PSOL decide não abrir alianças com PSDB e DEM nas eleições municipais

Em O Globo

BRASÍLIA - O PSOL decidiu na sua II Conferência Nacional Eleitoral, encerrada neste domingo em Brasília, que as alianças para a disputa nas eleições municipais continuarão restritas ao PCB e PSTU, os mesmos que apoiaram Heloisa Helena em 2006. A decisão exclui os principais partidos de oposição ao governo Lula, DEM e PSDB. A exceção, segundo o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), é o PV, em Porto Alegre.

Com isso, as chances do PSOL de sair vitorioso na disputa municipal, no Rio por exemplo, onde Alencar sairá candidato à prefeitura, ficam mais reduzidas. No evento, do qual participaram 103 delegados e 40 observadores de todos os estados, segundo o próprio partido, foi aprovada uma carta compromisso dos candidatos do PSOL, com nove itens a serem seguidos.

Entre eles, a proibição de doações de bancos e empresas com passivo trabalhista e ambiental e da utilização de cabos eleitorais pagos. Também foram aprovadas resoluções com as linhas gerais do programa eleitoral, que terá caráter participativo da população.

- O programa do PSOL será exeqüível, transformador, participativo. O partido vai se esforçar para atrair setores partidários contrariados com o governo federal - disse Chico, ao explicar a restrição às alianças com os demais partidos.