Transamazônica

"Aqui é a transamazônica?" Frase de um turista, ao visitar um amigo na Rua Pau D'arco, em Ananindeua, em decorrência do estado enlamassado do "ramal".

Nova velha Duque

Duciomar bem que poderia ter incluído no projeto da nova Duque de Caxias ciclovias ou ciclo-faixas. Diariamente vários ciclistas dividem espaço com os carros que transitam pela via. Não tardará para termos baixas. É o surgimento do novo guardando os mesmos erros do velho.

Sangue na capa

Depois do puxão de orelha dado por Lúcio Flávio Pinto, os três jornais diários de maior circulação enxugaram um pouco o sangue das capas. Só não se sabe até quando...

BBB 2008

Semana que vem começa aqui o BBB - Big Brother Belém ano 2008. Serão várias câmeras trazendo pra você o que rola na disputa pelo prêmio de um bilhão de reais. Intrigas, conspirações, as alianças, prova do líder. O paredão final está marcado para 05 de outubro. Em caso de segundo turno, tem novo paredão dia 26 outubro. Entre, participe, dê uma espiadinha... A casa é sua!

Sem memória

O belo Palacete Faciola, após quase ruir por inteiro, foi desapropriado em 2002 pelo prefeito Edmilson Rodrigues e estava sendo reformado com recursos do Ministério da Saúde para abrigar o serviço de atendimento mental do município. Passados quase seis anos, o prédio está abandonado às intempéries. Outro prédio histórico que se encontra em situação semelhante é o Palacete Pinho, apesar dos 6,1 milhões de reais recebidos pela prefeitura para a obra de restauração. No site Ministério Público Federal as últimas notícias sobre o tema datam do final de 2006.

Fapespa lança edital

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - Fapespa lançou edital para seleção pública de projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação. Estão disponíveis três milhões de reais, sendo que 20% dos recursos são destinados a projetos que promovam a fixação de pesquisadores lotados em instituições ou unidades de pesquisa no interior do Estado. Os interessados poderão apresentar as propostas a partir de 18 de fevereiro até 14 de abril de 2008. Os resultados serão divulgados a partir do dia 2 de junho de 2008.

IDESP de sede nova

O Governo do Estado, através de decretos publicados no DOE de 08/02/08, declara de utilidade pública, a fim de serem desapropriados em favor do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará - IDESP, por via amigável ou judicial, os imóveis situados na Avenida Nazaré, nº 148, nº 154 e nº 166, totalizando mais de 2.000m².

Fim das férias

"A GOVERNADORA DO ESTADO RESOLVE: Interromper, por necessidade de serviço e a contar de 6 de fevereiro de 2008, as férias concedidas mediante o Decreto datado de 8 de janeiro de 2008 ao CHARLES JOHNSON DA SILVA ALCANTARA, Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado."

Sem apagão

As chuvas de janeiro e fevereiro afastaram o risco de apagão. Do jeito que o tempo anda louco, não podemos ficar esperando pela sorte. Tomara que o governo tenha aprendido a lição. Para o nosso bem, para o nosso bem!

Já acabou?

A semana nem bem começou e já acabou. Duvido que tenha alguém reclamando...

Mais

A Profa. Bila Gallo, titular da Seduc, falou com grande desenvoltura nesta quinta, no programa Mais da RBA. Apesar do pouco tempo à frente da Seduc, Bila demonstrou conhecimento e domínio do tema. Seus críticos tiveram que dar o braço a torcer.

Unimed

Se as coisas continuarem como estão, em breve a Unimed Belém será conhecida pela sigla SUS-Sistema Unimed de Saúde.

Operação carnaval reduz número de mortos e feridos

A Operação Carnaval da PRF reduziu em 11,7% o número de mortes nas rodovias federais entre 0h de sexta-feira (01/02) e meia-noite da Quarta-feira de Cinzas (06/02). Foram 128 mortes, contra 145 em 2007, apesar do aumento de 1,57% no número de acidentes. O número de feridos caiu 7,42% em relação a 2007. No Pará, dos 50 pontos de vendas fiscalizados à margem da Br 316, 16 foram autuados por venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais. (mais)

Propaganda queimará R$ 30 milhões em um ano

O Secretário de Estado de Comunicação, Prof. Fábio Castro, assinou contrato com oito agências para a prestação de serviços de comunicação e marketing de todos os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado do Pará. As agências administrarão uma conta superior a trinta milhoes de reais. São vencedoras:
1º) MENDES PUBLICIDADE LTDA; 2º) VANGUARDA PROPAGANDA LTDA; 3º) CASTILHO PROPAGANDA E MARKETING SS LTDA; 4º) FAX COMUNICAÇÃO LTDA; 5º) DOUBLE M COMUNICAÇÃO LTDA; 6º) CA COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA SS LTDA; 7º) GAMMA COMUNICAÇÃO LTDA e; 8º) DC3 COMUNICAÇÃO LTDA. (mais)

O titular da Secretaria de Estado de Cultura, Prof. Edilson Moura, quando vereador até bem pouco tempo atrás era um árduo crítico dos gastos do governo tucano com propaganda, fazendo coro com vários outros "companheiros". Pelo silêncio do secretário e demais "companheiros", parece que os gastos do governo petista com propaganda são "satisfatórios", apesar das cifras serem bem maiores que o do último ano de Jatene.

Ressaca na PM

A corregedoria da PM investiga a manutenção de um destacamento policial no garimpo denominado “Ressaca”, que, além de outras coisitas, "realizava atividades de segurança privada e pública, sempre, mediante a cobrança de tais serviços, indistintamente; a utilização de cotas de combustível fornecidas ao 16º BPM para pagamento de despesas dessa organização policial-militar, bem como o pedido de doação de combustível e dinheiro a entidades públicas e privadas, visando à manutenção dos serviços do 16º BPM, bens que eram, também, empregados na quitação de dívidas pessoais dos envolvidos sem que houvesse qualquer prestação de contas oficial sobre tais doações. E, finalmente, a liberação irregular de veículos apreendidos em operações policiais-militares naquele Município" (mais).

Fogo na UEPA

A volta às aulas na UEPA promete ser quente. É que está sendo preparada uma série de manifestações, a partir da próxima segunda - quando o alunado retorna às atividades -, pela nomeação do mais votado nas eleições para reitor. Pelo toque do tambor, a barulheira deve ecoar lá pelos corredores do Palácio dos Despachos. No carnaval de Salinas (foto) já ensaiavam o enredo. Pelo visto, vai dar samba!

Priante é condenado pelo TRE

O ex-deputado federal José Benito PRIANTE Júnior foi condenado em ação movida pelo Ministério Público, por meio das Promotoras Maria Nazaré Abbade e Dra. Rosa Maria Rodrigues Carvalho, por Propaganda Eleitoral Extemporânea e Ofensiva, conforme sentença publicada no DIÁRIO OFICIAL Nº. 31101 de 06/02/2008. Abaixo, trecho final do despacho da Dra. Maria da Conceição Viana Figueiredo.

"Logo, torno definitiva a Liminar deferida, considerando o procedimento do Representado como Propaganda Eleitoral Extemporânea e Ofensiva, ferindo, desta feita, o artigo 36, § 3º, condenando-o, portanto, ao pagamento da multa no maior valor , dada a quantidade de outdoors espalhados pela cidade, a saber, 50.000 UFIR’s, nos termos do artigo 36, § 3º da Lei 9.504/97.

Ademais, condeno também o Representado, por infringir a norma mandamental insculpida no artigo 39, § 8º da Lei 9.504/97, a qual trata de propaganda vedada (outdoors), ao pagamento de multa no valor de 15.000 UFIR’s, tendo em vista que em pleno ano eleitoral o Representado ainda possui veiculado nas ruas desta cidade propaganda vedada.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Belém, 31 de janeiro de 2008.


Dra. Maria da Conceição Viana Figueiredo
Juíza de Direito da 96ª Zona Eleitoral"

Ananindeua em lama

Calma, não estou falando de corrupção. Desta vez é lama mesmo. As cinco mil pessoas que residem no Floresta Park, no centro de Ananindeua, enfrentam mais de meio quilômetro de lama para chegar em casa. São crianças, idosos, gestantes e demais moradores que têm que meter o pé na lama cada vez que saem de casa. Desde o início da gestão do atual prefeito que as placas de asfaltamento das vias são renovadas. Parte das vias já recebeu asfalto do PAC. Mas, misteriosamente, os quinhentos metros iniciais das vias continuam sem asfalto. Ao que tudo indica, esperam a proximidade das eleições para que, finalmente, o povo tire o pé da lama.

TIM

Quem pensa que TIM significa Telecom Italia Mobile está enganado. Segundo seus usuários, no Brasil ela significa Tinganei. Acreditem, além dos problemas conhecidos de sinal e da espera e ausência de solução do call center, a TIM "inova" com a cobrança errada. Isso mesmo, cobra ligações não realizadas! Se o lesado não reclamar em até 90 dias, perde este direito. Bom, se reclamar, aí o lesado enlouquece... Além de não estornarem o cobrado indevido, continuam cobrando errado. E sabe o que é pior? Não tem pra onde correr, uma vez que Anatel e Procon pouco ou nada fazem e as outras operadoras só se diferenciam nas modalidades de problemas: cada uma é especialista em um (ou vários). É, se correr o bicho pega, se ficar...

Correndo por fora

E por falar em reitoria, quem vem correndo por fora na disputa é o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Licurgo Brito. De competência inquestionável, deverá fazer estrago!

Sucessão UFPA

Não é verdade que a Profa. Regina Feio tenha desistido da pré-candidatura à reitoria da UFPA.

Páreo duro

O páreo não está fácil para Helder Barbalho em Ananindeua. Após correr sozinho por três anos com a máquina municipal na mão, reforçada com recursos federais, pesquisas sérias mostram que o prefeito está cabeça com cabeça com seu principal - e único? - adversário, o ex-prefeito Manoel Pioneiro. Uma derrota em Ananindeua atrasaria os planos de Jader Barbalho de chegar ao governo do estado através de seu herdeiro político. Para minimizar os riscos, os Barbalhos estariam costurando um acordo com o Pioneiro. Para ele seriam ofertadas algumas benesses irrecusáveis.

Quanto vale uma vida?

Os estabelecimentos prejudicados pela MP 415/08 estão recorrendo à Justiça na intenção de suspender liminarmente a MP alegando prejuízos - que certamente terão. Já os defensores da MP alegam que ela ajudará a salvar vidas e reduzir os custos econômicos e sociais decorrentes dos acidentes nas BR's ocasionados por motoristas embriagados (veja a cima o gráfico da PRF). Na manhã desta quinta a PRF deverá anunciar as estatísticas deste carnaval. Se pelo menos uma vida for salva, já valeu a MP.

Lei seca na Br

A Medida Provisória 415/08, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais, atige vários estabelecimentos à margem da BR 316 nos municípios de Belém e Ananindeua. Entre eles estão o Shopping Castanheira, o Habib's Br, Supermercado Líder Br, casas de show Tropicália e Xodó da Br, Churrascaria e choperia Tucuruvi, Distribuidora Makro, Restaurante Yamaga, Supermercado Guanabara, AABB, Churrascaria Garrote, além de vários "meio-a-meio" e outros estabelecimentos menores. Segundo a referida MP, a proibição se estende, além das BR's, às suas vias arteriais, locais e coletoras, ou em local contíguo à faixa de domínio com acesso direto à estrada. Ou seja, o número de estabelecimentos atingidos nos dois municípios é bem maior.

Fotografia a preto e branco

Para quem se cansou de ver aquelas beldades nuas em cores - se é que isto é possível -, recomendo visitar o link abaixo:

Fotografia a preto e branco (Arte Expressionismo)

Eleições municipais

Como este ano teremos eleições municipais, passaremos a abordar aqui a disputa nos vários municípios paraenses. Sim, "passaremos" ao invés de "passarei", afinal só com a contribuição de vários colaboradores conseguiremos cumprir esta missão a qual nos propomos agora.

O Verbo

"No princípio existia o Verbo;
o Verbo estava em Deus;
e o Verbo era Deus.

No princípio Ele estava em Deus.
Por Ele é que tudo começou a existir;
e sem Ele nada veio à existência.

Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir"