Pesquisa ao governo estadual: indicador perigoso

Nas pesquisas qualitativas para o governo estadual uma questão se apresenta muito perigosa para a candidatura à reeleição de Ana Júlia: a rejeição apresenta contorno de raiva contra a governadora. São as promessas não cumpridas que alimentam o eleitorado: Ana foi eleita com um discurso contra o imobilismo do estado, a insegurança, a corrupção e as práticas aparelhistas.

Governadora reúne na segunda (23) com blogueiros

Nesta segunda a governadora Ana Júlia reune com blogueiros. Como nos governos ditatoriais, quem tem posição independente e crítica em relação ao núcleo duro ( PMM do B) não foi convidado para a entrevista. Eta turma que não aprende.

ICB: Júlio Pieczarka é o Diretor eleito.

Júlio Pieczarka venceu as eleições no ICB. Num pleito muito competitivo, Júlio enfrentou uma candidatura muito conhecida e experimentada em pleitos acadêmicos, como a de Ishak . O ICB está de parabéns pela festa democrática. Esperamos que os institutos que ainda elegem seus dirigentes dentro de um diminuto colegiado aprendam e repitam este tipo de prática democrática.

Denúncia: Alunos constrangidos em Letras

Nesta sexta houve uma invasão de pelo menos 35 postagens oriundas do Mestrrado em Letras. Alunos postaram em "Póstumas" o enorme assédio moral que vêm sofrendo devido ao debate público em torno do triste episódio da "fechadura". Como nos regimes totalitários, todos são acusados de estarem passando informações comprometedoras ao Bilhetim.

Mestrado em Ciência Política: sai o nome dos aprovados

Acaba de ser divulgado o nome dos 15 novos mestrandos em Ciência Política da UFPA. Veja a lista: http://www.ppgcp.ifch.ufpa.br/

Domingo-22/11 têm eleições diretas no PT

No dia 22 de setembro todos os municípios brasileiros estarão elegendo os comandantes petistas nos diretórios distritais, municipais, estaduais e nacional. No Pará a aliança dos grandes (Paulo Rocha, Ganzer e Beto) deve continuar controlando 60% do partido a nível nacional, estadual e municpal. Em Belém, devem passar ao segundo turno um represente dos grandes e a DS. No segundo confronto a DS deve ser depenada por todas as demais candidaturas. Eta isolamento danado.

Faleiros : o equilibrista

Se o governo julista ainda não está completamente isolado na ALEPA deve muito à capacidade de diálogo do líder do governo, deputado Airton Faleiros. Só um equilibrista político poderia manter o diálogo com deputados que estão fulos da vida com o governo estadual.

Dudu manda recado a Ana Júlia

Raul Meireles consultor político do prefeito Duciomar e diretor da SAAEB, em artigo, hoje, no jornal O Liberal é muito claro: Se o PT não pode apoiar o governo do PTB o PTB não se sente obrigado a apoiar o governo do PT. O recado é claro e sem meias palavras. Este governo julista dá aula de como não se deve fazer política de governo.

Tarso vê pressão 'fascista' da Itália e diz que Battisti deve ficar

Responsável pela concessão de refúgio, ministro cita razões ‘humanitárias e políticas’ para manter ativista

BRASÍLIA - Em meio ao clamor de autoridades e setores da sociedade italiana para que o Brasil cumpra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta quinta-feira, 19, que há uma tendência no governo brasileiro de manter o ativista Cesare Battisti no País por razões "humanitárias e políticas". E resolveu aumentar a crise. Depois de conceder refúgio a Battisti, ato que desencadeou a crise, disse que identifica influências "fascistas" nas ameaças de setores do governo italiano.

"A Itália não é um país nazista nem fascista, mas vem sendo constatado um crescimento preocupante do fascismo em parte da população italiana", disse Tarso. "O fascismo vem ganhando força inclusive em setores do governo."

Tarso fez questão de destacar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem pressa em anunciar sua decisão sobre o destino de Battisti, definida por ele como "solitária" e "soberana". O governo também alega não estar preocupado com retaliações diplomáticas e ameaças de representações contra o Brasil em cortes internacionais, prometidas pelo gabinete do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, com quem Lula esteve no último fim de semana.

Condenado à prisão perpétua por envolvimento em quatro assassinatos na década de 70, quando militava na organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti está preso no Brasil desde 2007 e teve um decreto de refúgio político, concedido por Tarso, revogado pelo STF. Após meses de julgamento, o tribunal decidiu na quarta-feira, 18, em votação apertada, que os crimes de Battisti foram comuns e não políticos. Com esse argumento, os juízes resolveram que o ativista italiano poderia ser extraditado para cumprir pena em seu país, mas delegaram a última palavra sobre a extradição ao presidente Lula.

Segundo Tarso, a data para a decisão brasileira não está definida e provavelmente só virá depois da publicação do Acórdão do julgamento do STF no Diário de Justiça, o que pode demorar. Nesse intervalo, Battisti permanece preso, mas seus advogados podem requerer a libertação mediante habeas-corpus, pedido de relaxamento ou anistia. Outra alternativa é um pedido de prisão domiciliar, por razões humanitárias, para que Battisti - que sofre de hepatite B e estaria com a saúde debilitada - possa acompanhar o desfecho do caso num hospital ou na própria residência.

Battisti ainda responde a processo penal no Brasil por falsificação de documentos e uso de passaporte falso e deve ficar no país até ser julgado. A decisão, de acordo com Tarso, "será um juízo político do presidente, como dirigente da política externa do País". Ele afirmou que Lula só deverá se reportar à Advocacia Geral da União (AGU), mas disse estar disposto a reafirmar sua posição francamente favorável a Battisti por considerar que os crimes pelos quais ele é acusado na Itália são de natureza política. Na avaliação de Tarso, o ativista não teve respeitado o amplo direito de defesa no julgamento em que foi condenado à revelia.

O Brasil, segundo Tarso, tem tradição de refúgio político a vítimas de perseguição e "se orgulha disso". O ministro lembrou que em diferentes fases da história o País concedeu refúgio a milhares de pessoas, de países e regimes diferentes, mas sobretudo aos que fogem de ditaduras. Citou em especial Cuba, país de origem de 150 refugiados políticos que entraram no Brasil ilegalmente e acabam de ser beneficiados pela Lei de Anistia a estrangeiros.

Estadão.

PMDB ameaça romper com o Ana Júlia no Pará

Em entrevista à Rádio Clube do Pará, o líder do PMDB na ALEPA Parsifal Pontes traça um quadro panorâmico das difíceis relações no Pará entre o governo Ana Júlia e o PMDB. Leia mais a respeito no blog da prof. Edilza, que reproduz a entrevista de Parsifal na Rádio Clube.

http://edilzafontes.blogspot.com

Belo Monte quem é contra e a favor?

O Bilhetim está aberto a receber artigo de no máximo duas laudas para o debate em torno de Belo Monte, quem se habilita? meu e.mail: edirveiga@uol.com.br

Belo Monte quem tem razão?

As comunidades ribeirinhas e os povos indígenas são contra a construção da usina de Belo Monte. O governo federal, estadual e o empresariado clamam por Belo Monte como uma solução parcial para os problemas energéticos na próxima década. Acadêmicos e Ministério Público denunciam as consequências desastrosas para o meio ambiente, incluindo as pessoas da área a ser alagada. O governo e seus aliados reafirmam a razão de Estado e da Sociedade e admitem, slenciosamente, que em nome dos interesses mais amplos, uma minoria tem de ser sacrificada.

Apagão: CCT do Senado chama vidente

A comissão de Ciência e Tecnologia do Senado convocou uma exotérica da Fundação Cacique Cobra Coral, o objetivo é descobrir as causas do último mega apagão doo sul-sudeste do país. Esta decisão é uma ironia com a falta de resposta do Operador Nacional do Sistema elétrico.

Lula extradita Battisti?

O STF deixou um abacaxí no colo do presidente Lula. Caberá ao presidente a decisão sobre a extradição de Césare Battisti à Itália. Lula, após visita recente à Itália soube que Battisti foi julgado à revelia há 32 anos atrás e que as acusações contra ele foram feitas por um ferrenho adversário político. Naquela época (década de 1980) a Itália estava vivendo seus anos de chumbo. Battisti era um guerrilheiro urbano comunista.

Dor de cabeça para o governo: fator previdenciário

Logo após a votação do pré sal pela Câmara dos Deputados deve entrar em pauta o fim do fator previdenciário. Caso o fator previdenciário seja extinto, a base de cálculo para definir o valor das aposentadorias terá como referência as 36 últimas contribuições.

Esta discussão é muito pertinente para quem não tem aposentadoria integral, o que não é o caso dos servidores públicos estatutários. Uma coisa é certa, a discussão da questão previdenciária deve ser feita à luz da capacidade do Estado em financiar o crescente déficit da previdência. O que está em jogo é se nossos filhos e netos terão direito à uma previdência pública ou não.

Estudantes de História em Pé de Guerra

Os estudantes de história serão os próximos a promoverem um apitaço. A prefeitura multicampi será o alvo dos protestos.

EUA e China sem metas para Copenhague

Os dois maiores poluidores do planeta não estão nem aí para o aquecimento global. O Estado Americano e seus interesses domésticos pesam mais do que as boas intenções do governo Obama. Quanto à China...que venham as chuvas ácidas, já que seu maior combustível...é o carvão mineral.

Remo em alta rumo ao intermunicipal.

Depois de 14 partidas sensacionais pelo interior o Remo é serio candidato a acessar o campeonato intermunicipal de 2010. O Vinicinho deve estar muito orgulhoso, além do pai e da mãe dele .

Economia: FHC afirma que é igual a Lula

FHC está nos grandes jornais de hoje se achando igual a Lula na política econômica. Segundo o tucano mor, a política econômica de Lula em nada é diferente da sua. Então vejamos:

Lula tem no fortalecimento das empresas estatais o centro de sua política econômica para a garantia de créditos e do fianciamento da habitação popular e dos empreendimentos. FHC presidente, caminhou em sentido oposto.

FHC deixou o país com 17% de inflação ao ano. Lula deixará o governo com uma inflação de 4% ao ano.

FHC deixou a dívida externa brasileira contraída em dólar. Lula já transformou o débito de dólar para real em 50% da dívida.

FHC durante seus oito anos controlou a inflção mais não gerou emprego. Lula já criou 10 milhões de emprego no Brasil e sem deixar a inflação voltar.

Lula crou uma política estratégica de financiamento da dívida pública (interna e externa) chamada de superavit primário que poupa mais em período de prosperidade econômica e poupa menos em período de crise, como ocorreu recentemente. FHC não inventou este mescanismo de proteção à economia nacional.

podemos dizer que a política de Lula é herdeira dos princípios da política econômica de FHC como: câmbio flutuante, controle quase autônomo do BC sobre a política monetária e gestão rígida sobre as variáveis que podem produzem a inflação, como: oferta de produtos, ofertas de moedas, balanço comercial, política fiscal rígida. Mas a semelhança termina aí. Quanto às políticas de transferência de renda Lula dá um banho em FHC.

Mas lula pecou em muito em : Reforma tributária em favor dos estados mais pobres da federação e em direção aos municípios brasileiros. Não enfrentou o problema de gestão dos governos em relação ao cidadão, este problema atinge todas as esferas do Estado nacional, no que tange aos serviços de saúde, educação, segurança pública e acesso ao judiciário. Lula não atacou com veemência os criminosos de colarinho branco através do aumento das penalidades, prisão continuada e expropriação dos corruptos e invenção de instituições capazes de vigiar o dinheiro público, preventiva e punitivamente.

Dudu de mal humor com Ana e PT

Segundo nota no Repórter 70 de hoje, a ação do PT de Belém contra o projeto de terceirização da distribuição de água em Belém deixou Dudu com o pé atrás em relação à uma aliança eleitoral para 2010 com Ana. O que aumenta a certeza de Dudu de que o PT é um amigo urso foi o fato de o palácio dos despachos ter agido nos bastidores para desencorajar outros vereadores a abandonarem o projeto das águas de Dudu.

Parece que o PTB andará de mãos dadas com o PR e o PDT no estado em 2010. O PT e o governo caminham entre o pragmatismo e o principismo, e a tática eleitoral ameaça naufragar. Não devemos esquecer que a terceirização dos serviços telefônicos foi inciada por Palocci do PT, quando prefeito no interior de São Paulo.

PSDB 2010: Almir e Couto contra Jatene

Os tucanos estão eufóricos com o nível de rejeição de Ana Júlia e com seu baixo desempenho nas pesquisas de intenções de votos. Os tucanos crêem que Jáder, caso resolva concorrer, tenha fôlego limitado, é que a rejeição de Barbalho tende a crescer com a ampliação dos debates sucessórios estaduais. Daí acreditatem que Jáder não "mete a cara" para o governo.

Os tucanos não cansam de lembrar o destino que Socorro Gomes e Elcione tiveram nas eleições municipais quando receberam o apoio explícito de Jáder, cairam pelas tabelas. Todos acreditam que a junção de Ana e Jáder produzirá um efeito sinergético negativo nos grandes centros urbanos do estado.

É com esta avaliação que os grupos se degladiam dentro do PSDB. Almir usa Couto para bloquear Jatene e se apresentará como a terceira via tucana. O tucano mor paraense aposta no "cavalheirismo" de Jatene que se veria constrangido em vetá-lo perante o comando nacional tucano.

Os tucanos acreditam que não tem reza de padre velho que conduza Ana à vitória em 2010.

O PSOL e as eleições de 2010

Luis Arnaldo, dirigente do PSOL defende a chapa Araceli para o governo e Edmilson para deputado federal. Leia também: família de Caetano pede desculpas a Lula. Mais detalhes sobre estas entrevistas, leia em: http://www.ananindeuadebates.blogspot.com/

Intervenção no Pará: TJE e o PT erram

O PT errou ao apresentar um discurso adolescente em sua nota em apoio aos Sem Terra e contra a intervenção pedida pelo TJE no Pará. Adolescente porque a nota foi politicamente uma catástrofe, esta história de afirmar que a decisão do TJE é um golpe na democracia é uma tragédia e isola ainda mais o PT e o governo das relações institucionais com os tribunais em especial o TJE.

Por outro lado, a nota do TJE em resposta à nota do PT é descabida e inoportuna e diminuiu institucionalmente o TJE. A nota diminui o TJE porque politiza uma relação jurídico formal. Na nota o TJE ameaça explicitamente o PT de retaliação caso o mesmo volte a acusar o TJE de golpista. Tribunal não tem de ameaçar, tem de enquadrar, e o enquadrado, caso se sinta injustiçado que recorra às instâncias recursais da justiça.

ICB: Pieczarka e Ishak em confronto

Nesta terça (17) no setorial básico 1 Pieczarka e Ishak se enfrentam em debates. Ishak se apresenta pela oposição e com um discurso que descreve sua passagem pela direção do ICB como maravilhosa. A tarefa de Pieczarka é mostrar que ao tempo de Ishak no ICB não existia esta estória de caronchinha que vem sendo apregoada. Pieczarka é um jovem doutor na política acadêmica enquanto Ishak já é considerado um macaco velho do dedo pelado. São dois campeões de produção científica, acontece que a eleição não é para um laboratório e sim para a direção de um Instituto e Pieczarka é mais horizontal e dialógico do que Ishak. Pieczarka deve receber a chance da comunidade do ICB para mostrar seu valor como administrador na política acadêmica. Renovação Já.

ICED: Tancredi e Ronaldo duelam

No Instituto de Educação a professora Ana Tancredi enfrentará o Professor Ronaldo na disputa pela direção do ICED. PSOL e PSTU apóiam Tancredi em seu reduto e Ronaldo é apoiado pelo PC do B. O ICED que hoje é dirigido por professores ligados ao PT deverá passar para o controle de Tancredi e seus radicais apoiadores. Os petistas que hoje controlam o ICED estão ausentes da disputa, o que deve facilitar a vitória de Tancredi.

Debate Belo Monte

Por Max Correa Costa

Professores e estudantes da UFPA debatem impactos ambientais de Belo Monte

Professores e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) debatem na próxima terça-feira, 17, os impactos ambientais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, durante um vídeo-debate que vai acontecer a partir das 16 horas, no Centro de Convenções da UFPA. O evento é uma promoção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e acontece em meio às polêmicas que antecedem o possível leilão do empreendimento pelo governo Lula.
O debate é aberto a toda a população e contará com a presença de um representante do Comitê Xingu Vivo para Sempre, do advogado Marco Apolo Leão, presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), e da professora doutora Nirvia Ravena, representando o Painel de Especialistas da UFPA, que é um grupo de pesquisadores que tem desenvolvido estudos paralelos sobre a construção da Usina de Belo Monte.
Segundo Anderson Castro, coordenador-geral do DCE, o debate pretende chamar a atenção da comunidade universitária e da sociedade civil para os impactos ambientais que serão causados com a construção da hidrelétrica. “A população precisa tomar nota sobre os reais interesses por trás da construção da usina, pois as barragens vão atingir diretamente a saúde, a vida, a moradia e o sustento de comunidades ribeirinhas e indígenas, além de destruir a biodiversidade da floresta”, afirma Anderson.
A partir do vídeo-debate, o DCE pretende somar esforços com diversas entidades dos movimentos sociais, para convocar um ato público pelas ruas de Belém contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. A expectativa é realizar o protesto antes da primeira semana de dezembro, quando os manifestantes deverão caminhar da UFPA em direção à Eletronorte, na Avenida Perimetral.
A ideia da entidade é intensificar o processo de mobilização, pois de acordo com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve conceder nesta segunda-feira, 16, a licença prévia para a construção da Usina. A pressa do governo é para impedir que os movimentos sociais tentem barrar o projeto por meio de protesto ou ações na Justiça.
No último dia 10 de novembro, o juiz federal Edson Grillo, de Altamira, chegou a conceder uma liminar a pedido do Ministério Público Federal (MPF), suspendendo o processo de licenciamento da Hidrelétrica de Belo Monte, mas um dia depois o Ibama conseguiu cassar a liminar no Tribunal Regional Federal, da 1ª região, em Brasília. Com a concessão da licença prévia pelo Ibama, o governo pretende realizar o leilão de concessão do projeto até o dia 21 de dezembro.
As entidades, porém, apontam diversas irregularidades no projeto, pois o Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento sequer aponta a quantidade de famílias que serão atingidas pela Hidrelétrica. “Este projeto é maléfico para a região, pois não temos necessidade de energia. A construção da Hidrelétrica vem beneficiar apenas as multinacionais e as gigantes do ramo da construção civil, como a Odebrecht e a Camargo Correa. Enquanto isso, a navegação de parte do Xingu será interrompida e a vida dos trabalhadores da região e a biodiversidade da floresta serão destruídas”, explica Anderson Castro.