2012: empate técnico no segundo lugar em Belém

Jordy, Priante e Zenaldo disputam palmo a palmo a segunda colocação em Belém. Estão empatados tecnicamente.

2012: PT cai na preferência popular

Em Belém, o PT despenca nas lembranças populares e já chega a 13%.

2012: Edmilson domina e Jordy significa CPI

O ex prefeito Edmilson continua dominando, amplamente, as pesquisas para 2012 em Belém. É impressionante como o nome de Jordy é conectado com sua ação na CPI da pedofilia.

2012: violência domina as preocupações do belenense

Em todas as pesquisas o item violência  domina as preocupações da população de Belém.  A agenda do povo é a exigência por uma política de segurança de resolutividade imediata.  Não adianta dizer que as iniciativas cabem constitucionalmente aos governos do estado: o povo exige resposta do poder público. Cabe aos prefeitos chegarem junto do governo da união e do estado para enfrentar essa problemática.

A agenda do povo é a exigência de políticas de segurança  por uma política de ação policial que venha a prevenir e a coagir os criminosos.


O clamor é tanto, que esta preocupação chega a 40%. É um grito popular. O segundo item, saúde, chega a 20%.

2012: neo-competidores não querem ser "bucha de canhão"

Conforme se rotiniza o processo eleitoral, mais os competidores vão dominando as regras eleitorais. Antigamente o candidato bom de votos organizava uma legenda, iludia uma lista de candidato e se elegia facilmente, lembremos do saudoso Agostinho Linhares.  Hoje os aspirantes de vereadores não engolem mais o convite fácil de qualquer legenda para se candidatar.

Agora já existe  uma análise do desempenho passado de candidaturas e a grande preocupação é não ser usado por candidatos já bem situados no mercado eleitoral.  Ninguém quer ser "bucha de canhão". Os competidores até aceitam entrar para somar votos para a legenda, desde que seja claramente negociado esta participação. É... a democracia é uma escola permanente.

SP: deputado vira camelô de emendas parlamentares

Mais uma de deputados picaretas. Agora estariam vendendo emendas parlamentares numa conexão com administrações municipais e empreiteiras. Veja denúncia de deputado. Leia aqui

Krugman: que os ricos paguem a crise americana

O economista Paul Krugman entra no debate em favor de Obama ao demonstrar que as classes médias americanas pagam, proporcionalmente, mais impostos do que os ricos. Em síntese, os últimos governos americanos governaram para os ricos. Leia mais  aqui Veja uma entrevista de um cientista social palestino, no Le Monde,  que faz contraponto à posição americana. Veja  aqui

Crise Árabe-Israelense: EUA evitarão Estado Palestino unilateral

Hoje(23), o presidente da Autoridade Palestina Abbas, apresentará de forma unilateral à ONU a proposta de criação do Estado Palestino. O presidente Obama terá de ordenar, em nome do Estado americano, o veto da iniciativa.  Os EUA como árbitro central da contenda propugnará por uma solução negociada e bilateral. Enquanto isso, o presidente de Israel Benjamin Netanyahu está mais preocupado com sua sobrevivência política do que com este grave problema territorial e político. Leia mais aqui

Seduc: ameaça de greve e a posição do governo

O sindicato dos trabalhadores em educação do Pará já prepara uma greve estadual a partir de segunda feira (26). O sindicato quer o pagamento imediato do piso nacional homologado há poucos dias pelo supremo tribunal federal.

O governo do estado através do secretário de educação Cláudio Ribeiro, em entrevista hoje (22) pela manhã afirmou que existe uma decisão do governo federal em complementar o valor do piso básico para aqueles estados que  precisam de complementação para o pagamento do FUNDEB, que seria o caso do Pará.

O secretário também informou que o governo, em esforço concentrado, já teria adiantado 30% da diferença  deste piso básico. Hoje os salários do Pará estariam em torno de 90 reais aquém do piso básico e o governo teria adiantado em torno de 25 a 30 reais. O governo teria oficializado, após a decisão do STF, um ofício ao MEC pedindo a complementação financeira do piso básico nacional.

A queda de braço está posta. Se o governo estiver sendo fiel com a verdade, o motivo pela qual a greve está sendo convocada  não se justificaria, haja vista que a obrigação em complementar os valores do piso básico é do governo federal e não do governo estadual. Caso o governo não esteja sendo fiel com  a verdade, então a posição do sindicato é plenamente justificada.

Mestrado de Ciência Política: inscrição inicia dia 03-10-2011

O edital que regulará a seleção de alunos ao mestrado em Ciência Política da UFPA deverá estar disponível nos próximos dias. Ontem o colegiado do programa aprovou  as regras do jogo. Assim que o edital estiver disponível eu o publicarei neste espaço.  O mestrado em política oferece as vagas concentradas em duas linhas de pesquisa: Instituições Políticas e Políticas Públicas e Teoria Política e Métodos.

2012: dia 30 é o dia D

Dia 30 de setembro é o prazo limite para o movimento dos candidatos entre os partidos, e para filiação partidária para aqueles que querem estrear na arena eleitoral.  Será que teremos fatos relevantes? todos olham para o destino de Almir Gabriel.

Comissão da verdade aprovada pela Câmara dos Deputados

Uma comissão foi aprovada pela Câmara dos Deputados. É a comissão da verdade e tratará dos mortos e desaparecidos entre 1946 e 1988 por conflito político. Durante dois anos esta comissão investigará o destino dos desaparecidos e o contexto das mortes. Só falta a promulgação da presidente para a comissão começar a peregrinar por todo o Brasil.

debates: muita discussão nestes dias

Na sexta, às 15hs  estarei no Hangar debatendo o plebiscito da divisão, durante encontro de jornalista que trabalham com turismo. No sábado estarei pela manhã, durante o dia da responsabilidade social da Esmac, também debatendo a divisão do Pará.   A partir das 11 hs estarei na Câmara Municipal de Belém, fazendo análise de conjuntura durante a reunião plenária do PRTB.

PL 520: Internautas apóiam projeto de empresa pública para os Hospitais Universitários

A empresa pública de direito privada, que admitiria seus funcionários com base em concurso público e os enquadrariam via CLT, é uma solução para a grave situação funcional dos servidores temporários das fundações de apoios às universidades federais.

Empresa como o Banco do Brasil possuem a mesma estrutura jurídico-funcional. A diferença é que os servidores desta empresa pública não seriam regidos pelo RJU.

Na UFPA persiste a desinformação sobre o tema e os consultados informaram que apóiam esta saída mediada para os problemas dos servidores temporários dos HU's.  Aqui no Pará, o sindicato "radical" fez obstrução do portão da reitoria para protestar contra o PL 520. Será que a direção do sindicato fala por sí ou por nossa categoria?

Greve nacional dos servidores das IFES: comando orienta saída de greve

Após mais de três meses de greve, o comando nacional e o comando local de greve orientaram  aos sindicatos a saída unificada da mesma.  Devo lembrar que esta greve foi decretada com apenas dois votos de diferença  contra a sua deflagração, haja vista, que existia uma mesa de negociação com o governo federal em curso, até então.

A proposta "radical" de greve foi bancada pelos "revolucionários do PSTU/PSOL, que conduziram a nossa categoria a passar a idéia de um "esquerdismo" infantil. Resultado: não conseguiram nada do governo federal. Quando os radicais decretaram a greve por 65 contra 63 votos, o governo se retirou da mesa de negociação e   decidiu que só voltaria às negociações quando a greve fosse suspensa.

Veja a posição da Fasubra, aqui

Jatene: as verbas para investimento

Hoje (21) em seu pronunciamento diário em cadeia de rádios o governador Jatene deu uma breve informação dos recursos que "entram" todo mês e os pagamentos mensais do estado, compreendendo: pagamento de pessoal, custeios da máquina, repasse aos municípios e pagamento de dívida do estado. Resultado: sobram apenas 30 milhões de reais/mês para investimento, ou 360 milhões/ano.

Jatene informou que o estado arrecada  850 milhões/mês entre arrecadação de impostos e repasses constitucionais. Só para os  municípios são repassados 150 milhões/mês e 45 milhões para pagamento de dívidas.

Ministros do supremo são contra financiamento público de campanha

Os ministros do supremo Dias Tófoli e Gilmar Mendes se colocaram contra a proposta petista de financiamento público de campanha. Na opinião dos ministros, o financiamento público de campanha no contexto institucional do sistema eleitoral de lista aberta vai agudizar a produção de caixa 2. Creio que o financiamento público só rima com lista fechada ou fechada flexível.

Parece uma discussão pouco sério quando afirma-se que o financiamento hoje é privado ou misto. Formalmente sim, o financiamento atual é misto, o governo financia a mídia e os empresários e pessoa física financiariam as campanhas.  Todos nós sabemos que o dinheiro que os empresários repassam à classe política será cobrado em dobro após a vitória de seus candidatos. Nós sabemos que as grandes empresas sempre financiam os candidatos mais competitivos. A empresa privada não aposta no incerto.

Todos sabemos também  que as licitações e pregões fraudulentos  são filhos do financiamento privado de campanha. Em síntese, o Estado paga em dobro o financiamento de campanha, aparentemente privado. Leia mais aqui

Crise européia: Grécia à beira do precipício pode arrastar a Itália

A Grécia, com uma dívida de 500 bilhões de dólares  está deixando toda a comunidade européia sem dormir. Caso a Grécia não cumpra com suas obrigações financeiras pode vir a arrastar a Itália que tem uma dívida muito maior do que a Grega. O enfrentamento desta situação crítica na Grécia poderá ter reflexos para o mercado financeiro de todo o mundo, inclusive o Brasil. Leia mais aqui

Crise fiscal americana: Obama enfrenta os ricos

Com o objetivo de cortar, em dez anos,  três trilhões e seiscentos bilhões de dólares em gastos públicos o presidente Obama está enfrentando a ira dos republicanos. É que Obama propõe de imediato acabar com duas guerras iniciadas pelos republicanos e aumentar em 40% os impostos dos mais ricos. O republicanos acusam Obama de atacar os criadores de emprego e Obama retruca, produzindo uma dicotomia: "ou corta-se dos ricos ou corta-se daqueles que precisam de saúde  e alimentação bancados pelo governo, ou seja, dos mais pobres. Leia mais aqui

2012: como o PT pode driblar esta conjuntura em Belém?

Creio que o PT deveria reconhecer que a conjuntura de 2012 será complicada em Belém. O PT poderia dar o primeiro passo para repactuar suas relações políticas com a classe média. Que tal lançar como candidato a prefeito um nome super respeitado pela sociedade civil? que tal nomes que tenham o perfil público a nível de  Ubiratan Cazetta ou Felício Pontes?

HUJBB: está certificado pelo MEC e pelo MS

A Universidade Federal do Pará dá mais um passo com o objetivo de recuperar espaço político e acadêmico  na área de formação médica, cuja imagem vem há muita sendo colocada em xeque. O Hospital Barros Barreto acaba de obter certificação como hospital de ensino junto ao MEC e ao MS. Veja mais aqui

2012: Ana Júlia ainda é a mais lembrada do PT

Pesquisas informais mostram que Ana Júlia ainda é o nome mais lembrado para a disputa de 2012. A legenda do PT cai em níveis históricos em relação à preferência da legenda em nível nacional. É o saldo do governo de Ana.

FAMEP e a arte de fazer política

A FAMEP  já teve vários presidentes e de alguma forma já serviu como lócus de luta em defesa de uma política municipalista  em nosso estado. Tenho acompanhado a ação arrojado do atual presidente da FAMEP. Helder tem dado uma nova dinâmica ao funcionamento da FAMEP, com dizia um velho amigo: quem tem política na cabeça, a faz até em clube de mães.  E o jovem barbalho tem mostrado muita iniciativa política de sucesso e em várias regiões do Pará.

A Divisão do Pará: precisamos de dados neutralizadores

Tenho participado de alguns debates sobre  a divisão do Pará. Meus argumetnos são baseados no pacto federativo e na ausência de Estado no espaço municipal de regiões fora do espaço metropolitano. Tenho sentido falta de dados estatísticos que neutralizem os dados muito fortes apresentados pelos separatistas. Precisamos  que nossos economistas mostrem seus dados. Não tenho dúvida, a potência do Pará está em sua dimensão geográfica. Creio que existem números que fortalecem as duas posições, a defesa do Pará não esquartejado deve ser com base em uma visão estratégica dos interesses de nosso povo que vive em  todas as regiões do Pará.

O Pará dividido não favorece o enriquecimento estratégico de nosso povo.

Dudu: asfalto precisa ser misturado com saúde e segurança

Pesquisas de bastidores indicam que para que Dudu venha a ser um grande eleitor em 2012 e seja ator em 2014 precisará  muito mais do que asfaltar.  Os eleitores querem mais. E estão muito certos. Ou seja, asfalto com mais alguns ingredientes. Dudu terá que inventar maneiras de ajudar no combate e repressão direta à violência como vem fazendo  algumas prefeituras pelo Brasil afora.