Novas postagens só na quarta (13-05)

Por motivo de agenda estourada só volto a postar na quarta (13). Meus parceiros editores, se tiverem novidades, podem vir , eventualmente, a realizar postagens.

Novo Reitor: prazo para nomeação

Até dois de junho sai, obrigatoriamente , a nomeação do reitor eleito da UFPA. A transição segue a mil por hora.

Greve na Seduc e Petistas na defensiva

Os discursos radicais do PSTU e PSOL na greve da Seduc deixa sem capacidade de reação os petistas. Afinal as reformas nas escolas nunca terminam. Os empreiteiros acusam o governo de não pagar em dia.

Os jornais de hoje mostram o retorno do ex-prefeito Edmilson à ativa. Edmilson deverá luta por uma vaga no parlamento federal. Podendo ser deputado ou senador.

Ronaldão o fofucho é homem gol

Ronaldo, mesmo estando acima do peso, com apenas dez jogos após a volta e com 50% da forma física, faz mais gols do que qualquer terráqueo futebolista em atividade. E 60% de seus gols são de bela feitura.

O Papão está de olho nele quando completar 40 anos. Afinal já trouxemos Darío. Só de eu falar nesta possibilidade vou deixar o Vinicinho com enxaqueca.

Líder do governo insinua incompetência administrativa

O Líder do governo na Alepa insinuou que a saida da direção do Ophir obedece mais a critério técnico do que político: Airton Faleiros foi claro ao afirmar que a direção do Ophir estava gastando muito com pessoal e pouco em investimentos.

Parsifal acusa AGE de parcial

Nos últimos dois dias, o deputado Parsifal Fontes disse em alto e em bom som: o parecer da Auditoria Geral do Estado contra a direção do Ophir Loyola é gracioso e parcial. Segundo Parsifal o governo queria os cargos deste hospital e usou a AGE para detornar o PMDB na direção do Ophir.

São pequenos abalos na base de sustentação do governo.

Inferno astral do governo estadual

Alagamentos, greve na Seduc, invasões, hidrelétricas, Alepa, distratos, reparações sem fim de escolas, não pagamento de fornecedores. O palácio precisa chamar o Pai Serginho de Oxossi.

A chuva, as greves e a gripe suina

A chuva e as greves estão colocando grande parte de Belém em quarentena. Os cuidados preventivos para evitar a gripe suina exigem máscara, lavagem das mãos de forma compulsiva e evitar lugares fechados.

A gripe varrerá o Brasil e o norte. Mas parece que é menos letal do que se imaginava. Vide o México.

A gripe suina chegou ao Brasil

Como prevista, a gripe suina desembarcou no Brasil.

UEPA: Governo vence

Marília Xavier foi eleita a nova reitora da UEPA ontem (06 de maio de 2009).

PSTU sai da chapa do PSOL no DCE-UFPA

Como o PSOL não reconheceu a importância do encontro da CONLUTAS, que é o embrião de uma central sindical Trotskista, e que admite a participação do movimento estudantil no seu interior, o PSTU desistiu de participar da chapa do PSOL para o DCE-UFPA. É que há coincidência de datas entre a eleição do DCE e o encontro da CONLUTAS. Esta decisão melhora as chances da chapa do PT-PCdoB nestas eleições.

O PSTU, em nota pública deve indicar um voto crítico na chapa do PSOL. Lógico, o PSTU deve exorcizar a chapa "reformista" do PT-PCdoB

Governo estadual precisa de negociadores com acesso ao centro político

Não basta ter um cargo de negociador do governo, seja na Casa Civil, seja na liderança do governo, para de fato interagir com a base de centro direita . A probabilidade de maior sucesso do governo na interlocução com partidos, deputados e prefeitos da base seria através de um interlocutor com acesso e poder político perante esta base.

Muitos interlocutores do governo, carregam em sua trajetória política um histórico de preconceito com partidos e parlamentares que sempre transitaram na base dos governos tucanos e pmedebistas no Pará. Não dá para ter esquerdistas "negociando" com esta base política. Tudo que acorda, não cumpri. Resultado: descrédito crescente do govern frente a esta base heterogênea.

Acorda Ana.

Greves se generalizando e comando político

A governadora deveria comandar pessoalmente o enfrentamento da crise social e trabalhista em curso no estado. E de leve apressar o acordo entre rodoviários, prefeitura da capital e empresários. É este comportamento que a população espera de qualquer governo que de fato governa.

Com relação à greve dos professores estaduais o governo deveria chamar o sindicato da categoria, abrir o caixa, demonstrar as possibilidades financeiras do estado, garantir ganhos sociais e travar um debate direto com a população do Pará. Aí veremos quem é ou não intransigente nas negociações.

Ahh. colocar imediatamente nos contra cheques dos funcionários estaduais o reajuste. No ano passado esta turma não ganhou nada, nem a inflação do ano, por causa da inabilidade do sindicato e da arrogância dos negociadores do governo.

PMDB: incompetência, corrupção ou sectarismo?

O que está por trás da saida do PMDB do Ophir Loyola e Detran? O PT sugere baixo desempenho administrativo. Os opositores da aliança falam em corrupção generalizada. Uma coisa é certa: o destino parece empurrar o PMDB para a oposição. Será que o PT terá capacidade de alterar a direção do destino?

Em nome de 2010 e da manutenção do poder político é preciso engolir muito sapão.

Maio Russo

São as enchentes desabrigadoras, os motoristas parados, servidores municipais de braços cruzados e, a partir de hoje, os professores estaduais testam a capacidade de ação do governo estadual.

Ana Cláudia Hage e as eleições para a UEPA

Aos Alunos e demais Profissionais da Universidade do Estado do Pará (UEPA)
06 de maio de 2009

Após incontáveis dias de Intervenção, a Universidade do Estado do Pará vai passar por um período “eleitoral”, no qual, certamente, a comunidade acadêmica está se ressentindo da falta de candidatos que, ao longo de 14 (quatorze) anos de existência, vêm trabalhando para o desenvolvimento desta Instituição, que é, hoje, reconhecidamente, a Universidade mais interiorizada do Pará, do Norte e, salvo engano, do Brasil.
Por isso, desta forma, venho, publicamente, agradecer a todos que insistentemente vêm cobrando a minha participação nesta “eleição”, mas, também, dizer a razão pela qual não participamos. Não o fizemos, por acreditar que a Universidade deve cumprir o preceito constitucional, segundo o qual: “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.
Autonomia, esta, ferida desde quando, por Decreto, a UEPA passou a pertencer à Secretaria Executiva de Educação (SEDUC), e, agora, pela Intervenção, que, obviamente, não é sinônimo, nem, tampouco, rima com Eleição.
Mas, para tornar a rima possível, é preciso “legitimar a intervenção”, a qualquer preço. Para tornar o impossível provável, se chama a comunidade para ir às “urnas eletrônicas”, num processo “eleitoral” com a participação de colegas professores defendendo medidas que antes repugnavam: a Intervenção, implementando “soluções e propostas” que os interventores querem impor à vida universitária. O pior da censura não é a atividade do censor, mas a introjeção da censura pelo censurado.
Ao compactuaram com todos esses mecanismos colocam a UEPA, publicamente, como uma instituição sem capacidade de:
· se governar - direito reconhecido a um país de se dirigir, segundo suas próprias leis;
· ser soberana - faculdade que possui determinada instituição de traçar as normas de sua conduta, sem imposições restritivas de ordem estranha;
· exercer o direito de se administrar livremente;
· gerenciar com liberdade, independência moral ou intelectual.
Pois bem, a Constituição Brasileira, Artigo 207 (com acréscimo da Emenda Constitucional No. 11), estende esse preceito às Instituições de Ensino Superior, propondo a dita autonomia das Universidades.
No entanto, temos assistido a uma agressão silenciosa - mas séria à justiça, princípio moral em nome do qual o direito deve ser respeitado, e ao Estado de Direito - dentro da Universidade do Estado do Pará, a uma transgressão “velada” da Carta Magna deste país e deste estado. Com desfaçatez e dissimulação, teimam em enganar, em manipular, a opinião da comunidade de que iremos viver um período “democrático”.
Cabe-me, hoje, esclarecer à comunidade que, por não acreditar nesse momento em que vive a Universidade, resolvemos não nos candidatar, mesmo sabendo que poderíamos contar com nossa comunidade, a mesma que, no cotidiano de nosso trabalho, reconheceu todo um esforço e nos fez seguir uma carreira acadêmica, nos legitimando, ao longo de 12 (doze) anos nas funções de Chefe do Departamento de Educação Especializada, Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia, Diretora do Centro de Ciências Sociais e Educação (por 2 mandatos) e a candidata mais votada com o voto absoluto à Reitoria da UEPA, em 2007.
Pode-se “anular” um processo eleitoral, mas não se apaga uma história de trabalho e dedicação à Universidade Pública.

Ana Cláudia Serruya Hage

Amigo urso

Os amigos ursos estão agindo. Se alguém for visualizado como potencial convidado para alguma função importante na nova reitoria, podem acreditar, será detonado.

Cúpula do PMDB que apagar incêndios estaduais

A cúpula do PMDB nacional está propondo ao PT a formação de um grupo nacional de trabalho para tentar apagar os conflitos estaduais entre PMDB e PT. É o velho PMDB tomando medidas para evitar rompimentos prematuros, isto é, antes de abril de 2010. A máquina fala mais alto.

PPS radicaliza oposição e se une ao PSDB

A oposição sectária ao PT tem sido a marca dos programas eleitorais gratuitos do PPS na mídia. O PPS está copiando o PSOL na oposição extrema. O PSOL pela esquerda e o PPS unido aos liberais do PSDB.

Aniversário do Ursão

Hoje o ursão completa mais um ano. Parabens dos amigos.

Nomeação de Maneschy

Tudo parece correr bem em Brasília.

Reforma política avança no congresso

Com o apoio dos grandes partidos a reforma política ameaça sair. Lista fechada e financiamento público de campanha parece consenso entre os grandes.

Governo e coalizão parlamentar, de governo e social

Coalizão de governo, parlamentar e social, majoritárias, são condições sine qua non para garantir uma gestão estável, especialmente em época de crise econômica e de poucas realizações visíveis aos olhos da população. Governo mal avaliado e sectário cai no isolamento total e prenuncia derrota eleitoral.

O Político e o Homem Hobbesiano

Quando se assume que cada político é um homem Hobbesiano em potencial, está se deixando de acreditar em história de caronchinha, e apostando firmemente na construção de instituições republicanas para proteger o dinheiro público dentro do orçamento do Estado Democrático de Direito. Aposta-se menos na consciência ética e mais em regras e organizações institucionais.

Trotskistas racham no DCE-UFPA?

Internauta informa que houve um racha na articulação política majoritária que controla o DCE-UFPA há mais de três gestões consecutivas. PSOL e PSTU não estariam falando a mesma linguagem. A divergência estaria no campo da política internacional e nacional.

Conflito ambiental e agrário no Baixo Parnaiba

companheiros no municipio de Santa Quitéria, Baixo Parnaíba maranhense, comunidades agroextrativistas montam barricadas para impedir a entrada do maquinário pesado da Suzano papel e Celulose que pretende desmatar mais de seis mil hectares de florestas de bacurizeiros e pequeizeiros para plantar eucalipto na bacia do rio Preguiças, área de proteção ambiental. As comunidades consideram essa área terra devoluta e pretendem resistir a qualquer entrada do agronegócio na região. Nas audiências públicas do empreendimento da margusa, em 2007, para quem a Suzano arrendava as terras, na época, foram cobradas informações do Estado maranhense sobre essa terra que a Suzano se arvora a posse. O orgão fundiário realizou vistorias nas áreas, mas nada foi divulgado. As comunidades querem essa terra para continuarem colhendo seus frutos e plantando suas culturas. É bem possível se a Suzano continuar avançando haver conflito armado entre as comunidades e os funcionários da empresa.
Mayron Régis assessor de comunicação Fórum Carajás e pelo Programa Territórios Livres do baixo Parnaíba

Política honesta: Ética ou instituições republicanas?

Nas análises da política como ela é, prefiro partir do pressuposto Hobbesiano que afirma o caráter belicoso do homem nas relações sociais: O homem é o lobo do homem.

Partindo deste pressuposto creio que o caráter humano, republicano ou patrimonialistico, andam lado a lado no mundo da política. Ou seja, na luta pela reeleição um homem com uma história de honestidade pode pisar na bola,como aliás ocorreu no episódio do mensalão, onde notórios homens republicanos, até então, se viram imersos em um escândalo patrimonialista.

Então se quizermos construir uma tradição de fato republicana no Brasil deveremos construir instituições com poder de fechar os ralos da corrupção no Brasil. Ministérios públicos ou tribunais de contas livre da influência político-partidárias e recrutados por concursos públicos. Serão as instituições democráticas e republicanas que enquadrarão os políticos brasileiros e não os apelos a pressupostos éticos ou de consciência. Não esqueçamos, no mundo da política, o homem é o lobo do homem e dos cofres públicos.

Política: Hipocrisia da hipocrisia

Machiavel inaugurou a ciência política moderna expondo realisticamente as entranhas do poder político. A grande luta da filosofia política é impor as regras da boa conduta republicana aos governantes. FHC nos jornais de hoje chama Lula de hipócrita porque admitiu que quando foi deputado forneceu passagens aéreas a sindicalista e ele também ( o Lula) defendeu o direito do parlamentar levar sua esposa para Brasília com passagens da cota parlamentar. Quem se esquece da reeleição do santo FHC?

No dia em que a política for subproduto da ética, então teremos chegado ao paraiso. Hoje não existe nenhum partido ou grupo político no Brasil que não faça caixa dois. Uns o fazem com recurso de empresários, outros o fazem com dinheiro público e outros o fazem com dinheiro de sindicatos e ONGS.

Hoje no Brasil, a direita, o centro e a esquerda se confundem no pragmatismo econômico para a busca de algum tipo de poder político. Que atire a primeira pedra quem não for pecador.

Propriedade latifundiária e reforma agrária

Se formos dizer amém à legislação fundiária existente adeus reforma agrária. A única mediação possível é a ação dos trabalhadores sem terra em confronto com os grileiros das terras públicas e com o latifúndio improdutivo. Neste confronto são os poderosos economicamente, que em nome da defesa da "propriedade", detonam violentamente os trabalhadores rurais.

Meio ambiente e luta de classes no campo

A política de combate ao desmatamento está radicalizando a luta de classes na zona rural paraense. São madeireiros e grileiros contra os camponeses pobres. Os conflitos estão aumentando.

Inauguração do novo prédio do ICJ e "esquecimento"

O ex prefeito do campus Marcus Vinícius foi um dos projetista deste prédio, mas foi sonoramente esquecido nesta inauguração.

Papão arranca caninos da pantera

6 x 1: este é um placar de jogo de pelada. Os sete mil torcedores presentes no mangueirão demonstram cabalmente que o futebol paraense não sobrevive sem remo e paysandu fortes. A doença do remo significa fraqueza do papão e vice-versa.