Maneschy não é candidato contra o Reitor.

O prof. Dr. Carlos Maneschy informa que não está de acordo com determinados agentes invisíveis da política universitária, que se utilizando de determinados blogs, tentam sectarizar as eleições na universidade. Maneschy lembra que em 2005 apoiou a reeleição do Reitor Alex e que atualmente integra uma diretoria da PROPESP, portanto pertence à equipe do Pró-Reitor de Pesquisa, que é da equipe do professor Alex Fiuza.
Maneschy considera excelente o desempenho acadêmico e administrativo do atual mandatário da UFPa e se sente participante desta grande obra acadêmica. Portanto, o professor Maneschy reafirmará as grandes diretrizes da universidade, presente no Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade (PDI) e se vier a se eleger Reitor é pela afirmação de projetos, em cima de uma campanha propositiva, jamais tentando diminuir as grandes conquistas feitas pela universidade na gestão do Reitor Alex.

Maneschy informará a verdade dos fatos sobre a lista do TCU.

Até a próxima quarta feira o prof. Dr. Carlos Maneschy, candidato a Reitor, produzirá um esclarecimento completo, inclusive assentada em parecer do conselheiro do TCU, sobre suas contas à frente da FADESP. O Dr. Maneschy demonstrou-se completamente tranqüilo com o desfecho final desta problemática, já na próxima semana.

Chapa do PT ao Legislativo da Capital estaria fraca.

Observador muito astuto da vida petista garante: " Apenas 15 nomes da lista que concorrerá ao cargo de vereador, em Belém, tem potencial de conquistar acima de dois mil votos". Conclusão, o PT precisará de pelo menos 8 nomes com potencial de conquistar acima de dez mil votos, para pensar em repetir o performance das eleições de 2004, na disputa proporcional.

Sucupira é em Ananindeua.

Parece que teremos lances na sucessão municipal de Ananindeua que lembrarão a famosa cidade fictícia de Sucupira, onde Odorico Paraguaçú era o prefeito. Pois bem o DEMUTRAN indeferiu a solicitação para a liberação de algumas ruas no entorno do local onde ocorrerá a convenção do PSDB, que se realizará no domingo. Como este partido espera em torno de 3000 convencionais é de se imaginar que haverá um grande fluxo de gentes e veículos estacionando no local. Caso haja algum distúrbio entre transeuntes, veículos de passeio e ônibus, a responsabilidade seguramente será debitada na conta do prefeito Helder.

ELEIÇÕES PARA A FACULDADE DE MEDICINA DAUFPA

Na reunião do Conselho da FMPA ficou estabelecido que as eleições para seu Diretor deverão ocorrer no final do mês de setembro. À princípio se estabeleceram períodos para dealinhamento de Candidatos, inscrição das chapas para, então, iniciarem os debates que visarão a visualização melhor do perfil de cada um. Caso sejam mantidas as articulações atuais, deverão ocorrer o registro de 3 chapas ao pleito.

A Agenda Negativa do Governo Ana Júlia.

Segurança pública, assistência á sáude e Água encanada. Estes são os maiores clamores dos grandes centros urbanos do Pará. Segundo o marqueteiro Chico Cavalcante, estes problemas (segurança, saúde e água encanada) se transformaram na agenda que a candidata Ana Júlia impôs no processo sucessório de 2006, quando Almir Gabriel e o PSDB, com suas longas listas de grandes obras executadas, foram derrotados eleitoralmente. No meu ponto de vista, uma estadista incluiria para a região metropolitana de Belém a questão dos grandes eixos de acesso à Belém, que tem deixado a cidade intransitável nos horários de pico. A classe média está vivendo sob ataque de nervos quando tem de sair e voltar para casa de automóvel. Já o povão que se desloca, de transporte coletivo, das cidades limítrofes com Belém, diariamente, em direção ao trabalho, nem se fala... É stress para ninguém botar defeito. Um bom estrategista de oposição pode vir a tirar muitas casquinhas desta situação nas próximas disputas eleitorais.

TCU: A lista de Políticos e Gestores publicada em O Liberal.

No jornal O Liberal de hoje (27/06) é apresentada uma lista de 151 políticos e gestores paraenses elaborada pelo Trbunal de Contas de União (TCU) que apresentariam problemas em suas tomadas de contas. Dentre os gestores aparecem os nomes do ex-Reitor Diniz, e dos ex-gestores da FADESP Afonso Chermont e Carlos Maneschy.
Contactei com o professor Maneschy, que na condição de candidato a Reitor deve uma explicação imediata à comunidade universitária. Este me informou que foi surpreendido com a presença de seu nome nesta lista, haja vista que oficialmente não deveria existir nenhuma pendência envolvendo o seu nome. O professor Maneschy me relatou que está tomando pé da situação e que espera conseguir uma certidão do TCU, imediatamente, excluindo seu nome desta lista. Vale lembrar que o TCU é um órgão de apoio e assessoria ao poder legislativo federal e que somente após o pronunciamento da justiça é que poderemos afirmar se qualquer pessoa citada é culpada ou inocente.

Legitimidade e legalidade no processo eleitoral para Reitor.

Acompanhamos ativamente as eleições para Reitor de 1984, 1988, 1992, 2001 e 2005. Em todas estas eleições tivemos de produzir engenharias políticas capazes de combinar o legítimo com o legal. Ou seja, fazíamos a consulta, informalmente pactuada dentro do CONSUN, porém, quando a lista era montada oficialmente seguíamos todo o rito jurídico, como mandava a legislação.
Não vejo nenhuma situação excepcional que venha a mudar esta conduta. Ah, lembro, na sucessão do Reitor Ximenes(1997) este rito foi mudado casuisticamente, um golpe foi dado na democracia interna, e tivemos a maior crise que a universidade já enfrentou. Lembram dos ninjas da polícia federal garantindo as eleições indiretas dentro da reitoria?
Portanto, como professor e vivenciador do processo político nesta universidade não poderei concordar com argumentos legalistas que venham a tentar impor uma consulta à comunidade com base na legislação dos 70%. Afinal ninguém em sã consciência pode propor que façamos a formalização do processo à margem da lei, mas a consulta, esta sim, sempre a fizemos a margem da legalidade, com base no pacto construido entre os atores políticos dentro do CONSUN. Parece que este processo sucessório aponta na direção do confronto traumático, do baixo nível e do sectarismo entre os próprios acadêmicos. É ver para conferir esta tendência que aponto.

Dirigentes Sindicais do PSOL e PSTU estão com Tancredi.

A maioria dos dirigentes sindicais que atuam na ADUFPA e SINTUFPa e que são filiados ou simpatizantes do PSOL e PSTU já teriam declarado apoio à candidatura Tancredi.

Diretores declaram apoio a Silveira.

Os diretores do Instituto de Artes, Exatas, Educação, Humanas, Letras e Geociências, já teriam declarado a poio à candidatura Luiz Carlos Silveira.

Lideranças Técnico-Administrativas declaram apoio a Manechy.

A maioria esmagadora de velhos combatentes políticos que no passado recente participou ativamente das lutas sindicais da nossa universidade já declarou apoio à candidatura do professor Carlos Edilson Maneschy. Estes velhos militantes, uns já são até avós, ajudaram muito na construção e aprovação da isonomia salarial, do PUCRES e na conquista da democracia universitária. Destes antigos militantes, muitos já concluiram a pós-graduação, outros estão cursando especialização, mestrado e doutorado. Estes cidadãos de primeira grandeza foram ou são dirigentes de grupos como A luta Continua, Tribo e Muiraquitãs. Esta turma toda vem construindo esta nova universidade em que ora habitamos, a partir da gestão dos doutores que começõu com Lourenço em 1984. Só o reitor Diniz não recebeu o apoio deste grupo de lideranças.

Ministro Temporão estaria na corda bamba.

Segundo fontes do planato o Ministro da Saúde Temporão estraria na corda bamba e poderia cair em breve. Segundo estes informantes, atitudes espetaculosas oriundas deste ministro tem deixado o governo de saias justas, devido a construção de uma agenda pública marcada pela emergência de debates que aprofundariam algumas clivagens, de ordem moral e ética, na sociedade brasileira. Ao mesmo tempo em que atrairia este tipo de debates, Temporão não teria construido nenhuma agenda positiva que marcasse sua passagem pelo governo. As apostas estão soltas em Brasília, uns acham que este cai já, outros acham que esta queda ficaria para depois das eleições, para evitar um duelo, em pleno processo eleitoral, com o PMDB e dentro deste, em torno do futuro nome para esta pasta ministerial.

Eleições 2008: Ana Júlia e a Agenda Negativa.

Segurança, saúde e água encanada são as principais demandas nos grandes centros urbanos do estado do Pará, expresso em seguidas pesquisas de opinião. O governo deverá ser bastante sereno no momento de expor a governadora nos comícios dos candidatos da base do governo, explico. Não será difícil prever que os candidatos oposicionistas, à governadora, vão correlacionar diretamente falta de segurança, assistência à saúde sofrível e ausência de saneamente à figura da governadora e liga-la diretamente ao seu oponente, resultado, a governadora poderá vir a estadualizar as eleições municipais nos grandes centros urbanos, e contribuir para que seja criada rejeição em escala ao seu desempenho político-administrativo. É ver para crer.

Câmara de Legislação e Normas aprova 70% para Docentes nas eleições para Reitor.

Acaba de sair a posição da Câmara de Legislação e Normas do CONSUN relacionada ao regimento eleitoral para as eleições para Reitor. Um dos ítens mais importantes deste estatuto relaciona-se ao peso proporcional de cada categoria no colégio eleitoral. A posição da Câmara é de que a consulta seja feita de acordo com a lei, ou seja, os docentes têm o peso proporcional de 70% e alunos e técnicos administrativos têm o peso de 15% cada.
A consulta é uma prerrogativa do CONSUN, porém, a paridade entre as categorias, nas eleições universitária, já está consagrada na universidade.
Esperamos que o plenário do CONSUN reafirme a paridade nas próximas consultas que se realizarão para a escolha do próximo Reitor da UFPa. É esperado a coerência de todos os atores políticos da universidade, ou será que já esquecemos do processo traumático que envolveu a transição da gestão do Reitor Ximenes para o Reitor Diniz? Ah...A reunião do CONSUN para tratar desta matéria será amanhã.

Avaliação de Ana Júlia- Metodologia da pesquisa está em questionamento.

Segundo fontes bem informadas do palácio dos despachos, a recente pesquisa da Vox Populli publicada pelo Diário do Pará, estaria sob questionamento metodológico. Explico, esta dita pesquisa teria entrevistado setecentas pessoas em apenas 4 municípios, o que por sí só colocaria a amostragem sob questionamento. Em breve teremos novas pesquisas que tirarão as provas dos noves. Na democracia os institutos precisam agir com rigor científico sob pena de serem descredibilizados por outros institutos de reconhecida credibilidade. O auto-controle do mercado inibe a manipulação.

A disputa em Conceição do Araguaia.

O candidato da oposição Alberto Branco lidera a pesquisa eleitoral com mais do que o dobro das intenções de votos do segundo colocado (o atual prefeito do PT Álvaro). Pavimentação asfáltica, água encanada, saúde e educação lideram as demandas enunciadas pelos entrevistados. A governadora Ana Júlia está bem avaliada no município.

Tancredi não seria unanimidade no PSOL/PSTU

A professora doutora Ana Tancredi estaria enfrentando resistências entre as tendências internas que compõem o PSOL e PSTU. A professora doutora Olgaizes seria o nome muito lembrada por estes críticos de Tancredi. Neste momento a professora Olgaizes resiste em aceitar a condição de postulante à candidatura.

Silveira Já busca apoio no Governo.

De acordo com fontes oriundas do palácio dos despachos, já seria intensa as articulações do reitorável Luiz Carlos Silveira em busca do apoio da governadora Ana Júlia. Silveira apostaria que a solidariedade do grupo da governadora à sua candidatura poderia galvanizar outros segmentos de esquerda à sua candidatura, principalmente o PC do B e outras tendências internas ao PT.

Medeiros é o mais cotado para vice.

O professor Doutor Afonso Medeiros, diretor do ICA, desponta neste momento, segundo fontes com credibilidade, como o mais cotado para ser o vice na chapa oriunda do fórum dos dirigentes da UFPa. Segundo esta mesma fonte, esta chapa priorizaria um(a) vice que seja doutor(a).

Concurso de Ciências Sociais de Marabá.

Saiu o resultado do concurso público para docente da disciplina de metodologia do curso de Ciências Sociais de Marabá. A mestra e esposa do vice-coordenador do curso derrotou os demais concorrentes, inclusive um doutor. Nota importante, não foram divulgados os resultados parciais do concurso. Nem no resultado final divulgou-se a pontuação da primeira, dos segundos e terceiros colocados. Vem reação republicana por aí.

Eleições para a Reitoria- A aposta dos analistas de plantão.

De acordo com as análises que vêm correndo soltas pelas lanchonetes, corredores e locais de trabalho, se a candidatura de Silveira for pra valer, então a administração superior já teria decidido enfrentar todos os desgastes políticos possíveis em torno da mudança das regras que organizarão a próxima consulta direta à comunidade. Ou seja, estaria vindo por aí a consulta de acordo com a lei, onde os docentes tem o peso de 70% no colégio eleitoral. De acordo com estas análises, esta iniciativa casuística seria a única forma de se pensar em êxito eleitoral da candidatura Silveira.

Ultra-esquerda duvida da candidatura de Silveira.

Muitos dirigentes dos grupos mais a esquerda que operam na política universitária acham que a candidatura Silveira poderia ser um balão de ensaio com a finalidade de manter o fórum dos dirigentes, provisoriamente, unidos em torno de um candidato. Todos acham que o objetivo mesmo é manter o grupo unido esperando a tão esperada defesa da tese de Marlene Freitas. Esta sim, seria a candidata para valer.

Silveira e os Hospitais Universitários.

É certo o apoio dos diretores gerais do HUJBB e do HUBFS ao reitorável Luiz Carlos Silveira. Os dirigentes dos hospitais estarão irmanados com o médico candidato a reitor.

Eleições para a Reitoria: Ricardo Ishak- Um ator importante

Qual será a posição política do ex-candidato a reitor Ricardo Ishak neste processo sucessório? Seguramente este doutor é um ator importante na disputa que se avizinha. Maneschy, Tancredi e Luiz Carlos devem colocar este nome no tabuleiro acadêmico.

A vice de Luiz Carlos Silveira.

A exitosa pró-reitora de administração e atual secretária de estado de educação Bila Gallo poderia ser a vice na chapa que está sendo costurada pelo fórum dos dirigentes da UFPa. Esta é a mais nova aposta que corre solta pelos corredores da UFPa. Bila tem todos os méritos acadêmicos e administrativos.

Tancredi busca vice acadêmico(a).

A reitorável Ana Tancredi e seu núcleo de apoio já buscam um candidato a vice-reitor(a) que possua uma vida acadêmica inquestionável e que venha a contribuir para quebrar o estigma de uma chapa partidarizada. Portanto poderemos ter doutores(as) que nunca se envolveram em competição eleitoral emergindo na chapa da extrema esquerda.

Eleições para a Reitoria em dois turnos.

Que tal os conselheiros do CONSUN inovarem para melhor nestas eleições para a reitoria da UFPa? Eleições em dois turnos, ou seja, se nenhum candidato obtiver 50% mais um dos votos válidos, então teríamos um segundo turno entre os dois candidatos mais votados. Esta regra evitaria que um determinado candidato fosse eleito reitor sem ter a maioria absoluta dos votos. Portanto esta regra melhoraria a democracia na UFPa.

Reunião de reitoráveis busca campanha de alto nível.

Em reunião reservada os reitoráveis Luiz Carlos Silveira e Carlos Maneschy firmaram um compromisso de boa convivência e de opção pela realização de uma campanha acadêmica de alto nível. Esta reunião serviu para confirmar a irreversível candidatura Luiz Carlos Silveira à reitoria da UFPa.

Eleições em Bragança.

Gerson Peres Filho lidera as intenções de votos. O prefeito atual, que está em segundo lugar e possui boa avaliação, não tem legitimidade dos eleitores, porque assumiu a prefeitura através da cassação do ex-prefeito. José Diogo é o mais rejeitado. Pavimentação asfáltica, segurança e saúde são os principais problemas da cidade. Ana Júlia tem contra sí uma avaliação negativa superando a avaliação positiva. A liderança de Gerson Peres filho não é folgada.

Betina e o centro de referência regional para implantes cocleares multicanal.

Está em curso no Hospital Betina uma iniciativa muito importante para a região norte do Brasil. Uma equipe multiprofissional em serviços de otorrinolaringologia está sendo treinada em centros especializados do sudeste e do nordeste com o objetivo de implantar, no curto prazo, um centro de referência regional para implantes cocleares multicanal.
Esta iniciativa permite que o HUBFS adiquira expertise em implantes especializados em pacientes portadores de surdez profunda. O Hospital Betina Ferro já possui toda a infra-estrutura material para estes serviços, faltando apenas a especialização da equipe muitiprofissional.

A Deputada, os portadores de necessidades especiais e o Hospital Betina

Através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 80.0000,00 (oitenta mil reais) a deputada do PT Regina Barata está disponibilizando um carro (Ducato) para que os pacientes portadores de necessidades especiais possam ser transportados das paradas de ônibus até o Hospital Betina Ferro e vice-versa. Logicamente que a universidade teve de produzir um projeto com todos os elementos de despesas e aplicações dos recursos para conseguir a liberação desta verba, por meio da asipag. O movimento seguinte será dar todos os passos que norteiam a compra de bens públicos. De parabéns a deputada...os pacientes agradecem.

Eleições em Abaetetuba.

A filha do falecido prefeito Chico Narrina tem o dobro das intenções de votos em relação a Luiz Lopes, atual prefeito do PT. Apesar da prefeitura estar apresentando trabalho neste último ano de gestão (pavimentação asfáltica) a população está vendo com ceticismo, como ato eleitoreiro. Por outro lado, a governadora está excelentemente avaliada em Abaetetuba. A população culpa o delegado pelo episódio da garota encarcerada e violentada. Segurança, saneamento e saúde são os principais problemas revelados pelos eleitores.

Show- Folclore e lendas em cantoria.

Projeto 1/4 de música da SECULT, apresenta: Márcio Montoril nesta quarta (25/06/08) no teatro Margarida Schiwasappa, a partir das 20 hs. É o velho Márcio de guerra, que não abre mão, há mais de 30 anos, de resgatar a cultura popular do nosso estado e da nossa região, através da música.
Márcio terá a companhia de Mário Mousinho e do poeta Juraci Siqueira. Atualmente márcio também desenvolve um belíssimo projeto, estimulado pela SEDUC, onde muitas lendas e contos regionais foram reinterpretados através da opereta do boi, que vem fazendo muito sucesso em suas apresentações. Neste projeto, os músicos, dançarinos e cantores são estudantes que participam do projeto opereta do boi e foram formados por Márcio Montoril nos últimos sete anos. É um trabalho emocionante.