Lula diz que Estado brasileiro tem dívida com juventude

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (28) que o Estado brasileiro tem uma dívida com a juventude, que segundo ele precisa ser motivada para ter perspectiva de vida. Na avaliação do presidente, se o jovem não tiver acesso a uma formação profissional ou ao mercado de trabalho fica à mercê do crime organizado.
"O Estado brasileiro tem dívida com a juventude, que precisa ser motivada a esperanças e a oportunidades. É preciso que a gente crie oportunidades para que a juventude tenha perspectiva de vida no campo educacional ou no mercado de trabalho. Se não tem escola para os jovens estudarem, não tem formação profissional e não tem emprego a juventude fica à mercê do narcotráfico e do crime organizado", disse Lula hoje pela manhã em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente".
Lula disse que a 1ª Conferência Nacional da Juventude, que começou ontem em Brasília, vai servir para definir uma série de políticas sociais para os jovens que serão combinadas com as políticas que já estão sendo realizadas pelo governo.
A conferência reúne 2.280 delegados representantes de todos os Estados que vão debater propostas já apresentadas nos encontros preparatórios.
Segundo o presidente, o objetivo da conferência é promover o direito à participação da juventude, fortalecer a rede social e institucional para a juventude, identificar desafios e apresentar prioridades para que o poder público possa atuar junto à juventude brasileira.
Para Lula, a Conferência "vai carimbar concretamente as obrigações do Estado para com a juventude brasileira".
Durante o programa de rádio, o presidente lembrou que os desafios da política nacional de juventude são: ampliar o acesso ao ensino e à permanência do jovem na escola, gerar possibilidade de trabalho e renda, estimular a compreensão e a conquista da cidadania e democratizar o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e à tecnologia da informação.