2012 em Belém: 5 mega atores

Cinco mega atores deverão estar credenciados para reivindicar, pelo voto, a prefeitura de Belém em 2012: Dudu e o PTB, O governo Federal e o PT, o governo estadual e o PSDB, o PPS e Jordy, e Edmilson e o PSOL. Neste provável grau de fragmentação partidária, 20% de votos podem garantir passaporte ao segundo turno. Este cenário inicial pode vir a incluir o PMDB, caso este partido venha a lançar nomes como: Jáder, Wlad, Priante, Helder ou Elcione.

2012 e o PTB: ou quando a borracha termina antes do lápis

Dudu deverá bater novo recorde de pavimentação asfáltica em Belém nos próximos 20 meses em Belém. Provavelmente veremos avançar a urbanização da orla da capital, a partir da estrada nova. Novos conjuntos habitacionais e grandes ruas deverão ser revitalizados. Caso estes prognósticos se confirmem, veremos novamente Dudu, através de um preposto, competitivo nas eleições de 2012 na capital. Será que o povo de Belém consumirá a borracha antes do lápis?

2012: quem será o candidato do PSDB em Belém?

O PSDB fará, nesta nova conjuntura estadual, a mesma trajetória de 1994/2006, quando se diluiu e submergiu, enquanto partido, dentro da coligação União Pelo Pará? duas posições se debaterão dentro do PSDB do Pará em 2011: lança candidato próprio nos principais do Pará, incluindo Belém, ou apoiará candidatos de outros partidos? parece certo esta polêmica na capital, onde o PSDB se dividirá entre a candidatura Jordy e uma candidatura própria. Paulo Chaves, Zenaldo e Flexa, são nomes cotados para a disputa em Belém.

Assembléia Geral em Letras Decidiu Data de Eleição

Ontem (sexta) em Assembléia Geral os alunos do curso de Letras resolveram o impasse existente entre o calendário da eleição para o Centro Acadêmico.

A reunião foi dividida em dois momentos por conta te terem dois turnos no curso – manhã e noite – o primeiro momento ocorreu às 14:00 horas e o segundo as 18:00 horas. Tanto os alunos da manhã quanto os alunos da noite não concordaram com a proposta da atual gestão do CAL de se fazer a eleição em Março do ano que vem. Ficando, então, definido que nas datas 14 e 15 de Dezembro a votação e o período de inscrição de chapa entre os dias 29 de Novembro a 03 de Dezembro.

O impasse agora é sabe se PSOL e PSTU saíram junto em uma chapa contra a chapa dos insatisfeitos com o Centro Acadêmico. Vamos esperar para ver!

A PEC do DEM e o terceiro mandato

Caso a proposta do DEM tenha êxito, não teremos mais nenhum presidente, governador, prefeito e gestor público querendo ter terceirto mandato no Brasil. O DEM está lutando para ver aprovado uma Proposta de Ementa Constitucional que acaba com terceiro mandato no Brasil.

Muita gente, a exemplo da lei do Ficha Limpa, seria atingida por esta emenda constitucional. Estaria liquidada o impulso infinito por cargo executivo.

UFPA: De forrós, assaltos e tráfico de drogas

Não há dúvida de que o forró da sexta-feira sempre fez a cabeça dos acadêmicos da UFPA, sendo um local onde as entidades estudantis "fazem" finanças. O problema que a UFPA está inserida no Guamá e Terra Firme, que são dois bairros ultra violentos de Belém. Durante o forró muita gente, extra universidade, invade o campus, pelo rio e pulando o imenso muro, que separa a UFPA destes bairros.

Ou seja, a festa acaba sendo embalada pelas drogas e pelos fora da lei destes bairros, colocando em risco a vida dos estudantes. Não raro, existe cenas de violências, das mais variadas.

Que fazer? as entidades não abrem mão desta atividade, e a UFPA não dispõe de infra-estrutura para garantir a segurança dos estudantes. O primeiro passo é a família dos estudantes discutirem esta situação com seus filhos, o segundo passo é a reitoria abrir este debate com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral.

Creio que ações devem ser tomados para prevenir futuras tragédias. Os omissos serão chamados à responsabilidade.

Secretariado de Jatene: como queimar um nome

A maneira mais clássica de queimar um nome para ocupar espaços importante em um governo é especular com este nome e deixá-lo entregue aos leões "anônimos" dos blogs e colunas de jornais.

UFPA-Letras: oposição ganha assembléia

Ontem, sexta (18) a oposição à direção do Centro Acadêmico de Letras- CAL, ganhou a assembléia que escolheu a comissão eleitoral.

Há um ano o PSOL ganhou as eleições em Letras por 4 votos de diferença. Agora a oposição, foormada por PT, PC do B, PSDB e independentes, pretende dar o troco.

PT adiando um balanço das eleições

Apesar das tendências petistas já estarem fazendo um balanço das eleições para o governo do estado, a direção estadual deve "jogar" esta discussão para janeiro de 2011, para os ânimos esfriarem. Tem muita "orelha" ardendo.

Égua: o mal da vaca louca chegou ao Brasil?

Um médico foi internado com suspeita de ter contraido a "Vaca Louca". Veja aqui

Duciomar: liderança em xeque?

Segundo a grande imprensa, os deputados estaduais do PTB estão questionando a liderança estadual do prefeito Duciomar Costa sobre o PTB no Pará. Neste momento Roberto Jeferson, presidente nacional deste partido, estaria analisando os custos e benefícios de vir a defenestrar Dudu do controle estadual do PTB.

Mesa da Câmara: rebelião em Ananindeua

O presidente da Câmara de Vereadores de Ananindeua e deputado eleito pelo PR Eliel Faustino está travando uma batalha surda com o prefeito Helder pelo controle da Câmara de Vereadores. Helder está apoiando a candidatura da pastora Ray e Eliel Faustino está articulando apoio ao vereador Begot. Lívio Júnior, corre por fora. Uma coisa parece certa: caso ocorra uma vitória de pirro contra o prefeito, os infièis correrão o risco de perecer por anemia infra-estrutural.

Senado: Zé Geraldo pronto para a batalha

Caso tenhamos nova eleição para o senado no Pará, o nome mais cotado pelo campo majoritário é o deputado federal Zé Geraldo.

2012: Ganzer é nome de peso

Dentre os nomes mais cotados do campo majoritário com vistas as disputas para prefeito de Belém em 2012, Ganzer é um nome muito lembrado. Não se deve esquecer que Ganzer disputou o governo do estado em 1994 e obteve quase 20%, só na capital.

Crime eleitoral: MP acusa Wladimir Costa

O Ministério Público Eleitoral quer a cabeça do deputado federal mais votado do Pará. Wladimir Costa está formalmente acusado pelo MP. Quer saber mais? então clique aqui

UFPA: o amor por cargos

Quem disse que a frase rei morto e rei posto funciona na UFPA? o amor por cargos povoa a mente daqueles que não tem projeto acadêmico, mas vivem a sonhar com o mundo político partidário, e a UFPA seria a única possibilidade de viabilizar este sonho pessoal. Seria o trampolin acadêmico.

Sucessão de 2012: Campo Majoritário quer a cabeça

O campo majoritário do PT, conformado pelas tendências Unidade na Luta, PT pra Valer e Articulação Socialista, dificilmente abrirá mão da cabeça, nas disputas futuras para a prefeitura de Belém e para o governo do estado em 2014. E caso venha a ter nova eleição para o senado, o candidato deve sair deste campo político, também. "macaco velho" não mete mão em cumbuca.

Prefeitura de Belém: Flexa em alta cotação

Depois da grande votação que obteve em Belém , na última disputa para o senado, Flexa Ribeiro vem sendo muito lembrado, para encabeçar a chapa do PSDB à prefeitura de Belém em 2012.

Segundo os analistas tucanos, o PSDB não pode repetir a diluição, que quase o liquida, quando da vigência da União pelo Pará, que existiu entre 1994 e 2006. Quando o PSDB foi derrotado na eleição governamental de 2006, viu-se completamente esvaziado politicamente, por não estar ocupando nenhuma prefeitura importante no Pará.

Seria a diluição política do PSDB dentro da coligação União pelo Pará, que o teria fragilizado, politica e organicamente, como partido político.

ALEPA: Pioneiro seria o favorito

De acordo com as bases tucanos, Pioneiro por ser aliado de primeira hora de Jatene, seria um dos nomes com alta cotação junto ao novo governador, para presidir a ALEPA.

O governo Jatene e a posição do PT

Eu diria que o PT do Pará ficará entre duas posições na ALEPA: 1- oposição sistemática e 2- oposição propositiva. Caso o PT opte pela oposição sistemática, então disputará com o deputado Edmilson (PSOL) o posto de maior opositor ao governo Jatene. Não creio que o PT projetará uma boa imagem à sociedade com uma postura que revele uma oposição "cega" ao novo governo.

É tempo do PT voltar a pensar em lutar para recuperar sua marca de: republicano, coerente, combativo e propositivo. Creio que o PT levará alguns anos para corrigir as distorções de sua imagem, no Pará, produzido pelo governo da DS/PMM do B.

Governo Dilma: PMDB não estaria bem na foto, no Pará

Existiria uma avaliação no planalto em torno do empenho objetivo dos maiores líderes do PMDB paraense na eleição de Dilma Roussef. O PMDB do Pará não apoiou Ana Júlia e suas maiores lideranças não teriam sido notadas se empenhando na votação de Dilma no Pará. Caso esta avaliação se torne majoritária, teremos consequências práticas na ocupação, por este partido, de cargos federais no Pará.

Próxima batalha: sucessão na ALEPA

Jatene está de frente com dois cenários possíveis para a sucessão na ALEPA: 1- construir uma coalizão de governo com PMDB, PR, PTB, PV e PPS e isolar PT e PSOL. Neste cenário a cabeça da ALEPA poderia ficar com o PSDB, contemplando, generosamente, o PMDB. Neste contexto, Jatene estaria desafiando para a luta sem quartéis PT e PSOL. Será que Jatene optaria por ter, de antemão, 10 deputados, em confronto aberto neste primeiro dois anos de mandato? dez deputados param a ALEPA, no momento em que quiserem.


Cenário 2- Jatene, apesar de consolidar uma coalizão de governo, envolvendo PMDB, PR, PTB, PV e PPS, negociaria com o PMDB a "cabeça" da ALEPA, permitindo que o partido de Jáder escolha um nome com amplo trânsito no governo e na oposição. Com esta opção política, Jatene ampliaria o cenário de governabilidade, por eliminar a priori, vetos permanentes dentro da ALEPA.

Veremosos, em breve, a capacidade do pensamento estratégico do governador eleito. A ALEPA será um bom laboratório para estas observações.

Teoria neurológica do voto

Neste momento a teoria do voto começa a dialogar com os experimentos da neuro ciência. Para aqueles que achavam que a ciência política em nada dialogava com as ciências da saúde, estavam redondamente enganados. Neste momento parece clara a idéia de que para a decisão do voto emoção e razão se complementam, ao contrário de uma crença ocidental que sempre opôs emoção e razão.

Sensações passada (emoções vivida) em conexão com os sentimentos do momento ( o sentimento seria a memória da emoção), podem ser mobilizados no contexto de uma eleição. Assim razão e paixão tem tudo a ver com a decisão do voto. Cientista político que quiser entender a teoria da decisão do voto com base na neurociência, terá de entender a estrutura de funcionamento do cérebro, e a anatomia êncefálica é condição sine qua non para entender esta questão.

Como tenho ampla formação na área anátomo-fiisológica do corpo humano, creio que terei menos dificuldades do que a turma formada com base nas ciências humanas. Se bem que fui aluno universitário de história, direito e ciências sociais. Neste momento estou enfronhado nos ensinamentos de neuro-ciência.

O PT e a síndrome da facção.

Segundo Giovanni Sartori o conceito de facção está relacionado a um agrupamento interno aos partidos que só pensa no seu círculo particular, ou seja, só pensa no seu umbigo. Primeiro a facção depois o resto...

Não existe, no PT, sobrevivência política fora das tendências. Candidatos independentes, que se elegerem parlamentares, dificilmente serão guindados à disputa majoritárias, porque o que move as facções é o controle da máquina, para dominar e se possível liquidar seus oponentes dentro do próprio partido.

As facções minoritárias só são guindadas às disputas majoritárias quando as facções majoritárias avaliam que as chances de vitórias são pequenas. Foi por causa deste tipo de cochilo, das correntes majoritárias no Pará, que Edmilson foi candidato em 1996 e Ana Júlia em 2006.

As facções são o segredo do crescimento fenomenal do PT, mas também são as causas de sua prostração. Ajudam a crescer, porque o PT é uma federação de facção, mas também ajudam a enfraquecer, porque cada uma só pensa em sí, em detrimento do partido.

O PT disciplinou as tendências (facções), mas nunca deixou de ser uma federação de facção. Hoje tenho clareza, as correntes internas, jamais superaram a condição de facção. Querem uma prova desta afirmação? abrir mão, nos governos, de quadros qualificados acadêmicos, com grande inserção na história do PT e da esquerda, só porque este quadro não é da tendência. Assistí doutor, super experiente, ser substituído em cargo técnico, por recém graduado da tendência, sem nenhuma experiência.

Ana Júlia seria o pesadelo do PT-Pará

Ana Júlia será ainda nas próximas eleições: senado, prefeitura de Belém e governo do estado de 2014, o nome mais lembrado do PT nas pesquisas de opinião pública. Ou seja, Ana Júlia percorrerá, nos próximos anos, os pesadelos de Unidade na Lula, PT pra Valer e Articulação Socialista.

O dilemas destas correntes será: com Ana a gente disputa eleições majoritárias, mas se ganhar recebe migalhas. Sem Ana, não disputamos nada e nem migalhas ganharemos.

Estas correntes pagam o preço de ter apostado em lideranças operárias e camponesas para o parlamento e para os executivos, e hoje não tem nenhum quadro de massas intelectualizado, capaz de conquistar corações e mentes nas cidades e no campo. O que não é o caso de PSDB, PPS e PSOL. Construir outros nomes demorará pelo menos 08 anos.

Governo Ana e as demissões de DAS's

Dois objetivos orientam a tortura aos DAS's em final de mandato. Poupar recursos para outras finalidades e deixar o futuro governo sem informações estratégicas em cada secretaria...existe medo de cooptações.