Contribuir com o bem-estar físico, mental e social do servidor no âmbito profissional e familiar. Esse é objetivo do serviço de atendimento psicossocial ofertado pela Coordenadoria de Assistência Psicossocial (CAPS), da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, pertencente à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal da UFPA (PROGEP). O serviço existe há cerca de 11 anos e, em 2010, está disponibilizando-se para contatos e parcerias a fim de articular a realização de oficinas e palestras. O objetivo é tornar mais conhecidas as ações do projeto e, este, mais procurado pela comunidade universitária.
O Programa de Atendimento Psicossocial do Servidor (PAPS) é resultado de um convênio entre a UFPA e o Hospital de Clínicas do Pará (HC). Os servidores podem procurar o atendimento espontaneamente ou ser indicados por seus gestores. Quem procura pelo serviço encontra, no Programa, um espaço de escuta para compartilhar e buscar soluções para problemas de cunho emocional. A meta da CAPS para 2010 é, inclusive, criar um cronograma de visita para dar assistência, também, aos servidores dos campi da UFPA no interior.
De acordo com Josefa Quadros, diretora de Qualidade de Vida da PROGEP, somente em 2009, foram realizados 2.286 atendimentos psicossociais, considerando um universo de cerca de 5 mil servidores em exercício na UFPA. Os atendimentos envolvem situações de conflitos familiares, conflitos conjugais, depressão, ansiedade, dentre outras. Os servidores indicados ou interessados no serviço podem entrar em contato com a CAPS, na UFPA, ou com o PAPS, no HC, onde serão acolhidos, passarão por uma triagem e, em seguida, orientados ou encaminhados para tratamento.
Além de consultas terapêuticas individuais, de casal, de grupo ou familiar, atendimento psicológico e/ou psiquiátrico, os participantes do projeto e familiares podem participar de oficinas de relações interpessoais, capacitações e rodas de conversa. A maioria dos servidores atendidos tem entre 40 e 60 anos e é do sexo feminino. Em 2009, 622 servidores que procuraram o atendimento receberam alta em tratamentos diversos e foram reabilitados. “O retorno que temos de tudo isso é a melhoria do desempenho do servidor e o mais importante, a melhoria na sua qualidade de vida”, conclui Josefa Quadros.
Serviço:
Para mais informações, os contatos da Coordenadoria de Assistência Psicossocial – CAPS são: (91) 3201-7208 / 7531 / 7846.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional