Detran mostra quais os profissionais que mais se envolveram em acidentes

Na Agência Pará

Na véspera do Dia do Trabalho o Detran divulga uma amostra dos acidentes de trânsito por categoria profissional. O motorista de ônibus é o que mais se envolve em acidentes de trânsito. De acordo com os dados levantados pelo Núcleo de Estatística do órgão, tendo por base o ano de 2007, houve 2. 900 acidentes com a participação desse profissional.

Esse número é bem acima quando comparado com a quantidade de acidentes envolvendo estudantes, que aparece como a segunda categoria com maior frequência em acidentes. De acordo com os dados do Detran, em 2007, houve 45 acidentes com a participação de estudantes. Em seguida, aparece o motorista de outros tipos de veículos (carros ou vans, por exemplo).

Foram 33 acidentes envolvendo essa categoria. Logo depois, aparece o trabalhador autônomo (25).

Os números de acidentes por categoria profissional estão sujeitos a alteração, conforme observa o Núcleo de Estatísticas do Detran, em função do alto índice de registro de ocorrências de trânsito sem a informação da profissão do condutor. Esse levantamento é feito com base nos boletins de ocorrências policiais. Enquanto o número de motoristas profissionais envolvidos em acidentes é de 2.900, a quantidade de "não informados" é de 30.699. Mas, isso não impede que se tenha uma idéia do disparate entre a quantidade de acidentes envolvendo motorista de ônibus e as demais categorias.

Vítimas fatais - Apesar de aparecer em 88% dos acidentes registrados ano passado no Estado por categoria, o motorista de ônibus está entre as profissões que registraram menos morte no trânsito. Foram duas mortes. Segundo os dados do Detran, a categoria de lavrador foi a maior vítima fatal do trânsito ano passado. O levantamento mostra que 21 lavradores morreram em 2007. Logo depois, aparece o trabalhador autônomo (15), a categoria de estudante (13), aposentado (13), pedreiro (13) e agricultor (9).

O coordenador de Planejamento do Detran, Luiz Otávio Miranda, explica que o fato das categorias como lavrador e agricultora aparecerem entre as profissões com maiores registro de morte tem muito a ver com o fato de se concentrarem em regiões próximas a rodovias estaduais, além do uso cada vez maior de motocicletas nos municípios paraenses. Esse dado vem bater também ao encontro do que diz a Organização Mundial de Saúde (OMS) que coloca o pedestre e o ciclista como os segmentos mais vulneráveis no trânsito. "Muitos desses profissionais andam a pé ou de bicicleta".

Por outro lado, como frisou, o fato do motorista de ônibus aparecer entre as profissões com menor registro de mortes no trânsito tem muito a ver com o veículo em si. "Esse dado não surpreende pois, quanto maior o porte do veículo, menor pode ser o dano ao condutor. A vulnerabilidade maior é do pedestre, do ciclista e do motociclista".

Quadro com as 20 categorias profissionais que mais se envolvem em acidentes (dados alusivos ao ano de 2007)
- Motorista de ônibus: 2900
- Estudante: 45
- Motorista: 33
- Autônomo: 25
- Pedreiro: 24
- Lavrador: 18
- Mototaxista: 15
- Vigilante: 15
- Vendedor: 13
- Taxista: 11
- Militar: 11
- Aposentado: 10
- Comerciante: 10
- Braçal: 10
- Cobrador: 7
- Mecânico: 6
- Doméstica: 6
- Agricultor: 6
- Func. Público: 6
- Policial: 5