Dilma-Lula: por que a onda não levanta Mercadante e Ana Júlia?

A onda política Lula-Dilma, do estilo tsunami que vem varrendo o país não consegue alavancar, nem Mercadante e nem Ana, Porquê? Porque a tsunami lulista só levanta candidatos que estão na superfície marinha. Em outras palavras, é a dinâmica estadual que permite que um candidato seja ou não, atingido pela tsunami lulista.

É a dinâmica estadual que faz com que um candidato seja ou não ajudado pela onda vermelha. No caso de São Paulo, o jogo político regional alavanca o projeto tucano (Serra/Alckmin) de tal sorte, que os opositores não conseguem convencer um número representativo do eleitorado. Neste caso, a onda vermelha não consegue acessar os territórios do governo paulista, devido ao volume de "agua" tucana, que espanta a tsunami lulista na disputa para o governo estadual. Fica definitivamente evidenciado de que não se estadualiza disputa federal. Por outro lado, a onda Lula- Dilma invadiu o estado paulista na disputa federal.

No Pará, a onda vermelha federal já se tornou majoritária na disputa presidencial, e a exemplo de São Paulo, não conseguiu contaminar a disputa estadual. Acontece que a onda só contamina quem está na superfície do rio. é como se viesse uma onda gigante e encontrasse um surfista, por certo este surfista deslizaria na crista da onda.

Por outro lado, se uma pessoa estiver mergulhada no fundo do mar, a tsunami passará e não conseguirá impulsionar para cima, este mergulhador. É o que vem ocorrendo com Ana Júlia, que por estar mergulhada nas profundezas da rejeição, a onda federal está passando e não consegue fazer a sucção de Ana do fundo do rio.

Só um fato inesperado, tipo um super escândalo com Jatene, poderia alterar a rota da disputa política no Pará.

Eleições Presidenciais: quebra de sigilo, a tática que falhou

A última pesquisa do Data Folha, hoje publicada, revela que em termos globais a diferença entre Serra e Dilma mantém-se. Dilma perdeu 5 pontos dentre os eleitores com mais escolaridade, mas recuperou-os no nordeste. O serrado fogo político contra Dilma dos últimos 08 dias, não funcionou. Agora os estrategistas de Serra deverão vasculhar o passado de Dilma para tentar-lhes derrubar as intenções de votos. Será que ainda dá tempo?

Eleições 2010: a disputa para o senado

Em 30 dias o candidato Flexa saiu de traços, inclusive estava atrás de Marinor e saltou para o segundo lugar em Belém.

Jáder ainda tem o dobro das intenções de votos em relação ao segundo colocado em Belém, mas perdeu 30% destas intenções de votos nos últimos 30 dias, em Belém. Por outro Lado, Rocha cresceu 100% suas intenções de votos nos últimos 30 dias em Belém, mas Flexa cresceu 380% e assumiu o segundo lugar em Belém.

As rejeições de Ana, Jatene e juvenil: evolução em 30 dias em Belém

Em 30 dias a rejeição de Ana evoluiu 5% e a rejeição de Jatene evoluiu 6%. POr outro lado, a rejeição de juvenil caiu 8 pontos percentuais, nestes últimos trinta dias em Belém.

Eleições 2010: os 10 mais lembrados em Belém para deputado federal

1- Wlad Costa
2- Jordy
3- Elcione
4- Zenaldo
5- Priante
6- Josué Bengtson
7- Mário Cardoso
8- Aziel
9- Gerson Peres
10- Miriquinho

sem candidato: 79%

Eleições 2010: os 10 mais lembrados em Belém para deputado estadual

1- Edmilson
2- Celso Sabino
3- Nemias
4- Zé Francisco
5- Edilson Moura
6- Ganzer
7- Orlando Reis
8- Dr. Castro
9- Joaquim Passarinho
10- Regina Barata

sem candidato: 73%

Eleições 2010: Os nomes mais lembrados para deputado federal em todo o estado

1- Wlad Costa
2- Priante
3- Elcione
4- Jordy
5- Gerson Peres
6- Lira Maia
7- Asdrúbal
8- Zequinha Marinha
9- Zenaldo Coutinho
10- Josué Bengtson

Sem candidato: 48%

Eleições 2010: Os 10 candidatos a estadual mais lembrados em todo o estado

Vejam os 10 candidatos mais lembrados estadualmente:
1- Edmilson Rodrigues
2- Josefina
3- Antônio Rocha
4- Júnior Ferrari
5- Pioneiro
6- Tião Miranda
7- Luiz Rebelo
8- Alexandre Von
9- Titan
10- Márcio Miranda

Sem candidato: 43%

Eleições 2010: 40% no interior e 70% na capital ainda não tem candidato a deputado

Porque apenas 30% da população da capital já declara ter optado por um candidato a deputado (federal e estadual)? e porque os eleitores do interior (60%) já se posicionam nas eleições para deputado?

Só uma pesquisa qualitativa poderia rersponder estas perguntas, neste momento da campanha eleitoral.

Podemos arriscar duas hipóteses centrais:

os eleitores da capital estão buscando mais informação sobre os candidatos. Belém se firma como um oásis para os bons candidatos a deputado (federal e estadual). Belém parece que está mais criteriosa na hora da decisão do voto nas eleições proporcionais (deputados).

Por outro lado, não significa que os eleitores do interior estejam menos informados em relação aos eleitores da capital, pelo contrário, significa que os deputados incumbentes (aqueles que já tem mandatos) estão estabelecendo uma conexão eleitoral mais permanente e duradoura com seus eleitores (ou seja, estão distritalizando sua ação parlamentar). Em síntese, como os deputados do mundo desenvolvido, os parlamentares paraense estariam virando verdadeiros síndicos das cidades e micro regiões do estado do Pará? está prática cria legitimidade e produz reeleições consecutivas.

Não podemos esquecer: os eleitores exigem que os deputados tenham três dimensões simultâneas em suas ações parlamentares: sejam síndicos de cidades e regiões ( é a dimensão representativa mais direta), fiscalizem o executivo e formulem e aprovem projetos de leis relevantes para a sociedade.

PPGCP: palestra sobre Maquiavel

A Coordenação do PPGCP convida a todos(as) os(as) professores(as) e
alunos(as) para participarem da palestra "MAQUIAVEL E O CONTEXTO DA ITÁLIA
EM SEU SÉCULO" do PROF. DR. PAOLO SPEDICATO. O local da palestra será na
sala de aula do Mestrado em Ciência Polítíca, nesta quinta-feira (09 de
setembro) a partir das 14 horas. Será expedido certificado aos
participantes. Grato,

Corrida ao governo: aumenta rejeição de Ana em Belém

aumentou a rejeição de Ana em Belém, em cinco pontos. É natural este aumento de rejeição no contexto do porradal que ora invade a telinha.

Senado: Flexa já lidera em Belém

Hoje, Flexa Ribeiro já lidera as intenções de votos em Belém pela segunda vaga ao senado.

Pesquisas: Vox no final de semana...LCP-UFPA dia 15

O Instituto Vox Populi, contratado pelo Diário do Pará, libera nova rodada de pesquisa neste final de Semana. O Laboratório de Pós graduação em Ciência Política protocola hoje sua pesquisa no TRE e libera resultados até o dia 15 de setembro. O Laboratório terceirizou a coleta de dados, pois entende que a pesquisa de campo deve ser realizada por trabalhadores profissionais e não por amadores. Tudo em nome de uma pesquisa imparcial e republicana.

O Laboratório de Pós graduação da UFPA, sob coordenação do professor Edir Veiga e orientação teórica-metodológica do prof. Roberto Corrêa, realizou Oficina eleitoral com os estudantes, tudo filmado, onde discutiu a base amostral, o método de coleta de dados e construiu o questionário.

Senado: Jáder vem caindo

Eita chora chora. Vou esquentar o debate com um novo dado. O Jáder esta caindo muito rápido. Continua bem à frente, mas cai com pressa. Mesmo assim tem condições de ser o primeiríssimo colocado.

Vladimir Araujo

PT X PSDB: um embate que esclarece

O embate em curso entre Ana Júlia e Jatene é muito importante para o eleitorado, pois apresenta os dois lados da moeda. O eleitor não tem minoridade política.


Uma campanha é feita de propostas, programas e projetos e também do contraditório entre os candidatos. Uma pena é que os projetos estão ficando em segundo plano. Sinto falta de propostas de longo curso para o Pará e a amazônia. Gostaria de ver linhas estratégicas para os próximos 50 anos, em setores como planejamento urbano e infraestrutura industrial, ambiental e social.

Eleições 2010: sigilo fiscal e a mídia pró Serra

O sigilo da filha de Serra foi obtido através de uma procuração fraudada. Em vez do fraudador estar sendo entrevistado pela Veja, deveria já estar preso, enquadrado no 171. Estive conversando com uma funcionário do Fisco federal e ela me dizia: o acesso ao sigilo da filha de Serra não foi imotivado, pelo contrário, foi apresentado uma procuração, e a receita recebe centenas de procuração/dia e me deu um exemplo: 90% dos candidatos receberam suas comprovações de rendas através de procuração.

Em novembro de 2009, Serra disputava a indicação com Aécio e Dilma ainda não era a candidata do PT, ainda havia controvérsias.

É impressionante como a grande mídia está dando um destaque exagerado ao tema. O objetivo é óbvio: segurar o crescimento da candidata Dilma.

E o PSDB desceu dos saltos e faz uma verdadeira baixaria contra a candidatura Dilma: esta história de tentar apresentar Zé Dirceu como inimigo público número 1 é ridículo.

Eleições 2010: corrida atualizada nos estados

Quer acompanhar as disputas estaduais atualizadas ? então clique aqui

Corrida ao governo: Vox Populi nas ruas

O Instituto de Opinião Pública Vox Populi está nas ruas. Em breve teremos novo números oficiais. O grande mediador entre os Institutos será o Laboratório de Ciência Política da UFPA. Dia 15 teremos os números oficiais.

Corrida ao senado: onde Flexa já virou o jogo contra Rocha

O cenário é o seguinte: Paulo Rocha vinha dominando a corrida à segunda vaga do senado até há seis dias atrás. Hoje já se registra um rigoroso empate, com tendências ao atropelamento de Flexa. Passo a informar os municípios onde Flexa já ultrapassou P. Rocha:

Cametá, Barcarena, Castanhal, Santa Isabel (empate), Benevides, Vigia, Capanema, Tucurui, Novo Repartimento (empate), Breves, Muaná, Paragominas, Tomé-Açú, Itaituba, Uruará, Altamira, Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Redenção, Parauapebas, Belém (empate), Ananindeua, Salinópolis.

Eleições senado/Pará 2010: rigoroso empate

Segundo fontes seríssimas, pesquisa realizado nos últimos 6 dias, já registrou um rigoroso empate global entre Rocha e Flexa.

Corrida ao senado: Flexa na frente de Rocha em Marapanim e Curuçá

É notório para todos que Jáder e P.Rocha eram os candidatos favoritos ao senado, antes do começo oficial da campanha eleitoral . Jáder vem confirmando o favoritismo, porém temos novidades na corrida senatorial, a onda oposicionista estadual que ora varre o Pará, vem trazendo Flexa a tira colo, Flexa, que tinha traços nas pesquisas começa a assombrar a candidatura P.Rocha.

A pesquisa do IBOPE já registra emparelhamento entre estas candidaturas: 28 versus 23 com margem de erro de 3.5%, já significa um empate técnico, num contexto de crescimento da candidatura Flexa.

Na medida do possível tentaremos registrar, nos municípios, esta corrida entre Rocha e Flexa que está "cabeça a cabeça".

Eleições de 2010: Jatene e o segundo turno

Jatene faria de tudo para evitar o segundo turno: existe o receio que a descida de Lula e Dilma no estado pudesse colocar em risco a vitória em segundo turno. Então é de se esperar que neste momento da competição eleitoral no estado, Jatene tenta realizar o segundo turno no primeiro.

Como?

Fazendo engenharias políticas informais. O PMDB seria o alvo dos acordos.

Pesquisa para o senado: Jáder poderia definir o segundo nome

De acordo com os números do IBOPE sobre as eleições para o senado, assim expressos: Jáder 50%, Paulo Rocha 28% e Flexa 23%, podemos fazer algumas suposições baseadas na lógica e na distribuição espacial das preferências eleitorais.

Nesta pesquisa, 25% dos entrevistados só estão votando em um único nome para o senado. Então podemos concluir de que pelo menos 12.5% destes 25%, são eleitores fiéis à candidatura Jáder.

Afirmo esta tendência probabilística devido ao percentual de intenção de voto de que dispõe Jáder. Caso este meu exercício se aproxime da realidade, Jáder, se quizer, tem grande poder de definição da segunda vaga ao senado do Pará. Será que Jáder estará disposto a se expor neste momento alvissareiro de sua performance eleitoral?

Uma decisão de Jáder deste tipo teria consequências inevitáveis, uma delas é que ele entraria em confronto, ou com Flexa, ou com Rocha, e muitas das dobradas que hoje estão funcionando seriam quebradas.