Controle de acesso ao campus: Boa idéia vem da USP

ADAPTAÇÃO - para coordenador do câmpus, medida vai diminuir conflitos entre ciclista e motorista


A Universidade de São Paulo (USP) pretende delimitar, a partir do próximo mês, dia, hora e local reservados para corredores e ciclistas utilizarem a Cidade Universitária, na zona oeste da capital. Todos deverão se cadastrar e ganharão uma carteirinha com foto, nome e número de RG para poder circular no câmpus. Com a medida, a prefeitura do câmpus pretende pôr fim às brigas entre esportistas, alunos, docentes e motoristas.

"Se eu cadastrar as pessoas, fico sabendo quem está aqui", justificou o coordenador do câmpus, professor Antonio Marcos Massola. A mudança, segundo ele, passou a ser discutida no mês passado, após um ciclista atropelar outro. "O ciclista foi embora e deixou o outro caído no chão. E não sabíamos quem era o atropelador."

O cadastro terá início depois do carnaval e será gratuito. O espaço e os horários reservados aos esportistas ainda estão sendo estudados. As pistas de corrida deverão ocupar canteiros. E a ciclovia, de cerca de 6 km de extensão, deve ser construída numa das avenidas do câmpus. O desrespeito às regras implicará penalidades, ainda não divulgadas.

ASSALTO NO CÂMPUS

Seis homens, dois deles armados com metralhadoras, invadiram o câmpus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) em Sorocaba, renderam os quatro vigilantes e assaltaram um caixa eletrônico, na madrugada de ontem.

O câmpus fica na rodovia que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, na zona rural, e dois dos ladrões se dirigiram à portaria com o pretexto de pedir uma informação. Logo em seguida, saíram do carro os homens que empunhavam as metralhadoras e renderam os dois vigilantes que estavam no local. Eles foram levados para o interior do prédio, onde outros dois vigias também foram tomados como reféns.
Os bandidos usaram maçaricos para arrombar o cofre do caixa automático de um banco. Eles permaneceram cerca de duas horas no prédio. O valor roubado não foi informado. A Polícia Civil fez perícia no local. Até a tarde de ontem não havia pista dos ladrões.

Estadão: COLABOROU JOSÉ MARIA TOMAZELA