Obama limitará tamanho e complexidade dos bancos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta quinta-feira, 21, medidas para limitar o tamanho e a complexidade das instituições financeiras, com o objetivo de reduzir os riscos. A proposta precisará ser aprovada pelo Congresso. As informações estão publicadas nos principais jornais financeiros, como o norte-americano Wall Street Journal e o britânico Financial Times.

O diário nova-iorquino lembra que, nos últimos dez anos, o sistema financeiro passou por uma consolidação, com a formação de “imensos titãs bancários”. Segundo o WSJ, o plano, se aprovado, deve afetar principalmente o Bank of America, o Wells Fargo e o JP Morgan Chase, “por controlarem grande quantidade de depósitos nos EUA”, e também o Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup, “que têm uma ampla presença em Wall Street”.

Uma autoridade disse ao FT que Obama já vinha discutindo nos últimos meses a necessidade de fazer provisões “mais fortes e específicas” para “limitar o tamanho e a abrangência das instituições financeiras e cortar riscos excessivos”.

Trata-se do segundo anúncio neste mês de medidas de aperto ao sistema financeiro. Na semana passada, Obama anunciou uma taxa sobre operações bancárias para recuperar parte do dinheiro usado para socorrer a economia. A previsão é arrecadar em torno de US$ 90 bilhões.

Estadão- Por Sílvio Guedes Crespo