Os humores do PMDB e o governo Ana

Querem ver os humores do PMDB em relação ao governo Ana? então teclem no blog do líder do PMDB na ALEPA, deputado Parsifal Pontes:http://pjpontes.blogspot.com

Governo Ana: maus preságios

O sábado (12) amanhece com maus preságios para o governo Ana Júlia: Chicão sartando fora e a reunificação tucana em torno de Jatene.

Reitoria: a frase do dia

De um internauta anônimo: se o reitor acha que aglutina todas as bandas da UFPA (esquerda, direita, centro, anarquistas, autonomistas e oportunistas), acabará sozinho na sua própria sucessão.

CATUR e CAEGEO: PC do B e PT vencem

Terminou ontem à noite as apurações das eleições para o Centro Acadêmico de Turismo e Centro Acadêmico de Geologia. A coalizão PC do B-PT venceu o bloco trotiskista (PSOL-PSTU).

CAL: errata

Fabrício Gomes me corrige, na verdade os trotskistas tiveram 60% dos votos em Letras, pois a terceira chapa é do PSTU (que obteve 67 votos). Ou seja, a turma da oposição de esquerda rachou em Letras. Será que em Letras aconteceu aquela máxima? um trotskista forma um partido, dois trotskistas formam uma internacional e três trotskistas...é racha e tudo começa de novo.

Psol- 214
PT- 210
PSTU- 67

UFPA e o bloco do reitor?

Dos diretores dos institutos eleitos, quais podemos afirmar: é Maneschy roxo? nenhum. Eleite do ICS não se conta, pois não tem voto e nem influência na comunidade local. O reitor seguramente terá boas relações institucionais com todos. Mas voltando a pergunta, onde está o bloco institucional de Maneschy? resposta, ainda não existe. Maneschy poderá puxar no decorrer do mandato: ICB, ICT, ICG, ICJ e ICEN, pois são institutos menos contaminados pelas lutas ideológicas travadas na UFPA.

Neste momento ocorrem as sucessões nos Institutos e a reitoria, parece, está apenas assistindo a banda passar. É passividade ou erro de avaliação política?

UFPA: o Tabuleiro político vai se montando

ICS-diretora prof. Eliete, se diz aliada de Maneschy, mas é ruim de política e de academia e não tem voto no Instituto. ICB- Prof. Júlio Pieczarka, eleito com a simpatia de Maneschy, mas é originário do bloco oposicionista. NPI- ganhou a prof. Lílian alinhada com o bloco coordenado pela adufpa. ICED- ganhou a prof. Tancredi que é alinhada com o bloco da adufpa. ICA- é controlado pelo prof. Afonso Medeiros, que é ligado ao bloco oposicionista ao reitor. Em abaetetuba foi eleito um coordenador originário do bloco oposicionista ao reitor. As três entidades (adufpa, sintufpa e dce) são dirigidos pela coalizão PSOL/PSTU. Em humanas e letras o bloco PSOL/PSTU ganhou ontem letras e possivelmente hoje (12) ganhará o CACS.

A pergunta qque não quer calar: o bloco do reitor está "espiando" para esta nova configuração política que está emergindo na UFPA?

ICEN: Chapa única em Exatas

O prof. Mauro encabeça a chapa única ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Mestrado em Política e alunos especiais

Em breve será aberto edital para seleção de alunos especiais ao mestrado em ciência política da UFPA.

CAL: com 40% dos votos PSOL/PSTU ganham

A chapa dirigida pela coalizão PSOL/PSTU ganhou ontem (11) as eleições para o Centro Acadêmico de Letras. A chapa vencedora obteve 214 votos, a chapa petista 210 e uma terceira chapa obteve quase setenta votos. Como pudemos observar, a maioria do eleitorado estudantil depositou votos contra a chapa vencedora. A chapa trotskistas foi eleita com aproximadamente 40% dos votos válidos, ou seja, 60% dos votantes deram não à chapa vencedora. Na verdade a regra do jogo deveria contemplar um segundo turno, em qualquer eleição majoritária para garantir a legitimidade do vencedor.

UFPA: wireless na beira do rio

Ontem estive conversando com o Pró-reitor de relações internacionais da UFPA Flávio Nassar. Ele me informou que a Prointer ainda passa por um processo de implantação, porém deu uma boa notícia aos usuários de internet na UFPA: já está em fase de testes o wireless da beira do rio, trata-se de acesso livre à internet ao lado do vadião (entre vadião e a capela universitária). Em breve toda a UFPA (interior e capital) estará coberta pela rede wireless. Ou seja, poderemos acessar a internet dos notebooks gratuitamente, sem precisar de internet móvel.

CAL: coligação PSOL/PSTU deve levar

Estudantes que comandam chapa ligada ao PSOL/PSTU devem ganhar as eleições para o Centro Acadêmico de Letras nas eleições que ocorrem ontem e hoje (9 e 10/12). As tendências da boca de urna apontavam nesta direção.

NPI: Lílian é a diretora eleita

O professor Walter venceu as eleições no NPI ontem (09-12) entre professores e funcionários, mas não foi o suficiente para ganhar as eleições. A professora Lílian venceu entre os estudantes e levou as eleições. A entrada em cena da candidatura do prof. Johne, vice da noite, na gestão Walter, foi fundamental para rachar os votos que iriam em direção à candidatura Walter, e com isto a prof. Lílian venceu.

Foi uma estratégia decisiva o lançamento de Johne para garantir a vitória da prof. Lílian no NPI. Como pai de alunos do NPI, testemunho uma grande melhora geral do NPI, em relação à gestão anterior. Todos os pais esperam que a prof. Lílian mantenha a recuperação de nossa 'escolinha". Afinal, um dia, o NPI já disputou em igualdade de condições com as melhores escolas de Belém. Hoje o NPI é muito bem avaliado no ensino fundamental menor (até a quarta série). Esperamos que o NPI volte a ser melhor avaliado a partir do quinto ano até o terceiro ano do ensino médio.

Parabéns prof. Lílian, agora a bola está com a senhora.

Gramsci, o PT e o moderno príncipe

O moderno príncipe para Antônio Gramsci seria o partido do socialismo. Poderíamos dizer que o PT é uma liderança intelectual e moral para a sociedade brasileira? teoricamente sim, praticamente, não. O partido é feito de homens e mulheres, e não uma entidade abstrata. O episódio do mensalão e os escândalos de corrupção que vêm assolando muitos governos comandados por petistas comprovam que os petistas, que vêm exercendo atividade de chefes de executivos e no legislativo, não estão projetando uma liderança moral e intelectual para a sociedade. Em síntese, o PT não vêm demonstrando uma práxis coerente com o o projeto expresso na carta de princípio e nos estatutos petistas. Será que o PT ainda pode vir a assumir esta liderança intelectual e moral na sociedade brasileira, tendo como referência o modelo gramisciano?

A esquerda, a república e a democracia

A esquerda brasileira, a partir da liderança petista no cenário político nacional, optou, sinceramente, pela democracia, representativa e competitiva. Logicamente que ainda encontramos dezenas de micro grupos de orientação conspirativa, onde a democracia representativa ainda é vista como um passo tático, rumo à uma democracia direta, ao modelo ateniense, ou mediado por uma democracia delegativa ao modelo dos sovietes, russo. Mas estes grupelhos têm pouca probalidade de conquistar hegemonia em escala de milhões na sociedade brasileira.

Agora o grande desafio do PT é fazer uma sincera opção pela idéia de res pública (coisa pública), que se materializaria em um movimento radical em direção de criar um movimento de reforma do Estado, em direção de construir mecanismos institucionais contra a patrimonialização do Estado brasileiro.

Este movimento se materializaria na liderança de um movimento nacional, estadual e municipal em defesa de uma reforma política que inibisse todos os mecanismos que possibilitam e estimulam a corrupção política como: Financiamento privado de campanha, leis permissiva de punição do crime do colarinho branco, código do processo que cria mil mecanismo de protelação das decisões condenatórias.

Além de mudanças institucionais pró res pública, deveriam ser pensados mecanismos efetivos de controle social de políticas públicas e inventado um novo modelo de controle da execução das obras públicas, para além da papelada. Muitas obras concluidas na documentação, estão ausentes na realidade concreta, a exemplo de muitas obras e serviços que só existem no papel.

O PT poderia ter liderado nestes oito anos de governo federal e nestes 4 anos de governo estadual, movimentos institucionais e políticos nestas direções. Logicamente que devemos ampliar a concepção de democracia, combinando a democracia representativa, controle social (tipo a democracia conselhista), com modalidades de democracia direta como o referendum, o plebiscito, o recall, dentre outros). A constituição de 1988 já caminha nesta direção, mas ainda praticamos muito pouco esta modalidade de democracia.

CAL: PSOL/PSTU versus PT

Estudantes que se alinham com o PT e PSOL/PSTU disputam acirradamente o Centro Acadêmico de Letras. De fato, quem vertebra os movimentos sociais são as organizações políticas. Onde não existem estas organizações, não encontramos movimentos sociais. Com a falência da utopia socialista em escala global, foram as ONGs que vêm assumindo bandeiras dos movimentos sociais, mas estes movimentos, nas maiorias das vezes são despolitizados e sem graça. Que saudade de quando as organizações revolucionárias se multiplicavam dentre operários, servidores públicos, estudantes, docentes e mulheres.

NPI: noturno indeciso

A maioria dos alunos do noturno do NPI declaram-se indecisos perante os candidatos à direção do NPI. Este fato demonstra que a maioria dos alunos se recusou a declarar voto em Johne, coordenador do ensino noturno e candidato à direção do NPI. Parece que Walter rachará os votos no turno onde Johne acha que tem 90% dos votos.

UFPA: de anulação e otras cositas

Tenho recebido inúmeras postagens dando conta de uma relação promíscua generalizada entre bancas e cursinhos. Caro Maneschy, limpe o meio de campo, refunde as equipes que produzem as questão na UFPA. Esta a a melhor decisão para o bem da UFPA e de seu PSS.

Dudu continua no cargo

O Juiz José Maria Teixeira do rosário, acaba de prolatar sentença mantendo o prefeito Duciomar no cargo. Como previsto, agora a batalha vai ao TRE e ao TSE. O TSE vem mantendo o titular de cargo executivo até que uma decisão de mérito seja executado. Portanto, nos próximos 18 mêse, Dudu não dormirá direito.

Cassação de Dudu e o gatilho de Priante

Priante tentará tomar posse em Belém antes que Dudu consiga efeito suspensivo em relação à sua cassação. Dudu tentará no TRE, ainda hoje, através de medida cautelar suspender seu imediato afastamento do governo. Uma coisa é certa. Dudu deverá reverter esta situação em Brasília. O TSE já tem consolidado a compreensão de que só afasta o titular de cargo executivo após decisão final quanto ao mérito da questão. Portanto, independente da decisão do TRE, onde Dudu poderá perder seu recurso, o TSE deverá recolocar Dudu no cargo. Esta guerra ainda se prolongará pelos próximos 12 mêses.

PED- Belém: PT depena DS

Todas as correntes política do PT Belém derrotaram a DS e a máquina de governo nas eleição para a presidência do PT-Belém. Esta vitória é a maior demonstração do isolamento político em que a DS está submetida dentro do PT. Hoje a DS é ela mesmo e seus DAS dentro do PT. Apolônio Brasileiro do PT pra Valer teve 2426 voto e a Suely (DS) 2227. Almir Trindade, que não é campo majoritário do PT, foi o comandante da votação que garantiu a derrota da DS na disputa de Belém.