PSOL-PSTU perdem espaço no ME-UFPa

Nas recentes eleições para o DCE-UFPa a chapa do PSOL-PSTU perdeu espaço. A eleição terminou virtualmente empatada entre as chapas PSOL x PT. Este resultado por si só, já representa um encolhimento político do PSOL-PSTU no movimento estudantil da UFPa. A dupla PSOL-PSTU controla a direção do DCE-UFPa há mais de 5 eleições.

DCE/UFPa

Na noite de ontem iniciou a apuração das urnas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), mas minutos após ter iniciado a mesma precisou ser suspendida, pois faltou luz no campus da UFPA (apenas no campus da UFPA). Próximo da meia-noite a apuração prosseguiu e se estendeu até as 6h da manhã de hoje.

O resultado, que ainda não possui números precisos, aponta para a vitória da CHAPA 1 – Amanhã vai ser Outro dia. No entanto, a Comissão Eleitoral (composta majoritariamente por membros do PSOL), quer impugnar duas urnas que recebeu expressiva votação à CHAPA 1, uma do curso de Engenharia Civil, sem nenhum fundamento e a outra do campi de Soure, cuja justificativa, segundo a Comissão Eleitoral, é que existem muitos votos para o pouco número de alunos.

E agora? Vamos ver no que vai dar!

L.G.

Nomeação de Maneschy

A qualquer momento sai a nomeação do reitor eleito Carlos Maneschy. Creio que não passa do dia 19 de junho.

Governo Lula: a recessão técnica e a oposição

A oposição ao governo federal está enlouquecida. Depois que o DataFolha revelou que Lula recuperou os índices de avaliação positiva pré-crise global os tucanos e demos estão sem rumo. Após a revelção que no último trimestre de 2008 e primeiro de 2009 o PIB teve queda considerável a oposição trabalha com o retrovisor. Se é verdade que o Brasil vive a chamada "recessão técnica" também é verdade que o PIB está em franca recuperação no segundo bimestre de 2009. Quem assiste o programa gratuito do PSDB na TV constata que o partido comete uma enorme irresponsabilidade política ao pregar o terror e o desânimo frente a realidade da economia nacional. São nestes momentos que constatamos quem é estadista e quem é paroquialista.

SEDURB e Escola de Governo na barganha

O líder do governo na ALEPA Airton Faleiros informa nos grandes jornais de hoje que estão disponibilizados vários órgãos estaduais para a acomodação dos aliados. Com o anúncio de que a SEDURB e EGPa estão à disposição dos aliados, a DS removeu de seus cargos duas candidatas declaradas ao legislativo em 2010: Suely Oliveira e Edilza Fontes. Como existem as pré-candidaturas de Marquinhos, Puty e Edilson Moura ao legislativo em 2010, todos da DS, fica a pergunta que não quer calar: todos os pré-candidatos secretários também perderão seus cargos?

Jatene: Megale garante apoio dos estaduais?

Os jornais de hoje informam que o líder do PSDB na ALEPA afirma que os deputados tucanos apoiam à unanimidade a candidatura Jatene governador. Uma coisa parece certa: a secessão está em curso no ninho tucano. Jatene e Couto teriam afirmado que caso não obtenham o apoio tucano aterrizariam no aeroporto vermelho e azul para serem candidatos majoritários. Ana que coloque a barba de molho e preste atenção nos movimentos tucanos. O Barbalho fica cada vez mais valorizado.

Coutinho Jorge e a vaga no TCE

Com a aposentadoria compulsória de Coutinho Jorge do TCE está aberta a temporada de lobbyes
na ALEPA em busca da vaga aberta. Será que o governo emplaca um aliado(a) ou levará mais um chocolate?

Greve do SINTEPP: os petistas estão imprensados

A greve do SINTEPP coloca em dois extremos o governo e o PSOL. Os petistas estão no meio do confornto e que é pior: sem discurso. Não dá pra defender o governo e não dá também para defender a posição partidarista do PSOL no movimento grevista. É o pior dos mundos. Os petistas se sentem abandonados pelo governo, que no cotidiano não tem nenhum interlocutor que faça a mediação entre os movimentos sociais e o governo.

A estratégia pragmática do PMDB

O PMDB deve continua participando do governo até dezembro de 2010. A posição final deste partido no estado do Pará vai depender do desempenho de Ana nas pesquisas de opinião pública. Caso Ana não decole e Mário Couto/Jatene estiverem bem posicionados o PMDB voa para a oposição. É ver para crer. No plano federal o PMDB só lança candidatura presidencial se o Aécio se filiar e sair candidato por este partido. O mais certo mesmo é que o PMDB priorize as estratégias estaduais e não lance candidato à presidência. Se o pMDB lançar candidatura presidencial vai perder capacidade de coligações estaduais e perde em 2010 a maioria da Câmara e do Senado. Existem 27 PMDB's no Brasil, um em cada estado.

O governo Ana e o monopólio das comunicações no Pará

Não há dúvida o grupo ORM e RBA monopolizam os meio de comunicação de massas no Pará. Caso o governo não atente para esta constatação, que salta aos olhos ,jamais conseguirá construir imagem positiva perante o povo do Pará. Lógico, o governo, além de ter esta clareza estratégica, precisa apresentar obras, serviços e políticas públicas desenvolvimentistas e inclusiva. Aí tem de combinar-se eficácia administrativa, iniciativa política e competência na gestão das comunicações.

A volta de Maria e a estranha declaração da governadora

Os jornais de hoje trazem a festa do PT ao retorno de Maria à prefeitura de Santarém. O que parece estranho e politicamente incorreto é a declaração atribuida à governadora: Ana teria declarado peremptoriamente " vamos socorrer Santarém das enchentes e levar obras e serviço, enfim, vamos reconstruir Santarém". Quer dizer que se Maria não voltasse à prefeitura o governo estadual não daria prioridade à catástrofe santarena?

Couto e Jatene se bicam nos bastidores

De acordo com informantes bem posicionados a guerra subterrânea entre Couto e Jatene vem ocorrendo sistematicamente. O último conflito teria ocorrido quando Jatene quebrou um acordo de armistício com Couto. Este armistício preveria a suspensão de assédio a prefeitos. Couto teria descoberto que a casa de Jatene, durante a fase do acordo, nunca deixou de receber prefeitos. Agora a guerra está declarada.

Candidatura Couto deve ser turbinada em casamento

Segundo fontes bem informadas do tucanato, dia 18 de junho, deve ser dia D para a candidatura Couto-2010. Nesta data Couto comemoraria bodas de casamento e seria anfitrião de Serra, Guerra, Gereissat e mais de duas dezenas de senadores do PSDB. Seria a pá de cal na pré-candidatura Jatene. O tucanão mor do estado rasgou a seda neste final de semana e declarou apoio a Couto e defenestrou Jatene.