A democracia na Constituição de 1988

- 69% da população tem acesso ao voto.
- Os analfabetos têm acesso ao voto
- Menores de 18 anos e maiores de 16 têm acesso facultativo ao voto.
- Emerge a democracia semi-direta, com a presença constitucional do: plebiscito, referundum e a inciativa popular.
- Pela primeira vez a constituição federal recebe capítulos de Saúde, Assistência Social.
- -É uma constituição cidadã porque incorpora o ideário de um Estado de Bem Estar Social, a ser construido historicamente.

O que precisa ser feito para melhorar a democracia: Diminuir a exclusão social, aumentar a distribuição de renda para evitar que o poder econômico tenha influência na tomada da decisão do voto. Transformações instituicionais que fechem as torneiras da corrupção governamental e que diminuam os custos da tomada de decisão eleitoral e da governabilidade.

- Enfim a utopia é a construção de uma sociedade majoritariamente de classe média e que as classes A e C, sejam em percentuais ínfimos. Eis um dos pressupostos, segundo Robert Dahl, para um Estade Democrático de Direito de longa duração.

O voto deve estar na esfera da liberdade, onde a opção por propostas e projetos qualifiquem a decisão democrática. Quando o voto se coloca na esfera da necessidade, ocorre a preponderância das trocas eleitorais não altruistas, ou seja, são as trocas imediatas, por bens materiais, que comandam a decisão da maioria do eleitorado. É nesta fase que se encontra o povo brasileiro.