Eleições: O IBOPE e suas histórias

Vejam o texto do marqueteiro Dornélio Silva sobre histórias recentes do IBOPE, a história você encontra aqui

Corrida pelo Senado 2010: Flexa passa P.Rocha em Bragança

Parece que Flexa começa a superar Rocha a partir do interior.

PF e as prisões da SESMA

Estado vampirizado.

Cinema: filme Nosso Lar

Hoje vou assistir o filme Nosso Lar. Depois que a gente vira o cabo da boa esperança (aos 40) a gente busca desesperadamente a imortalidade da alma sob pena de depressão crônica.

Weber e as éticas do político e do cientista

Segundo Max Weber, o teórico das interações sociais e autor da moderna teoria do conhecimento em sociologia, o político deve ser portador da ética da responsabilidade (é a dimensão realista e pragmática em política) e o cientista deve sustentar a ética da convicção, ou seja, o que vale é um comportamento isento frente aos fatos políticos e sociais. Neste momento assumo integralmente a ética da convicção, opero de acordo com minhas convicções, fundadas em conhecimento científico adquirido a partir da observação empírica. Não esperem mediações fundadas na ética da responsabilidade...não sou político...eu estudo os políticos, os partidos e as instituições que organizam o sistema político.

RBA: Entrevista no MAIS

Neste domingo concedo entrevista no programa MAIS da RBA. Este programa é ancorado pelo jornalista Guilherme Augusto. Faço uma análise da última pesquisa do IBOPE, tanto para o governo como para o senado e discuto a retroatividade da Lei do Ficha Limpo. E por fim, aponto as tendências eleitorais, neste momento, na disputa para o governo do estado. A entrevista vai ao ar no domingo (05) as 7.30 da manhã.

Eleições 2010: como andam as pesquisas?

Quer ver como estão as últimas pesquisas para as disputas estaduais e presidencial? então clique aqui

IBOPE: pesquisa para o senado

Quer ver o resultado da pesquisa do IBOPE para o senado? o blog do deputado parsifal a publica, veja aqui

Eleições 2010: Jatene a galope

Jatene está 17 pontos na frente. Juvenil está em ascenção. Hoje a eleição terminaria no primeiro turno.

A disputa proporcional e a irracionalidade de partidos e coligações

Tenho ouvido queixas de candidatos proporcionais de baixo clero de que não estão recebendo as atenções devidas das direções das coligações, especialmente dentro da coligação Acelera Pará. As coligações elegem prioridades na distribuição de recursos materiais e financeiros para os candidatos mais competitivos e vem deixando à míngua os candidatos menos competitivos.

Sem dúvida nenhuma as coligações devem investir mais nos candidatos "puxadores" de votos, porém não deve exclusivisá-los na distribuições de recursos, porquê?

Por causa da equação eleitoral visando amplificar a conquista de votos para os partidos e coligações, senão vejamos: Um candidato fictício que passo a denominar de "moranguinho" é um líder estudantil da meia passagem. Este candidato não tem potencial de eleição, tudo bem. Porém este candidato sem estrutura teria dois mil votos e com estrutura poderia chegar a 8 mil votos.

Agora imaginem este cenário acontecendo com mais 30 mini-candidatos? quantos votos de legenda esta turminha não terá amealhado para o partido ou coligação? Na verdade estes candidatos, não competitivos, nestas eleições estão jogando tudo em conquistar votos em nível de se projetar para a disputa de vereador nas eleições seguintes. Daí seu enorme potencial de campanha.

Na verdade, todos os candidatos favoritos deveriam saber que uma estratégia como esta pode vir a gerar mais uma ou duas vaga suplementares ao partido ou coligação e estes candidatos mais estruturados em vez de invadirem a base do candidato "moranguinho" e vir a conquistar mais 500 votos, deveriam potencializar o moranguinho para ele ter 5 mil votos e com esta tática poderia aumentar suas chances (do competitivo) em entrar nas últimas vagas (suplementares) da coligação.

Portanto, esquecer os candidatos não competitivos, significa dar um tiro no próprio pé.

Ficha limpa: a fissura por justiça e o risco de quebrar um dogma jurídico

Não há dúvida, o código do processo penal e civil brasileiro foi feito mais para garantir a defesa do réu do que proteger a vítima. Este desenho institucional, sem dúvida nenhuma, é um dos responsáveis pela longa procrastinação da tramitação dos processos civis e penais. O grau de impunidade assombra a sociedade brasileira projetando a sensação de impunidade em escala estratosférica.

A corrupção é marca histórica da vida política brasileira, em todas as fases de sua história, o desejo da sociedade para mudar esta realidade foi expresso na aprovação do lei do Ficha Limpa, como uma iniciativa da sociedade civil.

Como analista tenho aconselhado a quem me consulta sobre o início da validade desta lei a ter paciência. Sempre transmitia seguinte idéia: " se a lei do Ficha Limpa começar a operar a partir de sua publicação já será um enorme avanço para a sociedade brasileira. E assim eu esperei que fosse acontecer. Jamais ví uma lei retroagir para prejudicar.

Este embate que se ora se desenrola nos tribunais brasileiros em torno do início da validade da lei do Ficha Limpa coloca em cheque a credibilidade da própria lei. Caso o Supremo Tribunal Federal venha a desautorizar as decisões consecutivas do Tribunal Superior Eleitoral ocorrerá uma grave desmoralização do TSE e da lei do ficha limpa.

Na verdade o TSE está sob pressão da opinião pública e vem construindo argumentações que visam superar o dogma jurídico de que uma lei jamais deve retroagir para prejudicar. Vejam o caso do Jáder: ele renunciou em 2001, já concorreu em 2002 e 2006 e agora é punido com retroatividade a 2001.

Quem, como eu, que tem no dogma do Estado de Direito e na inaplicabilidade de nenhuma lei com efeitos retroativos para prejudicar, não pode, em nome de responder ao desejo imediato de combater a impunidade, vir a abrir mão de um dogma jurídico de maior importância para toda a sociedade brasileira.

Produzir argumentos jurídicos conjunturais, com base em pressões da opinião pública, para ampliar a legitimidade do Tribunal Superior Eleitoral, pode conduzir a justiça brasileira a cometer um grave ato contra o dogma jurídico de que nenhuma lei retroage para prejudicar.

A sociedade brasileira, em nome da garantia estratégica e estrutural de um dogma jurídico desta natureza, pode muito bem, conviver com a lei do Ficha limpa a partir de sua publicação. Não tenhamos dúvida, caso a lei do Ficha Limpa venha a ter poder de retroatividade, estaremos criando a jursprudência do casuísmo, ou seja, se uma lei tiver enorme apelo popular, esta mesma lei pode atropelar os dogmas jurídicos e o Estado de Direito, em nome de ...fazermos justiça imediatamente.

Por isso sou contra a retroatividade prejudicial da lei do Ficha Limpa. Entendo que a lei do Ficha Limpa deveria operar a partir de sua publicação.

TSE indefere registro de Jáder

Por 5 x 2 o TSE indeferiu a candidatura de Jáder ao senado. O mesmo deve ocorrer com a candidatura de Paulo Rocha. Jáder foi enquadrado na lei da Ficha Limpa por ter renunciado ao mandato para evitar um processo que poderia redundar em cassação.

Assédio eleitoral e falta de apoio faz o deputado Zequinha romper com Ana Júlia

Em carta á direção da frente Acelera Pará o deputado federal do PSC Zequinha Marinho rompe com a coligação Acelera Pará. Dentre os motivos para esta radicalização está enumerado o assédio financeiro de alguns candidatos petistas aos pastores de sua base eleitoral e a total falta de apoio estrutural à sua candidatura.

Assembléia de Deus: Belém fecha com Zequinha Marinho

38 pastores de Belém atendendo às "pressões das bases" reverteram a posição da cúpula da igreja de apoiar Puty e acabam de sacramentar o apoio ao deputado Zequinha Marinho.

Flexa e Paulo Rocha: Erros de tática eleitoral

Pelos dados das pesquisas eleitorais disponíveis, Ana Júlia e Serra puxam para baixo os apoiadores e Dilma e Jatene puxam para cima. No contexto atual das intenções de votos Flexa deveria esquecer Serra e colar em Jatene. Não está fazendo isso...está fazendo uma campanha solo. Já Paulo Rocha deveria esquecer Ana e colar em Dilma. Está fazendo a tática pela metade. Os dois estão errando. Paulo erra parcialmente e Flexa erra totalmente, quem vencerá? quem corrigir a tática o mais rápido possível.

Hospital da PM é fechado

Hoje os noticiários do estado estampam: Hospital da PM é fechado. O comandante da PM informou que o hospital será transformado em hotel de passagem da tropa. Parece piada, mas é verdade. E tudo isso em vésperas das eleições...definitivamente existe veto player por todos os lados...neste jogo de poder.

IBOPE desmascarado no Pará

O grupo Doxa pesquisa e comunicação demonstra cabalmente as distorções na pesquisa do IBOPE recentemente divulgada no Pará. Veja aqui

Pesquisas estaduais: governos bem avaliados deverão se reeleger mas o contrário parece verdade

Governos bem avaliados deverão se reeleger com facilidade a exemplo de Jaques Wagner na Bahia, Déda no Sergipe e Cabral no Rio. O contrário parece verdade, até o momento, Yeda Cruzios no RS e Ana Júlia no Pará correm sério riscos de perderem as eleições. Veja este cenário aqui

Seduc: prestígio de Cavalcante em alta

Pelo visto o prestígio do secretário estadual de educação Luis Cavalcante está em alta pelo palácio dos despachos, ontem o secretário foi visto embarcando no avião do governo do estado rumo ao interlan paraense. Parece que finalmente o governo encontrou alguém com capacidade para destravar e fazer andar o elefante branco que se chama Seduc.

Candidatos na TV: a campanha começou a esquentar

A partir de ontem (30) os confrontos políticos começaram a se estabelecer no palanque eletrônico. Agora a desconstrução do adversário está na agenda dos principais contendores. Esperamos que venhamos a assistir o confronto de projetos alternativos e não apenas mera prestação de contas de governos passados e presentes. As prestações de contas fazem parte do ingrediente, mas não devem se constituir na parte essencial dos confrontos eleitorais.

Pesquisa IBOPE: uma rejeição estratosférica

ter 41% de rejeição no estado e 47% em Belém fala por sí mesmo. Esta rejeição revelada há 30 dias das eleições demonstra por sí só as tendências de segundo turno. Quem tem este nível de rejeição dificlmente ganha um segundo turno.

Pesquisa IBOPE/Pará: erro metodológico

Foram ouvidos 812 eleitores e é apresentado uma margem de erro de 3% para mais ou para menos. Nem aqui e nem na lua este número de entrevistados significa no Pará uma margem de erro de 3%. Para termos uma margem de erro de 3% seria necessário ouvir 1.200 pessoas.

R7: Ana Júlia tende a perder

Segundo o R7. com da TV Record, a governadora Ana Júlia do Pará deve ser derrotada nas eleições de 2010. Quer saber mais, então veja a postagem no blog do deputado Parsifal Pontes, aqui

IBOPE/Pará: Jatene ganha no primeiro turno

Finalmente os números do IBOPE/Pará foram publicados, Jatene teria 43% de intenção de votos e Ana Júlia 33%. Pelos números apresentados, excluindo os votos brancos e nulos, Jatene teria hoje 51% dos votos válidos e Ana Júlia 38%, ou seja, ganharia no primeiro turno. Ana júlia seria rejeitada por 41% dos eleitores e Jatene por 21%. Estranhamente não foi divulgado simulações de segundo turno.

Ana Júlia tem rejeição recorde em Belém, chegando a 47% dos entrevistados, enquanto Jatene tem 26% de rejeição na capital paraense. Foram ouvidos 812 eleitores. Nunca em eleições estaduais e nacionais, candidato que tem rejeição de 40% pra cima ganha segundo turno.

A missão dos marqueteiros de Ana, é reduzir esta rejeição para, pelo menos 30%, até o dia 03 de outubro.

Eleições 2010: as tendências do eleitorado nos estados

Quer acompanhar um panorama geral das pesquisas de opinião para governador e senador? então clique aqui.

Dilma: IBOPE e Datafolha convergem

Quer ver a convergência de dados entre o Datafolha e o IBOPE nas eleições presidenciais? veja o blog do prof. Jairo Nicolau, aqui

Pesquisa no Pará: IBOPE bloqueado

A suspensão da divulgação da pesquisa do IBOPE no Pará ampliam as especulações de o porquê de não termos informações oficiais sobre as intenções de voto no Pará. Aviso à turma das liminares que o Programa de pós graduação em ciência política estará iniciando o trabalho de campo da pesquisa estadual de intenções de votos para o governo do Pará e correlatos. Nesta sexta realizamos uma oficina bastante concorrida no mestrado em torno da metodologia da pesquisa e do survey a ser aplicado.

Imagem de candidato: Jatene na berlinda

Continuando com a série: imagem dos candidatos, agora chegou a vez de Jatene. Quer ver a imagem do tucano com base em pesquisas empírica? então clique aqui