Lula minimiza escândalo da sogra e faz afago a Cid Gomes

Na Folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou gargalhadas, aplausos e constrangimento, nesta quarta-feira em Maceió (AL), ao defender o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), das críticas que ele vem sofrendo por levar a mulher e a sogra a uma viagem ao exterior.

"Certamente, se ao invés da sua sogra você tivesse levado um empresário no avião, não teria tido problemas", disse Lula. A platéia, formada por convidados, aplaudiu. "Não estou dizendo que é certo levar sogra ou não, o que estou dizendo é que as pessoas [os jornalistas] precisam dar a informação e deixar o povo julgar."

Prosseguindo na sua crítica à cobertura jornalística sobre o caso, o presidente voltou-se ao governador cearense e afirmou que não achava correto o Estado "aparecer cinco dias consecutivos na televisão por causa da sua sogra". A platéia riu.

"Tem coisa muito mais importante --não que a sogra não seja importante-- que você faz e que nunca apareceu nacionalmente", declarou Lula, novamente sob risos e aplausos.

Na mesa, os outros dez governadores, que acompanhavam o discurso ao lado de quatro ministros e autoridades locais, alternavam momentos de sorriso e sobriedade. Aparentando constrangimento, Cid Gomes acompanhava sério o desagravo de Lula.

Aos poucos, o presidente adotou um tom mais indignado e pediu coragem às pessoas que se sentem injustiçadas.

"Nós precisamos, de vez em quando, termos coragem de dizer algumas coisas que precisam ser ditas, porque senão a pessoa humilde não sabe que um avião alugado não é alugado por pessoa", afirmou. "Um avião é alugado por quilometragem, ele pode ter um passageiro ou pode ter dez, o preço é o mesmo", declarou.

"Quem já alugou avião aqui sabe disso. Você poderia ter levado a sua sogra como poderia ter me levado. O que eu acho estranho é que poder-se-ia ter dado a notícia: a sogra do governador viajou com ele. Não. Fazem disso uma tese", afirmou.

"Eu acho que isso não contribui com a política, porque na hora que as pessoas começam a denegrir a imagem do político, o que vem depois é pior do que o político. O que vem depois não é mais sadio", disse.

"Nós não podemos permitir que um companheiro da qualidade do Cid seja mostrado a nível nacional apenas porque atendeu a um pedido da mulher para levar a mãe da mulher. Portanto, a minha solidariedade companheiro. Eu sei o que é isso e você tem a minha solidariedade", afirmou.
O governador do Ceará levou a sogra na viagem que fez a cinco países da Europa no período do Carnaval.

O aluguel do jatinho da comitiva custou ao Estado R$ 388 mil. Além dos dois, viajaram na ocasião também a primeira-dama, um secretário de governo, um assessor e suas mulheres.

Na segunda-feira, Cid disse que não cometeu ilegalidade. Para o governador, a presença da sogra e das mulheres não encareceu a viagem porque as despesas locais foram pagas por elas. Mesmo assim, ele pediu desculpas "ao povo cearense" pela repercussão negativa da viagem. Cid falou também que o episódio recebeu uma "atenção desproporcional". No Ceará, a oposição se mobilizou para criar uma CPI sobre o caso.