SINTUFPA: Queda na 4a. reeleição?

A diretoria que está na direção do SINTUFPA há 06 anos, quer mais dois. Seria a quarta reeleição consecutiva. Não estaria na hora dos "continuistas" descansarem de controlar o aparelho para uso partidário? hoje nosso sindicato não mobiliza, dá poquíssima assistência médica e de lazer e administra o sindicato como se este fôsse um cemitério público, ou seja, o que marca é o silêncio pelegoso e o abandono da séde campestre.

Creio que os servidores da UFPA deverão trocar a atual direção continuista. Não tenho pesquisa, é pura intuição política. A eleição será no dia 26 de agosto (próxima quinta).

Desespero eleitoral:Serra quer se "colar" em Lula

Ontem,19, Serra, no horário eleitoral gratuito, colou em Lula e se colocou como continuador da obra do "sapo barbudo". O PT está entrando no TSE contra o uso de Lula no horário eleitoral do PSDB. É o desespero batendo nos arraiais tucano nacional.

As pesquisas e o Pará

Parece que todos apostam em esconder o que está acontecendo no Pará. Neste momento os resultados das pesquisas não agradam ao governo. Na última semana de agosto, o Laboratório de Pós graduação em Ciência Política estará promovendo uma pesquisa estadual sobre as intenções de votos para governador, presidente e senador. Esta pesquisa será registrada no TRE e divulgada para toda a população do Pará. Assim a UFPA estará contribuindo com informação eleitoral à população.

Juvenil decola

Domingos Juvenil, a que tudo indica, se mantiver o desempenho até os dias de hoje, deverá disputar palmo a palmo com Ana Júlia a segunda vaga ao segundo turno das eleições no Pará. Juvenil está chegando aos 15 pontos. Ana empacou próximo entre 23 e 25 pontos percentuais. Jatene está disparado. Ana Júlia só vence na região de Carajás e Lago de Tucurui. Ana continua disparada na rejeição, chega a 60 na região metropolitana e 52 no estado.

Ana Júlia melhora em Belém

Últimos dados de pesquisa indicam que Ana Júlia vem melhorando seu desempenho na cidade de Belém. Seria o Pork de Dudu que está começando a funcionar?

Vox Populi: Dilma 46 - Serra 29

IBOPE, em sua última pesquisa e agora o Vox já apontam vitória de Dilma em primeiro turno. Serra buscará, via programa eleitoral na TV, mudar esta tendência.

Jatene tem 1/3 dos eleitores Dilmistas

O candidato Simão Jatene vem abocanhando 1/3 dos eleitores de Dilma. Creio que Jatene, se for pragmático, deixará, em breve, de ser defensor integral da candidatura Serra.

Pesquisa reconfirma achado: 50% do eleitorado troca de deputado se este apoiar Ana

Pois é, pesquisas atuais vêm reafirmando um achado feito há 60 dias. Quando o eleitor é perguntado da correlação de seu candidato a deputado com o(a) candidato(a) ao governo estadual, a resposta é clara: se aquele candidato estiver vinculado à candidatura Ana Júlia, 50% dos entrevistados trocam o nome do deputado.

Deveremos em breve vermos os candidatos a cargos proporcionais, da base governista, fazendo vôo solo na disputa eleitoral. A candidatura Ana Júlia só tem um caminho: derrubar a alta rejeição.

SINTUFPA: Oposição se junta contra o partidarismo impetrado no sindicato

Todos os grupos de servidores descontentes com a atual diretoria do SINTUFPA se juntaram numa ampla chapa de oposição para ver se retira o nosso sindicato das mãos dos partidaristas e aparelhistas que pouca capacidade de mobilização e negociação vem demonstrando à frente de nosso sindicato. Hoje o SINTUFPA está completamente isolado da categoria e das mobilizações. Enfim, hoje o nosso sindicato vive sob o sígno do imobilismo político e apelegado frente à reitoria. A turma do sindicato só vive em conchavo atrás de passagens rodoviárias e aéreas. Luta que é bom, nada. Talvez agora eles inventem alguma invasão ou assemelhado para tentarem se resgatar perante a nossa categoria.

As eleições serão no dia 26/08/2010

SINTUFPA: PSOL e PSTU querem mais 2 anos

Há pelo menos seis anos à frente do SINTUFPA, o PSOL e o PSTU com seus velhos dirigentes querem mais dois anos à frente do nosso sindicato. Caberá aos servidores da universidade avaliarem como está nosso sindicato e darem uma nota à diretoria que se repete há quase uma década à frente do sindicato. Como está os debates cotidianos que deveriam existir nas unidades administrativas? como está a nossa séde campestre e o serviço médico odontológico? respondendo a estas perguntas estaremos dando a nota merecida a esta diretoria continuista que monopoliza o nosso sindicato há pelo menos seis anos consecutivos.

43 X 32: Dilma dispara

O IBOPE admitiu ontem à noite a vantagem expressiva que Dilma impôs sobre José Serra na última pesquisa de intenções de votos. Onze pontos sinalizam uma tendência que vem se desenhando há pelo menos 8 semanas. Agora Serra buscará mudar esta tendência via TV. Serra propõe mudanças num momento que o eleitorado quer continuidade. Em 2002 Serra propôs continuidade num momento em que o eleitorado queria mudanças. Parece que Serra sempre está no lugar errado e no momento errado.

Horário eleitoral na TV e as eleições

O horário eleitoral gratuito no rádio e TV é muito importante para a democracia brasileira. São nestes 45 dias que a grande maioria da população confirma suas tendências iniciais a respeito de sua intenção de voto nas eleições majoritárias: presidente, governador e senador.

O embate: neste momento o marketing mentiroso é dissolvido, pois só se sustentam as informações fundadas em dados reais e perceptíveis, ou seja, é o embate entre os contendores que clareia a visão do eleitorado em uma eleição majoritária.

Mas também é neste momento em que governos realizadores, mas sem uma política de comunicação competente, podem a vir a se redimir com informações fundadas em realizações concretas que farão com que o eleitorado mude a sua percepção inicial sobre o governo. Grande parte das rejeições de governantes fundam-se em desinformação ou informação incompleta que chegam ao desatento eleitor no cotidiano de um quadriênio.

Por outro lado, as eleições para os cargos proporcionais: deputados federais e estaduais possuem outras dimensões no horário eleitoral gratuito. São milhares de candidatos desfilando entre 10 e 20 segundos na TV e rádio. O eleitorado não consegue discernir suas histórias passadas e seus projetos presentes e futuros, enfim, os custos informacionais são altos e o nosso sistema eleitoral e partidário não ajuda neste sentido.

Parlamentos e deputados tem a pior das imagens construídos no cotidiano por uma jornalismo que tem na espetacularização das informações a alma para ganhar audiência. A exceção se torna a regra e uma minoria de "deputados escândalos" acabam por construir a imagem global de nosso congresso é a chamada falácia ecológica, ou seja, se uma dúzia de deputados são corruptos, então todo o parlamento é corrupto.

Então o horário na TV e rádio pouco acrescenta em matéria de conquista de votos em eleições proporcionais, o máximo que o candidato proporcional conquista de positivo é a notoriedade, jamais o voto. O voto se conquista, nesta circunstância, através do corpo a corpo.