no curso desta campanha. Este tema virou monografia de graduação em mídia e política na UFPA. Aliás meu orientando neste tema foi o MBA em marketing e mestrando em administração pública pela FGV, Jefferson Galvão.

Ananin: Na sexta à tarde teremos novidades aqui

Até a sexta à tarde dou notícias da competição em Ananindeua, estou fazendo uma pesquisa, de interesse acadêmico.

Amarelo e vermelho polarizam a cidade

É notório que o amarelo e vermelho tomam conta da cidade. Isto é prenúncia de que algo vai acontecer no dia 05 de outubro em Belém.

Funcionário chama o Reitor às falas

Trabalhador da universidade tem enorme tradição democrática e de politização, foi esta história de 15 anos de lutas e conquistas e autonomia política, iniciada no início da década de 1980, que minha geração de sindicalista, legou aos técnico-administrativo desta universidade. Pois bem, ontem, um funcionário, na reunião da SEGE, lamentou que tivesse sido convocado para uma reunião eleitoral. O reitor retrucou que ninguém estava alí convocado, mas sim convidado. Então o servidor afirmou: reitor quando um funcionário recebe um convite, comunicado pelo seu chefe imediato, de que o reitor quer falar aos trabalhadores de uma unidade. E isto nunca acontceu em oito anos de gestão, ninguém entende aquele chamado como convite, mas como convocação. Foi uma chamada...daquelas.

Dallagnol convoca e obriga participação da PROPESP nas reuniões "democráticas" da SEGE

O ofício do Pró-Reitor de Pesquisa Roberta Dallagnol é claro: Todos os técnicos estão convocados à participar de uma reunião com o Reitor na SEGE, todos estão obrigados a estar presente na reunião. Somente em casos excepcionais será admitido a ausência nesta reunião. Égua da prática republicana. Isonômica e libertária.

Esposa de ex-Reitor da democracia se espanta

Dona Nazaré, 28 anos de UFPA, foi esposa do grande democrata, o ex- Reitor Prof. Daniel Coelho de Souza, redimensionada, e participou da reunião na SEGE e se espantou: nunca tinha visto na história da UFPA um Reitor convocar uma reunião para se auto-elogiar, defender o nome de uma candidata a Reitor e fazer uma avaliação escatológica e catastrofista, caso outro candidato seja escolhido para o cargo máximo da UFPA. Não adianta, a lei garante que apenas doutores ocupem os cargos maiores da UFPA. O pressuposto acadêmico está garantido. A UFPA pensa e tem 24 de eleição universitária. Na UFPA começamos a votar 05 antes de 1989, quando o Brasil retomou o voto direto para presidente.

Reitor convoca gráfica para a SEGE

Hoje as 14hs a gráfica pára de funcionar e vai atender à convocação do Reitor Alex. O tema da reunião será o balanço da gestão Alex e o apoio à candidatura Regina. Eta prática republicana.

Roberto Dallagnol na Fadesp

Segundo fontes bem informado o prof. Dr. Roberto Dallagnol estaria confirmado na Fadesp. É, parece que vai sobrar muito pouco para os diretores no primeiro escalão.

Debate no SBT: Dudu desinteressado

A certeza de estar no segundo turno, deixou o candidato Dudu desinteressado no debate. Este comportamento diminuiu a capacidade de intervenção política deste candidato. Interessado mais em apresentar-se como vítima, Duciomar Costa chegou a passar a imagem de arrogante. Dudu foi um dos ganhadores dos primeiros debates, porém ontem, Dudu perdeu feio.

Debate no SBT: Priante e Jordy: grandes participações

Os candidatos Priante do PMDB e Jordy do PPS tiveram grandes participações nos debates de ontem (30-09). Demonstrando domínio de informações técnicas do orçamento e das políticas públicas, os dois prefeitáveis deixaram os candidatos Valéria e Dudu tontos. Jordy, Priante e Mário tiraram nota 10 ontem.

Debate no SBT: Valéria levou farelo II

Mais uma vez a candidata Valéria do DEM demonstrou pouco domínio do debate municipal, sendo literalmente desmontada por Priante e Jordy. A expressão facial de Valéria é de alguém que vem acusando os golpes. Assim é a democracia...quem não domina os temas é literalmente desmascarado frente ao eleitorado.

Debate no SBT: Mário fez excelente debate

Ontem ocorreu o debate no SBT. Neste debate o candidato Mário do PT fez sua melhor apresentação, projetando grande performance no confronto mais concorrido de todos, que será no dia 02- quinta feira- na TV Liberal. Neste confronto emergiu um Mário tranqüilo, dominando os temas propostos, atacou Dudu e Valéria sem alterar a voz e respondeu os ataques com segurança e descontração. Mário disputa com Priante e Valéria a passagem ao segundo turno.

Alex Terceiro: Reitor ameaça ser o personagem central da sucessão na UFPA

A partir de ontem (30-09) o reitor Alex passou a ser o personagem central da campanha eleitoral em curso na UFPA. Sua gestão será profundamente submetida ao crivo, os erros devem ser maximizados e os acertos minimizados. São assim os embates eleitorais, as paixões dominam os debates. É como se Alex quizesse tutelar pessoalmente o futuro reitor e controlar por mais 4 anos a máquina da UFPA.

Alex pode fazer campanha, mas sem usar a caneta

Claro o Reitor Alex pode participar da campanha de sua candidata, mas para isso deve agir como indivíduo, desprovido da caneta, deve pedir reuniões nas unidades, onde os servidores estão trabalhando, e convidar e não convocar para reuniões políticas cuja pauta seja a candidatura da prof. Regina. Na verdade o prof. Alex deveria licenciar-se do cargo para fazer a campanha de sua indicada. Esta seria uma prática republicana. Não é correto convocar, retirando os servidores de seu local de trabalho, para discutir campanha eleitoral. A participação dos servidores nas reuniões dos reitoráveis deve ser via convite, jamais via convocação oficial do reitor ou de qualquer outra autoridade da instituição.

Reuniões na SEGE: candidatos devem pedir o mesmo direito

Todos os candidatos a reitor têm o dever e o direito de exigir convocações formais de todos os servidores das unidades setoriais, para uma reunião na SEGE, esta é a única forma de se criar isonomia nesta campanha eleitoral universitária. A máquina da universidade deve estar à disposição de todos os candidatos. Creio que teremos a eleição mais sectária dos últimos 24 anos, e parece que esta desestabilização será estimulado por aquele que deveria ser o coordenador, o magistrado desta eleição, o Reitor da UFPA. Amizades devem romper-se, denuncismo advirão e uma eleição conflagrada vem a anunciar-se. Creio que muita perseguição se avizinha na UFPA nos próximos meses.

Alex: reuniões eleitorais na SEGE

O Reitor da UFPA iniciou uma série de convocações formais aos servidores das diversas unidades administrativas, para participarem de reuniões na Secretaria Geral dos Conselhos Deliberativos. Esta reunião não tem pauta previamente definida, mas o tema dominante e induzido pelo reitor relaciona-se à questão de sucessão para reitor. Neste encontro o reitor defende sua candidata Regina e traça um cenário pavoroso caso sua indicada não venha a ser eleita. Creio que esta não é uma prática republicana, pelo contrário, é uma prática patrimonialista, porque se apossa do cargo público e o usa para fins privados ao convocar reuniões formais para fins de campanha eleitoral. Esta prática jamais tinha ocorrida na universidade, nestes 24 anos de eleições universitárias.

Redimensionamento: UFPA viverá plebiscito

Uma comissão formada pelo sindicato, fasubra e redimensionados esteve em audiência com o Reitor Alex. A principal reivindicação da comissão é a suspensão imediata do redimensionamento, tendo em vista a presença inquestionável( de alguns atos de perseguição política) implementada por alguns dirigentes setoriais aa UFPA. Não houve acordo, o reitor não abre mão de continuar a redistribuição dos servidores. Então todos chegaram a um consenso: haverá um plebiscito em outubro visando definir que rumos se dará a este tipo de redimensionamento. Temos uma polêmica, quem participará do plebiscito? O reitor estaria defendendo que toda a universidade participe, inclusive os estudantes. A polêmica está instalada.

Curiosidades nas eleições para reitor

Em finais de 1983 e início de 1984 tivemos a primeira consulta direta para a construção da lista sêxtupla a ser encaminhada para referendo do CONSUN e posteriormente submetida ao presidente da república. Naquela eleição tivemos um fato curioso e inusitado. Todos os estudantes tiveram direito ao voto, inclusive os alunos das primeiras séries do NPI. Lembro-me que no decorrer da tarde encontrei vários palhaços contando piada e distribuindo balas às crianças, na caça aos votos mirins. Claro, depois daquela experiência, jamais esta situação excepcional votou a repetir-se, e a democracia foi aperfeiçoando-se na UFPA.

Governo do estado não foi consultado sobre UFOPA

Nos arrais do governo do estado, todos apontam a governadora Ana Júlia como a madrinha para a criação da UFOPA. Com efeito, dentro da disputa nacional entre os estados pela conquista de uma universidade federal, foi a governadora Ana Júlia que deu o lance final e conquistou o apoio do presidente Lula para a causa. Neste momento o governo sente-se excluído, pois não foi consultado sobre o nome que deveria presidir a comissão de implantação da UFOPA. É...não são apenas os acadêmicos de Santarém que estão decepcionados.

Santarém sente-se excluída

Os principais atores acadêmicos de Santarém sentem-se intelectuais de segunda categoria. Todos esperavam que um professor daquele campus fosse indicado para presidir a comissão de implantação da UFOPA. Hoje Seixas Lourenço é chefe da coordenadora do campus. Todos se sentem menores.

Odonto: Maneschy reúne na quarta

Nesta quarta feira o candidato Carlos Maneschy reúne com a comunidade do curso de odontologia.

Vereadores: mapeamento geopolítico é o caminho mais cristalino

As pesquisas realizadas para os candidatos majoritários têm baixa serventia em relação às eleições proporcionais, como a de vereador. Logicamente que os políticos com vários mandatos, acabam aparecendo na metodologia aplicada às disputas para prefeito ou governador. Mas não existe pesquisa capaz de prever, aproximadamente, os votos de um candidato, nas disputas proporcionais. A melhor maneira das pesquisas ajudarem um candidato proporcional, é fazer o balanço geopolítico do desempenho de cada comitê eleitoral de um candidato. Este é um invento, modéstia a parte, desenvolvido por mim, com excelentes resultados no curso de uma campanha eleitoral. Esta metodologia também pode ser aplicada para avaliar, eleitoralmente, o desempenho de um vereador ou deputado, durante o quadriênio de mandato, e corrigir rumos.

A corrida ao parlamento mirim

As eleições para vereador é a mais disputadas de todas as eleições, em Belém temos mais de 600 candidatos disputando os 35 assentos legislativos. Neste tipo de competição, 50% do eleitorado chega ao dia das eleições sem candidato definido. A melhor forma de realizar uma campanha para vereador é o corpo a corpo. O voto em rede, costurado a partir de um núcleo de articuladores em níveis, a,b, e c. Esta tática pode significar a melhor receita para a garantia de fidelidade eleitoral.

Eleições 2008- Indecisos em definição

Os estudos científicos sobre o comportamento eleitoral indicam que os indecisos estarão mais presentes nesta semana em frente da telinha para tomar sua decisão de voto. Em Belém em torno de 30% eleitorado já tomou uma decisão inicial, mas ainda pode mudar de posição. Os candidatos, menos cotados nas pesquisas, munidos desta informação devem provocar o máximo de incerteza acerca dos candidatos melhores colocados nas pesquisas. Quanto mais os potenciais eleitores dos candidatos mais bem cotados, retornarem ao posto de indecisos, mais, melhora as possibilidades de um terceiro colocado nas pesquisas, subir ao segundo posto. Esta é a situação de Belém no presente momento.

TIQUIN atinge 10% de acesso entre o corpo funcional da UFPA

Ontem o TIQUIN atingiu 466 acessos, como este blog é dirigido basicamente para professores e funcionários da UFPA, podemos dizer que é uma alta taxa de acesso, se levado em conta que nossa comunidade é composta de aproximadamente cinco mil pessoas. Qualquer blog que venha a alcançar esta média em Belém, atingiria em torno de cem mil pessoas-dia. Hoje os blogs mais acessados em Belém não passam de mil acessos dias ou 0,01% da população. Estamos alimentando o Tiquin apenas nos meses de : junho, agosto e setembro, ou seja, 90 dias.

Duciomar é um político tradicional

As características do primeiro governo Dudu, sua prestação de contas política e o seu discurso revelam um estilo tradicional de fazer política e governo. Para Dudu governar é asfaltar ruas, construir prédios e fazer assistêncialismo. É o mesmo modo de governar de quem pensa na cidade, como síntese de ruas e prédios. As pessoas ,os animais e as florestas não fazem parte deste tipo de imaginário. O objetivo estratégico deste tipo de discurso , não é aumentar o IDH, mas construir uma bela orla para viabilizar o comércio e o lazer. Nada contra os prédios e a pavimentação asfáltica, o problema é que asfalto e prédios devem ser meios e não fins em si mesmo. Um candidato deveria apresentar um projeto de cidade ao eleitorado, a partir da realidade concreta da cidade. A partir deste projeto de cidade, o candidato deveria apresentar um plano de governo, fundado em programas, exeqüibilidade de orçamentos e articulação política. O objetivo do projeto seria a construção de uma sociedade equilibrada econômica e socialmente, onde as pessoas e a natureza fossem o fim de todas as ações e as políticas públicas como: saneamento, pavimentação asfáltica, assistência a saúde, ciência e tecnologia,educação, etc fossem meios destinados a atingir os fins acima estabelecidos. Enfim, é necessário afirmar um novo conceito do que é o bom governo. E o bom governo deve visar o investimentos nas pessoas. As obras são meios para atingir fins humanos eticamente explicitados. Normalmente os governantes que só investem em grandes obras, sinalizam explicitamente o desejo pelos 30% de propinas, a serem extraidas dos construtores.

Belém: as possibilidades de Mário do PT

Estamos nos últimos cinco dias de campanha eleitoral relativa ao primeiro turnos das eleições municipais de 2008 em Belém.Mário aparece empatado, na margem de erros das pesquisas, com Priante e Valéria. Tendo por base o grande desempenho de Mário nas eleições majoritárias de 2006, para o senado, creio que Mário não é um candidato pesado eleitoralmente. Acontece que Mário e o PT estão tendo de enfrentar a grande rejeição da governadora Ana Júlia, neste momento em Belém, e esta é uma variável que deve estar evitando o crescimento imediato da candidatura Mário.
Neste momento as pesquisas de opinião já revelam que está ocorrendo uma queda sistemática na rejeição da governadora Ana Júlia. E que esta queda de rejeição ocorre no decorrer da campanha municipal em Belém. Esta constatação indica que o peso exagerado do efeito Ana sobre Mário está diminuindo. Caso nestes últimos 5 dias que antecedem a eleição, ocorrerem a conjunção sistêmica de três fatores: ação da máquina partidária petista, atuação da governadora em favor de Mário na periferia da cidade e um excelente programa na TV, poderemos ter um novo Mário na reta final da campanha, cuja síntese será a disputa em igualdade de condições com Priante e Valéria rumo ao segundo turno.

Ananindeua: o esparro de Muca e Rozilene

Muca, vereador do PPS e Rozilene, vereadora do PTB cairam num esparro em Ananindeua. Os dois são candidatos a prefeito, mas, somados, não ultrapassam os 4% das intenções de votos. Estes candidatos não avaliaram que dois supercandidatos como Pioneiro e Helder, engoliriam quase todos os votos da cidade. Rozilene é candidata para atender estratégia do PTB em Belém (leia-se resguardar os interesses de Dudu), já Muca queria ser vice de Pioneiro, como foi preterido, resolveu vingar-se e lançou-se candidato. É bom não esquecer, decisão em política, com base em paixão, leva ao fiasco.

A disputa em Ananindeua

São duas campanhas bem diferentes: a campanha de Helder é moderna, descentralizada e milionária, a de Manoel Pioneira é tradicional, centralizada e de poucos recursos. É a luta de um jovem político, pouco chegado às massas populares contra um político tradicional muito chegado ao povo. Hoje, o resultado desta equação em Ananin é a indefiniçãp. Mas quem chegar nas cidades novas, pensará que a campanha é de um único candidato. Helder embrulhou, sozinho, as cidades novas, os guajarás, e os demais bairros.

Proplan: Gabriel Oliveira sobe nas cotações

O TIQUIN tem recebido muitas lembranças do nome do técnico-administrativo Gabriel Oliveira para a PROPLAN. Gabriel é especialista em administração estratégica pela FGV e mestrando em administração pública. Gabriel tem larga sensibilidade política e social, adquirida ao longo de muitos anos de militância estudantil e sindical. Sem dúvida Gabriel é uma excelente lembrança.

Tucurui: jogo está empatado

Joilson do PT e Sancler do PPS disputam palmo a palmo as eleições em Tucurui. Os próximos seis dias são decisivos.

Cametá: Waldolí do DEM deve se reeleger

Em Cametá o prefeito Waldolí Valente, coligado com Pompeu do PMDB deve ganhar bem a eleição. Quaresma do PT e Emanuel cunha do PSDB devem disputar a segunda colocação.

Tancredi procura por três Técnicos.

Segundo fontes bem informadas a reitorável Tancredi quer a PROAD, PROGEP e Prefeitura ocupadas por técnicos-administrativos. As apostas estão lançadas.

Quem será a mulher na chapa de Maneschy?

Uma coisa parece certa, dentro da geopolítica na montagem das chapas, Carlos Maneschy deverá optar pela presença feminina em sua chapa, quem será esta mulher? será uma docente ou uma técnica? As apostas estão lançadas.

Record: Dudu e Priante ganharam o debate

Dudu estava tranqüilo porque conhecia os resultados das últimas pesquisas, até os ataques mais açodados , como os de Jordy e de Moraes, o alcaide tirou de letra. Já Priante encurralou Valéria até leva-la ao desequilíbrio. Na linha intermediária esteve Mário Cardoso, que tranqüilo, respondeu com propriedade às inquirições a ele destinadas. Já Marinor perdeu para o destempero e o desequilíbrio, esta candidata, em vez de falar serenamente, discursou muito, chegando até a gritar no microfone. Jordy sempre tem presença marcante nos debates, mas nesta noite da Record, Jordy pecou pela acusação açodada destinada contra Duciomar, em momento inapropriado, perdendo direito de resposta e fortalecendo a postura serena de Dudu. Já João Moraes sempre tem presença sofrível nos debates.

Priante o malvado

E para continuar o massacre sobre Valéria, hoje (segunda) Priante inundou a cidade com bandeiras (azul escuro) que coincide com as mesmas cores das bandeiras de Valéria. Ou seja, ninguém saberá se as bandeiras azul nas ruas são de Valéria ou de Priante, como Valéria está caindo, Priante será o grande beneficiário.

Valéria levou farelo no debate da TV Record

A candidata Valéria do DEM teve um péssimo desempenho no debate da TV Record, ontem (domingo). Visivelmente abatida, esta candidata não conseguiu objetivar as respostas e ao final saiu do confronto como a grande derrotada da noite. Creio que dificilmente Valéria estará no segundo turno.

Não convidem para a mesma mesa

Não convidem para a mesma mesa uma Diretora de Instituto e o prof. Licurgo Brito. Numa reunião na sexta passada entre os diretores e o Reitor, esta diretora não poupou críticas ao candidato a vice na chapa de Regina.

Pará: Uma Demos de miseráveis

65% do eleitorado paraense ganha até 1 salário mínimo. É este público que elege a bancada federal, estadual e os prefeitos dos municípios paraenses. Qualquer mudança na qualidade dos governantes e dos representantes passa pela reforma política e pela reforma da Demos( educação, distribuição de renda assistência a saúde, moradia, política estrutural de ciência e tecnologia). Jamais teremos um parlamento Finlandês com uma Demos de Serra Leoa.

NB: Pólis: É a sociedade política(executivo, legislativo, judiciário e a burocracia) e a Demos é a sociedade civil titularizada, isto é, possui o título de eleitor.

Belém- Debate na Record

Hoje à noite(domingo) a TV Record promove um debate entre os prefeitáveis. Valéria deve virar saco de pancadas. Mário irá para cima de Priante?

A luta surda de Priante contra Mário

Quem leu o Diário do Pará, hoje, domingo(28) vê claramente que os estrategista da candidatura Priante colocaram Mário com apenas 10% das intenções de votos. Esta é uma clara tática para que os eleitores de Mário enxerguem o Priante como o candidato, mais viável eleitoralmente, para derrotar Valéria e enfrentar Dudu no segundo turno. Esta é uma jogada desleal, um golpe no baixo ventre do PT. Todas as pesquisas internas dos partidos apontam um agudo empate entre Mário e Priante, sendo que o candidato do PT vem em crescimento.

Intenções de votos: São João do Araguaia

Mário Ferreira do PMDB está dez pontos na frente de Marisvaldo do PSDB. Em terceiro e quarto lugares estão Claudemir do PT e Chiquinho do PRB. Estes dois estão muito abaixo dos dois principais líderes nas intenções de votos.

Eleições em Sapucaia

Manoel Josino do PT tem uma liderança de 5 pontos sobre o segundo colocado, Tião Cancela do DEM.

Intenções de votos: Novo Repartimento

Literalmente empatados: Bersa do PSB e Valmira do PR. Pedrão DO PT está em terceiro, mas muito abaixo do segundo colocado.

Debates na TV: Valéria em sinuca de bico

A assessoria de Dudu sinaliza que a candidata ideal no segundo turno é Valéria, pois o atual prefeito sonha com o apoio do governo estadual, do PMDB, do PT e com a vinda de Lula em Belém para apoia-lo. Por outro lado, Valéria está numa sinuca de bico: caso nos debates na TV bata no prefeito aumenta sua rejeição e pode cair ainda mais, porém se não aparecer como anti-Dudu, Priante e Mário assumirão este posto e poderão faturar os eleitores de Valéria que estão na oposição a Dudu.
Dudu estaria empenhado em fazer com que Valéria não o bata, para que Valéria passe ao segundo turno. Porém se Valéria não bater no atual alcaide, Mário e Priante dirão que os dois são farinha do mesmo saco.

Belém: Valéria, Mário e Priante embolados

Todas as pesquisas internas aos partidos indicam a acentuada e continuada queda de Valéria que está chegando aos 15%. Mário e Priante estão literalmente embolados, sendo que Mário está em ascenção. O fato novo na campanha de Mário é o embalo que a governadora vem dando a esta campanha nos últimos 08 dias, nas periferias da cidade. Creio que o desafiante de Dudu. sairá da luta entre Mário e Priante. Os votos de Valérias estão fugindo em direção a Dudu.

Que tal um governo de minoria?

Governos como o de Olívio Dutra no RS e Edmilson em Belém, optaram em governar com minoria no legislativo. A equação é simples: o governo só deixa participar da gestão os partidos orgânicos, que participaram da coalizão eleitoral. Durante a gestão o governo para ver iniciativas polêmicas aprovadas no parlamento, negocia pontualmente cada projeto. Assim a base orgânica fica mais satisfeita com o apoio objetivo do governo. As bases eleitorais dos deputados são melhores atendidas e os demais parlamentares podem negociar pontualmente cada projeto de lei. Agora, o governo tem de sair desta esquizofrenía política e deve passar a definir um modelo claro de relação executivo-legislativo. Não preciso dizer que o modelo de governo de minoria deixa sempre uma grande apreensão: porque qualquer erro grave da governadora, pode levar ao impeachment.

ALEPA: modelo de relação executivo legislativo está esquizofrênico

Esta crise do TCM, antes de mais nada revela uma crise entre as relações executivo-legislativo no governo Ana Júlia. O problema é o seguinte: A banda pragmática da DS optou pela construção de um governo de maioria na ALEPA, porém o PT só tem 6 deputados, o PSB 1 e o PMDB 9, total: 16 deputados. Agregar uma maioria de partidos tradicionais exige intensa negociações, onde a patronagem, representa o mecanismo de ação, a ser mais utilizado.
Ocorre que o núcleo de governo( que coincide com os pragmáticos) vêm tratando os parlamentares da base a pão e água, e o resultado pode ser visto nestas tensões pontuais, o caso TCM, é apenas a ponta do iceberg. O núcleo de governo não vem tratando a base de governo como se fôsse um governo de maioria. Os deputados não vêm se sentindo como membros do governo, mas como pedintes indesejados.

Punição: tiro poderá sair pela culatra

Caso o governo opte por uma retaliação apaixonada contra os infiéis poderá estar dando mais um tiro no pé. Antes de retaliar o governo deveria se perguntar- porque os deputados trairam? Notem esta traição não foi uma decisão isolada de alguns deputados, eu creio que foi uma ação sistêmica, visando dar um aviso ao governo: a base parlamentar está insatisfeita.

TCM: qual será a reação do governo?

Notícias extra oficiais insinuam que a governadora punirá os traidores com perda das mordomias no governo. A exoneração dos indicados pelos infiéis seria uma questão de dias.

Eleições: Palestina do Pará

Empate cravado entre Maria Ribeiro do PSDB e Raimundinho do PMDB.quem conquistar os indecisos ganhará a parada.

Eleições em Pacajá

Padre Edmir do PPS lidera com folga as pesquisas de intenções de votos e deve chegar à prefeitura. Pedro Resende do PSDB vem segundo, mas bem distante do primeiro colocado.

Pesquisa em Ananin

Transferí a pesquisa que faria no sábado(27) em Ananindeua, para dia 01 de outubro (quarta). Tomei esta decisão porque o IBOPE ajustou sua pesquisa para números mais próximos da realidade, e também porque tive de enviar várias equipes para pesquisar o interior.