PF diz que Paulinho da Força tramou escândalo contra Kassab

da Folha Online

Relatórios da Polícia Federal na Operação Santa Tereza atribuem ao deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, um plano para criar "um escândalo" que pudesse atingir o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) e o então secretário municipal do Trabalho, Geraldo Vinholi (PDT-SP), revela reportagem de Rubens Valente publicada na Folha desta terça-feira.
Vinholi, também do PDT, renunciou no último dia 7 de março. Escutas detectaram Paulinho pedindo ao ex-policial militar Wilson de Barros Consani Júnior subsídios para atingir Kassab e seu secretário. O coronel reformado foi preso na última quinta-feira.
A estratégia de Paulinho era bombardear Kassab para abrir espaço para uma eventual candidatura do deputado à Prefeitura de São Paulo.
Segundo a Folha, o nome do deputado é citado várias vezes no relatório da PF feito na Operação Santa Tereza. A operação, iniciada na última quinta-feira, desarticulou um grupo acusado de envolvimento com tráfico local e internacional de mulheres, exploração de atividade de prostituição e em fraudes em concessão de empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Dez pessoas foram detidas até a terça-feira (28). Entre elas estão o advogado Ricardo Tosto --um dos mais famosos de São Paulo-- e o executivo Boris Timoner.
A investigação teria esbarrado ainda no líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), de acordo com reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo".
Em nota, o ministro Tarso Genro (Justiça) informa que a PF não está investigando nenhum parlamentar por envolvimento com o esquema de desvio de recursos e influência política na liberação de empréstimos do BNDES.
A reportagem da Folha informa que a PF encontrou indícios de que Paulinho --como o deputado é conhecido-- participava do lobby político para liberar os empréstimos. O deputado não comentou o assunto ainda.