O PEQUENO GABRIEL E A CORRIDINHA DO CÍRIO

Muitos de nós nos emocionamos com a história do pequeno Gabriel, contada em uma matéria da TV Liberal. Um menino de dez anos, com uma pequena deficiência física, que cuida dos irmãos menores enquanto os pais trabalham para conseguir o sustento. Gabriel protagonizou a “Corridinha do Círio” como um daqueles vencedores que, não chegam, necessariamente, nos primeiros lugares. O menino Gabriel é uma das crianças atendidas pelo Projeto Riacho Doce, do Instituto de Educação da UFPA, nascido da visão empreendedora e do coração do Prof. Christian Costa, financiado pelo Instituto Ayrton Sena e com o apoio do BNDES.

Pois bem, parte da matéria televisiva foi gravada no Campus III da UFPA, local onde estão instalados os equipamentos da Educação Física e aonde se desenvolvem as atividades do relevante projeto “Riacho Doce”. Os que conhecem o local perceberam, nas imagens da televisão, construções em alvenaria bem próximas às quadras esportivas, à pista de atletismo e ao campo de futebol e logo pensaram tratar-se de mais uma invasão da área da UFPA. Ledo engano. São habitações de um projeto da COHAB, há apenas dois metros da pista de atletismo. Isso mesmo, apenas dois metros. Para tanto, o Presidente da COHAB, Geraldo Bitar contou com a licenciosidade do ex-reitor Alex Fiúza.

A CESSÃO DE USO DA ÁREA DO CAMPUS III

Segundo informações, a UFPA ainda não se pronunciou acerca da cessão da área, por intermédio de suas esferas decisórias. O processo que tramita no CONSAD encontra-se ainda em fase de instrução técnica, nas mãos de um respeitável docente do ITEC. Mas, basta visitar o local e se divisará a obra já em fase de acabamento, muito próxima das instalações desportivas e ocupando toda a área de ampliação dessas instalações. Provavelmente obstaculizando o crescimento do Curso de Educação Física que consta no PSS-2010, como um dos mais concorridos da UFPA.

A INDIGNAÇÃO DE CHRISTIAN COSTA

O Prof. Christian Costa, que se encontra em doutoramento no sudeste do país, em recente visita à UFPA, demonstrou sua total indignação com o cenário que observou e tomou satisfação com os técnicos da Prefeitura da UFPA. Foi informado que, para todos eles a situação era também de surpresa e indignação, afinal, já haviam elaborado um projeto para auxiliar na desocupação da margem da Av. Perimetral (502 unidades) e ainda mais 262 unidades, para permitir a urbanização paulatina de outras áreas ocupadas. Isso se fosse utilizadas unidades uni-familiares, mas, se na área de quase 10.000 m² fossem construídas residências multi-familiares, seria possível construir muitas unidades a mais.

PREJUÍZO AO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Para que o prejuízo ao Curso de Educação Física e ao próprio Projeto Riacho Doce não se torne ainda maior, será fundamental que a UFPA, por intermédio de sua nova gestão, negocie com a COHAB as ações mitigadoras da desastrada e ilegal “cessão”. Aliás, o Bilhetim considera de bom alvitre que os órgãos de controle sejam imediatamente informados sobre essa licenciosidade que, ao que parece, não teria sido totalmente favorável à UFPA.
É fundamental que a área seja avaliada e cada centavo ressarcido à UFPA. E, por que não pensar em um pórtico com guarita na Perimetral, em frente ao do Campus Profissional, com via interna e muro reconstruído?