O Brasil e a repetência escolar

A UNESCO informa hoje que o Brasil ostenta o primeiro lugar em repetência e abandono escolar na América Latina. Por certo existem causas estruturais deste fenômeno como: concentração de renda, desagregação familiar e desempprego. Porém existem soluções de curto e médio prazo a serem enfrentados por ações intersetoriais e pelos próprios profissionais de educação.

Como enfrentar de maneira criativa a repetência e o abandono escolar? onde estão as pesquisas em educação em torno de novas metodologias de ensino? existia um mito de que aluno desnutrido não teria cpacidade de aprendizado. Uma invenção experimentada em terras gaúcha demonstrou que alunos desnutridos podem aprender com a mesma qualidade dos nutridos, basta que sejam submetidos à metodologias diferenciadas.

Esta é uma dívida que o governo popular deixará, não tenho conhecimento de nenhuma inovação metodológica que vem sendo implementada nas salas de aulas das escolas públicas.

Veja o ranking da região em repetência e abandono escolar:

Cuba 1,9%, Bolívia 2.4%, Chile 2.4%, Nicarágua 4.7%, Colômbia 5.2%, Argentina 5.9%, México 6.6%, Venezuela 7.0%, Uruguai 7.9%, Peru 10.2%, Guatemala 14.9% e BRASIL 24.0%
Fonte: Agência Estado.