Vem aí mais 17 municípios ao Pará

Os jornais de hoje noticiam que muito em breve teremos mais 17 municípios no Pará. Creio que a melhor forma de o Estado brasileiro se fazer presente no interior do Brasil com saúde, educação segurança, saneamento etc, é através dos municípios. Porém esta tese só tem substância se acabarmos com o dirigismo da união sobre o Estado brasileiro. Para termos uma idéia apenas 15% do bolo tributário nacional é repassado aos municípios.

No Pará 80% de seus municípios vivem à míngua e de pires na mão frrente aos governos estadual e central. Estes municípios não conseguem arrecadar nem IPTU, fruto da tradição paternalista e populista que atingem a maioria dos gestores destes municípios. O dinheiro do FPM só dá para pagar o pessoal e manter a máquina funcionando (água, luz, telefone etc.)

Portanto, criar novos municípios dentro do contexto de hipertrofia orçamentária da união, significa tão somente socializar a miséria orçamentária municipal. Para termos uma referência, em 1902 nos EUA eram destinado 52% do orçamento nacional aos municípios.

03-09: jogo entre administração central e reitoria

Na arena do Flamengo, as 20:hs teremos o primeiro confronto da equipe da administração central. Em breve o time dos andirobas enfrentará outras seleções das unidades administrativas e acadêmicas da UFPa. Salsicha, mosquitinho, pouca telha, bonitão, maizena e baby-sauro estão treinando intensamente. A 192 já está de prontidão.

Medicina em notícia negativa nos jornais

Hoje temos notícias do curso de medicina nos jornais da cidade. A estudante reclama da falta de cadáveres para as aulas práticas. A diretora da faculdade diz que não existe espaço para guardar novas peças anatômicas. A estudante reclama da ausência de metodologia de ensino interdisciplinar no curso e revela que o MEC exige a integração entre as disciplinas, porém as aulas continuam a ser ministradas de forma segmentada.

Pesquisa indica favoritismo de Jáder

Hoje o Diário do Pará publica uma pesquisa atribuida ao DEM. Nesta pesquisa Jáder lidera as intenções de votos para o governo estadual. Ana Júlia, Valéria, Priante e Jatene aparecem bem. Devo alertar que uma pesquisa dessa natureza e neste período revela, muito mais, a notoriedade dos nomes apresentados aos eleitores do que propriamente intenção de voto. Estes nomes seriam sempre lembrados porque estão na mídia. Creio que ainda é muito cedo para aferirmos tendência de voto. É o momento de avaliação da gestão incumbente, aí sim, teremos um parâmetro para. análise futura.

Dudu começa a voltar à cena

Há poucos minutos atrás Dudu Costa esteve reunido com os feirantes da cremação. Prometeu a entrega da feira em 240 dias. As obras já começaram. Tudo indica que as obras físicas voltarão a visitar os bairros de Belém. Talvez este movimento indique a disposição de Dudu em disputar as eleições de 2010. Jáder corre perigo se Dudu concorrer ao senado.

Jefferson Galvão em trabalho de campo

Jefferson, ex diretor da gráfica da UFpa neste momento conclui seu trabalho de campo para sua dissertação de mestrado. Em setembro Galvão estará de volta à UFPa.

O governo e a Seduc

O governo e o PT devem tomar algumas decisões absolutamente urgente em relação a gestão em educação no Pará:

1- Assumir que esta secretaria passa a ser cota específica do PT e da governadora.
2- A nova secretária deve nomear novos gestores, sejam eles de URE's como de polos, perfeitamente afinados com a linha estratégica do PT para este setor.
3- Quadros intelectuais com formação política e experiência na área devem ser convidados para estas funções.
4- A escola deve ser imediatamente empoderada do ponto de vista político (nomeação dos diretores mais votados), administrativo e orçamentário.
5- Permitir que docente com qualquer formação possa se candidatar ao cargo de diretor. Os professores mais comprometidos, muitas vezes não podem candidatarem-se devido à reserva do cargo de diretor de escolas estar destinado aos pedagogos. Isto é herança da ditadura militar.
6- Entrega das plantas que projetam as reformas das escolas à direção e ao conselho escolar para evitar o conluio patrimonialista entre meio físico e as empresas encarregadas das reformas.
7- Realização de um diagnóstico sociológico e político, urgente, sobre a percepção que professores, alunos, funcionários e pais estão tendo da ação da Seduc e do governo no setor educação do Pará.
8- Fóruns regionalizados dos diretores de escolas e de presidentes dos conselhos escolares com vistas a otimizar as gestões na escola e quebrar com o compadrio que existe em muitas escolas, onde o diretor finge que administra e os professores fingem que dão aula.


Ou o governo realiza este programa mínimo ou o PT perderá no Pará, a marca que sempre ostentou na gestão da educação em seus governos. Iniciativa do gênero também vale para a área da saúde.

O semáfaro da Pedro Álvares Cabral com Júlio César

Quem passa em horário de pico no cruzamento da Pedro Álvares Cabral com a Júlio César só falta ter um ataque de nervos. É que a CTBEL privilegiou o fluxo pela Júlio César e secundarizou o corredor da Pedro Álvares Cabral. Assim o sinal verde da Júlio César dura 1.40 segundos e o sinal verde da Pedro Álvares Cabral dura apenas 40 segundos. No horário do pico de trânsito formam-se grandes engarrafamentos pelo corredor da Pedro Álvares Cabral. E pela ironia do destino o fluzo da Pedro Álvares Cabral é bem maior do que o da Júlio César.

Já telefonei para a CTBEL, desde o ano passado e até agora nada. Valha-nos quem?

Da tribuna do Davi www.tribunadodavi.blogspot.com

1 - Muitas vezes, quando faço duras críticas à grande mídia e seus correspondentes políticos, alguns amigos dizem que estou exagerando. Para mim, os editoriais dos grandes jornais e TVs, o modo como são realizadas as matérias e comentários são auto-evidentes em relação a esta questão. De qualquer forma, o vídeo que segue abaixo foi uma das demonstrações mais escancaradas da total falta de compostura e espírito democrático de uma imprensa que, apesar das aparências que tenta manter, é mesmo golpista.

2 - A questão ronda em torno dos índices de produtividade da terra no Brasil, cuja a renovação é uma bandeira histórica dos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária. Mas a matéria sequer explica de que se trata, colocando a questão apenas como "pretexto do governo para tomar as terras de produtores rurais". Neste intento, a emissora do programa, o Grupo Bandeirantes, agride os movimentos sociais, chamando-os de baderneiros, para, logo em seguida, incitar à baderna e à violência contra o governo do presidente Lula, pretendendo "chegar até o gabinete" dos despachos. Tudo isso utilizando-se de um jornalista, que com cara de inteligente e expressão de cidadão indignado, defende os interesses do seu patrão e da pequena elite de latifundiários.

3- Os índices de produtividade estão previstos na legislação brasileira, bem como a necessidade de sua renovação com os avanços das técnicas de produção. O processo de desapropriação de terras, como se sabe, também obedece procedimentos legais protegendo inclusive de sobremaneira os direitos dos grandes proprietários. Se a proposta do governo Lula não agride em uma vírgula o Estado de Direito nem à Constituição, fica a pergunta: onde está a ameaça? Ameaça para esses senhores significaria tão somente contrariar seus interesses?

4- Não resta dúvidas que há uma campanha de desestabilização em curso, uma campanha contra todas as conquistas democráticas do povo brasileiro e contra o governo Lula, que apesar de profundas contradições, conseguiu avançar em importantes conquistas sociais.5- Em uma ampla articulação de setores empresariais, políticos e midiáticos, antigos saudosos da ditadura militar e novos adeptos da ditadura do mercado e da propriedade absoluta (ainda que grilada) formam um partido que não se apresenta, mas existe, tentando incutir na mentalidade brasileira ataques conta os direitos humanos, a democracia, o controle social e os movimentos sociais. Paulo Henrique Amorim estava certo. Eles formam o PIG, o Partido da Imprensa Golpista.http://www.youtube.com/watch?v=H2cnB55K0Jg

TRE: Fórum aberto de Gestão Pública

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará realiza na sexta (28/08) o I Fórum de Gestão Estratégica, no plenário Antônio Koury (Rua João Diogo, 288, Campina), das 8h30 às 12h, aberto ao público, para discutir a gestão estratégica na administração pública, apresentar a estratégia adotada pelo Poder Judiciário brasileiro e mostrar as experiências e resultados alcançados pelo Tribunal de Contas da União. O fórum é voltado para servidores da Justiça Eleitoral, de Instituições Públicas, acadêmicos da gestão pública, e sociedade civil organizada.
O Objetivo do Fórum é promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências sobre Gestão Estratégica no setor público, visando a melhoria do planejamento e gestão mediante implementação de ações, programas, projetos e atividades que atendam aos anseios da sociedade.
Maiores informações na Coordenadoria de Planejamento Estratégico do TRE-PA, nos fones: 8849-1210 – 3213-4577/4579 ou coplan@tre-pa.gov.br.
Temas do Fórum
“Gestão Estratégica na Administração Pública“, com Roberto Ferreira Valente, analista de sistema, atualmente, desenvolvendo suas atividades na área de Planejamento/Qualidade da PRODEPA
“A Estratégia do Poder Judiciário“, com Luiz Otávio Borges de Moura, Assessor de Gestão Estratégica do TSE
“Organizações voltadas para a estratégia: a experiência do TCU”, com Daniel Luiz de Souza, Auditor de Controle Externo do TCU.
Serviço
Evento: I Fórum de Gestão Estratégica
Local: Tribunal Regional Eleitoral do Pará - Plenário Antônio Koury
Data: Sexta (28/08)
Hora: 8h30 às 12h
Público: servidores da Justiça Eleitoral, de Instituições Públicas, acadêmicos da gestão pública, e sociedade civil organizada.

CONTATO
LUCIO BAIA - 8173.9193
ASCOM TRE-PA/MIDIA 4

Esclarecimentos que vêm da Ascom-UFPa

Recebo e.mail do jornalista Walter Pinto que faz esclarecimentos sobre o engajamento profissional dos novos jornalistas da UFPa, recentemente admitidos através de concurso público. O esclarecimento se fez necessário devido a postagens anônimas que colocaram em questionamento o compromisso e a dedicação profissional destes novos jornalistas de nossa instituição. De minha parte reitero os esclarecimentos de Walter Pinto e repudio qualquer postagens anônimas que atentem contra a integridade profissional de qualquer servidor desta universidade.

A seguir o texto de Walter.

Meu caro amigo e dileto professor Edir:
Hoje, recebi um e-mail da editora do Beira do Rio, preocupada com uma nota que saiu sobre quatro colegas da Ascom que estariam passando o dia no computador fazendo que trabalham, algo assim. Como você é umapessoa sensível, bem informada e honesta, faço os esclarecimento para que boatos dessa natureza não se propaguem como verdade. Osjornalistas que passaram em concurso e estão atuando na Ascom, estão todos em estágio probatório, sendo portanto alvo fácil e delicado para qualquer forma de pressão, espúria ou não. Tenho sido testemunha do grau de seriedade de todos os profissionais que estão trabalhando naAscom. Posso garantir que estão atuando com todo grau de profissionalismo, de maneira correta. Estranho muito esse tipo de nota justamente no momento em que os jornalistas cumprem aquela etapa probatória. Tenho tido o prazer de trabalhar com a equipe atual. Sei que todos são jovens profissionais sem qualquer vinculação com outra coisa que não seja o pleno exercício do trabalho profissional, sério e sem enrolação. A equipe da Ascom está empenhada em melhorar, cada vez mais, a comunicação na UFPA. Enquanto aguardam a chegada da coordenadora, professora Regina Alves, os jornalistas lotados na Ascom desempenham suas atribuições com honestidade e, mais uma vez,profissionalismo. Não consigo divisar de onde partem os ataques, mas eles são injustos para os colegas jornalistas da Assessoria de Comunicação.
Um abraço.
Walter Pinto

A "ética" dos liberais

DEM e PSDB renunciaram à comissão de ética do senado. O fato originou-se com a crise detonada a partir do episódio dos atos secretos. Naturalmente que o julgamento ético deveria transceder as preferências partidárias. Acontece que a tradição partidária brasileira nos acontecimentos recentes (desde a era FHC) é de proteção integral ao governo. Quem não lembra das dezenas de CPI's arquivadas nos governos do PSDB. O DEM sempre foi tropa de choque nos governos tucanos. Não tem jeito, no parlamento as decisões políticas transversalizam todas as dimensões das competências do Senado e da Câmara dos Deputados. Portanto a ética dos partidos ultra-liberais (DEM e PSDB) é para inglês ver.

Jáder está bem na foto

Segundo fontes pmedebistas bem informadas, o deputado Jáder Barbalho vem aparecendo bem em pesquisas de opinião pública pelo interior. No ponto de vista dos pesquisados o chefe estadual desta legenda deveria disputar o palácio dos despachos. Como estamos vendo os pmdebistas prometem negociar pesado visando o processo eleitoral de 2010. Duvido que Jáder se exponha a tamanho risco.

Ingenuidade na congregação do ICS

Muitos apoiadores da candidatura Paulo Amorim ao ICS ajudaram no apoio ao pleito indireto naquele instituto. A votação foi por unanimidade. Quanta ingenuidade! a atual diretora que não teria chance em uma eleição direta, agora está cheio de fôlego. O principal argumento de Eliete é a caneta. Triste destino do ICS e do curso de medicina.

Bancada Federal: Maneschy toma café em Brasília

Neste momento o reitor Carlos Maneschy toma café com a bancada federal em Brasília. O convite foi formulado por deputados e senadores. Em pauta a questão orçamentária da UFPa.

Parsifal Pontes agoniza com a provável saida de Chicão do governo

O primeiro suplente de deputado estadual pelo PMDB Parsifal Pontes deve estar há vários dias sem dormir direito. É que o titular da secretaria de obras, o deputado Chicão, colocou o cargo a disposição da governadora. Caso a saída de Chicão se concretize Parsifal sai da Alepa. Parsifal ainda conta com cinco meses de fôlego. É que o deputado Anaice está de licença médica por 150 dias.

Eco-socialistas do PT podem acompanhar Marina

O movimento eco-socialista que abriga muitos petistas históricos pode vir a acompanhar Marina Silva em sua entrada no PV. Até gente da DS está neste movimento como o cearense Pedro Ivo.

Suplicy em rítimo quase parando

O senador Suplicy só resolveu dar cartão vermelho ao senador Sarney depois que a comissão de ética arquivou os 11 processos contra o presidente do senado. A cena, retratada na TV no dia de ontem, pareceu mais patética do que substantiva.

Faleiros admite saida da titular da Seduc

Airton Faleiros, líder do governo na Alepa admite nos jornais de hoje a saída da titular da Seduc Bila Gallo. Esta situação poderia configurar-se até a próxima sexta feira.

Direito Eleitoral internacional será debatido em Belém

Nessa terça-feira (25/08), às 8h30, no plenário Antônio Koury/3º andar TRE), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Des. João Maroja, apresentará o Seminário Internacional de Direito Eleitoral Comparado a ser realizado em Belém nos dias 1 e 2 de outubro, no Centro de Convenções e Feiras Amazônicas, o Hangar.
A Justiça Eleitoral Brasileira é reconhecida por sua celeridade, segurança, transparência e inovação. O seminário internacional vai debater as diferenças e semelhanças entre os ordenamentos jurídicos dos países latino-americanos, com a finalidade de aperfeiçoar sistemas e processos eleitorais. O debate servirá para a troca de experiências e interação entre sistemas eleitorais os países que estarão presentes.
“A Amazônia ocupa uma posição geopolítica estratégica no Brasil, na América Latina e no mundo. Reunir o que esses países estão realizando no Direito Eleitoral cumpre a missão política de nossos tribunais eleitorais, que é fortalecer o processo eleitoral, tornando-o cada vez mais seguro, eficaz, democrático e representativo”, afirma o Des. João Maroja.
A sessão plenária será aberta a advogados, magistrados, membros do Ministério Público, servidores da Justiça Eleitoral, partidos políticos, gestores públicos e sociedade civil organizada.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINARIO
Dia 01/10 - Painel da manhã: “A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E A RENOVAÇÃO DE MANDATOS”
Painel da tarde: “ORGANISMOS ELEITORAIS NA AMÉRICA LATINA: Solução de conflitos e administração das eleições”
02/10 – Painel manhã: “FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E CONTROLE DE CONTAS”
Painel da tarde: “IDENTIFICAÇÃO DO ELEITOR E SEGURANÇA DO VOTO”.
Contato

Lúcio Baia – 8173.9193

ASCOM TRE-PA/MIDIA 4

Governo Ana garimpa legendas e deputados

Hoje os jornais anunciam a voracidade do governo Ana em ampliar sua base partidária e parlamentar na Alepa. Uma coalizão estável não se garante apenas com cargos às vésperas de 2010. A conjugação de forças partidárias é pressuposto para a governabilidade. Uma outra dimensão na ciência de governar não vem sendo praticada pelo direção política do governo. Esta dimensão é a governança, que tem vários desdobramentos. Na dimensão da sociedade política implica em capilarizar a gestão para dentro da base partidária e parlamentar através de fóruns onde partidos e deputados sejam ouvidos permanentemente a respeito das diretrizes de governo.

Outra dimensão é o cumprimento dos acordos políticos firmados com a base aliada. A maior queixa de partidos e deputados governistas é a falta de cumprimento destes compromissos. Esta prática errante leva à incerteza e a construção de uma base pastosa ou à não base.

No Pará os deputados da base aliada não confiam nos emissários do palácio dos despachos. O deputado Airton Faleiros, pela sua habilidade e respeitabilidade pessoal é quem ainda mantém o diálogo com os desonfiados deputados governistas.

Caso o governo não madureça e deixe as práticas juvenís de lado na direção política, a gestão não vai a lugar nenhum e poderá ocorrer enormes "traições" no período eleitoral que se aproxima. É ver para crer.

Oposição tomou conta do Bettina

A turma que lutou contra Maneschy recentemente hoje ocupa os cargos diretivos no Bettina contra o nosso pessoal que suou sangue para enfrentar a repressão naquele hospital durante o processo eleitoral para reitor. Esta é a primeira baixa entre os "debaixo" que a nova gestão sofre. Tudo por causa da insensibilidade política do atual diretor, que se apossou do cargo, não aceitou as orientações passadas para a composição da gestão com base no bloco de apoio eleitoral e hoje surfa sobre os desgraçados lutadores pró-Maneschy do Bettina. O diretor do Bettina não participou da campanha de Maneschy para reitor.
Nota importante: o nome deste diretor foi originalmente levantado por estes mesmos (hoje)esmagados do Bettina. Tal indicação deveu-se a lembrança da boa passagem deste gestor pelo HUJBB anteriormente. Maneschy só fez aquiescer a esta sugestão de sua base no Bettina. Que bola fora.

Eu estou decepcionado com o prof. Murilo, e perdi o respeito político por ele. Murilo não levou em conta a correlação de forças que emergiram da disputa eleitoral. Nomear e se cercar dos adversários é o maior de todos os insultos.

ICS: Eliete se julga imbatível no tapetão

A atual diretora do ICS Eliete se julga imbatível na eleição indireta para o ICS. Quem está com a caneta em uma eleição antidemocrática só perde o pleito se for muito incompetente. Cade os combativos DAM, SINTUFPA e a ADUFPA que nada fazem contra este atraso político no ICS?

Dia 03-08: futebol de arena na UFPa

Dia 03 de agosto o time dos pro-reitores enfrentará o time da reitoria. Já estão escalados pelos pro-reitores: babyssauro, pouca telha, maizena, mosquitinho, salsicha e bonitão. Em tempo, o jogo será na escolinha do Flamengo ( Roberto Camelier entre Pariquis e mundurucus) a partir das 20:00 hs. O propósito desta iniciativa é ampliar a integração através do esporte. A pretensão é em breve reativar os demais esporte de forma institucional. Ou seja, a UFPa deve começar a mostrar sua cara no esporte amador. É interesse do coordenador técnico da equipe da reitoria João Cauby enfrentar o selecionado sênior de todas as unidades administrativas.

Em tempo: com base em meus conhecimentos técnicos na arte da guerra fui convidado a montar uma estratégia para fazer frente à juventude que vestirá a camisa do time da reitoria.

Internauta me alerta que o jogo será no dia 03-09.

Dia D para mudança na Seduc

Segundo os jornais de grande circulação já tem dia D para as mudanças na Seduc. A senha será dada no momento em que o TJE liberar o bloqueio das contas da atual secretária.

Representação Política:pelo fim do monopólio partidário

Está na hora da sociedade civil brasileira lutar pelo fim do monopópio da representação política pelos partidos. Na Suiça , por exemplo, os cidadãos podem se reunir e montar uma lista partidária e concorrer aos cargo proporcionais. A oligarquização nas agremiações partidárias acompanhada do excessivo pragmatismo tornam este ambiente indigesto para quem não tem estômago para conchavos e concessões ético-morais.

PP, PTB e o Governo

Por que o PP com apenas um deputado ocupa uma secretária de estado no governo Ana e o PTB com 4 deputados ocupa apenas o Centur?

já tenho twiter

Quem quiser acompanhar meus movimentos é so teclar: http://twiter.com/edirveiga

Bancada Federal: café da manhã com Maneschy em Brasília

O reitor da UFPa foi convidado pela bancada federal do Pará para um café da manhã. O encontro será na próxima quarta ( (25) em Brasília. Em pauta a questão orçamentária.